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Terça-feira, 16 de março de 2010 - Ano 9

Lançamento de livro sobre a Católica lota auditório do CTCH
Por Tifanny Valente

O professor e pesquisador Newton Cabral lançou nesta segunda-feira (15), às 19h, o livro “Memórias de um cotidiano escolar – Universidade Católica de Pernambuco 1943-1956”. Na mesa estavam presente, além do próprio autor, a Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego, e o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins.

A Pró-reitora iniciou falando sobre o quanto o livro é prazeroso, com experiências que deram origem à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), destacando a situação que a cidade do Recife vivia na época e as histórias dos homens que sonharam com a criação da Universidade. Por ser da área de comunicação, Aline Grego lembra que no livro é citado o ano de 1956, onde houve uma discussão sobre criar na Unicap o curso de Jornalismo. “Newton é um bom contador de história”, enfatizou a Pró-reitora Acadêmica.

Em seguida, o Pró-reitor Comunitário disse que segue nesse sonho há um ano e meio e já se sente parte de tudo. “Ninguém é só o momento presente. Quando a gente percebe, já fazemos parte dessa história”, destaca o Padre Miguel Martins. Lembrou o quanto é interessante perceber a diferença da época em que tudo começou, observando que agora somos nós que estamos dando continuidade à essa história.  Elogiou o Pequeno grupo do MPB Unicap,  que abriu a noite, comparando: “um livro, como uma canção, é um modo de tornar eterno um trabalho”.

O Padre Theodoro Peters, ex-Reitor da Unicap, escreveu uma carta desejando parabéns ao professor Newton. A mensagem foi lida pelo Padre Miguel Martins. Em seguida, a professora Aline Grego leu um bilhete do Reitor, Padre Pedro Rubens, que não pode comparecer ao evento, pois estava viajando.

Durante a sua palestra, o professor Newton contou que a ideia do livro surgiu da sua dissertação de mestrado. Não publicou na época porque achava que era muito simples. Um comentário de uma professora ao seu trabalho o estimulou a publicar. “Acho que deveríamos nos preocupar em escrever textos que sejam fácies de ler”, ressaltou. Para a realização da obra, foram feitas entrevistas com 25 pessoas que fizeram parte desses momentos. Foram citados alguns padres que já morreram, mas que deram vida a essa história. Alguns pontos do livro foram citados, como o fato de a Politécnica, que hoje pertence à Universidade de Pernambuco (UPE), ter feito parte da Unicap durante alguns anos

Para o fechamento da noite, o professor Newton desejou que a Unicap existisse até não ter mais universidades no mundo. “Hoje estamos continuando aquilo que foi iniciado no passado”, enfatizou. Após a palestra, os ouvintes presentes tiveram a oportunidade de obter autógrafo do professor Newton. Seu livro estava à venda durante todo o evento.

Católica celebra Dia Mundial da Água

 

A Universidade Católica de Pernambuco celebra na próxima segunda-feira (22) o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Licenciatura em Química estão promovendo uma palestra com o engenheiro florestal especialista em Gestão Ambiental e gerente de Meio Ambiente da Compesa, Eduardo Elvino, que abordará o tema "Água limpa para um mundo saudável". O evento é aberto ao público e será realizado às 19h, no auditório G1.   

 

Histórico da data – A Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas adotou, em 22 de dezembro de 1992, o 22 de março como o Dia Mundial da Água. A iniciativa seguiu as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. As atividades do Dia Mundial da Água têm como objetivo transmitir mensagens sobre a qualidade da água, os ecossistemas e o bem-estar humano. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4188.

Seminário reúne funcionários para elaborar Plano de Desenvolvimento Institucional da Católica
Por Fernanda Guerra 

O Seminário “Construindo o PDI – Unicap/2011-2016: na Visão da Comunidade Técnico-administrativa”  dará início a programação de atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Católica, no âmbito da comunidade técnico-administrativa. O evento será realizado no auditório G1 em dois dias: 23 de março, das 9h às 12h, e 30 do mesmo mês, das 14h às 17h.  

