Você tem a ideia, planeja, desenvolve e terceiros se apropria da sua produção como deles. Existem vários adjetivos – de acordo com a área de conhecimento -, para sua utilização indevida. Aqui, a referência é o plágio. Texto mais que pertinente da jornalista, advogada Drª Rosa Dalla Costa é publicado no portal da Sociedade Brasileira de estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Tal desqualificação é extensiva aos meios socioculturais, profissionais e organizacionais (1).
“A Intercom e o Plágio
Saímos de um século, denominado por Hobsbawn como a Era dos Extremos caracterizado pelo surgimento e a rápida apropriação social dos mais variados meios de comunicação e chegamos ao século XXI boquiabertos com o impacto das tecnologias da informação e da comunicação em todos os setores sociais, em especial àqueles ligados a produção e difusão do conhecimento”. (empoderar-se do texto na íntegra)
(1) Este Texto foi reproduzido nas páginas do G+ e LinkedIn de Alfredo Sotero.