90 dias para a Copa verde e amarela “hexar”

90 Dias- destaque

14 de março | 12 de junho de 2014. São muitos e poucos 90 dias para o ponta pé do maior evento de única modalidade esportiva – a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Vale jogar culturalmente: o maior megaevento em nível planetário. Cerca de 200 milhões(1) de brasileiros e brasileiras irão aspirar, respirar e pulsar “juntos num só ritmo”, para um só coração: o da Canarinha, o da Seleção Brasileira, em busca do sexto, do (Hexa)Campeonato Mundial de Futebol, a copa verde e amarela, Brasil!

No período de 12 de junho a 13 de julho, 31 seleções – dos cinco continentes -, estarão disputando com o Brasil a taça Copa do Mundo FIFA (FIFA World Cup). O XX Torneio Mundial(2) é o sétimo do continente americano e o quinto realizado na América do Sul (Uruguai: 1930; Brasil: 1950; Chile: 1962; Argentina, 1978). Na edição de 2014, pela primeira vez, estarão presentes todos os oito campeões mundiais: Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai.

90 Diascorpo do texto

Cartaz e detalhes da programação visual. Imagens: https://www.google.com.br/.

As 12 cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife | São Lourenço da Mata(3) (Cidade da Copa), Rio de Janeiro (encerramento), Salvador, São Paulo (abertura), serão arenas para os oito grupos da primeira fase do Torneio: Grupo A: Brasil(4), Croácia, México, Camarões; Grupo B: Espanha, Holanda, Chile, Austrália; Grupo C: Colômbia, Grécia, Costa do Marfim, Japão; Grupo D: Uruguai, Costa Rica, Inglaterra, Itália; Grupo E: Suíça, Equador, França, Honduras; Grupo F: Argentina, Bósnia, Irã, Nigéria; Grupo G: Alemanha, Portugal, Gana, Estados Unidos e Grupo H: Bélgica, Argélia, Rússia, Coreia do Sul.

 

Imagem institucional, tecnologia e comunicação

Em parceria com a FIFA, o Governo Federal desenvolveu

estratégias de comunicação para a divulgação da sua imagem por meio do Plano de Promoção do Brasil. O documento sugere o uso das ações de Relações Públicas para que almeje o objetivo em mostrar que “O Brasil está pronto para o mundo”, além das ações de publicidade, marketing esportivo, e das promoções comercial, turística e sociocultural (BRASIL, 2011 apud BARROS; RODRIGUES, 2012, p.2, grifo nossos).

Com o objetivo de ter credibilidade dos seus grupos de interesse e da opinião pública, a partir da associação dos verbos “agregar/somar”, foram desenvolvidas mensagens em níveis nacional: “vamos celebrar nossas conquistas e demonstrar nossas capacidades” e internacional: “o Brasil está pronto para encantar o mundo” (BRASIL, 2011). A compilação de ambos originaram o slogan “Juntos num só ritmo”.

Com a sintonia do slogan em níveis nacional e internacional busca-se concretizar ações socioculturais, veiculadas a partir de conteúdos produzidos especialmente para o megaevento e ao vivo, por meio de tecnologia de ponta em vários meios de comunicação. Serão audiovisuais transmitidos para cerca de 30 bilhões de pessoas (PORTAL DA COPA, 2014) em 208 países.

A FIFA regulamentou a concessão de transmissão dos jogos de quatro meios de comunicação: internet, dispositivos móveis, rádio e televisão. Nesse sentido, adquiriram direito de licenciamento para mídias: 176 sites, 125 dispositivos móveis, 506 emissoras de rádio e 501 de televisão. No Brasil, os direitos dos quatro veículos foram adquiridos pela Globo Comunicações e Participações S.A.

Além da Globo a Rede Bandeirantes transmitirá os jogos na TV aberta. São 21 emissoras de rádio, sendo três de Pernambuco: Rádio Jornal do Commercio, Rádio Liberdade (Caruaru) e Rádio Olinda (FIFA, 2013). Para que tudo isso possa acontecer, serão credenciados cerca de 19 mil profissionais (TELA BRASIL, 2014) entre jornalistas, profissionais das demais áreas da comunicação e de conhecimento dos produtos socioculturais do Brasil.

 

O esporte sociocultural de Relações Públicas da Unicap no ano da Copa 2014

Tendo os fios condutores: o esporte, o futebol, a Copa 2014, serão postados no site da Agência Experimental em Relações Públicas (Agerp) – até o dia 11 de junho -, os trabalhos planejados por egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap): “Eterna Paixão Eterna!”, uma homenagem aos torcedores indomáveis e suas paixões irrestritas pelo: Sport Clube do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe e o “Nó(i)s e o Brasil”.

Ainda como gancho para o mundial de futebol, serão produzidas atividades especiais sobre A Cidade da Copa em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR) e sobre as multifaces do caldeirão multicultural de Pernambuco, além de outros trabalhos de ex-alunos e dos corpos discente e docente do Curso acerca da cultura de Pernambuco. Juntos vão estar as equipes, as torcidas unicapiana, especialmente a do curso de Relações Públicas | Agerp da Instituição para o hexacampeonato!

Notas

(1) Estimativa para o ano de 2014.

(2) Uruguai: 1930; Itália: 1934; França: 1938; Brasil: 1950; Suíça: 1954; Suécia: 1958; Chile: 1962; Inglaterra: 1966; México: 1970; Alemanha: 1974; Argentina, 1978; Espanha: 1982; México: 1986; Itália: 1990; Estados Unidos: 1994; França: 1998; Coreia/Japão: 2002; Alemanha: 2006; África do Sul: 2010.

(3) São Lourenço da Mata está localizada a 18 km da capital (Recife). É conhecida como a Capital do Pau-Brasil.

(4) Em negrito e negrito itálico são os cabeças de chave. Os melhores são definidos pelo ranking da FIFA, tenho a última classificação em outubro de 2013.

Referências

BARROS, Danielle Viviane Pereira; RODRIGUES, Alfredo Sotero Alves. O portal on-line da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 de Pernambuco e a comunicação organizacional integrada na “Idade Mídia”. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/lista_area_IJ-DT3.htm>.

BRASIL. Ministério do Esporte. Plano de promoção do Brasil: a copa do mundo FIFA 2014 como plataforma de promoção do país, 2011. Disponível em: <http://www.copa2014.gov.br/sites/default/files/publicas/sobre-acopa/plano_promocao_brasil.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2011.

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Documentos (Direito de Licenciamento para Mídia), 2013. Disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/organisation/documents/>. Acesso em: 6 mar. 2014.

Portal da Copa. TVs estrangeiras diminuem cobertura da Copa devido aos altos preços, 2014. Disponível em: <http://www.portal2014.org.br/noticias/12753/TVS+ESTRANGEIRAS+DIMINUEM+COBERTURA+DA+COPA+DEVIDO+AOS+ALTOS+PRECOS.html>. Acesso em: 25 fev. 2014.

Tela Brasil. O gigantismo da Copa das copas, 2014. Disponível em: <http://www.telabr.com.br/noticias/2014/02/14/o-gigantismo-da-copa-das-copas/>. Acesso em: 6 mar. 2014.

Plantas com branco

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...