pibic
stands
jcpm
abertura sius
 

Recife, 28 de outubro de 2005 – ano 4

Palestra de arquitetura discute Alfred Agache
Por Eduardo Travassos

Alfred Agache, arquiteto francês que foi um dos responsáveis pela consolidação do urbanismo no mundo, foi o tema da palestra ministrada pelo professor da UFPE Fernando Diniz, na manhã de hoje (28), na sala multiuso do bloco D. A convite do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP, Diniz falou sobre Alfred Agache e o Sonho do Urbanismo no Brasil, título de sua tese de doutorado.

Ao começar sua palestra, Fernando Diniz explicou a estrutura do seu trabalho e sua zona de delimitação, entre o final da década de 20 e o início dos anos 50. Em seguida, falou um pouco sobre urbanismo: “É uma disciplina surgida no começo do século. Não é uma prática isolada, envolve estética, tecnologia, política e ciência”, disse o palestrante, completando que são três os elementos que o arquiteto deve levar em consideração: a modernização, que é a criação de infra-estruturas (desenvolvimento social), a modernidade, que é a transformação cultural (impacto) sofrida neste processo e o modernismo, que é a resposta artística aos dois elementos anteriores.

Para o palestrante, o urbanismo no Brasil tem um caráter simbólico, tendo em vista, por exemplo, a emergência dos arranha-céus em décadas passadas. Na verdade, o urbanismo surgiu na Europa para resolver os problemas das cidades que estavam crescendo e se modernizando rapidamente. “Este não era o nosso caso, tanto que parecia que estávamos conseguindo soluções para problemas que não tínhamos, o que tornou esta disciplina um motivo de discussão no Brasil”, frisou.

Dentro deste contexto, Fernando Diniz explicou como se deu o convite para Agache elaborar um projeto de urbanização para o Rio de Janeiro, a então capital do País. O objetivo era justamente dar àcidade um aspecto importante e moderno, de forma que seus cidadãos começassem a acreditar na área em que viviam. Foram feitas maquetes, desenhos e esboços do que seria, por exemplo, A Porta de Entrada do Brasil, uma praça de frente para o mar em que estariam localizados o Congresso Nacional e uma espécie de local de recepção a visitantes estrangeiros.

O palestrante percebeu, nesta idéia, algo interessante: “É engraçado como Agache desenhou estes prédios de costas para os morros que os cercavam e o colocou de frente para o mundo, quase dizendo que estava de costas para a realidade e de cara para o estrangeiro”, explicou Fernando. Antes de concluir sua fala e abrir espaço para as perguntas do público, ele explicou que o projeto nunca foi colocado em prática, pois Agache o entregou pouco antes do golpe de estado promovido por Getúlio Vargas, o que mudou as administrações de todo o país e emperrou o plano.

Unicap conquista 5 prêmios no 18º Set Universitário
Por Juliana Carneiro

A UNICAP deu show em mais uma mostra competitiva de comunicação social. Dessa vez, a Universidade conquistou cinco prêmios no 18º Set Universitário, um festival laboratório promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anualmente, o Set recebe cerca de mil participantes. A premiação foi feita com base em critérios de criatividade, estrutura e eficiência do trabalho. Os vencedores receberam certificado e o Troféu Set Universitário.

O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 deste mês reunindo profissionais e estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Hotelaria, Produção Audiovisual, Cinema e Vídeo, que discutiram sobre a vivência e experiências de suas respectivas áreas.

O aluno da UNICAP Iuri Leite venceu na categoria Fotografia – Publicidade e Propaganda. O trabalho intitulado Miller recebeu orientação da professora Renata Victor.

Já na categoria projetos em Comunicação Comunitária, a UNICAP conquistou o prêmio máximo na subcategoria Relações Públicas Comunitárias. O trabalho vencedor foi A Turma da Água – As crianças cuidando direitinho dos mananciais, desenvolvido pelos alunos do curso de Relações Públicas Ana Cristina Melo de Souza, Claudilaine Regina de Lima, Fábio Henrique Seabra Frazão, Manoella Cavalcanti de Barros e Sandra Guedes Magalhães. O projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2004, durante a disciplina de Planejamento e Execução de Campanhas. “A idéia da campanha era conscientizar as crianças e, conseqüentemente, os adultos sobre a importância de se preservar os mananciais”, explicou o professor e orientador do trabalho, Alfredo Sotero. Na categoria Relações Públicas, a Universidade faturou três troféus, com trabalhos orientados também pelo professor Alfredo Sotero.