Coordenado pela Assessoria de Planejamento (Asseplan) e pela Comissão de Avaliação Institucional, o seminário reunirá funcionários da instituição para iniciar a construção do processo de PDI no nível administrativo. A ocasião contará com a participação do assessor de Planejamento e Avaliação da Reitoria, Prof. Dr. Sílvio Romero, além do professor e membro da Comissão, Cézar Cerqueira, e da coordenadora da Comissão, professora Conceição Bizerra.   

A programação será  dividida em três etapas. A primeira ficará sob responsabilidade da professora Conceição Bizerra, que realizará uma exposição sobre a história do PDI, analisando o atual período – 2006/2011 - e demonstrando resultados de estudos de avaliação finalizados em 2009. Segundo a professora, os exemplos vão servir como base para renovação do  PDI.    

Complementando a primeira parte, o segundo momento consiste em conceituar o planejamento estratégico, com uma análise sobre os elementos e as etapas que o compõem, e ficará  sob orientação do professor Cézar Cerqueira. Para finalizar, o professor Dr. Sílvio Romero conduzirá o momento final. Desta vez, o trabalho será coletivo. Agrupados em grupos ligados ao setor ao qual trabalha, os funcionários irão sugerir ideias e opinarão sobre quais seriam as prioridades para renovação do PDI. 

No início do ano letivo, dentro da programação da Semana de Estudos Docentes, um evento semelhante foi realizado, atraindo mais de 200 professores da Universidade.  

Pró-reitora Acadêmica preside Comissão Eleitoral que decidirá  a nova diretoria do FNPJ
Por Fernanda Guerra 

A Pró-reitora Acadêmica e professora de Jornalismo da Católica, Aline Grego, foi convocada para assumir a presidência da Comissão Eleitoral que conduzirá os processos da eleição da nova diretoria para o biênio 2010/2012 do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Além da professora, a comissão é formada pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, e pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Alfredo Vizeu.  

Pela primeira vez liderando a comissão, a professora Aline Grego já foi diretora Regional Nordeste da FNPJ. Atualmente, o cargo é ocupado pelo professor de Jornalismo da Católica Ricardo Mello. 

A Universidade Católica de Pernambuco irá sediar o 13º Encontro do FNPJ, entre os dias 21 e 23 de abril. No segundo dia do evento, será realizada a votação para escolha da nova diretoria, em Assembleia Geral. Só poderá  votar o professor que for associado e estiver em dia com o Fórum.  

O processo eleitoral se dará  por meio de chapas que, para efetuarem sua inscrição, deverão indicar candidatos a todos os cargos que compõem a diretoria executiva do FNPJ, como, por exemplo, presidente, vice-presidente, secretário geral e tesoureiro geral. Se integrar uma das chapas, qualquer associado poderá se candidatar.  

Até o dia 7 de abril, poderá ser feito o registro das chapas, através de ofício dirigido à presidente da Comissão Eleitoral, assinado pelo candidato a presidente ou por integrante da chapa. O ofício deverá ser enviado pela internet para os membros da comissão e também via postal. Anexado ao documento, deve constar uma declaração do FNPJ afirmando que cada um dos professores candidatos está apto a disputar as eleições. Entre as normas estabelecidas, está a que não permite o candidato participar de mais de uma chapa.  

Informações:
Aline Grego - aligrego@uol.com.br
Sérgio Murillo - sergio@fenaj.org.br
Alfredo Vizeu - vizeu@hotlink.com.br 

Cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo começam no dia 24
Por Victor Bastos

O curso “Eleições 2010: Análise de conjuntura política” começa no dia 24 de março. Será o primeiro dos quatro que serão oferecidos neste semestre pelo programa Universidade não tem idade para jornalistas e estudantes de jornalismo. Inicialmente, estavam sendo oferecidas 30 vagas para o curso, que será ministrado pelo Prof. Dr. Thales Castro. Mas a procura foi tão grande, que a quantidade de vagas foi ampliada para 40 e todas já estão preenchidas.

Os interessados em participar dos demais cursos (ver relação abaixo) já podem se inscrever através do site www.unicap.br. Os cursos estão sendo oferecidos em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. Outras informações através dos telefones da Pró-reitoria Comunitária 2119-4140 ou 2119-4146.

Confira os cursos que serão oferecidos:

Eleições 2010: Análise de conjuntura política

  • Professor: Thales Cavalcanti Castro
  • Objetivo: Apresentar estudos críticos sobre a conjuntura política regional e nacional, tendo em vista as Eleições 2010.
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: Quartas-feiras, dias 24, 31/03, 07 e 14/04/10
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00

História da África – um olhar antes da Copa do Mundo, na África do Sul

  • Professora: Zuleica Dantas Pereira Campos
  • Objetivo: Apresentar estudos críticos – do ponto de vista da História - sobre Continente Africano.
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: Terças-feiras, dias 06, 13, 20 e 27 de abril
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00


Economia para Jornalistas

  • Professora: Mabel Jacqueline Carmona de Campos
  • Objetivo: Orientar estudos atuais na área da Economia, voltada para pessoas que atuam no setor da comunicação social e demais interessados na temática.
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: Quartas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26/05/10
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00


Filosofia contemporânea

  • Professor: Karl Heinz Efken
  • Objetivo: Estudar temas que são pertinentes à Filosofia contemporânea
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: terças-feiras, dias 08, 15, 22 e 29/06/10
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00

Oportunidade de estágio para estudantes de Administração
Por Victor Bastos

O Grupo Foco estará selecionando na próxima semana estudantes de Administração de Empresas para estagiar na empresa Henkel. Os interessados deverão se inscrever até o dia 21 no site www.grupofoco.com.br/cv, a vaga está com o código 136512.

Os estudantes devem ter carteira de habilitação B, inglês intermediário e disponibilidade diurna. Outras informações estão contidas no portal do Grupo Foco.

CNPq abre inscrições para o Prêmio José Reis 2010
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNPq

As inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica foram abertas hoje (16). Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o Prêmio é destinado aos que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação mais conhecidas do público.

Neste ano, o prêmio será atribuído à categoria Divulgação Científica e Tecnológica, que premiará um pesquisador ou escritor que tenha contribuído na divulgação da CT&I para o público leigo. O vencedor desta 30ª edição será agraciado com montante de R$ 20 mil e diploma, além de passagem aérea e hospedagem para participar da solenidade de entrega do prêmio na reunião anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada entre 25 e 30 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os trabalhos inscritos serão julgados por uma comissão designada pelo presidente do CNPq, composta por quatro membros de sua livre escolha e outros quatro indicados pelas entidades Associação Brasileira de Divulgação Científica; Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência; Associação Brasileira de Jornalismo Científico; Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, A ssociação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. O resultado será anunciado pelo CNPq até 18 de junho. Para saber mais consulte o site http://www.cnpq.br/premios/2010/pjr/index.htm, ou o endereço eletrônico prêmios@cnpq.br.

História

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos de idade. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três modalidades: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

As inscrições

Os interessados têm até o dia 14 de maio para enviar as inscrições. O endereço é: CNPq - Serviço de Prêmios , SEPN 507, Bloco B, Sala 203, Brasília - DF, CEP 70740-901. A documentação é composta por ficha de inscrição preenchida; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica e cópia dos trabalhos mais importantes, no mínimo cinco e no máximo dez.

Curso de Economia promove seminário sobre agricultura familiar
Por Diego Ximenes

No dia 19 de março, vai ser realizado o 1º Seminário sobre Agricultura Familiar da Universidade Católica de Pernambuco, organizado pelos professores do curso de Economia Mauricio Pereira e Cynthia Carvalho, juntamente com os alunos do 5º e 7º períodos da graduação Rafael Silveira e Maisa França. A partir deste encontro, estão programados outros seminários, a cada três semanas, abordando outras vertentes em relação ao assunto, na sala 401 do bloco G da Católica.

Neste primeiro encontro estará em pauta a discussão sobre o conceito e a importância da agricultura familiar, além dos motivos pelos quais cresce tanto no Brasil, já que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) esse tipo de agricultura é responsável pela produção de 66% dos alimentos produzidos no Brasil, sendo marcada por possuir uma alta produtividade, com um baixo capital.

