Destaque Flávio - parte 2

Flávio Santos, egresso do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), orquidófilo e webdesigner da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) e de O Berro – jornal laboratório do curso de Jornalismo da Instituição, foi premiado na XXI Exposição de Orquídeas do Rio Grande do Norte na categoria Melhor Espécie Nacional. O evento promovido pelo Círculo Potiguar de Orquidofilia (CPO), aconteceu em Natal no período de 4 a 6 de abril deste ano.

O exemplar vencedor, Rodriguezia bahiensis “possuía nove hastes florais com cerca de 14 flores em cada haste”. A espécie endêmica de Pernambuco, Paraíba, Bahia e de Minas Gerais e “popularmente conhecida como buquê de noiva é uma planta de pequeno porte e floresce no verão e no outono. Na sua maioria as flores são brancas com um risco amarelo no labelo mas, também podem ser encontrados exemplares com tons rosados e lilás nas flores”, informa o produtor Flávio Santos.

O orquidófilo foi premiado pela segundo vez em um mês. Em março, recebeu o prêmio Melhor Orquídea Voto Popular 2014 na 38º Exposição de Orquídeas de Pernambuco, evento promovido e realizado pela Associação Orquidófila de Pernambuco (Assope). Apesar de ter sido o seu primeiro prêmio, de acordo com Flávio, “esse segundo prêmio foi concebido por um júri com conhecimentos técnicos relativos ao meio da orquidofilia e, por esse fato tem uma importância maior”.

trofeu - Natal - Cópia

O Troféu será entregue a Flávio Santos no dia 10 de maio, por ocasião da Reunião Mensal dos Associados da Assope. Foto: Flávio Santos.

De acordo com o orquidófilo, para julgamento e premiação das orquídeas existem alguns critérios básicos. O “principal é relativo a saúde da planta que deve está sem fungos, bactérias, ácaros ou qualquer outro tipo de doença que possa afetar no seu desenvolvimento. Passado pelo critério da fitossanidade, a planta já pode ser exibida e julgada nos demais critérios que são, entre outros: forma, cor e tamanho da flor; espécie nacional ou estrangeira; híbrido ou espécie pura; porte da planta e tipo de crescimento”

Em face à sistematização do término da XXI Exposição a imagem da orquídea (florida) vencedora, ainda não foi enviada ao produtor Flávio Santos. Os internautas poderão contemplar os vários exemplares no site da Associação Orquidófila de Pernambuco (Assope).

Rodriguesia-venustaa - Cópia

Rodriguezia bahiensis. Foto: acervo da Assope.






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...