A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Teologia e professora do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap, Alzirinha Souza, será uma das palestrantes do Colloque International La Missiona Hier, Aujourd’hui et Demain (A Missão, Ontem, Hoje e Amanhã – em tradução livre). O evento é considerado um dos mais importantes do mundo que trata do tema da Missão da Igreja.

Alzirinha é a única representante de América Latina no evento que reúne pesquisadores do mundo inteiro e será realizado na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, entre os dias 19 e 21 de novembro. A pesquisadora da Unicap vai abordar a perspectiva missionária do padre belga radicado no Nordeste do Brasil, José Comblin.

Ele é o autor principal estudado em sua  tese e dá nome a um centro de documentação e pesquisa especializado na sua obra e legado, localizado no 2º andar da Biblioteca da Unicap. Além de Alzirinha, o Centro de Pesquisa e Documentação Padre José Comblin, inaugurado há pouco mais de um ano, é coordenado pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira.

A professora explica que a ligação entre a Igreja belga e a do Nordeste vem de muito tempo. Uma das instituições que organizam o evento, o Missio, é responsável pela formação dos padres missionários Fidei Donum oriundos da Bélgica e que tiveram a região Nordeste do Brasil como principal destino. Comblin foi um deles.

Os laços entre o Nordeste e a Igreja da Bélgica não se restringem a Comblin. O Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara, era amigo pessoal do Cardeal Leo-Jozef Suenens, Arcebispo Emérito de Malinas-Bruxelas e que foi presidente da Conferência Episcopal Belga.

Em março deste ano, o presidente do Missio, Padre Michel Coppin, esteve na Unicap. Ele aproveitou a vinda a Juazeiro, onde aconteceu a reunião dos Fidei Donum no Brasil, para conhecer o Centro de Documentação da Católica. “Louvain sempre teve muito interesse na pesquisa em teologia e em sociologia política da América Latina. A nossa participação no Colóquio abre um espaço de relacionamento interinstitucional entre a Unicap e a Louvain”, destaca Alzirinha.

O Colloque International La Missiona Hier, Aujourd’hui et Demain também tem organização da KU Leuven e da Lumen Vitae, obra jesuíta das mais tradicionais reconhecida mundialmente dedicada à Pastoral e à Missão.

Desejamos à professora Alzirinha um ótimo evento!

 

Publicado originalmente por Daniel França, em Boletim Unicap, Assecom.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>