Glocalidade momesca em Pernambuco

Pluralidade Momesca Destaque 2

Pam pam pam pam pam pam paaammm… Pararamramrampampam…. No ritmo dos acordes iniciais de frevos clássicos, inicia-se o ciclo momesco-acadêmico-cultural do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), tendo como “doutora” a mais plural festa popular do Brasil: a de Pernambuco!

Complexidade e objetividade são características que se hibridizam com os instrumentos de metal, pau e corda, percussão, inventados, reconvertidos; chitão, (algodão) cru, tule, lamê, cetim, paetê, renda; lantejoulas, vidrilhos, strass, espelhos, papel laminado, areia brilhante, glitter; penas customizadas, sisal, palha, couro; contas, búzios, sementes; confete, serpentina, banho de cheiro de flores; classes sociais, etnias, jovens, adultos, crianças, idosos; pernambucanos, nordestinos, brasileiros, planetários… juntos para serem criativos, originais, felizes!

Tudo isso e todos juntos têm registro: carnaval participação. Individualmente, mas parte de o todo, a exemplo do Maracatu de Baque Solto (urbano), Maracatu de Baque Virado (rural), Caboclinho, Clube de Máscaras Galo da Madrugada, Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite (Carnaval de Olinda); o Papangus, na cidade de Bezerros (Agreste) – todos Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco; os Caretas de Triunfo (Sertão). Somada a tais clássicos, é também clássica a Ciranda de Iemanjá da Il(h)a ou Li(h)a – anagramas inventados – de Lia da Ilha de Itamaracá. Todos sob o auspício, a batuta de Vossa Majestade, o Frevo (Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade)!

Mesmo assim achamos que é pouco: se imprensar cabe mais na folia. Têm que ser amantes da felicidade, glória! Tudo isso ficará apenas simbolizado – pelo clube da saudade – na quarta-feira ingrata, para recomeçar tudo – novamente – em um ano… podemos não ser ricos (economicamente), mas nóis se diverte! (1)

 

Caretas e Papangus. Imagens: google.com.br

Caboclinho e Ciranda. Imagens: google.com.br

 

Maracatus de Baque Solto e Baque Virado. Imagens: google.com.br

 

Frevo. Imagens: google.com.br

(1) As nomenclaturas usadas em itálico são analogias as entidades carnavalescas de alguns bloco do carnaval de Pernambuco: Grêmio Lítero Recreativo Cultural Misto Carnavalesco Eu Acho é Pouco, Imprensa Que Entra, Amantes de Glória, Bloco da Saudade, Nóis Sobre Mas Nóis Goza.

 

Informações:

Carnaval do Recife: http://www2.recife.pe.gov.br/tag/carnaval-2014/

 

 

Uma Resposta so far.

  1. […] – Glocalidade momesca em Pernambuco […]






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...