A Agerp produz Águas-Vidas

A Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), por meio do seu coordenador, prof. Alfredo Sotero foi responsável pela produção da ação “Águas-Vidas: do Sertão ao litoral de Pernambuco, patrimônios ambientais para o lazer”, acontecida no última terça-feira (8). O evento foi uma homenagem do curso de Tecnologia Gestão em Turismo, ao Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro.

Anualmente, a Organização Mundial do Turismo (OMT), agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), define uma temática e escolhe um país para representação simbólica referente ao tema. Para 2013, “Turismo e Água: proteger o nosso futuro comum” o tema definido e, as Ilhas Maldivas, no sul da Índia, como território representativo da homenagem. A OMT, também, incentiva a todos os países membros da ONU a realizarem suas próprias homenagens, extensivas a todos, não apenas aos turismólogos, produtores e agentes do Turismo, mas especialmente a todos aos turistas e turistas potenciais.

Águas-Vidas- completo

A homenagem “Águas-Vidas” foi uma concepção do prof. Alfredo Sotero, via o conteúdo da disciplina Turismo e Patrimônio Cultural, para “revelar” potencialidades pouco conhecidas de alguns “turistas” sobre as águas de Pernambuco. O evento foi uma realização conjunta com a Coordenadora do curso e profª de Tópicos Especiais em Turismo, Rosilei Montenegro e com o prof. Wellington Lira em Turismo e Meio Ambiente, além do envolvimento dos alunos dos quarto e segundo módulos de Tecnologia Gestão em Turismo.

A programação foi divida em blocos: “expedição água salgadas” e expedição águas doces”. Na primeira, a geógrafa e profª Jeanete Viegas mostrou o lazer sustentável com os mergulhos nas águas do litoral do estado, sendo Recife, reconhecida como a “Capital de Mergulhos em Náufragos”, em que o turista poderá desfrutar dos fatos e imaginários dos naufrágios, a exemplo do Pirapama e do Vapor Bahia. Nas suas águas límpidas e quentes de 28 graus, o convívio com tubarões e tartarugas gigantes.

No segundo bloco a técnica da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e profª Ceci Amorim, “banhou” os participantes com as águas doces da Zona da Mata do Riacho Duas Barras, em Quipapá, a 180 Km do Recife. Também adentrou no Sertão do Velho Chico. Esse passeio foi especialmente em Lagoa Grande, município conhecido como a “Capital Nordestina da Uva e do Vinho”. O “guia” das expedições, foi o geógrafo e prof. da Unicap Wellington Lira.

Entre as atividades da homenagem – a partir de solicitação dos organizadores a alguns integrantes da comunidades acadêmica da Unicap -, foram apresentadas fotos de lugares pouco conhecidos de Pernambuco, mas com potenciais turísticos para o lazer em águas doces e salgadas. A aluna do segundo módulo de Tecnologia em Fotografia endereçou a imagem com vista de Vila Velha para a Coroa do Avião, territórios da Ilha de Itamaracá e o webdesigner da Agerp, Flávio Santos postou fotografia da Cachoeira do Cuema, no município de Saloá. A fotógrafa e Coordenadora do curso de Fotografia da Unicap, porfª Renata Victor, remeteu imagens de Suape, Cabo de Santo Agostinho e do Patrimônio Natural da Humanidade, o arquipélago de Fernando de Noronha.

Seja das águas do litoral ao Sertão, Pernambuco é Águas-Vidas!

 

Categoria: Eventos





Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...