Com projeto aprovado em 2013 pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) do Governo de Pernambuco, o produtor cultural Alfredo Sotero iniciou a pesquisa Identidade Cultural Religiosa dos Afrodescendentes das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CNRQs) de Afogados da Ingazeira – Pernambuco – Brasil.

Realizada nas Comunidades de Leitão/Umbuzeiro e Jiquiri a pesquisa é formalizada por uma equipe principal e duas auxiliares. A equipe principal é composta pela antropóloga e historiadora, a doutora Zuleica Dantas Pereira Campos e pelo relações públicas, o mestre Alfredo Sotero Alves Rodrigues, ambos professores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A primeira equipe auxiliar é formada por cidadãos e cidadãs do município objeto da pesquisa com representantes das duas comunidades e um técnico da cidade. A segunda é composta por acadêmico, egressos, docente e funcionários da Unicap.

A pesquisa têm como objetivos otimizar e identificar as religiões e as práticas religiosas dos afrodescendentes das CNRQs de Leitão/Umbuzeiro e Jiquiri de Afogados da Ingazeira; mapear suas festas e dar visibilidade às práticas e crenças de tais comunidades tradicionais.

Sua singularidade não se restringe apenas ao seu ineditismo, mas também, pela forma de divulgação dos seus resultados: a publicação do relatório terá versão em Braille, condição inédita (não obrigatória) do edital do Funcultura 2012/2013. Neste sentido, as referências serão a visibilidade e acessibilidade dos dados das práticas religiosas das comunidades tradicionais negras de Leitão/Umbuzeiro* e Jiquiri de Afogados da Ingazeira.

*Ver a respeito:

Diáspora quilombola em territórios rurais (RODRIGUES; TAUK SANTOS, 2012).

Comunicação e reconversão cultural em comunidades quilombolas (RODRIGUES; TAUK SANTOS, 2011).

Ser(tão)Negro! Reconversão Cultural e Desenvolvimento Local na Comunidade Negra Rural Quilombola de Leitão/Umbuzeiro, Afogados da Ingazeira – PE. 2010. 185 f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife-PE, 2010 (RODRIGUES, Alfredo Sotero Alves).

 






Multi 2017!

RECOMEÇAR, SEMPRE! Agradecimentos a todos os corpos docente, administrativo, discente ...

MultiNatal 2016!

Que neste Natal sejam realizadas novas prospecções e novas projeções, ...

Estação Verão 201

De hoje, 21 de dezembro, a 20 de março de ...

60 anos de sina, de

  1956! Há 60 anos foi publicado o clássico “Morte e ...

104 anos do Seu Lua!

13 de dezembro de 1912 é comemorada a eterna festa ...