Crowdfunding encerra ciclo de debates sobre economia criativa na Unicap. O crowdfunding, ou financiamento coletivo, vem dentro da economia criativa com a “proposta de engajar pessoas a apoiarem projetos criativos com objetivos diversos”, como afirma Dora Dimenstein, diretora executiva da ADCE Produção Cultural e idealizadora da plataforma paguepraver.com. Na noite desta última quarta (19), o crowdfunding foi o tema de encerramento do ciclo de debates “Comunicação na Economia Criativa: ideias e oportunidades” e contou com a contribuição das experiências de Dora, Genésio Cruz e Ary Santa Cruz.
Genésio Cruz, coordenador do Células Empreendedoras, enfatizou as características empreendedoras que os idealizadores de projetos inovadores na Economia Criativa devem possuir e como garantir visibilidade e gerar credibilidade. Já Ary, jornalista e roteirista do mistiras.com, a partir de sua experiência com o site, expôs a importância de utilizar a comunicação como ferramenta estratégica na captação de investidores. “Tão importante quanto ter uma lista de apoiadores, é você saber como se comunicar com eles. É interessante que você faça uma pesquisa para saber em quais redes sociais essas pessoas estão presentes e em qual delas são mais ativas”, afirmou.
O ciclo começou no dia 5 de novembro e trouxe quatro temas ao debate: instituições que promovem a economia criativa, startups, coworking e crowdfunding, reunindo estudantes de comunicação e profissionais da área. A iniciativa foi dos alunos do sexto período de Relações Públicas, como produção da disciplina Oficina de Relações Públicas I, ministrada pela professora Carla Teixeira. O ciclo teve o apoio das coordenações dos cursos de Relações Públicas e de Fotografia.
Texto Karolina Melo
Orientação Profª Carla Teixeira