A comunicação do ano 2020 de acordo com Jacques Barcia

No último dia 23 de novembro, os alunos de Relações Públicas e Jornalismo receberam a visita do egresso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e um dos mais atuantes profissionais do Centro de Estudos do Futuro (CICTEC) do Porto Digital, Jacques Barcia. Convidado do professor Franklin Bezerra – autodenominado “Future Geek” -, Barcia navegou com e sobre a “Internet e Novas Tecnologias”.

O “Consultor do Futuro” causou impacto nos alunos com sua apresentação das impressionantes e novas e tecnologias: “uso de drones para reportagens, filmagens, fotografias”; “wearables, a pulseira com projetor led que permite ler notícias em seu próprio corpo”; “ aplicativo que permite ter a tradução em tempo real”, entre outros.

Ressaltou também, a importância na mudança do fazer Jornalismo: “com as notícias cada vez mais em tempo real é preciso aplicar novas formas de fazer com que o leitor se sinta parte do acontecimento. Ainda enfático, adiantou que, do “antigo jornalismo fica apenas o compromisso, o resto muda”.

Jacques encerrou sua participação dizendo que em “2020 aproximadamente 20 bilhões de objetos estarão conectados de alguma forma com a internet, não serão apenas smarts tvs, smartphones, óculos”, mas sim objetos como porta, cadeira, entre outros estarão interligados ao universo on-line. Isso é “a internet das coisas”.

Por Julliana Guimarães

O jornalista Jacques Barcia; o prof. Francklin Santos; alunos de Relações Públicas e Jornalismo. Fotos: Marcelo Barroso.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...