Apresentação

Há duas maneiras de fazer a história. A primeira delas é deixando-a morrer pelo esquecimento. A segunda é fazendo memória, atualizando-a para o tempo presente com seus acontecimentos e pensadores. O Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin, inserido na segunda perspectiva, tem por objetivo reunir pesquisadores e interessados na obra de Comblin, visando ao avanço e à reflexão de seu pensamento de maneira crítica. A partir da perspectiva ecumênica, o Centro Comblin quer se constituir como espaço de integração daqueles que desejam fazer memória e aprofundar sua reflexão teológica, tão atual e pertinente ao contexto latino-americano. A realização dessa memória se dará mediante a custódia de seus documentos pessoais, pelos quais passa a história da Igreja latino-americana e da Europa, e também pela reunião de pesquisadores nacionais e internacionais, que se dedicam à descoberta de novas perspectivas de seu pensamento. Nesse sentido, o Centro Comblin será igualmente polo de troca de experiências e pesquisas de diferentes estudos, o que nos é permitido pela amplitude de sua obra e pela destreza com que o autor trata de diferentes temas de forma contextualizada e visionária.

Como colaborar para que as novas gerações possam acessar o percurso intelectual de Comblin e se deixar sensibilizar pelo seu engajamento e pelas suas causas?

O primeiro passo foi dado por Comblin mesmo, quando decidiu, em 2009, partilhar com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) a doação do acervo de sua biblioteca pessoal, que inclui obras de terceiros e publicações pessoais. Esse gesto indicava claramente o desejo de continuidade e a valorização da pesquisa e de seu métier. O segundo passo está dando a Universidade Católica de Pernambuco, na construção deste Centro de Pesquisas e Documentação José Comblin. Seja bem-vindo!

 

Histórico | Perspectiva acadêmica | Atividades e serviços | Equipe | Página inicial