Mercado Profissional

O mercado turístico brasileiro vem crescendo nos últimos anos, fato confirmado pelo aumento da corrente cambial turística (receita mais despesa) e a abertura econômica no setor, segundo pesquisa anual divulgada pelo Ministério do Turismo (FGV; EMBRATUR; MinTUR, 2008).

Outros dados reiteram a posição do turismo como atividade em ascensão na economia nacional: de 2006 para 2007 houve um aumento de 1,22% nos desembarques internacionais de passageiros, e de 7,89% nos vôos nacionais. Por isso o turismo interno tem sido tratado como uma das alternativas para o desenvolvimento de localidades turísticas. Segundo o MinTUR, a expansão do mesmo seria resultado do aumento da renda e do crédito dos brasileiros (MARKETING…, 2008).

Pernambuco, que há anos não se destacava em relação a outras capitais nordestinas nessa atividade, voltou a ocupar em 2008 a terceira colocação como portão de entrada no país, em relação a outras capitais da região. Recife já recebeu 81.757 estrangeiros, e a previsão é que o fluxo continue a aumentar (OPORTUNIDADE…, 2008).

O setor hoteleiro vive o maior período de estabilidade nos últimos 30 anos, segundo representantes dos hoteleiros (TURISMO…, 2008). O fluxo global de turistas (comparando os primeiros quadrimestres de 2007 e 2008) demonstra um crescimento de 4,93% na demanda turística de Pernambuco. Com os bons resultados, a promoção internacional do Destino Pernambuco foi ampliada para R$ 2,45 milhões, enquanto que a promoção nacional saltou para R$ 3,6 milhões em investimentos (SETUR…,2008).

O desenvolvimento do turismo no Estado também atrai novos investidores, que demonstram alguns benefícios às comunidades em que vão se instalar, mesmo sem a conclusão das obras. Os dois maiores complexos hoteleiros de Pernambuco (The Reef Club, em Barreiros; e Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho) gerarão cerca de 58 mil empregos diretos e indiretos (OPORTUNIDADE…,2008).

As micro e pequenas empresas também serão estimuladas através da capacitação dos moradores locais para o empreendedorismo, com o apoio do SEBRAE. O Governo do Estado lançou o Programa FINTUR (Financiamento do Turismo de Pernambuco), a fim de financiar empreendimentos turísticos e de apoio com melhores condições de pagamento.

Outros grandes projetos hoteleiros estão previstos para o Estado, como o do Grupo Pestana (orçado em R$ 180 milhões) e o do Grupo Teixeira Duarte (orçado em R$ 620 milhões).

Em relação ao mercado de trabalho, foi identificado um aumento de 23,5% do quadro de pessoal em turismo no país em 2007 – situação percebida notadamente em empresas como companhias aéreas, locadoras, operadora, etc (FGV; EMBRATUR; MinTUR, 2008).

Esse crescimento pode ser estimulado nos próximos anos por causa da escolha de Pernambuco como sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, tendo o município de São Lourenço da Mata como palco para as atividades esportivas diretamente ligadas ao evento. Na ocasião, será requerida dos prestadores de serviços turísticos uma atuação intensiva, a fim de atender à demanda dos visitantes regionais, nacionais e internacionais que circularão pelo estado na ocasião.

Porém, tal mercado ainda apresenta algumas lacunas. Estudo realizado pela FGV mostrou que as duas maiores deficiências do setor são a ausência de marketing eficaz e a falta de monitoramento da atividade em nível municipal e estadual (MARKETING…,2008).

As deficiências também são sentidas nas atividades operacionais. Percebendo o baixo nível de escolaridade e de qualificação da mão-de-obra nos municípios de Pernambuco que receberão os projetos hoteleiros anteriormente citados, os investidores anunciaram a construção de centros de capacitação específicos (LAZER…, 2008).

A formação tecnológica vem suprir essa lacuna no mercado pernambucano, atendendo aos anseios dos investidores sem esquecer a importância do planejamento, do empreendedorismo, do humanismo e da responsabilidade social, cultural e ambiental.

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