Japão-Brasil: 120 anos de amizade!

Final do século XIX. Esse foi o marco do relacionamento entre a “terra do sol nascente” e a “terra tropical”. No dia 9 de novembro de 1895, “Arasuke Sone, Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firma o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação […], iniciando oficialmente as relações diplomáticas entre as duas Nações”*.Marca Japão-Brasil 120 anos

Assim, 2015 é especial para os países: são 120 anos de amizade, ratificados pelo acolhimento histórico, em 1908, quando do atracamento do navio Kasato-Maru com 165 famílias, totalizando 718 imigrantes japoneses. A imigração se deu para suprir duas necessidades: a falta de emprego no Japão, devido ao grande crescimento populacional e a carência de mão de obra no Brasil, especialmente para os cafezais.

Há 10 anos, o 18 de junho foi instituído Dia Nacional da Imigração Japonesa por meio da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005.

 

Congratulações dos amigos no Brasil

A Fundação Japão do Ministério das Relações Exteriores do Japão (São Paulo), desenvolveu várias atividades para as comemorações em algumas cidades brasileiras, a serem realizadas até março de 2016. No Recife, foi realizada em março a Mostra de Filmes Japoneses. Por meio do Consulado do Japão e da Associação Cultural Japonesa, aconteceu no período de 12 a 14 de deste mês, uma exposição com peças decorativas, trajes nupciais, com as artes de “dar vida às flores” (Ikebana), do Origami (cultura de “dobrar papel” desenvolvida pelos samurais no início do século XVII) e do Temari (esferas bordadas com linhas coloridas).

 

 Fotos: Alfredo Sotero

* Fundação Japão. Programação cultural em comemoração aos 120 anos de Amizade Japão-Brasil, 2015.

Institucional:

Fundação Japão

Associação Cultural Japonesa do Recife






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...