Regras para a submissão de trabalhos

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Territórios interculturais de juventude

04 A 06 DE SETEMBRO DE 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS RECIFE

 

SOBRE AS SUBMISSÕES DE TRABALHO

1. REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

2. PRAZOS DE SUBMISSÃO E DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

3. TEMA E SUB-TEMAS DO V JUBRA

4. MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHO:

5. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

6. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 7. ELABORAÇÃO DOS PÔSTERS APROVADOS


 1. REGRAS GERAIS

Para submeter uma proposta, efetue primeiro sua inscrição no evento, e leia as instruções abaixo.

- As modalidades para apresentação de trabalhos no V JUBRA são: Comunicação Oral, Pôster e Relatos de Experiência, sendo estes últimos (os relatos) apresentados nas atividades de Rodas de Diálogo e restrito à partilha de experiências desenvolvidas por projetos e movimentos sociais. As Conferências e mesas redondas serão realizadas à convite da Comissão Científica e Organizadora do V JUBRA.

- Os resumos deverão ser incluídos diretamente no campo do formulário de nossa home page e devem ter no máximo 3.000 caracteres (com espaços) de parte textual. O cabeçalho deve conter a indicação da modalidade (comunicação oral, pôster ou relato de experiência), especificação do subtema em negrito para qual o trabalho se direciona (ver descrições no item 3 deste documento), o título do trabalho (centralizado, todas as letras em caixa alta), e abaixo do título, em margem direita, constar o nome do autor e co-autor(es). Ao lado de cada nome especificar a vinculação institucional. Os elementos do cabeçalho (subtema, título, nomes e vinculação institucional) e as três palavras chaves que devem constar ao final do resumo não contam para a totalização dos 3.000 caracteres.

- Cada autor poderá ser o proponente principal de no máximo dois (2) trabalhos. Não há limite de número de trabalhos como co-autor.

- A submissão do resumo para avaliação está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por autor e co-autor(es);

- A aceitação da proposta para apresentação esta condicionada à avaliação feita pelo corpo de pesquisadores ad hoc do V JUBRA.

     - O prazo para envio de recursos pelos autores de trabalhos não aprovados será de até 72 horas após a divulgação dos resultados no site do evento. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail de contato da comissão organizadora do evento.

 

2. PRAZOS DE SUBMISSÃO E DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Modalidade

Período de submissão

Resultado

Sessão de Comunicação Oral 28 de Novembro de 2011 a 22 de abril de 2012 20 de Maio de 2012
Pôster 28 de Novembro de 2011 a 22 de abril de 2012 20 de Maio de 2012
Relato de experiência 19 de Dezembro de 2011 a 22 de abril de 2012 20 de Maio de 2012


 

3. TEMA E SUBTEMAS DO V JUBRA

Os trabalhos inscritos nas categorias Comunicação Oral, Pôster e Relato de Experiência, deverão se adequar ao Tema Geral e aos subtemas do evento, abaixo apresentados:

TEMA: Territórios interculturais de juventude

SUBTEMAS:

  1. Participação juvenil, movimentos sociais e ações coletivas

Receberá trabalhos que abordem diferentes aspectos relacionados à temática da juventude e participação social, política e movimentos sociais. A atuação dos jovens em diferentes espaços da esfera pública de nossa sociedade, como fóruns, discussões, associações, grupos religiosos. Juventude e atuação política. Percepção dos jovens sobre a política. Participação de jovens em movimentos sociais e/ou ações coletivas, os novos movimentos sociais e as demandas e reivindicações da juventude.

  1. Juventude, álcool e outras drogas

Receberá trabalhos sobre determinantes ou influenciadores sociais do envolvimento de jovens com álcool e outras drogas. Serviços, acesso  e atendimento ao jovem usuário e/ou dependente químico, bem como estratégias de suporte aos seus familiares nos serviços sociais, de saúde e político-assistenciais governamentais e não-governamentais. Políticas de redução de danos e ações de combate ao uso e tráfico de álcool e outras drogas entre jovens.

  1. Juventude, gênero e sexualidade

Receberá trabalhos sobre práticas afetivas e sexuais dos jovens; sobre o corpo em sua dimensão de sexualidade; acerca da diversidade sexual; sobre assimetria de gênero, relações de gênero em interface com as questões de território (rural/urbano), raça, classe, etnia, religiosidade.

  1. Sociabilidades juvenis, mídias e consumo

Receberá trabalhos sobre juventudes e as linguagens midiáticas na formação e conformação de sociabilidades. As múltiplas formas de organização juvenil em interface com as novas tecnologias comunicacionais. Grupos juvenis e estilos culturais: as relações consumo.

  1. Juventude e produção cultural

Receberá trabalhos sobre a juventude e a produção cultural através das expressões artísticas musicais, artes visuais e dança; Reflexões sobre as politicas públicas de incentivo às produções artístico-culturais para e por jovens em diferentes realidades e contextos.

  1. Juventude, processos educativos e trabalho

Receberá trabalhos que abordem políticas educacionais voltadas para a juventude na educação básica e ensino superior. Os diferentes espaços escolares e não escolares de educação voltados para a juventude, jovens formando jovens; e reflexões sobre juventude e não-trabalho, políticas voltadas para o primeiro emprego.

  1. Juventude, pessoa com deficiência e politicas de inclusão social

Receberá trabalhos que abordem a juventude e a deficiência, vista através de seus fundamentos históricos e marcos legais, das politicas públicas de inclusão e dos movimentos sociais, em especial os de jovens, na perspectiva de suas praticas de sociabilidade.

  1. Juventude, Direito e Políticas Públicas

Receberá trabalhos que abordem o ECA e seus impactos nas ações para a juventude. A proposta do estatuto da juventude. Juventude e direitos em interface com a história das políticas públicas para juventude e suas principais características estruturais e funcionais. Programas especiais para a juventude.

