Vitalinear: a Casa Museu e o verbo transitivo direto!

Viver da cerâmica figurativa ou utilitária (doméstica) na contemporaneidade é talento que muitos artesãos e artesãs no Brasil sabem do ofício. No Nordeste, tal condição é mais expressiva, a exemplo dos resultados das rodas de negócios realizadas na maior mostra de atividades manuais da América Latina: a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Recife – Pernambuco.

Mas sobreviver com produtos rusticamente figurativo do barro no Nordeste, em Pernambuco, no Alto do Moura em Caruru foi penação para poucos persistentes. Entre eles, um gênio: Vitalino Pereira dos Santos, Mestre Vitalino ou genialmente, Vitalino. Portanto, “se Deus fez o homem do barro, um homem moldou no barro a alma pernambucana: Vitalino” (DANTAS; WERNECK, 2002, p. 72).

Vitalino se casou com Joana Maria da Conceição no dia 10 de dezembro de 1931, aos 22 anos de idade e, com ela, teve seis filhos Em 1959, construiu sua última morada: um casebre de tijolo com rejunto de barro de 36 m² (4 x 9)*,

Em 26 de abril de 1969, a humilde morada foi tombada como patrimônio cultural imaterial de Caruaru, pela Lei nº 2.070, com o registro de Casa Museu Mestre Vitalino, projeto inaugurado apenas em 18 de maio de 1971. A partir do mote da “Lei” é que alude essa homenagem! Hoje, 26 de abril de 2014, comemora-se 45 anos da idealização da Câmara Municipal de Caruru e posterior concretização/inauguração da Casa Museu Mestre Vitalino.

(imagem galeria com fotos dos alunos). Fotos dos alunos de Relações Públicas por ocasião da pesquisa e entrevista com Severino Vitalino no primeiro semestre de 2004, para o evento Vitalinear – o auto do barro.

 

Fotos dos alunos de Relações Públicas por ocasião da pesquisa e entrevista com Severino Vitalino,
no primeiro semestre de 2004, para o evento Vitalinear – o auto do barro.

 

O curso de Relações Públicas e o tributo Vitalinear

Definida a temática pelos alunos, foram realizadas pesquisas bibliográfica e empírica (em Caruaru e no Recife) para o planejamento desenvolvido na disciplina Técnicas de Relações Públicas II (Planejamento e Execução em Eventos). O Vitalinear – auto do barro foi realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2004, na “Praça de Eventos” (térreo do bloco A) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O trabalho é dos egressos de Relações Públicas: Ágata Lima, Cláudia Luciana Pereira, Camila Yasbek, Cássia Lopes, Fernando Acioli, Gabriela Duarte, Hélder Novaes, Hilka Cristina de Souza, Isaac José Júnior, Juliana Crespo, Marina Alencar, Nathália Marques, Paulo Noblat, Pollyana Fialho, Rafael Gusmão, Rakel Azevedo, Ronaldo Patrício, Rossana Barros, Simone Macedo, Túlio Aragão, Valeska Benjamim e Victor Oliveira, com orientação do prof. Alfredo Sotero.

Destaque Vitalinea Sites RP- corpo do texto

*Informação obtida com (Seu) Severino Vitalino no dia 11 de abril de 2014, pelo 81-3725.0805, número da Museu Casa do Mestre Vitalino e Ateliê Severino Vitalino.

 

Referência
DANTAS, Cristina; WERNECK, Antonio Carlos. Artesãos do Brasil. São Paulo: Editora Abril, 2002.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...