Todos os dados que serão apresentados no seminário foram fruto de uma pesquisa de extensão realizada na Católica. Os estudos de base foram feitos na cidade de Camaragibe, em reservas agrícolas onde várias famílias tiravam o sustento da terra. “Destes estudos, veio à formação de um núcleo centrado nas pesquisas, para discutir sobre essa forma econômica que paira no Brasil, e que vamos expor o apanhado nos seminários”, explicou o estudante de Economia Rafael Silveira.

Os interessados em participar, devem enviar o nome completo com número da matrícula e telefone para contato para o e-mail: neaf_@hotmail.com, para outras informações: (81) 8609 2980 ou 8727 6162.

CIEE e Senad premiam monografias sobre questão das drogas
Com informações da Assessoria de Comunicação do CIEE

Estão abertas as inscrições para o 9º Concurso Nacional para Universitários sobre Drogas, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Trata-se de um concurso de monografias, que pretende gerar reflexões e estudos sobre o tema “O que passa pela sua cabeça quando o assunto é crack?”, estimulando ações de prevenção ao uso de drogas entre estudantes. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 6 mil para o primeiro lugar; R$ 4 mil para o segundo, e R$ 3 mil para o terceiro.

Os trabalhos, que poderão ter no máximo três autores, deverão ser entregues ou enviados à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Esplanada dos Ministérios – Bloco “A” – 5° Andar – Sala 526 CEP 70.050-907- Brasília – DF), até o dia 23 de abril, via carta registrada ou Sedex. No cabeçalho do envelope, a primeira informação deve ser: “VII Concurso Nacional para Universitários sobre o Tema Drogas”. Poderão participar apenas estudantes do ensino superior, de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Está vedada a participação de funcionários do CIEE, da Senad, de membros da comissão julgadora e da assessoria de órgãos parceiros e apoiadores do evento, bem como de seus parentes. Autores premiados no ano anterior não poderão ser premiados nesta edição.

O participante deverá, obrigatoriamente, preencher a ficha de inscrição disponível nos sites do Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Obido) (www.obid.senad.gov.br), da Senad (www.senad.gov.br) e do CIEE (www.ciee.org.br) – onde também consta o regulamento -, e anexá-la à monografia. Mais informações pelo fone (11) 3040-6525/6526 ou pelo www.ciee.org.br

Sectma abre inscrições para a 1ª Conferência Estadual de C,T&I
Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) está com inscrições abertas para a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estão abertas as inscrições para os dois últimos seminários temáticos que antecederão a Conferência e acontecerão nos 16 de março (UFRPE/Recife) e 18 de março (Caruaru). Os interessados em participar do evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), deverão clicar no baner localizado no lado esquerdo da página principal do hotsite da Secretaria, preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. Você também pode acompanhar notícias pelo site www.sectma.pe.gov.br/cecti e pelo twiter: www.twitter.com/cecti.

As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura da CECTI, que acontece às 9h do dia 25 de março, no Centro de Convenções da UFPE. A organização do evento irá confirmar as inscrições, realizar novas inscrições e entregar o material da CECTI, no horário das 8h às 9h.

Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, a Conferência abordará temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

A abertura da CECTI contará com palestras da economista Tânia Bacelar, que abordará o tema principal da Conferência; e do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira. Na ocasião, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

No dia 26, a CECTI acontecerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Os participantes poderão assistir às palestras da doutora Mayana Katz, professora titular de genética humana do departamento de biologia da Universidade de São Paulo; e do professor e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, Abraham Sicsú. Em seguida, ocorrerão debates de grupos.

Seminários Temáticos

Como forma de interiorizar os debates em torno dos assuntos a serem abordados na 1ª CECTI, a Sectma preparou uma agenda com quatro seminários, sendo dois deles no Agreste e Sertão do Estado. Os participantes desses encontros irão discutir todos os temas que farão parte da CECTI, além de fazer proposições a serem levadas em debate na Conferência.

