O Estação do Livro de Relações Públicas da Unicap e a Fliporto de Pernambuco

MEMÓRIA CULTURAL. O exercício da cidadania é um dos parâmetros das Relações Públicas. Egressos do curso da Unicap, com atitude, contribuíram para esse direito realizando o Estação do Livro do qual, é aqui sintonizado com a Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco.

No período de 14 a 17 deste mês, acontece na cidade de Olinda – a seis (6) km do Recife -, a IX Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto 2013. Com o tema A literatura é um Jogo, analogia a Copa do Mundo 2014, o evento homenageia o paraibano José Lins do Rego. A arena principal é a Praça do Carmo, mas ruas e ladeiras do Patrimônio Cultural da Humanidade também serão espaços para o “jogo” literário.

O evento é sistematizado em vários polos: congresso literário, literatura e atividades para o público infanto-juvenil, jovens escritores, literatura de cordel, meio ambiente, cinema, gastronomia, Feira do Livro, Estação Pernambuco – participação das associações da Academia Pernambucana de Letras (APL) e da União Brasileira de Escritores (UBE).

TOC140 - corpo RP

A Fliporto tem inovado em relação a outras versões de eventos literários com o E-Porto Party, educação e empreendedorismo com o livro na era digital e o TOC140 – Poesia no Twitter, de repercussão internacional. Em 2012, as docentes da Unicap: Verônica Brayner e Carla Teixeira tiveram poemas/twittes escolhidos pelos internautas, selecionados por especialistas e publicados pela produção da Festa. Com essa iniciativa, “os livros do TOC 140 passaram a ser lidos também por professores que encontram no seu conteúdo formas criativas de exemplificar questões de gramática e de teoria literária” (FLIPORTO, 2013).

 

As estações do livro na Unicap

Há dez anos, alunos do 5º período de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na disciplina Técnicas de Relações Públicas II, realizaram no período de 11 e 14 de novembro de 2003, no campus da Instituição, o Estação do Livro. O evento sociocultural foi desenvolvido para estimular o interesse pela leitura, além de ratificar a sua importância para formação do cidadão.

Entre as ações desenvolvidas, a principal foi a exposição Nas Entrelinhas do Saber. O trabalho exposto no térreo do bloco A, foi dividido em diversas estações: História do Papel; Livro no Mundo e no Brasil (Marília de Dirceu, o primeiro a ser impresso); Incunábulos (impressos até o ano 1500); Tipos de Livros: mineral e vegetal; Técnicas de Impressão e Evolução Gráfica; Polo do Saber: a história da biblioteca com destaque para a mais atualizada em títulos do Norte/Nordeste, a da Unicap; Editoras, com ênfase nas de Pernambuco, a exemplo da Bagaço; Espaços Editoriais: as livrarias, os sebos e dicas culturais; Leitura pelo Tato (foi impresso e exposto o trabalho em Braille).

Também foram criados os Estação da Poesia (concurso de hai-kais: forma de poesia japonesa composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas); Troca Troca de Livros e Pesquisa de Opinião Pública no Brasil e na Unicap sobre o hábito de leitura.

Estação Livro - autores corpo RP

São autores do Estação: Ana Cecília Moura, Ana Cláudia Didier, André Sobel, Clévisson Bezerra, Daniela Cintra, Gladys Magalhães, Irlane Farias, Janine Leal, Joana Bandeira, Luciana Albuquerque, Marcella de Souza, Márcia Tavares, Maria Clara Ferreira, Mariluce Mariz e Sandra Guedes, com orientação do prof. Alfredo Sotero. Breve, será disponibilizado o trabalho na íntegra.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...