Axé de Oxalá é pesquisa do Pibic Unicap

No último domingo (29), as alunas de Relações Públicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Maria Gabriela Barbosa e Karolina de Melo Silva e seus orientadores prof. Alfredo Sotero Alves Rodrigues e Zuleica Dantas Pereira Campos, respectivamente, estiveram no Barracão Ilé Axé Ogunrinuwolá (1) para o Toque de Oxalá. O evento foi ofertado pelos responsáveis do terreiro, os filhos de santo (2) Joana D’arque Queiroz Malafaia, conhecida por Equedi de Xangô e Romildo José Queiroz Malafaia, o Talabi.

A participação das bolsistas e professores em tal festa, é parte (estendida) dos planos de trabalhos Comunicação Dirigida e Consumo Cultural das Indumentárias do Povo de Santo da Região Metropolitana do Recife (RMR) e O Mercado de Indumentárias Litúrgicas das Religiões Afro-Brasileiras no Recife, das respectivas alunas. A pesquisa de campo é estratégia dos projetos de pesquisa Comunicação e Representação Cultural dos Axós pelos Fiéis do Povo de Santo da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Nos Bastidores do Axé: a indumentária litúrgica afro-brasileira, do prof. Alfredo e profª Zuleica, respectivamente.

Os trabalhos são parte do projeto guarda-chuva A Reconversão Cultural dos Axós das Religiões Afro-brasileiras da Região Metropolitana do Recife (RMR) do Núcleo de Estudos e Pesquisas Transreligiosos Afro-Brasileiros (Regiafro), célula do Núcleo de Estudo e Pesquisas Cultura, Sociedade, Religião e Comunicação (Nucrs), do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em História Social (Teagás) da Unicap, sob a coordenação da porfª Dr. Zuleica Dantas Pereira Campos.

Oxalá!

 

 Fotos: Alfredo Sotero

(1) Rua 06, nº 170, V etapa, Rio Doce, Olinda – Pernambuco.
(2) Joana é filha de santo de Pai Marquinhos (Recife) e Romildo é filho de santo de Pai Celso (Rio de Janeiro).

 

Postagem relacionada:

Terreiro Roça de Oxossi é cenário de pesquisa






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...