A comunidade unicapeana contra às drogas II

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu por meio da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987, o 26 de junho como Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi adotada pelo governo brasileiro como o Dia Nacional de Combate às Drogas. De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2013, o uso (dominante) de cocaína diminuiu em 2010, de 1,3% para 1,2% em 2011. Apesar disso, o montante é estarrecedor: “estima que em 2011 um total de 14 milhões (variação de 11,2 milhões para
22 milhões) de pessoas usaram drogas injetáveis em todo o mundo”.

Ainda de acordo com os dados do Relatório, no Brasil, a realidade é inversa aos números planetários. Assim houve

aumento no uso de cocaína pela população em geral. De acordo com um estudo conduzido entre estudantes universitários nas 27 capitais brasileiras, a prevalência anual do uso de cocaína entre estudantes universitários era de 3%. A prevalência estimada do uso de cocaína entre a população geral é estimada em 1,75% e é também consistente com a tendência do aumento do uso de cocaína no Brasil.

 

Egressos da Unicap e o enfrentamento às drogas

Drogras - corpo texto RP A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) por meio dos seus alunos e egressos, já realizou várias ações de combate às drogas. Entre elas, encontra-se a campanha institucional Drogas: Um Não Vale a Minha Vida das ex-alunas de Relações Públicas Ana Carolina Costa, Ana Paula Timóteo, Andreza Amorim, Cheyla Karine, Daniella Falcão, Katiane Varela, Janine Pessoa, Leila Fernandes, Maria do Carmo, Maria Juliana e Roberta Tenório.

O trabalho foi premiado duplamente:1º Lugar em Projeto Institucional no 13º Set Universitário, promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e Menção Honrosa na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) da Sociedade Brasileira para Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Produzido especialmente para plataforma on-line foi o Projeto Grilado! de enfrentamento ao crack, com os jogos As Aventuras de Biu Biu e Desafios da Vida, criados por egressos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais. A ação teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco. Os jogos – lúdicos e educativos – são destinados às crianças de 6 a 11 anos.

Drogras - jogos texto RP






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...