Na subcategoria Publicação Especial venceu Empresa Inteligente – Administra com Relações Públicas, realizado no primeiro semestre de 2004, na disciplina de Planejamento e Execuções de Campanha. Participaram da elaboração e execução do projeto os alunos de RRPP, Adelmo Pereira Vasconcelos, Andréa de Fátima Guimarães de Aguiar, Danielle Viviane Pereira Barros, Maria Ione de Melo Lima, Michely Gleicy Costa de Melo e Viviane Flávia de Moraes Alcântara. “Essa campanha foi de fundamental importância, pois teve como objetivo esclarecer aos empresários a real função do profissional de Relações Públicas e sua importância para o bom funcionamento da empresa”, afirmou Alfredo.

Aurora Pernambucana venceu a subcategoria Vídeos Institucionais e/ou educativos. Já www.argep_15anos.com.br foi o grande vencedor da subcategoria Mídia Virtual. Esses dois projetos foram feitos no segundo semestre de 2004, pelos então estagiários da Agência Experimental de Relações Públicas da UNICAP (Agerp) Adelmo Vasconcelos Junior, Claudilaine Regina de Lima, Juliana Guedes e Andréa Aguiar.

O primeiro trabalho foi um vídeo de boas-vindas feito para os pesquisadores e participantes do VIII Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Sociene), realizado na Universidade, no ano passado. O filme animado foi construído a partir da sinopse de seis filmes produzidos pela antiga produtora pernambucana, Aurora Filmes. O vídeo faz também referência às fases passadas pelo cinema em Pernambuco.

O segundo projeto foi a construção do site da Agerp que comemorou os 15 anos da agência, assim como os 35 anos da criação do curso de Relações Públicas. “Nesse site os visitantes podem encontrar um rico material desenvolvido exclusivamente por alunos do curso”, explicou o professor Alfredo Sotero. A elaboração do site contou ainda com o webdesign da Agerp, Breno Carvalho, que é também ex-aluno da UNICAP.

Executiva da Globo News faz palestra na Unicap
Por Jorge de Assis

Parece estranho imaginar um canal de TV por assinatura que transmite notícias durante toda a sua programação. Porém, com esse conceito, o canal Globo News está completando dez anos de existência e foi para explicar mais sobre essa estratégia ousada em telejornalismo que a UNICAP recebeu na ontem (27) uma das executivas da emissora, a jornalista Vera Íris Paternostro.

Entre um breve histórico de sua carreira e as experiências com a implantação do canal no ano de 1996, a jornalista explicou como a notícia mostrada em uma televisão a cabo difere do que é veiculado nas emissoras abertas. A Globo News trabalha com uma grade composta diariamente por 22 telejornais de meia hora e um principal, que dura aproximadamente uma hora. Isso beneficia o assinante através da repercussão dos fatos.

“Ao longo do dia, se algum fato muito importante acontece, damos atenção exclusiva à notícia e paramos o resto da programação. Numa TV aberta, no máximo o plantão entra no ar, fala uma manchete rápida e informa que a cobertura completa estará no telejornal noturno”, explica Vera Íris. O fator tempo também permite um aprofundamento maior dos assuntos com a análise de comentaristas e especialistas. “São diferenciais que conquistam nosso público-alvo, que são os brasileiros formadores de opinião”, completa.

Para assegurar essa cobertura ampla, a rede conta com 220 profissionais na sede em São Paulo. A redação trabalha 24 horas por dia num esquema de turnos onde cada equipe faz cinco telejornais. “No início da emissora, éramos 20% de profissionais experientes e 80% de recém-formados na área. Eu duvidei do sucesso na época, mas acabei me surpreendendo com a determinação dessa juventude”, confessa.

Quando questionada sobre as qualidades de um bom profissional da área, Vera Íris defendeu a leitura como hábito fundamental. “Ler ajuda muito no desenvolvimento da redação de textos. Leiam tudo que é bom. E valorizem também uma língua estrangeira”, concluiu.

Alunos do Projeto Horizonte fazem apresentação de capoeira
Por Juliana Carneiro

Ao som de música e muito gingado, alunos do Projeto Horizonte se apresentaram na tarde de quarta-feira (26), no térreo do bloco A da UNICAP. Quem passou pelo local foi contagiado pela animação. “Sempre que acontece uma apresentação desse grupo paro para olhar. Acho muito bonito o trabalho deles”, afirmou a aluna do curso de Ciências da Computação, Ana Cristina Mota.

O exemplo de determinação desses alunos portadores de Síndrome de Down chamou a atenção de quem assistiu à apresentação. “É legal como eles se divertem e aprendem ao mesmo tempo que jogam capoeira”, completou a também aluna de Ciências da Computação, Jordana Morais.

Maria da Conceição do Nascimento toma conta do aluno Márcio Douglas e diz que a atividade faz muito bem a ele. “Márcio adora as aulas de capoeira. Tomo conta dele há quase um ano e ele não perde um dia sequer”, afirmou.