  1. Juventude, religião e relações étnico-raciais

Receberá trabalhos que abordem as especificidades da juventude indígena, quilombola, dos e das jovens negros e negras, considerando o cenário das politicas voltadas para esse segmento de juventude; os atravessamentos da religião na produção das subjetividades juvenis.

  1. Territórios juvenis – o rural e o urbano

Receberá trabalhos que abordem as condições de vida de jovens nos cenários urbano e rural considerando as questões de violência, migração, os projetos de vida em interface com as questões de classe, gênero, raça e religião.

 

4. MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHO:

Comunicações Orais

As sessões de Comunicações Orais serão integradas por relatos breves de investigações científicas e podem ser propostos por profissionais, professores e pesquisadores que têm se dedicado ao sub-tema indicado. Sua duração será de 15 minutos por trabalho. Cada sessão temática terá um coordenador, previamente indicado pela Comissão Organizadora do evento. O resumo deve ter no máximo 3.000 caracteres (inclui espaços), além de três palavras-chave.

Pôster

Destina-se à apresentação de relatos de pesquisa por meio de exposição, em formato predominantemente gráfico, no tamanho de 0,90 cm (largura) x 1,0 m (altura). Podem ser propostos por profissionais, professores, pesquisadores e estudantes que têm se dedicado ao sub-tema indicado. O resumo deve ter no máximo 3.000 caracteres (inclui espaços), além de três palavras-chave.

Relatos de Experiências

Espaço reservado para partilhas de experiências desenvolvidas em projetos e programas que trabalham com foco em juventude ou de movimentos sociais juvenis, coletivos ou movimentos sociais que articulem jovens. De cunho eminentemente prático, os relatos não devem ser resultados de pesquisa, mas ter como objetivo socializar atividades que foram ou estão sendo desenvolvidas por entidades sociais, sem fins lucrativos, coletivos e movimentos sociais. Os trabalhos serão reunidos em número de dois, por sessão, pela Comissão Organizadora do evento. Cada sessão terá um coordenador previamente indicado pela Comissão Organizadora.

 

5. NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DOS RESUMOS

- Para resumos das modalidades Comunicação Oral e Pôster:
O título deve ter no máximo 12 palavras e o resumo deve ter no máximo 3.000 caracteres (inclui espaços), além de três palavras-chave; deverão ser incluídos diretamente no campo do formulário de nossa home page (não há formatação específica). Deve conter: introdução (incluir aspectos da literatura que ressaltem a relevância científica do estudo, definir conceitos principais, descrever os objetivos de forma clara), método (descrever participantes, ambiente, instrumentos/materiais e procedimentos utilizados na coleta dos dados), resultados (descrever a síntese do que foi obtido com o estudo) e discussão. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações, referências ou os títulos das partes (introdução, objetivos etc). Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo.

- Para Resumo da Modalidade Relato de Experiência – O resumo deve ter no máximo 3.000 caracteres (inclui espaços), além de três palavras-chave e uma breve apresentação da entidade, coletivo ou movimento onde a experiência se desenvolveu ou vem se desenvolvendo.

 

6. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

- Os resumos serão submetidos on-line e apreciados pelos membros da Comissão Científica do evento e por consultores ad hoc, após a confirmação da inscrição do autor e co-autor(es), podendo ser aceitos ou rejeitados;

- Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: (a) Fundamentação e relevância do estudo; (b) Adequação do método aos objetivos propostos; (c) Clareza na apresentação e discussão dos resultados e (d) contribuição aos estudos sobre juventude.

- Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento.

- O participante terá conhecimento do dia/hora de sua apresentação por meio do programa final, que estará disponível na home-page do evento.

 

7. ELABORAÇÃO DOS PÔSTERS APROVADOS

A apresentação dos pôsteres ocorreram nos dias 05 e 06 de setembro pela manhã. Cada pôster terá um painel para fixação que estará à disposição dos autores no dia e local da apresentação. A fixação dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores, a partir das 8:30, e deverão ser retirados após o término do horário estipulado para a apresentação. Caso precise de ajuda teremos monitores para auxiliar no que for necessário.

Os autores deverão apresentar seu pôster de acordo com a data estipulada pela Comissão Científica. Não será permitida a troca de data de apresentação, sendo obrigatória a presença junto ao pôster de, pelo menos, um dos autores do trabalho, durante todo o tempo da sessão para explicitar seu estudo aos interessados.

Instruções para criação do pôster:

  • As dimensões serão: 0,90 cm de largura x 1,0 m de altura;
  • Titulo: letras caixa alta, fonte Arial, tamanho 70, espaçamento simples, centralizado em negrito;
  • Nomes dos autores acompanhados da instituição à qual estão vinculados e do e-mail para contato: os nomes ficaram abaixo do título, recuado à direita, fonte Arial, tamanho 32 em negrito;
  • Subtítulos: caixa alta, fonte Arial, tamanho 36, centralizado em negrito;
  • Deve conter no pôster: introdução, método, resultados e discussão, considerações finais e referências;
  • Corpo do texto: fonte Arial, tamanho 28 ou superior, espaçamento 1,5.
  • Quando houver, especificar fonte de financiamento ou agência financiadora para a realização do estudo;
  • Formatação de cores e plano de fundo do pôster fica a critério dos autores;
  • Cabe aos apresentadores providenciarem o pôster em material adequado com cordão para ser afixado.

Lembre-se: seu trabalho é um pôster, apresente informações concisas e claras.

  •  Faça o download do seguinte arquivo em pptx para esclarecer sobre a estética do pôster: Modelo do poster V JUBRA

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