pibic
stands
jcpm
abertura sius
 

Recife, 27 de outubro de 2005 – ano 4

Encontro de Psicologia discute a paternidade
Por Eduardo Travassos

A paternidade foi o tema da XI Jornada de Debates Sobre a Infância, evento promovido hoje (27) pelo Departamento de Psicologia da UNICAP e pela Clínica Manoel de Freitas Limeira. No encontro, foram discutidos desde o papel do pai na sociedade contemporânea até como o jovem enxerga a responsabilidade do primeiro filho.

Depois da abertura, realizada pela chefe do Departamento de Psicologia, Lúcia Galindo, o fundador do Centro de Estudos Freudianos do Recife, Ivan Correa, foi chamado à mesa pela professora Iaraci Fernandes, que estava coordenando os trabalhos. Ele ministrou a primeira conferência do dia, que teve como tema Paternidade(s). Inicialmente, foi discutida a relação dos indivíduos com a gravidez e o ato de ter filhos na antiguidade: “Antigamente as pessoas não faziam a coligação entre o ato sexual e a gravidez, achando que ela provinha apenas da mulher ou de algo divino”, explicou Ivan.

Num segundo momento, o palestrante observou o papel do pai segundo a psicanálise, contando a história de Freud e a relação dele com seu progenitor. Em seguida, foram identificados os três mitos que Freud percebeu serem os principais em se tratando de paternidade: A história de Édipo, contida na obra de Sófocles Édipo Rei, que conta as desventuras do protagonista que matou o pai e se casou com a mãe sem ter noção de quem eram estas pessoas; o conceito de ordem primitiva desenvolvida por Darwin, quando os filhos se uniriam para matar o pai por este ser o único a ter direito a gozo e que seria o primeiro contrato de sociedade; e, finalmente, a história de Moisés, que seria pai de um povo e teria sido morto pelos seus “filhos”. Como conclusão, baseado nestes mitos, o palestrante afirmou que a relação entre pais e filhos sempre está ligada à morte. “Antigamente, quando um rei tinha um filho, ficava desconfiado porque ele passaria a ser desnecessário, por já ter um substituto. Este é um exemplo claro disso que estamos falando”, concluiu.

Depois de um breve intervalo teve inicio a mesa-redonda Paternidade: Aspectos Históricos, Antropológicos e Psicossociais, também coordenada pela professora Iaraci Fernandes. Foram convidados à mesa o professor da UNICAP Marconi Proto, o integrante da ONG Pesquisa, Ação Política e Assessoria em Gênero e Saúde e a professora da UFPE Tereza Batista Budeux. E foi a professora Tereza a primeira a falar, sobre Paternidade e Contemporaneidade, abordando como a psicanálise está encarando as mudanças no mundo e no papel dos pais. “Estamos em um mundo sem referências, vivendo numa transição em que o velho não é mais seguido e o novo não surgiu. Temos novas formações familiares, e a psicanálise tem que acompanhar através da história e do estruturalismo estas mudanças”, concluiu a palestrante. O professor Marconi procurou, em sua fala, buscar na antiguidade as relações entre pais e filhos. “Não é da natureza humana ser mãe ou pai”, afirmou, relacionando esta afirmação a períodos históricos como o período da monarquia, revolução francesa e o iluminismo, contextualizando com a atualidade e com a psicanálise: “O pai e a mãe perderam seus papéis de mediadores, pois a escola, por exemplo, agora é a responsável pela educação das crianças”, frisou. O último palestrante, Jorge Lyra, pouco falou. Ele preferiu exibir o vídeo Estou Grávido! Com a voz o Jovem pai, produzido por sua ONG, em que jovens e adolescentes que se tornaram pais cedo contavam suas experiências, suas angústias e perspectivas.

Alunos de Jornalismo visitam assessorias de imprensa
Por Bárbara Travassos

A coordenadora do curso de Jornalismo da UNICAP, Maria Cleidejane Esperidião, está levando os alunos do 1º e 2º períodos do curso para conhecerem assessorias e veículos de comunicação. As visitas fazem parte das atividades práticas da disciplina Introdução ao Jornalismo, integrada ao novo currículo do curso, e lecionada por Cleidejane. Nesta disciplina, são estudados os seguintes temas: teorias básicas do jornalismo, construção social da notícia, critério de noticiabilidade e o funcionamento do mercado de trabalho.

Como aula prática, um grupo de alunos do 1º período conheceu, nesta quarta-feira (26), a comunicação corporativa através das assessorias de imprensa. Eles conheceram a SX Comunicação, a assessoria da Celpe e o Departamento de Comunicação do Porto Digital.

A gestora da Unidade de Relação com a Imprensa da Celpe, Célia Barbosa, explicou como funcionavam os serviços realizados pela assessoria. Todo um trabalho de comunicação interna é realizado, assim como clipagem da mídia, reunindo todas as notícias relacionadas ou de interesse da Celpe. A iniciativa de Cleidejane em levar os alunos para assistirem a uma aula prática foi elogiada por Célia Barbosa. “Foi uma idéia excelente da professora trazer os alunos para aprenderem, desde o 1º período, como funciona o trabalho das assessorias de imprensa, pouco difundido para os estudantes de jornalismo”, afirma.

A intenção da coordenadora do curso de Jornalismo da UNICAP era mostrar a realidade vivida pelos profissionais da área. No início deste mês, ela levou algumas turmas do ciclo básico para conhecerem os sistemas JC de Comunicação (Jornal do Commercio, Rádio Jornal, CBN e TV Jornal), Grupo Associados (Diário de Pernambuco, rádios Clube AM e FM e TV Guararapes) e a Folha de Pernambuco.

As visitas às assessorias de imprensa fizeram parte da segunda etapa das aulas práticas, onde os alunos puderam compreender como funcionam as diversas assessorias e, quem sabe até, abrir, futuramente, seu próprio negócio. “Foi uma tentativa de desfazer alguns mitos e mostrar novas possibilidades do mercado de trabalho aos alunos iniciantes. É importante que eles aprendam a não associarem o sucesso profissional, apenas, a estar empregado em um grande veículo de comunicação”, ressalta.

Unicap participa de exposição no Hospital Santa Joana
Por Juliana Carneiro

A UNICAP participou ontem (26) da XIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) do Hospital Santa Joana. Durante a exposição de instituições convidadas, a UNICAP apresentou o protótipo de um dessanilizador. O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade. A aluna do curso de Engenharia Ambiental Thaísa Avelar explicou aos visitantes a importância e funcionamento do equipamento. “A idéia é usar o dessanilizador que transforma água salgada em água boa para o consumo tanto na região litorânea como também no Sertão e ainda em ilhas como Fernando de Noronha”, esclareceu a aluna.

O projeto também prevê o reaproveitamento do sal extraído durante o processo. O resíduo é misturado a adubos e são usados no cultivo de plantas resistentes a climas áridos. Quem passou pelo estande da UNICAP ficou impressionado com o protótipo. “Achei a idéia muito interessante e pode ajudar muita gente que precisa”, opinou o eletricista Alex Ramos. Para o segurança Flávio da Luz, a iniciativa deveria ser apoiada. “Projetos como esses precisam ser financiados. Falta política pública que invista em material como esse”, afirmou Flávio.

Além da UNICAP, participaram também da exposição instituições como a Associação de Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape) e artesãos que transformam em arte material que normalmente iria para o lixo. Além da exposição, a Sipatma também conta na programação com palestras, oficinas e apresentações teatrais.

Santana debate cultura brasileira na Unicap
Por Jorge de Assis

“Música é coisa séria”. Essa foi uma das afirmações do cantor Santana durante um bate-papo na última terça-feira (25) com os alunos da disciplina Cultura Brasileira. O debate foi promovido pelo professor do Departamento de Letras Robson Telles e também contou com a participação da professora do mesmo departamento Haydee Camelo.

A mídia aponta Santana como um dos poucos cantores de ritmos tradicionais que ainda consegue considerável sucesso. Questionado sobre a perda de espaço do seu estilo no mercado fonográfico, ele garantiu que isso nunca fará desaparecer as raízes da música.“O que é tradicional jamais morre. A imitação é que nunca sobrevive”, defende. Ainda de acordo com o artista, a prova de que as músicas comercias estão destinadas a serem esquecidas está justamente na ausência de raízes nas mesmas.

Começa I Encontro do Ensino de Matemática
Por Jorge de Assis

Ensinar e aprender matemática teria sido um problema desde a época dos gregos. Este foi um dos assuntos abordados no primeiro dia de atividades do I Encontro do Ensino de Matemática da UNICAP, promovido pelo Diretório Acadêmico. O evento foi aberto com palestra do PhD da Universidade Federal de Pernambuco, professor Paulo Figueiredo de Lima. Ele falou sobre As questões atuais e os problemas ligados ao ensino da matemática.

O professor Paulo Figueiredo, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Ensino da Matemática (SBEM), defendeu uma relação mais direta do ensino, nos cursos de licenciatura em Matemática, com a prática. De acordo com ele, a troca de experiências com outras áreas do conhecimento permitiriam o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar. “Isso incluí principalmente a física e a informática. Mas as ciências sociais e a matemática financeira também são importantes”, afirmou.

Ainda durante sua conferência, o professor criticou a valorização nos cursos superiores de certos assuntos pouco usados na área. “Há funções na trigonometria que nem os matemáticos usam mais e as universidades ainda insistem em ensinar. Às vezes, eu sou muito criticado por defender isso, mas acredito que para ensinar matemática é preciso aliá-la com a realidade e com outras ciências”, defendeu.

II Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional começa no dia 3
Por Priscila Assis

Nos próximos dias 3 e 4 de novembro acontece a II Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da UNICAP. O evento tem como proposta a interação desses cursos, por meio de uma discussão prático-teórica, que enfatize a pesquisa e a qualificação profissional no exercício terapêutico. Além disso, o Departamento de Psicologia aproveita para comemorar o Dia do Terapeuta Ocupacional (13 de outubro) e do Fonoaudiólogo (9 de dezembro)

A solenidade de abertura será na quinta-feira (3), às 8h, no auditório do CTCH. Em seguida, acontecem as mesas-redondas e palestras que se estendem até às 17h30. A programação contará com a participação de profissionais do IMIP, que vão ministrar palestras sobre o projeto Mãe Canguru.

Na sexta-feira (4), o curso de Fonoaudiologia estará oferecendo os minicursos: Potencial Auditivo Evocado de Longa Latência, Avaliação do Processamento Auditivo, Atuação Fonoaudiológica em Traumas de Face e A Qualidade da Comunicação. Já o curso de Terapia Ocupacional irá realizar os minicursos de Seating - Adequação da Postura Sentada, Reabilitação Cognitiva e Saúde do Trabalhador. Cada um dispõe de 30 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de novembro.

Para alunos da UNICAP, a taxa é de R$ 15, para quem se inscrever em um minicurso; R$ 20 para quem se inscrever em dois e R$ 25, para quem se inscrever em três. Para profissionais e estudantes de outras instituições, as taxas são de R$ 20 para quem se inscrever em um minicurso, de R$ 25 para quem se inscrever em dois, R$ 30 para quem se inscrever em três. Outras informações pelo telefone: 2119-4172.

Inscrições para o Vestibular terminam amanhã
Por Bárbara Travassos

Os candidatos ao Vestibular da UNICAP têm até amanhã (28) para fazer suas inscrições nas agências do Bandepe. O prazo para quem se inscrever pela internet, através do site www.unicap.br , vai até 18 de novembro. No térreo do Shopping Center Recife, próximo ao Bompreço, há um stand da UNICAP instalado, onde os interessados poderão se inscrever, adquirindo o manual do candidato por R$ 10,00 e pagando a taxa de inscrição de R$ 65,00 nas agências bancárias do Bandepe. O candidato, também, poderá acessar a internet no stand, gratuitamente, inscrevendo-se no site da UNICAP e pagando o valor da inscrição em qualquer agência bancária. O atendimento aos candidatos no Shopping Center Recife irá até o dia 3 de novembro.

Unicap abre inscrições para cinco mestrados

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNICAP está com inscrições abertas para os mestrados em Psicologia Clínica, Ciências da Linguagem, Engenharia Civil, Ciências da Religião e Desenvolvimento em Processos Ambientais, todos credenciados e aprovados pela Capes. Os interessados devem se inscrever pelo site www.unicap.br/propesp e entregar os documentos na Secretaria da Pós-graduação, na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, Boa Vista. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou pelo e-mail propesp@unicap.br

Curso de Turismo comemora 30 anos

O curso de Turismo da UNICAP, o primeiro do Nordeste, está comemorando 30 anos de fundação. Para celebrar a data, será realizado evento no dia 4 de novembro, às 19h, no auditório GI. Na ocasião, serão homenageados alunos e professores que passaram pelo curso nessas três décadas. Também está programada palestra com a Profª Drª Margarita Barreto, referência nacional em publicações voltadas ao planejamento turístico e patrimônio cultural.

Arquitetura promove palestra amanhã

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP vai promover, sexta-feira (28), às 9h, na sala multiuso do bloco D, palestra com o professor e arquiteto Fernando Diniz. Ele falará sobre Alfred Agache e o sonho do urbanismo moderno no Brasil. Fernando Diniz é PhD pela Penn University e é professor do Departamento de Arquitetura da UFPE.

Unicap recebe exposição de trabalhos de arquitetura

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAP vai promover, entre os dias 7 e 16 de novembro, no hall da Biblioteca Central, exposição dos trabalhos premiados no concurso Ópera Prima. A mostra itinerante está passando por todos os estados do Brasil, divulgando os trabalhos vencedores do concurso nacional de Trabalho Final de Graduação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do País.

Alunos de Relações Públicas promovem show beneficente

Os alunos do 6º período do curso de Relações Públicas da UNICAP irão promover, no dia 5 de novembro, às 21h, no Espaço Usina, em Casa Forte, o show beneficente Só a Solidariedade Contagia.. O evento faz parte da disciplina Comunicação Dirigida III, ministrada pela professora Elisa Barreto, na qual os alunos desenvolvem um projeto acadêmico voltado para a responsabilidade social.

O show terá como atrações as bandas Coração di Nego, Os Fulanos e o Trio Nóis 4, além dos DJ´s Lestat, Gordox, Bruno Pedrosa e Nego Nu. Haverá também participação especial do Batuque Usina. Por tratar-se de um evento beneficente, os artistas abriram mão do cachê. Toda a renda será revertida para a Associação dos Portadores de Leucemia de Pernambuco (APPL), que oferece gratuitamente acomodação e alimentação para pacientes e acompanhantes vindos do Interior para se tratar no Recife.

Os ingressos custam R$ 7,00 e estão à venda na Bob Nick (Shopping Tacaruna). Podem ser adquiridos também com os alunos do 6º período de Relações Públicas

 

 



EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE) e Daniel França (3120-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Bárbara Travassos, Camila Maciel, Eduardo Travassos, Jorge de Assis, Juliana Carneiro, Juliana Trajano, Marcela Negromonte e Mhatteus Sampaio (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS:
 Caroline Vasconcelos, Patrícia Caldas e Pollyana Fialho (Estagiárias)

PUBLICIDADE:
 Danilo França (Estagiário)

WEBMASTER:
Kiko Secchim

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

27 - Unicap recebe grandes nomes do jornalismo nacional

27 - Unicap realiza XI Jornada de Debates sobre a Infância

27 a 29 - Coordenadora de Jornalismo é convidada para evento em Campos do Jordão

28 - Grupo Madrigal promoverá recitais em setembro e outubro

28 a 30 - Professora de Fonoaudiologia fará palestra em São Paulo.

31 a 2/11 - Alunos da Unicap participam de encontro de Física em Maceió

NOVEMBRO

3 a 11 - Festival de cinema vai premiar produções locais

6 a 8 - Encontro de pró-reitores discutirá as CPAs

8 - Seminário discute impacto da reforma universitária nos cursos de Jornalismo

8 a 11 - Professores de Arquitetura apresentam trabalhos no Rio de Janeiro

9 a 12 - Unicap será sede de encontro de estudantes de fonoaudiologia

22 a 25 - Professora da Unicap participa de congresso de Microbiologia

DEZEMBRO

5 a 7 - Unicap vai sediar Simpósio Nacional sobre Mal de Parkinson

 

       
Assecom - Assessoria de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap