Estação Matiz 2014: borboletas!

Primavera - destaque - RP - sem marca Agerp

Você vai ter “de presente uma coisa” [:] borboleta, borboletas! Além das borboletices – mundo da imaginação e a da criatividade multicolorida vislumbradas – as borboletas contribuem com a polinização, ressocialização, continuidade dos ambientes ecológico, social, psicológico dos humanos. Tal referência sabida e aqui simplificada – mas nunca redundante -, é alusiva à análise contundente do filósofo francês Félix Guattari, no seu manifesto As Três Ecologias (1).

A Primavera é o período de apreciar, colorir os olhos e o ego com as borboletas. Os espaços (casas, apartamentos, parques, jardins, entre outros) que têm flores coloridas (Buganvílias, Cambarás, Hibiscos, Marias-sem-vergonha, Violeteiras, entre outras) e hospitaleiras (Abacateiros, Abieiros, Caneleira, Cássias (Canafístula), Embaúbas, Eucaliptos, Figueiras, Gervão, Jaqueiras, Laranjeiras, Limoeiros, Louro, Mangue-branco, Mangueiras, Maracujazeiros, Oficial-de-sala, Pimenteiras, Sapotizeiros, Tangerineiras, entre outras), são palco de apresentações dos seus borboletares!

 

Borboleta é patrimônio da humanidade

No Brasil, mais de 3.500 mil espécies de borboletas já foram catalogadas. Com essas existe cerca de 150 mil espécies em nível planetário. Apesar de frágeis, voos e tempo de vida curtos (de 15 a 30 dias), existe uma que se destaca: a Monarca. Essa borboleta tem, no México, a Reserva da Biosfera Borboleta-monarca (2) como Patrtimônio Mundial Natural da Humanidade, inscrito em 2008 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Localizada em uma área de 56 000 ha, em1980 foi criada a Zona de Reserva y Refugio Silvestre que inclui os locais de reprodução e invernadouro da Borboleta-Monarca. Estima-se que cerca de 60 milhões a 1 bilhão da Monarca – única espécie conhecida de borboleta – que faz migrações anuais, percorrendo cerca de 4.000 km norte-sul. Reúnem-se em colônias agrupando-se em pinheiros. De tão numerosas as árvores ficam cor laranja.

Ou, cordialmente:

Clarece

Monarca. Fotos: Cletus Lee, CC BY-NC-ND; Pablo Leautaud, CC BY-NC; Pendens Proditor, CC BY (Terra Selvagem); National Geographic Channel


 (1) GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Campinas: Papirus, 1990. Disponível em: <http://claudioulpiano.org.br.s87743.gridserver.com/wp-content/uploads/2012/04/guattari-as-tres-ecologias3.pdf>.

(2) Critério (vii): “Conter fenômenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância” (UNESCO).

 

Educação ambiental/fontes consultadas:

Borboletário Santa Marcelina
Borboletas
Editora Horizonte
Hype Science
National Geographic Channel
Net Nature
Terra Selvagem
Tudo Sobre Borboletas






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...