Segundo o mestre Corisco, professor do grupo há dois anos, a capoeira traz inúmeros benefícios aos alunos. “A capoeira tem muitas facetas, dentre elas estão o aspecto lúdico, a musicalidade e a interação social”, afirmou. O aluno do Projeto Horizonte Diego Lins concorda com o professor. “Acho bonito a capoeira e tenho muitos amigos aqui”, disse o capoeirista, que também toca percussão.

Wave homenageia os Beatles
Por Jorge de Assis

Com o título Imagine, que pode ser lido em português ou inglês, o grupo de música instrumental Wave UNICAP se apresentou nesta semana no teatro da Universidade. O tema foi uma homenagem aos Beatles, uma das mais importantes bandas de rock do mundo. Como de costume, a platéia lotou o teatro para apreciar a apresentação, que contou com convidados do MPB UNICAP.

“Como os Beatles foram uma banda com a qual as pessoas se identificam até hoje, decidimos que seria uma boa forma de estimular o gosto pela música instrumental. As canções são realmente muito bonitas e, por isso, resolvemos dividir o show em duas partes com algumas músicas cantadas por convidados”, explica o regente do grupo e saxofonista, Jenilson Pontes.

A seleção musical foi do professor Armando da Costa Carvalho, que incluiu no show, músicas como Yesterday, Hey Jude e a prória Imagine, que surpreendeu a platéia nos solos de saxofone e guitarra. “Fiquei o show inteiro relembrando a minha infância porque lá em casa nós sempre escutávamos os Beatles”, afirma a estudante de Jornalismo Bárbara Cristina.

Já as versões em português na segunda metade da apresentação foram interpretadas pelos cantores do MPB UNICAP, Auri Lucena e Luís Menezes. Cada um cantou três músicas que marcaram época na voz de cantores como Renato e seus Blue Caps e Ronnie Von.

Quinta na Química Realiza Palestra sobre Óleos Essenciais
Por Priscila Assis

A professora do Cefet-PE Sofia Brandão ministrou ontem (27) a palestra Óleos Essenciais e Suas Aplicações Terapêuticas, no Quinta na Química. O objetivo foi oferecer aos alunos e visitantes uma explicação geral sobre os processos de reconhecimento, extração e manipulação dos óleos essenciais.

A apresentação foi dividida em três fases: uma relacionada à agronomia, outra à extração e a última à legislação dos óleos. O estudo apresentado trouxe também uma abordagem sobre os trabalhos realizados no laboratório de pesquisa do Cefet-PE, que existe há oito anos. Ele é especializado em extração dos óleos e isolamento dos seus componentes químicos.

Ao final da apresentação, foi aberto um espaço para que o público pudesse tirar dúvidas com a professora. Sofia disse ter ficado muito satisfeita com a palestra. “Acho que os alunos mataram a curiosidade sobre os óleos essenciais. É sempre bom poder mostrar às pessoas os resultados dos nossos estudos”, afirmou.

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove projeto de extensão
Por Priscila Assis

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP está promovendo o projeto de extensão Repercussões do Art Nouveau na Arquitetura Pernambucana nas Primeiras Décadas do Século XX. Entre os objetivos, está o interesse de despertar nos alunos da disciplina História da Arquitetura e Urbanismo II o interesse pela pesquisa científica e a crítica de arquitetura e urbanismo em Pernambuco, possibilitando uma maior aproximação dos estudantes com a profissão.

O projeto é ligado ao programa de extensão universitária e consiste em desenvolver uma programação de visitas de campo às obras arquitetônicas. Além de realizar pesquisa documental e revisão bibliográfica, abordando temas de diferentes áreas do conhecimento, relacionados à arquitetura e ao urbanismo. O projeto prevê, ainda, a identificação de obras precursoras da arquitetura moderna, no Estado, que tenham repercussões do Art Nouveau europeu.

Repercussões do Art Nouveau na Arquitetura Pernambucana nas Primeiras Décadas do Século XX está ligado ao projeto de pesquisa da professora Guilah Naslavsky sobre a Constituição da Arquitetura Moderna em Pernambuco, 1930-1980. O resultado do estudo será apresentado em painéis expositivos, no final do mês de novembro.

Unicap abre inscrições para admissão extravestibular
Por Priscila Assis

Os estudantes interessados em ingressar na UNICAP, por transferência de outras instituições de ensino superior, ou como portador diploma de curso superior ou, ainda, como portador de diploma concluinte pela UNICAP em 2005.2 devem ficar atentos às normas e ao número de vagas oferecidos pela universidade.

