Universidade Católica de Pernambuco Home | Edições Anteriores | Fotolog |  Agenda | Artigos |  Busca no site |  Unicap

mídia
reportagem


fotolog
dot blank dot
dot

 

 


Recife, 18 de janeiro de 2006 - ano 5

Cerimônia da posse marcada pela emoção
Por Eduardo Travassos

Posse

Recife, 17 de janeiro de 2006. Uma data histórica para a comunidade acadêmica que forma a UNICAP e para a sociedade pernambucana. O auditório G2 ficou completamente lotado durante a transmissão de cargo e posse do novo Reitor da instituição. Após 20 anos à frente da Reitoria, o Padre Theodoro Paulo Severino Peters passou a capa magna ao Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira. A gestão dele está prevista para ir até 2010. Na ocasião também foram empossados os três pró-reitores e oito chefes de departamento.

Formaram a mesa responsável pelos trabalhos, além dos Padres Pedro e Peters, o presidente da UNICAP Padre José Acrizio Vale Sales; o vice-governador de Pernambuco José Mendonça Filho; o vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira; o Arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho e os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão Junot Cornélio Matos; Administrativo Altamir Soares de Paula e Comunitária Maria de Fátima Breckenfeld.

Após o início da solenidade, o Pe. Peters instalou a sessão da assembléia universitária que conduziu os trabalhos e passou a palavra ao presidente da UNICAP, Pe. José Acrizio. Ele saudou a todos os presentes e deu continuidade à assembléia. Integrantes do grupo musical MPB UNICAP executaram o hino nacional, cantado de pé pelos presentes. Em seguida, o mestre-de-cerimônia chamou a professora Maria da Conceição Bizerra para fazer uma homenagem ao Pe. Peters pelos 20 anos de trabalho. A professora, que representava a comunidade acadêmica, passou o sentimento dos presentes num discurso marcado pela emoção.

“Temos certeza, Pe. Peters, que a melhor forma de homenageá-lo consiste em trabalhar com afinco, a fim de aprimorar o projeto de universidade que juntos construímos”, declarou a professora, afirmando que “os avanços foram grandes, mas precisamos continuar refazendo e retocando os caminhos direcionados ao sonho inicial. Todos que integram esta comunidade estão trabalhando para construir e reconstruir, no dia-a-dia, uma Universidade comunitária e solidária com as necessidades do povo e da região”. Para despedir-se, a professora Maria da Conceição Bizerra afirmou: “O senhor ficará guardado em nossos corações e inteligências como uma pessoa que soube realizar a união da competência, da firmeza, de convicção e da experiência de vida. A nossa despedida não tem tristeza, mas a alegria de uma renovação que se instala. Esperamos que o senhor volte sempre para rever seus amigos e seu trabalho”.

Em seguida, Padre Theodoro Peters fez seu pronunciamento. Inicialmente, ele agradeceu a todos os presentes, em especial aos pais do Pe. Pedro, dona Maria do Carmo e seu Pedro, que vieram de Vazantes, interior do Ceará, acompanhar a cerimônia. No começo de sua fala, o então Reitor afirmou: “Depois de tanto tempo nesta casa, nesta função, em que estou há 20 anos, talvez eu não devesse dizer mais nada. O que não foi dito antes perdeu agora seu valor. Entretanto, a palavra existe para ser proferida, usada generosamente. E as minhas palavras hoje são de gratidão, de esperança e de boa sorte”. Pe. Peters agradeceu à Companhia de Jesus, por ter confiado a ele esta missão, e a todos que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho no qual esteve à frente. Para encerrar, ele brincou: “Pe. Pedro já me convidou para acompanhar a próxima semana de estudos docentes, que inicia-se em primeiro de fevereiro. Estou me sentindo como o verso de Luiz Gonzaga, que diz “ ‘óia eu aqui de novo falando, óia eu aqui de novo pra falar’”, encerrou, em meio aos risos e aplausos da platéia.

