Jornalismo: fatos e informações equitativos

7 de abril, Dia Nacional do Jornalismo. Os corpos administrativo-acadêmicos de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) mencionam tal fato, tendo como referência os egressos, os docentes, os futuros profissionais do “batente” e da pesquisa do curso de Jornalismo da Universidade, com a publicação da exposição: Máquina (In)Orgânica de (In)Formação-Mundo! (1), produzida e apresentada por ocasião das comemorações dos seus 50 anos, mencionadas no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011.

A “Máquina é uma panorâmica homenagem ao primeiro curso de Jornalismo no Norte e Nordeste, além do pioneirismo da pesquisa no campo da Comunicação Social no Brasil. […] Em especial, com alguns registros iconográficos de personalidades, como coordenadores, professores, alunos e egressos, das tecnologias utilizadas à prática dos futuros profissionais e de algumas ações de ensino, pesquisa e extensão.”

A produção para tal memória contou com informações de vários egressos do curso, entre outros, dos ex-docentes da Unicap e pesquisadores Roberto Benjamin e Salett Tauk -“amistosas”, mas factuais – e, formais: da ex-docente da Universidade e pesquisadora Tereza Halliday e do profissional do “batente”, Geneton Moraes Neto.

Jor-  corpo RP

(1) A “Máquina” foi transformada em artigo apresentado no GT Historiografia da Mídia do 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013: Os “Anos Azuis” da Comunicação no Brasil: as Relações Públicas e Memória dos 50 Anos do Curso de Jornalismo da Unicap. Breve será editado como capítulo de livro.

 

Postagem relacionada:

O Dia do imparcial: o do Jornalismo






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...