O padre Teólogo, José Comblin e suas jornadas

Reportagem: Isabella Souza (estagiária)

Segunda Jornada de Estudos José Comblin é realizada.

 

“[…] fazer memória, é dizer, não somente lembrar, mas trazer presente e atualizar as intuições pessoais de Comblin […]”

(Profª Drª Alzirinha Souza)

Em junho, mas especificamente dos dias 9 à 11, o Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), estará realizando a segunda edição da Jornada de Estudos José Comblin. 

O tema principal deste ano é voltado para as Aproximações entre Comblin e o Papa Francisco. De acordo com a fundadora e colaboradora do Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin, a professora Drª Alzirinha Souza, existe um pilar que aproxima o atual sumo pontífice da Igreja Católica ao padre e doutor em teologia, José Comblin. Esse pilar é conhecido como o Concílio do Vaticano ll. 

Ainda segundo a Drª Alzirinha, o pensamento de José Comblin é desenvolvido dentro das chaves do Concílio e é entendida em 3 palavras que hoje compõem a temática central da jornada: “Missão, Ação e Liberdade”. Pai da “teologia da enxada”, os estudos de José Comblin focaram nos eixos de base da Igreja Católica, o cuidado com os pobres.

Já trabalhou com Dom Helder Câmara quando o assunto era desenvolver projetos pastorais em formato de crítica aos sistemas políticos, econômicos e sociais da época da Ditadura Militar no Brasil. A convivência com esse pesquisador é um dos objetivos da mesa que acontecerá no último dia do evento, além de apresentações de vários trabalhos que aprofundam os debates acerca de suas realizações e reflexões feitas em vida. 

Você pode conferir as reflexões  e palestras da jornada, no canal oficial da universidade no YouTube, a partir desta quarta, dia 9, às 18 horas. Confira por aqui toda a Programação.