Apresentação

APRESENTAÇÃO

O JUBRA – Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira é um evento acadêmico, interinstitucional e interdisciplinar que congrega pesquisadores brasileiros e estrangeiros para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes à juventude.
Um dos propósitos do evento é potencializar o fluxo de intercâmbios e ampliar a rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros que estudem esta temática a partir de diferentes referenciais e campos do saber. Também a expectativa é que o JUBRA produza, em curto, médio e longo prazos, impactos na produção do conhecimento, e amplie a troca de experiências acerca das ações públicas e da sociedade civil no sentido de garantia dos direitos dos adolescentes e jovens.
O Simpósio tem um público composto por pesquisadores e estudantes de psicologia, educação, ciências sociais, ciências da saúde e saberes afins; bem como profissionais dos campos da saúde, assistência social e educação; profissionais de ONG’s, de fundações, de governo nos níveis municipal, estadual e federal e de associações da sociedade civil; lideranças jovens que estão à frente de grupos e redes, entre outros.

O Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) foi realizado pela primeira vez em outubro de 2004, na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A iniciativa de realização partiu do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC). Contou com o apoio institucional do Comitê de Pesquisa Sociológica da Juventude da ISA (Internacional Sociological Association), do Observatoire Jeunes et Societé – Universidade de Quebec e do Comitê de Infância e Juventude da IUAES (International Union of Antropological and Etnological Sciences). Além dos anais do Simpósio, houve a publicação do livro “Juventude Contemporânea: Perspectivas nacionais e internacionais”, sob organização das professoras Lucia Rabello de Castro e Jane Correa, ambas vinculadas ao Instituto de Psicologia da UFRJ.
O II JUBRA foi realizado em novembro de 2006 e foi sediado na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre – PUC-RS, sob a responsabilidade dos Programas de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O evento contou com as parecerias do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEP-RUA), Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Teorias Contemporâneas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também houve publicação dos anais.
O III JUBRA ocorreu em junho de 2008, em Goiânia, na Universidade Católica de Goiás. O evento esteve a cargo da Universidade Católica de Goiás – UCG, Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Casa da Juventude Padre Burnier – CAJU e Fundação Aroeira. Foram publicados os anais do evento e o livro “Juventude e Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas”, organizado por Maria Tereza Canezin Guimarães e Sônia Margarida M. Gomes de Souza, Editora Cânone, Goiânia (GO), já se encontra no prelo e, tem lançamento previsto no XVI Encontro Nacional de Psicologia Social – ABRAPSO, a se realizar em Maceió, em outubro de 2009.

Em 2010 foi a vez da PUC Minas acolher o IV JUBRA que ocorreu entre os dias 16 e 18 de junho de 2010. Os trabalhos de organização do evento iniciaram-se em 04 de Julho de 2008, e congregou um número significativo de professores/pesquisadores inseridos em diferentes campos do saber e em diferentes instituições, bem como profissionais de diversas organizações governamentais (OGs) e organizações não governamentais (ONGs), organizados em cinco comissões: (1) Comissão de Organização Local, presidida pela Prof. Dr. Maria Ignez Costa Moreira;(2) Comissão Cientifica, presidida pelo Prof. Dr. Juarez Dayrell; (3) Comissão de Participação Juvenil, presidida pelo Prof. Ms. Luiz Carlos C.B. Rena; (4) Comissão Nacional, presidida pela Prof. Dra. Lúcia Rabello de Castro e (5) Comissão de Apoio Técnico Local.
O tema central do IV JUBRA foi Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades evidenciando a pluralidade da juventude e os diversificados olhares do campo das ciências e da sociedade sobre este segmento que apresenta múltiplas possibilidades e, é composto de sujeitos que contribuem para a transformação social.
O IV JUBRA objetivou também promover o diálogo e a reflexão crítica sobre a diversidade de práticas sócio-históricas empreendidas por adolescentes e jovens no mundo contemporâneo, tarefa assumida pela Comissão de Participação Juvenil que, iniciou no segundo semestre de 2009 o trabalho com grupos de jovens organizados em escolas e movimentos sociais, estimulando o debate em torno das temáticas propostas para os GTs do simpósio.

Há muito já se almejava a vinda do evento para a região nordeste, tendo em vista a vocação migratória do evento que almeja garantir a diversidade das leituras sobre juventude, bem como o fortalecimento de redes regionais, em articulação nacional e internacional sobre a temática. A participação de pesquisadores/as da região na comissão nacional desde a primeira edição do evento era sempre apontada na plenária final do Simpósio como um forte elemento para a realização do evento na região. Agora é chegado o momento da UFPE recepcionar o JUBRA V, tarefa presidida pela Profa. Dra. Jaileila de Araújo Santos vinculada ao Departamento de Psicologia do Centro de Educação e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia do CFCH.
O JUBRA V terá como temática “Territórios Interculturais de Juventude” e objetiva visibilizar as produções científicas sobre juventude em interface com as questões dos contextos rural, indígena, quilombos, dos atravessamentos da religião na produção das subjetividades juvenis, sem deixar de abranger as problematizações que constituem pauta (inter)nacional como as questões de cidadania (produção cultural, participação sociopolítica) e de ameaça à ela (baixa escolarização, envolvimento com drogas, situações de risco físico e psicossocial).

Os trabalhos de organização do evento iniciaram-se em 27 de agosto de 2010 buscando congregar professores/pesquisadores de diferentes campos de saber e em diferentes instituições, bem como profissionais de organizações governamentais e não governamentais. Até o presente temos estabelecido três comissões: (1) Comissão de Organização Local, presidida pela Profa. Dra. Jaileila de Araújo Santos; (2) Comissão Científica, presidida pela Profa. Dra. Mônica Rodrigues Costa e (3) Comissão Nacional, presidida pela Profa. Dra. Lúcia Rabello de Castro.

 

Compartilhe

Share to Google Buzz
Share to Google Plus
  • Local do Evento

  • Siga-nos