Slide Show da PosseE foi logo após seu pronunciamento que Pe. Peters passou a capa magna, símbolo do cargo, ao Padre Pedro Rubens. A secretária Maria Cristina Carvalho leu o ato de nomeação do novo Reitor para que o presidente da Universidade o empossasse. E foi diante do Padre José Acrizio que o novo Reitor fez o juramento em que se comprometeu a “ser fiel às leis vigentes, cumprir e fazer cumprir o Estatuto e o regimento geral da UNICAP”. Logo em seguida também foram empossados pelo presidente da instituição os três pró-reitores, Junot Matos (Ensino, Pesquisa e Extensão), Altamir Soares (Administrativo) e Fátima Breckenfeld (Comunitária).

Para homenagear o recém-empossado Reitor, foi designado o Padre Paulo Gaspar Meneses, que proporcionou momentos de descontração em meio à formalidade. “Quando Pedro Rubens nasceu, eu já ensinava filosofia há alguns anos na UNICAP. Pensei que haviam me escolhido para este momento por minha idade”, brincou, enquanto completava: “O tempo humano é diferente do tempo dos físicos, por isso o passado não se esvai nem se deleta, mas se encanta. O futuro tem todo seu tempo para processar um novo contexto”. E, para “justificar” sua escolha como orador, ele continuou explicando: “Talvez eu seja o maior ‘pedrorubiano’, por desde setembro não fazer outra coisa a não ser ler e traduzir a tese dele, que tem uma linha predominante que é o discernimento. Discernir é um ato de inteligência e de prudência, que certamente Pedro Rubens vai trazer para o governo da UNICAP”, encerrou.

E após Pe. Paulo, foi a vez do próprio Reitor, Pedro Rubens, realizar seu primeiro discurso neste cargo. “Agradecido e confiante. Eis os sentimentos mais constantes desde que a proposta de vir para a Universidade Católica de Pernambuco me foi feita. Recebo a UNICAP como um desafio, acolho-a como uma missão e assumo-a como uma esperança”, declarou o Padre. “Ouso afirmar que a vocação fundamental desta Universidade é a região Nordeste e o clamor de sua gente. Isso implica em pensar estipulada e sistematicamente nossa região, por seu patrimônio cultural, por seus desafios e esperança, sem perder de vista as perspectivas nacional, latino-americana e internacional”. Sobre os compromissos da UNICAP, ele listou: “Temos que formar profissionais atentos às necessidades sociais, buscarmos a reciprocidade da comunidade, como a alcançada como o Projeto Rio Formoso, e aprofundarmos-nos na pesquisa científica, num caráter multidisciplinar”, encerrou.

E o último discurso da noite ficou por conta do presidente da UNICAP. Padre José Acrizio elogiou a festa e o Pe. Peters, por ter escolhido e preparado Pe. Pedro Rubens e ter conduzido tão bem a Universidade. Sobre o novo Reitor, o presidente declarou que a UNICAP inovou em trazer um Reitor de fora. Conheço Pedro Rubens desde cedo. Conheço seu trabalho e seu espírito criativo, inovador”. Para encerrar a cerimônia, o presidente passou o comando dos trabalhos ao Reitor, que empossou os chefes de departamento Mirian de Sá Pereira (Ciências Jurídicas); Paulo Fradique (Comunicação Social e Turismo); Rachel de Holanda (Letras); Degislando Lima (Teologia), Newton Darwin (História); Jessé Gomes (Estatística e Informática), Nivaldo Pinheiro (Matemática) e Valdemir dos Santos (Química e Meio Ambiente).

Sociedade pernambucana bem representada na posse
Por Christiano Vasconcelos

Autoridades de diversos segmentos da sociedade pernambucana estiveram presentes, na noite de ontem (17), à solenidade de posse do novo Reitor da UNICAP, Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira. A cerimônia, ocorrida no auditório G2, contou com a presença do vice-governador do Estado José Mendonça Filho, do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira e do arcebispo de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho.

