Projeto de pesquisa de professor de Relações Públicas é aprovado pela Unicap

O professor de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Alfredo Sotero Alves Rodrigues, teve seu projeto de pesquisa Comunicação e Representação Cultural dos Axós pelos Fieis do Povo de Santo da Região Metropolitana do Recife (RMR) aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Anteriormente já tinha sido avaliado pelos procedimentos do Comitê Científico de Pesquisa da Unicap (CCP).

A investigação embasada em métodos e técnicas das Relações Públicas, da Comunicação e das Ciências Humanas, tem como objetivo geral compreender o processo sociocomunicacional do cotidiano dos sacerdotes e as estratégias de representação na criação, na confecção e na utilização dos axós e adereços pelos fiéis do povo de santo da RMR.

A pesquisa é parte dos projeto “guarda-chuva” A Reconversão Cultural dos Axós das Religiões Afro-brasileiras da Região Metropolitana do Recife (RMR) da Profª Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares em História Social (Teagás) do qual, o prof. Alfredo é membro desde 2013.

A partir da estrutura institucional do Teagás e de um dos seus Núcleos – o de Estudos e Pesquisas Religião, Cultura, Sociedade e Comunicação -, os professores criaram a Célula de Estudos e Pesquisas Transreligiosos Afro-brasileiros (REGIAFRO) e desenvolveram estratégias para o período da pesquisa: o Fala Afro, o Afro Transversal e o Afro Ponto Com, além de ações para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Unicap.

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...