O dia e todos os dias das flores

Destaque_Dia da Flor

Excetuando-se as datas pessoal-sociais – as bodas -, e as organizacional-culturais, – os jubileus – foram definidas outras “datas” nos calendários ocidental e oriental com objetivos de marcar, memorizar ou celebrar situações ou fatos positivos, de saudades além de os “vergonhosos” (guerras, golpes sócio-políticos, discriminação e preconceito aos não iguais). O dia 29 de outubro é dedicado às flores. Em todas as ocasiões e, em quase sua totalidade, são utilizadas, oferecidas, – simbolicamente -, como reconhecimento, respeito, homenagem. Nessa primeira edição sobre o tema, serão pontuadas duas vertentes na utilização das flores: a social (de gentileza) e a de climatização em eventos com composição de “mesa diretiva”.

O oferecimento de flores (naturais) é um ritual convencionalmente destinado às mulheres. De convenção clássica, para crianças e “pré-adolescentes” flores do campo (das pequenas) ou mini rosas. As adolescentes e as debutantes devem ser contempladas com flores do campo e, preferencialmente, rosas rosas. As mulheres adultas podem receber os mais variados tipos e cores: do campo, lírios, crisântemos, dália, rosas, entre outras, além de composição estética transversalmente definida pelas texturas, formas e matizes. Para as senhoras: rosas amarelas ou chá.

Tradicionalmente oferecidas ao gênero feminino, também são oferecidas ao gênero masculino, seja por mulheres ou homens as flores da família das orquidáceas, das mais populares às raras, entre cerca de 35 mil espécies catalogadas no mundo em que, 10% das variedades são nativas do Brasil.

Referência nacional, a Associação Orquidófila de Pernambuco (Assope) há 35 anos promove e incentiva a preservação, a divulgação e o cultivo de orquídeas no Nordeste, especialmente no estado, com as espécies nativas: Catleya labiata e Cattleya granulosa. De acordo com o orquidófilo Flávio Santos, “ao receber ou presentear uma pessoa com uma orquídea, isso mostra respeito e carinho, além de grande prestígio. Diferente de um boquê de flores, que após 15 dias murcha, as orquídeas irão celebrar a data todo ano, pois a grande maioria delas florescem sempre na mesma época”.

 

Eventos com mesa principal

Características das cerimônias com composição de “mesas diretoras” (congressos, simpósios, convenções, formaturas; festivais e premiações que não sejam em púlpitos, entre outros), os arranjos de mesa devem ser clássicos e ambientalmente apropriados. Apesar de custo mais elevado, devem ser compostos com rosas naturais e com cores associadas ao tipo, a temática e ao turno do evento. Alternativa viável são as flores tropicais, além de não serem tão alérgicas, – para algumas pessoas, – como são as rosas.

Toda harmonia dos arranjos de flores para eventos com mesas diretoras, – torna-se inconveniente e pouco produtivo, dificultando a visão dos participantes e expositores -, caso sejam montados com altura e dimensão inadequadas. No máximo, 15cm de altura e relativamente um terço de extensão da mesa (perspectiva a partir do seu cento).

mesas-agerp1

Altura e dimensão inadequadas.

mesas-agerp2

Clássico e ambientalmente apropriados. Ilustrações: Breno Carvalho.

Para os arranjos clássicos, não usar ou evitar: flores naturais coloridas artificialmente (exemplo: cravos tingidos de azul) e as artificiais; excesso de cores. As folhagens são extensões fundamentais dos arranjos, mas não utilizar folhas espessas e densas como as das avencas ou similares.

O que pode ser bobagem para alguns, poderá ser constrangimento para outros. É necessário agradar ou não constrange o “cliente” ou convidado. Respeitando às “máximas”, os valores sociais e a diversidade sociocultural contemporâneos, existem exceções para as regras: o valor ou sentimento está na criatividade, no bom gosto, no bom senso. Na dúvida, consultar um profissional (qualificado!).

Tendo como referência Edgard Scandurra, nós vemos “flores em você”, em vocês!

Categoria: Comemoração, Homenagem





Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...