Webdesigner da Agerp Unicap defenderá dissertação

Defesa de Flávio - corpo RPO egresso de Relações Públicas e webdesigner da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp), do Centro de Ciências Sociais (CCS) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Flávio Henrique Souza Santos, defenderá sua dissertação Sistema de Inferência Fuzzy para Classificação de Impactos Ambientais Gerados por Postos Revendedores de Combustíveis, na próxima segunda-feira (6) – [hoje], às 15 horas, no Anfiteatro do 3º andar, bloco G4 da Instituição. O produto é resultado do Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais. A dissertação tem como objetivo:

adaptar um sistema de inferência fuzzy (SIF) existente para avaliação do grau de contaminação de áreas vizinhas a postos de combustíveis da Região Metropolitana do Recife (RMR), bem como aplicar em estudo de caso. Fatores como o tipo do contaminante, o volume vazado e a área impactada, entre outros, foram utilizados para obtenção de um Índice de Impacto Ambiental por Vazamento em Postos Revendedores de Combustíveis (IIAV-PRC). Quanto maior o IIAV-PRC, maior o grau de contaminação da área estudada, indicando uma maior urgência no processo de decisão sobre a intervenção/remediação da área contaminada, bem como aplicação de multas e sanções mais elevadas.

Palavras-chave: postos de combustíveis, lógica fuzzy, biorremediação, gasolina, óleo diesel

Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Daisy da Costa Albuquerque

 

O CCS é multi administrativo-acadêmico

Além do incentivo dos que fazem a Universidade, funcionários do Centro de Ciências Sociais buscam se reciclar apresentando e concretizando propostas por meio da pós-graduação stricto sensu. Fato também é o de Valmir Rocha Cavalcante. No dia 25 de fevereiro deste ano, defendeu sua dissertação no mesmo Programa da Instituição: Produção de Carvão Ativado a partir de Resíduo de Coco, Banana, Laranja. A propriedade intelectual tem como finalidade produzir

carvão a partir de resíduos da fibra de coco seco, da casca de banana e da casca de laranja, que foram coletados, preparados e impregnados com ZnCl2, ativados quimicamente e testados na sua eficiência com amostra de água coletada perto do túnel Chico Science, no Rio Capibaribe, Recife, Pernambuco. Os resultados obtidos foram um carvão ativado com massa de carbono fixo em todas as amostras (coco/banana = 25/75), (coco/banana = 75/25), (coco/laranja = 75/25), apresentando eficiência na diminuição da turbidez da água.

Palavras-chave: turbidez, adsorção, ativação química.

Orientadora: Profª Drª Arminda Saconi Messias.

Oportunamente, outros funcionários “beberão” do processo científico, seja nos níveis dos programas de mestrado ou doutorado da Universidade:

>>>Mestrado:

Ciências da Linguagem

Ciências da Religião

Desenvolvimento de Processos Ambientais

Direito

Engenharia Civil

Psicologia Clínica

Teologia

 

>>>Doutorado:

Ciências da Linguagem

Ciências da Religião

Psicologia Clínica






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...