Latinidad(e) e(n) l(a) Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) imbuída nos princípios da pedagogia inaciana, nos objetos da educação superior brasileira com o ensino, a pesquisa e a extensão e, voltada às situações/problemas do estado, do Nordeste e do Brasil, sempre manteve via de mão dupla com a América Latina. Um dos exemplos, o Festival Latino-Americano de Cultura (da Unicap), pode ter sido a mais expressiva ação sinérgica intercultural-seriada realizada no campus universitário.

O 21 de abril (ontem) foi/é o Dia da Latinidade comemorado no Brasil. Com a concepção da profª Lúcia Tavares o Festival foi realizado nos anos 1980 e1990, totalizando sete edições realizadas pelo alunos do Departamento de Comunicação Social (DCS). A primeira versão aconteceu em sala de aula “para atender a um trabalho prático dos alunos do Curso de Turismo, da disciplina Língua Espanhola”(1).

Nos Destaque 6º Festivals Site RP- corpo do textoanos seguintes o Festival ganhou novas estratégias com o planejamento dos alunos de Relações Públicas e Jornalismo. Posteriormente, os alunos do curso de Letras são inseridos na organização do evento. Ainda na década de 1980, a profª Graças Lumack orienta os trabalhos com Lúcia Tavares.

No início do segundo semestre de 1991, por meio de “um invitación” da profª Lúcia, o Assessor do Departamento de Comunicação Social, prof. Alfredo Sotero, contribuiu via os alunos de Relações Públicas para a realização do 6º Festival. Assim, coube aos alunos do Curso, o planejamento, a busca de apoio cultural e divulgação do evento. A pesquisa, a produção dos painéis e o contato as colônias e com os estudantes latinos nas Universidades Federal e Rural de Pernambuco, foram responsabilidades Lúcia e Graças e dos alunos de Língua Espanhola I e II do curso de Turismo.

 

Para tal mérito, o curso de Relações Públicas e a Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) da Unicap, publicam nos seus universos on-line, o registro do 6º Festival Latino-Americano de Cultura (da Unicap), além dos “folders” do 5º e do 7º eventos. Na quinta edição, houve a participação dos alunos de Relações Públicas. São autores os egressos do Curso na 6ª edição do Festival:

Adriana Leite, Adriana Lopes Nóbrega Machado, Ana Cristina Martins Vieira, Ana Lúcia Neves da Mota, Ana Paula Elihimas Freire, Ana Paula Menezes da Silva, Ana Paula Simões Bandeira, Christiane Flores Carvalho, Daniel Dubosselard Zimmermann, Dejane Mosca, Denise da Costa Pimentel, Denise Medeiros de Oliveira, Dionice Campos da Fonseca, Eliane Ferreira Soares, Fabiana Alessandra de Farias, Fabíola Batalha Barbosa, Fernanda de Castro da Frota, Glória Regina Victor de Araújo Melo;

Jorgeany Maria Baracho da Silva, José Geraldo Pereira de Andrade, José Inácio da Silva Junior, Lígia Coutinho Ponciano, Lúcia de Fátima Viegas Gomes, Luciana de Araújo Moura, Luciana Rocha Pereira, Maria de Fátima Elihimas Nasser, Maria Graciene Ferreira de Moura, Patrícia de Fátima Costa Beserra, Patrícia Maria dos Santos Sobral, Phaedra Oliveira Lessa, Sandra Suely Costa, Shyrley Costa Assunção, Trícia Cristiane de Souza Carvalho e Waldenia Cordeiro de Amorim.

Também é disponibilizado os registros do Feitiços Latinos(2). O trabalho foi 1º Lugar em Projeto de Temas Livres do 12º Set Universitário, promovido pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). O Feitiços Latinos é dedicado a profª Lúcia Tavares (in memoriam). São autores, os egressos de Relações Públicas:

Alberto Oliveira Rocha, Ana Carolina Fonseca R. Costa, Ana Paula Timóteo Carneiro, André Siqueira de Azevedo, Andreza Reis Amorim Silva, Christianne Carneiro Xavier, Daniella Araújo Falcão A. e Silva, Fabiana Fernandes da Cunha, Flávia Oliveira Emerick, Francini Polito, Índia Beatriz Kramer Santos, Janine Pessoa Correa de Araújo, Karina Maria de Souza Barbosa, Katiane Varela de Aragão;

Ledjane Sales Evangelista, Leila Carolina Fernandes dos Santos, Lucimar Matias da Silva Cardoso, Manuela Rau de Almeida Callou, Maria do Socorro Alves de Andrade, Maria Juliana F. T. da Apresentação, Paulo da Veiga Pessoa Sobrinho, Roberta Patrícia Tenório da Silva, Sílvia dos Santos Melo, Thalyta Salvino Vilella, Valdecarlo Leal da Silva e Weslayne Gualberto Victor Holanda, com orientação do prof. Alfredo Sotero.

Destaque Feitiços Site RP - corpo do texto

 

(1) Informações encontradas no folder do 5º Festival.

(2) Preciosidade: no evento foram expostas 13 peças da coleção de presépios da atriz pernambucana Geninha da Rosa Borges. Na época, era considerada um dos maiores colecionadores de lapinhas latino-americanas do Brasil.

 

Uma Resposta so far.

  1. Daniel D. Zimmermann disse:

    Que felicidade lembrar desse desafio, que sob o comando do fantástico professor Alfredo Sotero tivemos o prazer de vencer e vislumbrar as possibilidades da prática das relações públicas.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...