O 1º lugar: depoimentos dos Vencedores!

 RP Vencedor Intercom Regional 2015 - corpo RP

No último sábado (4), a produção do Comunicação na Economia Criativa: ideias e oportunidades dos alunos de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi a vencedora do Prêmio Expocom Regional 2015, concurso integrante do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. Participaram do evento as alunas Julliana Guimarães, Karolina Melo e Thayling Moura e a professora orientadora Carla Teixeira. O legado pessoal e profissional da produção e premiação do trabalho estão registrados nos depoimentos das representantes da equipe vencedora.

Para Jullianna,

o evento Ciclo de Debates na Economia Criativa: Ideias e Oportunidades nos proporcionou um aprendizado enorme, desde da concepção da ideia do evento ao pós-evento. Ele pode nos mostrar o quão é importante disseminar novas ideias, despertando o nosso público para as oportunidades do mercado criativo. Poder defender o projeto no Intercom NE foi a oportunidade imensa de poder mostrar que é necessário planejar e adequar um evento ao público, que foi isso que fizemos. Ter um projeto produzido pela nossa turma e premiado no Intercom Nordeste nos faz muito feliz, é acreditar que estamos no caminho certo. E os agradecimentos se estendem a todos que nos ajudaram nesse projeto, em especial nossa orientadora Carla Teixeira.

De acordo com Karolina,

o ciclo de debates foi um desafio que nos deu oportunidade de pensar a comunicação e as relações públicas dentro de uma nova perspectiva. Por mais árduo que tenha sido o trabalho, o reconhecimento do esforço e da importância dele para a vida acadêmica e profissional das pessoas, assim como a nossa, nos incentiva a continuar distribuindo mais interesse e dedicação na produção de novos projetos. No mais, estamos profundamente felizes e agradecidos aos que nos apoiaram nessa realização.

Thayling “transborda” felicidades tendo em vista que,

o projeto como um todo foi de grande importância, pois não tinha noção (assim como os outros alunos) do quão essa nova maneira de economia era ampla e estava tão presente no dia-dia e não era perceptível. Cada momento que participávamos da construção do projeto, desde a pesquisa e planejamento à execução do evento, aprendia-se muito e estávamos cada vez mais mergulhados e envolvidos com a temática.

Mesmo no dia da premiação, ainda não parecia ser real o que acontecia, afinal, estávamos concorrendo a um prêmio regional, porém não demorou muito para que o nervosismo e ansiedade chegassem: mãos trêmulas e coração acelerado foram os protagonistas do momento, então, o sentimento de reconhecimento veio logo após o resultado – éramos os vencedores da categoria. O Intercom Nordeste foi uma experiência incrível, e estar lá representando a equipe junto com a nossa orientadora, professora Carla Teixeira, foi uma honra para nós.

 E, para a professora Carla,

trazer para a sala de aula um tema tão atual quanto a Economia Criativa visou estimular o debate e ampliar as perspectivas de trabalho dos futuros comunicadores, apresentando um universo de possibilidades que está alinhado a uma tendência mundial. Nesse sentido, percebeu-se a necessidade de estudar aspectos relacionados aos relações públicas que não apenas a construção de imagem ou gerenciamento de crises, por exemplo. O debate pode estimular o olhar sobre outras perspectivas profissionais, voltadas principalmente para redes de colaboração, empreendedorismo e inovação.

O ciclo de palestras abriu espaço para o debate sobre estratégias de comunicação adotadas pelo setor, além de reunir profissionais de áreas distintas, cujo trabalho tem como eixo comum a criatividade, inovação, empreendedorismo e colaboração. Ao mesmo tempo, ofereceu a oportunidade aos estudantes de Relações Públicas da Unicap de aprofundar o aprendizado e aplicar técnicas de comunicação voltadas para a concretização de um evento. Os resultados demonstraram ser possível consolidar parcerias e que a Economia Criativa está em franca expansão em Pernambuco.

Representar a Universidade Católica de Pernambuco no Intercom Nacional é motivo de orgulho para todos que integram a turma do curso de Relações Públicas da Unicap. O profissionalismo com o qual o evento foi realizado esteve presente também durante a defesa do projeto no Intercom Nordeste, feita pelas alunas Karolina Melo e Julliana Guimarães. A turma está coordenando, agora, a edição da revista Dínamo, que apresenta os resultados do ciclo de palestras e amplia o debate sobre a Economia Criativa, trazendo a contribuição de artigos e entrevistas com profissionais da área.

Premiação. Da esquerda para direita: profª Carla Teixeira; as alunas Thayling Moura, Julliana Guimarães e Karolina Melo. Fotos: Renata Victor*.

Apresentação e defesa. Da esquerda para direita: Karolina Melo e Julliana Guimarães. Fotos: Thayling Moura.

 

É o curso Relações Públicas da Unicap, (SEMPRE) em destaque nos concursos universitários regionais/nacionais.

 

* Coordenadora do curso de Tecnologia em Fotografia. O curso da Unicap arrebatou dois 1º Lugares nas categorias Produção Multimídia de Paulo Souza, com orientação da profª Carolina Monteiro e o Filme de Animação de Gabi Lucena, orientado pelo prof. Leonardo Castro Gomes. Parabéns a ambos!

 

Assinatura RP e Agerp

Conteúdo relacionado:

Produção de RP é 1º Lugar no Intercom Nordeste!






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...