Prestigiaram a transmissão de cargo, também, o reitor da Unifei, Centro Universiário da Fei, São Paulo, Márcio Rillo; o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5º região Francisco de Queiroz Cavalcanti; os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Frederico Ricardo Neves, Alberto Nogueira Virgínio e Cândido Saraiva; Além do cônsul geral da Alemanha Wein Perger; o presidente da Academia Pernambucana de Ciências Waldecy Pinto; o presidente do Conselho Estadual de Educação Antonio Lima, entre outras autoridades.

Em nome do governo do Estado, o vice-governador Mendonça Filho compareceu à solenidade e ressaltou a importância da UNICAP no cenário acadêmico local. “A Universidade Católica tem toda uma tradição na cidade do Recife, e a mudança na sua reitoria é um motivo de celebração da nossa comunidade”, assegurou. Ele também fez questão de deixar uma “mensagem de apreço e agradecimento pela belíssima e importantíssima contribuição que a instituição tem oferecido à educação pernambucana”.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, classificou como “um momento histórico para a Universidade e para a Diocese” a mudança no comando da UNICAP. Declarou que os 20 anos do reitorado de Padre Peters praticamente coincidem com o tempo em que está à frente da Arquidiocese. Ele deu as boas vindas ao novo Reitor e declarou um desejo: “Que a nova gestão possa continuar sublinhando o adjetivo católico da instituição”.

“Que ele (Padre Pedro) dê continuidade ao belo trabalho de Padre Peters, com um toque novo na administração”, desejou o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Ele também falou do papel da UNICAP em Pernambuco. “É um celeiro de formação nas diferentes áreas”, ressaltou.

Os pais do novo Reitor se emocionam na posse
Por Bárbara Travassos

Pais do novo ReitorEm meio ao auditório lotado de autoridades e representantes da comunidade acadêmica, duas pessoas se destacavam na platéia durante a posse do novo Reitor da UNICAP: os pais do Pe. Pedro Rubens. A mãe, Maria do Carmo Ferreira de Oliveira, 72 anos, e o pai, Pedro Ferreira de Oliveira, 75 anos, vieram diretamente de Vazantes, no Ceará, para acompanhar o filho na solenidade.

Maria do Carmo ficou emocionada com a vitória de Padre Pedro Rubens. “É de grande importância meu único filho homem assumir um cargo deste porte. É uma grande alegria para nós (pais) partilharmos desta festa”, declara a mãe do Reitor. A opinião do pai do Padre Pedro não foi diferente: “A mãe e a avó dele são muito religiosas. Na família, já era uma grande alegria tê-lo como padre, e, agora, como Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, sentimo-nos muito honrados. Espero que ele seja bem-sucedido.”

Além dos pais do novo Reitor da UNICAP, estava presente na platéia o padre que encaminhou, em 1974, o Padre Pedro Rubens ao seminário, no Colégio Santo Inácio, em Fortaleza, Ceará: Padre Donizete Marinho Pires. O jesuíta contou como conheceu Padre Pedro Rubens. “Eu o conheci na festa do ABC dele, onde, ainda pequenininho, discursou muito bem. Fiquei com essa imagem na cabeça”, revela. Depois de algum tempo, Padre Pires lutou para que Pedro Rubens fosse matriculado em um seminário. “Fui até o município de Vazantes para conversar com a família e pegar os dados dele para matriculá-lo. A família resistiu um pouco por achar que a saúde dele era frágil e Pedro não foi comigo à Fortaleza”, contou.

