Simbologia

A PORTARIA Nº 63/2003, de 22 de agosto de 2003 pelo Conselho Federal de Relações Públicas – CONFERP determina o texto do juramento, a cor da faixa da beca e a da pedra para o anel dos bacharelandos em Relações Públicas e informa a abreviatura de Relações Públicas:

JURAMENTO

Art. 1º – O juramento que os bacharéis em Relações Públicas prestarão no momento da colação de grau ou da solenidade de formatura realizadas pelas Instituições de Ensino Superior/IES do país, é o constante do texto aprovado na 71ª Reunião Ordinária do CONFERP.

Art. 2º – O texto a que se refere o artigo anterior é o seguinte: Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade.

PEDRA E COR

Art. 3º – A pedra e a cor representativas da profissão são, respectivamente, a safira e o azul.

Parágrafo único – O tom da cor azul representativa da profissão de Relações Públicas será:

I – Para a pedra, a safira azul, oriunda do Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África ou a sua equivalente no país, a turmalina azul, denominada de Safira – do – Brasil.

II – Para impressão de peças gráficas o equivalente ao Pantone REFLEX BLUE C.

BECA E FAIXA

Art. 4º – Os bacharéis em Relações Públicas usarão a beca da cor preta com faixa azul, no padrão apontado no inciso II do artigo anterior.

Justificativa:A safira azul é encontrada, basicamente, no Sri Lanka, Sudoeste Asiático, Austrália e no Leste de África. Em nosso país, a turmalina azul é denominada de sáfira-do-Brasil, cujos benefícios podem ser traduzidos pela canalização de energia positiva, principalmente, em processos curativos, ajudando a dissolver bloqueios mentais e emocionais.Como a cor azul é identificada pelo seu efeito tranqüilizador, o homem, em diferentes épocas, atribuiu à safira azul o poder de propiciar a paz espiritual, purificando a mente, além de servir como um instrumento facilitador para consultas sobre o futuro. À sáfira-do-Brasil é concebida também, a propriedade de ativar e purificar as experiências sobre o estudo espiritual do homem, potencializando seu senso criativo.Desse modo, tanto a pedra safira como a cor azul, passam a caracterizar a profissão de Relações Públicas, pois se entende que o Profissional dessa área, sendo um agente ativo na consolidação dos processos democráticos da sociedade e dos conceitos e imagens organizacionais, necessita desenvolver e aplicar tais atributos para atingir esses propósitos.

ABREVIATURA PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

Art. 7º – A abreviatura do nome Relações Públicas é a seguinte:

I – No Brasil – RP = Relações Públicas;

II – Nos países cuja língua oficial é o espanhol – RRPP = Relacionista

III – Nos países cuja língua oficial é o inglês – PR = Public Relations

Categoria: Curiosidades





Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...