Rede social não é diário de intimidades: 10 anos do Facebook

Comunicação, lembrete e acessibilidade. Em 4 de fevereiro deste ano, com 1,23 bilhão de usuários e 4,75 bilhões de conteúdos postados diariamente, “a maior rede social da história da internet” – o Facebook -, completou 10 anos. No Brasil são quase de 80 milhões usuários (VEJA, 2014). A finalidade das redes sociais, em especial o Facebook, dos tradicionais desktops aos dispositivos móveis, são ou devem ser a conectividade, a interação, a discussão, a mobilização de forma ética, responsável, compromissada.

A ocasião não é para análises(1) de fatores positivos ou negativos das plataformas on-line; é apenas para (re)lembrar que o uso das redes sociais, em especial o Facebook, não são/é instrumento(s) pessoal(is), particular(es) para postagens “no meu querido diário” das intimidades cotidianas ou situações pejorativas.

O lembrete tem como finalidade alertar todos os jovens (de atitude), especialmente os universitários – status em e da formação das futuras gerações de cidadãos e cidadãs. A redundância é necessária: o mundo têm olhos! Assim, oportunidades e preenchimentos de vagas para estágios e trabalho (formalizados), várias corporações fazem a reality pesquisa on-line para certificarem que seus potenciais ou futuros voluntários, colaboradores, estagiários ou funcionários não tenham conduta sinistras insociais nas comunidades virtuais.

O curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e seu principal laboratório, a Agências Experimental em Relações Públicas (Agerp), relacionam-se também, on-line com seus alunos, professores, funcionários, egressos e profissionais com a fanpage: https://www.facebook.com/RelacoesPublicasUnicap.

fanpage-RP

Consultas:

Veja.com: http://veja.abril.com.br/reportagens-especiais/10-anos-facebook/index.shtml

Correio Braziliense: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/04/interna_tecnologia,411115/brasil-e-um-dos-paises-mais-importantes-para-facebook-diz-diretor-geral.shtml

 

(1) Além da acessibilidade de conteúdos em várias revistas científicas interdisciplinares da área de comunicação, vê entre outros, os anais ou publicações dos encontros das:

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp)

Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar)

Associação Latino Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC)

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós)

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)

 

 

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...