Mas a batalha não foi dada como vencida, e o Padre Pires insistiu para que Pedro Rubens seguisse a sua missão jesuítica. “Com os dados dele em mãos, matriculei-o no seminário. As aulas começaram e ele não apareceu no colégio. Decidi ir até Vazantes, novamente, desta vez, para buscá-lo. Era época de inverno e Vazantes encontrava-se toda alagada. O pai de Pedro mandou buscar o maior cavalo da região e conseguimos chegar ao nosso destino”, afirmou. Graças a ajuda deste fiel incansável, Padre Pedro Rubens conseguiu trilhar seu caminho vitorioso. “Já no Colégio, Pedro aprendia as lições muito rápido e, em pouco tempo, ele já era o 1º lugar de turma”, orgulhou-se o Padre Pires.

Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira entrou no seminário na 1ª série do primário, em 1974, e terminou ainda lá, o antigo científico em 1985. Neste período, o diretor do Colégio Santo Inácio era o jesuíta Luciano Ciman. Hoje, aproximando-se dos 80 anos de idade (ele preferiu não revelar a idade exata), o ex-diretor ainda traz boas lembranças da época do seminário do Padre Pedro. “A turma de Pedro Rubens se diferenciava das demais por estar sempre participando das missas às 7h da manhã, todos os dias, com entusiasmo. E Pedro Rubens já se distinguia por ser um homem de profunda oração e por transformar o amor a Jesus por amor ao próximo”, recorda-se Luciano Ciman.

Depoimentos

Vidal  

Professor Sales Vidal – Coordenador do curso de Administração

“ É o reinício de uma caminhada em busca de qualidade educacional”.

     
Jessé  

Professor Jessé Gomes - Chefe do Dep. de Estatística e Informática

“A meta do desenvolvimento e do progresso são as duas características mais fortes que marcam tanto o exercício da anterior quanto da nova reitoria”.

     
Junot  

Professor Junot Matos - Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

“Quem pensa neste reitorado de 20 anos percebe que o trabalho tem raízes para o futuro”.

     
Cristina  

Cristina Carvalho – Secretária do Reitor

“Agradeço a Deus o aprendizado ‘veloz’ que o Padre Peters transmitiu a mim. O primeiro discurso de posse dele foi marcante e peço a Deus que continue o iluminando muito”.

     
Pe. Paulo  

Padre Paulo Meneses - Coordenador do Núcleo de Estudos para a América Latina

“É a história que se tece diante dos nossos olhos”.

     
Arminda  

Professora Arminda Saconi - Coordenadora de pesquisa da Proesp

“É um momento marcante para todos os que fazem a Unicap. Que o novo Reitor tenha sabedoria para continuar o processo iniciado pelo Padre Peters com inteligência e visão de futuro”.

     
Orlando  

Professor José Orlando - Decano do CCT e Chefe do Dep. de Engenharia e Arquitetura

“Reflete a vitalidade da Universidade que continuará crescendo com o novo mandato”.

     
Fátima  

Professora Fátima Breckenfeld - Pró-reitora Comunitária

“É um momento único que a Unicap vivencia. E todos os que fazem esta instituição vão dar continuidade nessa construção da Universidade com esperança e trabalho”.

     
Karl  

Professor Karl Heinz-Efken - Chefe do Dep. de Filosofia

“Este é um momento de mudanças e ao mesmo tempo de continuidade. Padre Pedro Rubens, como um homem sertanejo, enraizado no Nordeste, traz esperança para este povo”.

     
Raquel  

Professora Raquel de Holanda – Chefe do Dep. de Letras

“É sempre tempo de agradecimento ao Padre Peters e esperança pelo que Padre Pedro Rubens possa fazer”.

     
Valdemir  

Professor Valdemir Alexandre – Chefe do Dep. de Química e Meio Ambiente

“A Católica está numa fase áurea. Sai um grande realizador e entra um outro cheio de esperança”.

Clique nos links abaixo e confira, na íntegra, os discursos proferidos na cerimônia de posse.

Pe. José Acrizio S.J – Presidente da UNICAP .
Pe. Theodoro Peters S.J
Pe. Pedro Rubens S.J
Pe. Paulo Meneses S.J

 
agenda
 

Boletim Unicap

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP email

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para email

   
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap