Proposta

O curso Tecnológico Gestão de Turismo tem consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a organização e funcionamento dos cursos superiores de tecnologias e com os objetivos institucionais da Católica.

Geral

Formar um tecnólogo capaz de atuar no mercado de trabalho com condições de interagir com o meio social, norteado por princípios éticos, consciência de cidadania e responsabilidade social, senso crítico, aptidão para a investigação científica e capacidade para lidar com os fundamentos teóricos e práticos da profissão de modo responsável, sem perder de vista a relevância de seu papel e sua competência profissional no contexto sócio-político local, regional e global.

Específicos

  • Preparar o aluno para ingressar num mercado de trabalho emergente e competitivo, através de uma sólida formação voltada para a preservação de valores éticos, políticos e de responsabilidade e justiça sociais;
  • Favorecer a formação técnica-científica do aluno e a compreensão do processo tecnológico, para atuação nos campos do planejamento e gestão de empreendimentos, atrativos e destinos turísticos, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
  • Desenvolver no aluno a capacidade para compreender o fenômeno turístico e a atividade turística em seus múltiplos segmentos, características e necessidades especiais, possibilitando a atuação nos diversos setores do mercado turístico tendo como prioridade à preservação do patrimônio natural e histórico-cultural e o respeito ao cidadão;
  • Desenvolver a capacidade do aluno em resolver problemas macro e micro pertinentes à prestação de serviços turísticos, utilizando as ferramentas do planejamento, da organização, da execução e da avaliação, desenvolvendo competências profissionais tecnológicas para a gestão e produção de bens e serviços , atuando em equipes interdisciplinares e multisetoriais;
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno e orientá-lo sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional, desenvolvendo nele a autoconfiança e a capacidade de gerir sua carreira.

Perfil Profissional

O egresso do Curso Tecnológico Gestão de Turismo da Católica deverá ser um profissional com formação superior apto a atuar de forma crítica e reflexiva nos diversos segmentos da atividade turística.

Esse profissional deverá ser capacitado e estar apto para:

  • Planejar, administrar ou atuar em empresas turísticas ou de apoio;
  • Planejar e gerenciar destinos, serviços, equipamentos e atrativos turísticos de alcance nacional ou internacional;
  • Elaborar e executar planos, programas e projetos turísticos propostos pela iniciativa pública ou privada;
  • Atuar na promoção de equipamentos e destinos turísticos;
  • Planejar, executar e analisar pesquisas de mercado ou de cunho científico voltadas aos componentes do sistema turístico.

A inserção do Tecnólogo Gestão de Turismo egresso da Universidade Católica de Pernambuco no mercado de trabalho dependerá da solidez de sua formação técnica, teórica e ética, mediante o desenvolvimento do “CHA” da formação profissional: Competências, Habilidades e Atitudes. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os curso superiores de Turismo, o curso deve revelar, no mínimo, as seguintes competências e habilidades:

Após a conclusão de todos os módulos propostos, o egresso do curso de Gestão de Turismo estará apto para atuar em:

  • Operadoras turísticas e agências de viagens;
  • Casas de câmbio;
  • Empresas de transportes;
  • Centros de convenções e outros espaços para eventos;
  • Centros de informações turísticas;
  • Empresas promotoras de eventos;
  • Conventions and Visitors Bureaus;
  • Meios de hospedagem;
  • Empresas aéreas;
  • Centros culturais;
  • Espaços de lazer e parques temáticos;
  • Bares e restaurantes;
  • Órgãos públicos, privados e do Terceiro Setor ligados ao turismo e a áreas correlatas;
  • Empresas de consultoria;
  • Capacitação e treinamento de profissionais para o Turismo.

Deixe uma resposta