O Recife fidelizado por Luiz Beltrão

O jornalista, escritor e professor Luiz Beltrão de Andrade Lima foi o precursor da pesquisa em comunicação no Brasil. Tal alicerce se fundou na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), como docente do curso de Jornalismo e com o Instituto de Ciências da Informação (ICINFORM). Também emponderou-se e contribuiu com algumas ações para as Relações Públicas, principalmente a partir de 1967, quando passa a exercer as funções de Assistente da Presidência na Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O curso de Relações Públicas da Unicap rende homenagem ao idealizador da Folkcomunicação, especialmente pelos seus 96 anos – que completaria -, no último 8 deste mês, com o Luiz Beltrão – A Cidade Fiel. O trabalho é de autoria dos egressos: Adriana Mendonça, Altemar Feitosa, Ana Karla, Breno Carvalho, Clóvis Miyachi, Daniele Xavier, Delma Pessoa, Gabriela Machado, Karina Calheiros, Karina Vieira, Maria do Carmo, Maria de Fátima, Rejane Nascimento, Sérgio Pimentel, Sônia Maria, Tatiana Didier e Yanny Rocha.

Beltrão - marca corpo texto RP

O trabalho-homenagem foi planejado com textos pouco conhecidos do jornalista. Por meio de pesquisa encontraram-se oito crônicas publicadas no antigo Jornal Pequeno, onde o jornalista trabalhou. Das crônicas, A Cidade Fiel foi escolhida como referência por indicar passagens da história do Recife-Pernambuco-Brasil, da qual ressalta fatos e personalidades da Revolução de 1917 ao governo de Cid Sampaio, em meados dos anos 1960.

 

Alguns dos vários méritos

A importância do comunicólogo pernambucano – de reconhecimento nacional -, além de artigos, ensaios, livros a ele direcionados por intelectuais-pesquisadores, são registrados entre outros: Teresa Halliday, Roberto Benjamin, José Marques de Melo. Também foi/é tema de homenagens e eventos especiais, a exemplo dos tributos dos Alaic ’98 e Intercom 2011 (ambos na Unicap), além de ações pontuais da Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação (Intercom).

 

Beltrão - folderes RP

Folder-cartaz da exposição no Alaic ’98 produzida por Roberto Benjamin (In Memoriam) e Teresa Halliday. Capa do folder do Prêmio por ocasião do Intercom 2011. Programações visuais: Breno Carvalho.

 

Lançamento do Prêmio Luiz Beltrão no dia 12 de abril de 2011, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. Fotos: Larissa Alves. Acervo: Agerp/Unicap.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...