Jovem “sim-sim” aprendiz e trabalhador!

A população planetária já ultrapassou os 7 bilhões de pessoas. Desse montante, 1,2 bilhão são jovens, considerados os da faixa etária entre 14 e 24 anos de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2014, a população brasileira superou a marca de 200 milhões de indivíduos. Existe cerca de 30 milhões de jovens no país (1).

Nem todos os jovens são “nem-nem” e buscam uma atividade profissional, remunerada. Por intermédio das pesquisas e recomendações da ONU ou pela Lei do Aprendiz do Brasil: as organizações de médio e grande portes são obrigadas a oferecer com percentagem já definida de acordo com o número de funcionários e oportunidades, vagas para os jovens aprendizes.

Estar em consonância, sinergia, atitude, respeito aos jovens aprendizes, devem ser missão e valores das demais organizações não citadas na Lei; devem estar em sintonia com a cidadania contemporânea: a de responsabilidade social. Considera-se aprendiz, o jovem com idade entre 14 e 24 anos incompletos, cursando os Ensinos Fundamental ou Médio. 24 de abril, Dia Internacional do Jovem Trabalhador.

 

O compromisso do curso de Relações Públicas com o Jovem Aprendiz

A cidadania, a responsabilidade social empresarial universitária é prática no curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A convergência sinérgica tornou-se pública no campus universitário, especialmente pelos conteúdos-ação da disciplina Comunicação Dirigida III, ministrada pelo prof. Alfredo Sotero com o evento/debate: Empresa e Comunidade. A cada edição os alunos definiam um slogan. Também, cada equipe elegiam uma personalidade “formadora de opinião” a ser homenageada.

De forma interdisciplinar, sua realização era compartilhada com os alunos da disciplina Teoria da Opinião Pública, ministrada pela profª Theresa Sampaio. Em 2007.2, a turma definiu o slogan Pluralidade Singular. Um dos trabalhos foi denominado de o Compromisso com o Jovem Aprendiz e reverência a João Dom Bosco. Teve como slogan: Amigo dos Jovens – o eterno sacerdote aprendiz.

Corpo do texto site RPCom “atitude, ética, responsabilidades profissional e social”, o curso de Relações Públicas e a Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Unicap, disponibilizam o trabalho Compromisso com o Jovem Aprendiz dos egressos: Amanda Barreto, Ana Luiza Araújo, Carla Viviane, Cecília Monteiro, Damares Revoredo, Jeyse Araújo, João Camilo, Lisiane Marques, Luiza Lima, Magdala Mirelle, Marina Roque, Nina Costa, Rodrigo Coltinho, Rossana Moura, Sandro Alves, Ana Lucia e Maria Clara.

 

(1) Contexto baseado nas informações dos links:
– http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/numero-recorde-de-jovens-e-idosos-e-desafio-para-paises-diz-onu/n1597325576634.html
– http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/populacao_jovem_brasil/comentario1.pdf






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...