O olhar de Comblin para a realidade – alguém sempre atento a leitura dos sinais dos tempos

O I Encontro de Pesquisadores sobre José Comblin reuniu pessoas de várias instituições de forma on line, para discutir a extensa e ainda atual obra deste grande teólogo belga que dedicou parte de sua vida à América Latina. Estavam presentes os professores Alzirinha Souza, coordenadora geral do Centro Comblin e do PPG em Teologia da UNICAP, e Edélcio Serafim (PUC-SP), Reitor da Faculdade de Teologia da PUC-SP e coordenador do grupo de pesquisa da mesma instituição.

Fruto da parceria entre pesquisadores da UNICAP e da PUC-SP, o I Encontro de Pesquisadores sobre José Comblin é considerado um espaço de integração e troca de novos olhares para a vida e obra de Comblin. A Profa Alzirinha Souza destaca a importância do encontro para o grupo de pesquisa Teologia e Temas de Fronteira, do Programa de Pós-graduação em Teologia da UNICAP.

A palestra do professor e historiador Antônio Montenegro da UFPE abriu os trabalhos do I Encontro de Pesquisadores sobre José Comblin. O evento trouxe a contemporaneidade entre a coerência da realidade pragmática da teologia de Comblin e a sua transcendente leitura dos sinais do tempo.