Apresentação

Postado em | setembro 20, 2011 | Nenhum comentário

O Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise, criado em 1998, se propõe a ser um locus para reunir pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, tendo como objetivo desenvolver pesquisas no âmbito da Psicopatologia Fundamental e da Psicanálise. Como espaço vivo de labor e de interlocuções, abriga pesquisadores e alunos.

Está ligado ao Departamento de Psicologia e em especial à Clínica de Psicologia e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia Clínica através da linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise.

O Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise trabalha com as seguintes temáticas: 1) Cultura e Arte, com estudos que abordem a psicogênese e natureza de fenômenos culturais e artísticos; 2) Criminologia e Psicopatologia, com investigações que explorem as questões da crueldade, da violência e da possibilidade de sublimação destas tendências; 3) Psicopatologias do Corpo, com estudos que considerem as novas formas de sintomas e as manifestações psicossomáticas e seus manejos clínicos; 4) Configurações Vinculares em diferentes formações grupais, abordagem clínica dessas formações, com ênfase em famílias adotivas, enfoque de experiências intersubjetivas em contextos socioambientais que expressam o mal-estar contemporâneo; 5) Subjetividade e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, considerando o ciberespaço e suas expressões como campo de investigação.

Mantém intercâmbios com: Espaço Psicanalítico-PB; Programas de Pós-Graduação-UFPE; Centre D’étude des Processus Psychiques de L’Université Denis Diderot-Paris 7; Lab. multi-site Recherche en Psychopathologie, noveaux symptôme et lieu social- Univ. Catholique de l’Ouest – Anger. Lab de Psicopatologia Fundamental: PUC-SP, UNICAMP e UNIFOR. Ele dá suporte à linha de pesquisa com o mesmo nome.