As inscrições já estão sendo feitas no Campus da UNICAP e vão até o dia 18 de novembro. Se preferir, o estudante poderá se inscrever pela internet, através do site www.unicap.br, com prazo até 11 de novembro (devendo entregar a documentação exigida até a 21h do dia 18). A taxa é de R$ 217,00 para estudantes de outras instituições de ensino superior e de R$ 108,50 para concluintes da UNICAP 2005.2, a ser paga no primeiro dia útil subseqüente ao dia da inscrição.

Para informações sobre quantidade de vagas e documentação exigida para admissão, os interessados devem acessar o site www.unicap.br.

Encontro de Matemática tem minicurso sobre divisibilidade
Por Juliana Carneiro

Saber se um número é divisível por outro sem precisar dividir. Esse é o principal objetivo do minicurso Divisibilidade, que começou quarta-feira (26). O curso está na programação do I Encontro do Ensino da Matemática da UNICAP, que termina nesta sexta-feira (28), e está sendo ministrado pelos professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco Cícero Carlos e João Rocha. No minicurso, que é voltado tanto para professores quanto para alunos da graduação e do ensino médio, os participantes aprendem a elaborar regras próprias que estabeleçam relação de divisibilidade entre os números. “Mostramos uma equação base e,, a partir dela outras podem ser elaboradas. Aí poderemos saber se um número é divisível por outro sem precisar fazer grandes cálculos”, explicou o professor João Rocha. Além de minicursos, o evento promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Matemática da UNICAP oferece oficinas e palestras.

Universitários podem trabalhar na Disney durante as férias
Por Juliana Carneiro

O Student Travel Bureau/Recife (STB) promove segunda-feira (31) palestra para os alunos universitários interessados em trabalhar legalmente nos parques e hotéis da Disney, na Flórida, Estados Unidos. O programa começa em novembro e vai até janeiro do próximo ano. O encontro acontece no auditório do Recife Palace Hotel, em Boa Viagem. Os universitários podem escolher um dos horários da palestra, às 9h ou 19h. Para assistir à palestra, é preciso se inscrever pelos telefones 2123 4522 ou 9994 0425.

Os alunos selecionados poderão trabalhar em funções operacionais. A remuneração é de US$ 6,25 por hora trabalhada. Os participantes do programa ficarão acomodados em modernos condomínios, terão transporte gratuito de ida e volta para o trabalho, área de lazer com piscina e infra-estrutura esportiva.

Para participar, os candidatos devem ter mais de 18 anos, falar inglês fluentemente, ser estudante universitário e estar numa instituição reconhecida pelo MEC. Os alunos não podem estar no primeiro ano do curso ou no último e terão que pagar as passagens de ida e volta para os Estados Unidos. As vagas são limitadas.

Inscrições para o Vestibular prosseguem até o dia 18 de novembro
Por Bárbara Travassos

As inscrições para o Vestibular 2006 da UNICAP estão abertas até o dia 18 de novembro no site www.unicap.br. Os candidatos podem se inscrever também no stande da UNICAP, instalado no térreo do Shopping Recife, próximo ao Bompreço, até o dia 3 de novembro. A Universidade está oferecendo 3.420 vagas em 31 cursos de graduação nas áreas de ciências humanas, ciências exatas e saúde. Os interessados devem pagar a taxa de inscrição (R$ 65,00) em qualquer agência bancária. As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Os candidatos deverão comparecer à UNICAP entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, das 9 às 17h, no auditório G-I, 1º andar do bloco G, para receber o cartão de inscrição.Mais informações pelo fone 2119.4143.

Unicap abre inscrições para cinco mestrados

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP está com inscrições abertas para os mestrados em Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Engenharia Civil, Ciências da Religião e Desenvolvimento em Processos Ambientais, todos credenciados e aprovados pela Capes. Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br/propesp e entregar os documentos na Secretaria da Pós-graduação, na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, Boa Vista. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou pelo e-mail propesp@unicap.br

 


:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE: Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER: Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

27 - Unicap recebe grandes nomes do jornalismo nacional

27 - Unicap realiza XI Jornada de Debates sobre a Infância

27 a 29 - Coordenadora de Jornalismo é convidada para evento em Campos do Jordão

28 - Grupo Madrigal promoverá recitais em setembro e outubro

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

3 e 4 - II Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

4 - Curso de Turismo comemora 30 anos

5 - Alunos de Relações Públicas promovem show beneficente

6 a 8 - Encontro de pró-reitores discutirá as CPAs

7 a 16 - Unicap recebe exposição de trabalhos de arquitetura

8 - Seminário discute impacto da reforma universitária nos cursos de Jornalismo

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

9 a 12 - Unicap será sede de encontro de estudantes de fonoaudiologia

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap