Arquivo por categoria: Cinema

mar
28
2019

“Superman, o filme”, no Cine Unicap

SUPERMAN, o filme
Direção: Richard Donner
Com Christopher Reeve e Marlon Brando
Data: 03 de abril de 2019 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório Dom Helder da Unicap (Térreo do Bloco A)
Entrada Franca
Sinopse:
Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=2178

nov
08
2017

Cine Unicap terá programação voltada para a Semana da Consciência Negra

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=2164

fev
20
2017

Seleção aberta para o voluntariado no III Cine Jardim

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=2147

abr
07
2016

Cine Jardim abre seleção para voluntariado

Entre os dias 17 a 21 de maio, o Cine Teatro Cultura em Belo Jardim, no Agreste pernambucano, recebe o II Cine Jardim, festival de cinema que já faz parte do calendário cultural do município. Neste ano, o Festival terá como tema ‘O protagonismo da mulher no cinema brasileiro’. A grande homenageada do evento será a produtora capixaba Beatriz Lindenberg, fundadora do Instituto Marlin Azul.

A produção do evento abriu seleção para voluntários interessados em colaborar e fazer parte da equipe de produção do evento. Estão abertas vagas para estudantes da área de Comunicação Social, Fotografia, Mídias Sociais, Cinema e Produção Cultural.

Para participar, os interessados devem enviar o currículo resumido para o e-mail: cinejardim@pontilhadocinematografico.com.br  Os voluntários terão certificado de 40 horas de atividades complementares.

O Festival é uma realização da Pontilhado Cinematográfico, Instituto Conceição Moura, com incentivo do Governo Federal através da Lei Rouanet. O evento também conta com a parceria da Universidade Católica de Pernambuco e Prefeitura da Cidade de Belo Jardim.

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=2063

out
05
2015

Convite – Abertura da Mostra Itinerante de Cinema Curta Vazantes

Serviço
Data: 20 de outubro de 2015
Horário: 19h
Local: Lona armada no Jardim da Biblioteca Central da Unicap
Entrada Franca

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=2048

jul
29
2015

Assessor Cultural da Unicap participa do Júri da 8ª Edição do Festival de Cinema de Triunfo

O assessor cultural da Unicap, Leo Tabosa, foi convidado pela coordenadora do Audiovisual da Secult – PE, Milena Evangelista, para participar do Júri da 8ª edição de um dos mais charmosos festivais de cinema brasileiro, o Festival de Cinema de Triunfo, que será realizado entre os dias 03 e 08 de agosto. Trinta e quatro filmes, de onze estados brasileiros, vão integrar as mostras competitivas e concorrer a uma premiação total de 40 mil reais. Leo Tabosa, Nara  Normande (ex-aluna do Curso de Jornalismo da Unicap) e Eduardo Morotó serão responsáveis pela premiação das mostras de curtas-metragens: Infanto-Juvenil, Pernambuco e Nacional.

Além das mostras competitivas e especiais, também vão acontecer, em parceria com o Sesc, sessões itinerantes do Cinema na Estrada. O Festival de Cinema de Belo Jardim, idealizado por Leo Tabora, terá uma Mostra especial intitulada Mostra Cine Jardim, que vai alcançar moradores de bairros mais afastados do centro de Triunfo, dentro da programação do Cinema na Estrada.

Na 7ª edição do Festival de Triunfo Leo Tabosa recebeu o prêmio de Melhor Direção com o documentário Tubarão.

O Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Triunfo e o Serviço Social do Comércio. O troféu do Festival é o Caretas, em homenagem às figuras centenárias que saem no carnaval pelo Sertão do Pajeú. Há ainda o troféu Fernando Spencer, concedido ao melhor curta-metragem filmado em Pernambuco.

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=2032

jun
29
2015

II Mostra Curta Vazantes: Premiação

por Gabriel Petter

O clima era de festa. A meninada em polvorosa tomava os assentos e lotava a exibição. Dançarinos de São João e praticantes de artes marciais se misturavam à velhos, mulheres, adolescentes e jovens, na geleia geral que marcou o último dia da II Mostra Curta Vazantes. Fogos rasgavam os céus do pequeno distrito, estourando nos ares como a euforia geral de que teve um dia à parte na sua rotina: um dia de cinema – de alto nível.

Se o equilíbrio na seleção das obras já foi uma característica marcante da segunda edição da mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade, a qualidade dos trabalhos em disputa deve ter dado dores de cabeça etílicas ao corpo de jurados. O destaque absoluto foi para o curta que fechou a mostra, o catarinense O Segredo da Família Urso (BRA, 2014), de Cíntia Domit Bittar, um tremendo horror movie ambientado no período do regime militar no Brasil. Mas, ainda antes, o fino Quebra de Contrato (BRA, 2013), do carioca Lindebergue Vieira, o divertido Doido Lelé (BRA, 2008), de Ceci Alves, e o experimental Moradores do 304 (BRA, 2007), de Cata Preta (sic), tornaram quaisquer especulações acerca da premiação mais incertas.

Mas quem acabou mesmo levando o prêmio de melhor curta-metragem de ficção foi o pernambucano João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa, sem dúvida um dos melhores filmes em disputa. O mineiro Joana (BRA, 2013), de Daniel Pinheiro Lima, levou o prêmio similar na categoria cinema de animação.

Além das exibições habituais, o último dia da mostra trouxe também uma divertida série de filmes curtíssimos produzidos por alunos das oficinas promovidas pelo evento. Embora a meninada estivesse mais interessada em identificar os amigos que surgiam em cada curta (sempre se manifestando com irreverentes aplausos e gaitadas), foi comovente perceber o quão importante foi para aquelas crianças e jovens a experiência do fazer cinematográfico numa terra sem cinema. Sem dúvida, uma linda herança de um festival de caráter jovem e popular, mas que proporciona, ao mesmo tempo, a difusão e fruição de excelentes obras da nova safra cinematográfica do efervescente cinema nacional de curtas-metragens.

Sim, o cinema pode (e deve) ser democrático. A esperança na possibilidade de formação de (e do) público a partir da sétima arte nunca foi vã, e se reforça em eventos dessa natureza. Toda arte só é válida, se for socialmente útil. Que venham as próximas edições.

A MOSTRA CURTA VAZANTES: CINEMA EM COMUNIDADE é incentivada pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinada pelo Armazém Coral.

Confira a premiação:

Categoria Curta-metragem ANIMAÇÃO:

Melhor Filme
Joana, de Daniel Pinheiro Lima
Melhor Direção
Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque
Melhor Fotografia
Elmando, de Anton Octavian
Melhor Montagem
Elmando, de Anton Octavian
Melhor Roteiro
A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita

Categoria Curta-metragem FICÇÃO:


Melhor Filme
João Heleno dos Brito, de Neco Tabosa
Melhor Direção
Caradecaballo, de Marc Martínez Jordán
Melhor Fotografia
O Segredo da Família Urso, de Cíntia Domit Bittar
Melhor Montagem
Caradecaballo, de Marc Martínez Jordán
Melhor Roteiro
Doido Lelé, de Ceci Alves
Menção Honrosa:
Fotografia
Ilha, de Ismael Moura

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=1999

out
01
2013

Novo filme de Leo Tabosa será exibido na 20ª Edição do Vitória Cine Vídeo

O filme Tubarão (13’ / Documentário / 2013), do pernambucano Leo Tabosa, assessor cultural da Unicap, será exibido na 20ª edição do Vitória Cine Vídeo, festival oficial de cinema no Espírito Santo, que será realizado de 28 de outubro a 2 de novembro. O documentário será exibido na Mostra Competitiva Quatro Estações, que aborda temas como direitos humanos, preconceitos, identidades e outros. Tradicional espaço de projeção do cinema brasileiro, o Vitória Cine Vídeo completa este ano duas décadas de realização com uma programação comemorativa especial.

Serviço
Data: 01 de novembro de 2013
Horário: 00h
Local: Estação Porto

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=1759

nov
26
2012

Cine Chinelo

Quem nunca saiu de uma sala de cinema com vontade de fazer o próprio filme? Para estreantes, profissionais e curiosos, vem aí o XIII Cine Chinelo NoPE, mostra de vídeos independentes, ao ar livre e sem curadoria, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, e agora com o terceiro dia de exibição, 1º de dezembro, na Rua da Alfândega, Recife Antigo. Após a sessão Caldo de Cana, bandas se apresentarão no local.

SERVIÇO 

XIII Cine Chinelo NoPE

Dias: 29 e 30 de novembro – 01 de dezembro
Rua da Alfândega – Recife Antigo
Inscrições: 18h às 20h I Bar do João – Rua da Moeda
Sessão Caldo de Cana: 20h30

Bandas
Dia 29 – Malícia Champion
Dia 30 – Trio Adubado
Dia 1º – Chambaril e Ex-Exus

Participação e entrada GRATUITA

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=1591

nov
07
2012

Gestor Cultural da Unicap participa do CINECONGO

CINECONGO – IV Festival Audiovisual da Paraíba
Abrindo Janelas
08 a 10 de novembro de 2012

O Cine Congo é um espaço para a exibição, divulgação, discussão e incentivo à criação de novos festivais pelo Estado da Paraíba. Com o tema “Abrindo Janelas”, o Festival propõe uma discussão sobre o audiovisual como instrumento de transformação local e democratização dos bens culturais.

Este ano a Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, através da Assessoria de Cultura, estará apoiando o Cine Congo.

O gestor cultural da Unicap, Leo Tabosa, fez parte da curadoria do Festival e irá integrar o Júri da Mostra Congo (filmes produzidos por jovens realizadores do Congo).

Além da premiação oficial do Festival, Leo Tabosa irá premiar o melhor curta-metragem com o Troféu Asa Branca de incentivo ao Audiovisual. O prêmio é o reconhecimento da Unicap à produção cinematográfica nordestina.

 

Link permanente para este artigo: http://www.unicap.br/pages/cultura/?p=1578

Posts mais antigos «