Professor de Relações Públicas apresenta trabalho no Intercom 2014

O professor do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Alfredo Sotero, vai apresentar o trabalho Cartografia dos Cenários Socioambientais dos Quilombola do Leitão/Umbuzeiro, no GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local do XIV Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado no período de 3 a 5 de setembro deste ano.

O artigo é recorte da dissertação Ser (Tão) Negro! Reconversão Cultural e Desenvolvimento Local na Comunidade Negra Rural Quilombola de Leitão/Umbuzeiro, Afogados da Ingazeira – PE.

 

Cartografia dos Cenários Socioambientais dos Quilombolas do Leitão/Umbuzeiro

Resumo

O texto tem como objetivo contextualizar os cenários dos quais vivem e trabalham os integrantes da Comunidade Negra Rural Quilombola de Leitão/Umbuzeiro de Afogados da Ingazeira. A pesquisa centra-se em relatar e registrar iconograficamente, o que leva, como vivem e como procede a população quilombola em permanecer e trabalhar na construção do desenvolvimento local da comunidade em terras inóspitas do semiárido de Pernambuco. A pesquisa foi realizada utilizando técnicas combinadas de coleta de dados, observação, entrevistas com a alguns integrantes da comunidade de quilombolas de Leitão/Umbuzeiro. Para a narrativa, foram utilizadas os métodos e recursos da etnografia e da fotografia, embasados em Malinowski (1978), Bourdieu (1979), Jorge (2009).

Palavras-chave: etnografia; fotografia; quilombolas; semiárido; Sertão de Pernambuco.

Marca Intercom 2014

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...