O primeiro encontro acontece no dia 3 de março, no Auditório da Faculdade de Administração da UPE e terá entre seus temas a Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico; Fomento à Inovação; e Inovação Tecnológica e o Sistema de Saúde. O município de Petrolina receberá o seu seminário no dia 10 de março, no Instituto Federal do Sertão, e irá debater, entre outros assuntos, o Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação: Desafios Institucionais; Interiorização do Conhecimento; Fomento à Ciência Básica; e Divulgação e Popularização da Ciência.

No dia 16 de março, acontecerá o terceiro seminário, no auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na ocasião, serão discutidos temas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Energias Limpas; e Tecnologias Portadoras de Futuro Aplicadas aos APL’s. Já no dia 18 de março, o seminário aporta no Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru. Lá, o assunto principal é a Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Também serão debatidos os temas: Tecnologias Ambientais; Contribuição da Ciência e Tecnologia para Educação; e Interiorização do Conhecimento. 

Irão participar dos seminários nomes como o do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; pesquisador da Fiocruz, André Furtado; presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão; diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Fernando Jucá; o coordenador de Articulação Industrial da Fiepe, Antônio Sotero; o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim; o reitor da UFPE, Amaro Lins; entre outros.

Mais informações
www.sectma.pe.gov.br/cecti
www.twitter.com/cecti

Inscrições para minicursos da SBPC Regional vão até o dia 2 de abril
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional do Semiárido

Estão abertas até o próximo dia 2 de abril as inscrições para os minicursos que serão realizados durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Regional), em Mossoró (RN). O evento acontece de 14 a 16 de abril, nas instalações da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

No total, serão oferecidas 43 opções de minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio). Os temas são bem diversos e abrangem desde didática em sala de aula até assuntos específicos, como a biodiversidade de invertebrados em manguezais do Semiárido. Para participar, é necessário se inscrever no evento mediante pagamento de taxa de R$ 15,00, na página eletrônica www.sbpcnet.org.br/mossoro/home. Depois, basta escolher o minicurso desejado na lista disponível no site, acessando o menu “Módulo dos Inscritos”.

As vagas são limitadas e seu preenchimento obedecerá à ordem de inscrição. Todos os 43 minicursos serão realizados durante o evento, diariamente, das 8h00 às 10h00, e de forma simultânea. Por isso, cada inscrito no evento poderá participar de apenas um dos minicursos.

Com o tema central “Água e Desenvolvimento no Semiárido” a SBPC Regional é dirigida para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas. Trata-se do 38º evento de caráter regional que a SBPC realiza no país, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na região. A palestra de abertura será proferida pelo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, às 19h do dia 13 de abril, no Expocenter (Campus da UFERSA). Mais informações pelo fone:(55 83) 2101-6409.

Movimento oferece estágio para alunos de Administração
Por Victor Bastos

A grife de moda internacional Movimento está selecionando estudantes de Administração ou Relações Internacionais para estagiar na empresa. O aluno deverá estar entre o 3º e o 6º período, e é necessário conhecimento em excel avançado e fluência em inglês.

A carga horária é de seis horas diárias e a bolsa auxílio é de um salário mínimo, mais seguro de vida, benefício de alimentação e passagem. Os interessados deverão enviar o currículo até o dia 16 para wanessa@movimento.com.br ou ligar para o telefone (81) 3338-1840.

Curso de Ciências Contábeis oferece curso sobre Imposto de Renda Pessoa Física
Por Fernanda Guerra

O professor de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Israel Ferreira de Lima ministrará o curso Imposto de Renda Pessoa Física DIRPF 2010 – Aspectos Gerais e Instruções de Preenchimento das Fichas, no dia 31 de março, das 8h às 12h, na sala 510, 5º andar do bloco A. O valor do curso será de R$ 30 e a quantidade de vagas disponíveis será de 60 pessoas.

Procurando atingir profissionais da área de Contabilidade, incluindo os contribuintes em geral e os alunos, o objetivo é oferecer orientação sobre normas gerais de tributação de Imposto de Renda de pessoa física e disponibilizar instrução para o preenchimento correto da Declaração de Ajuste Anual, a fim de evitar erros de preenchimento causadores de penalidades e de conceder uma possível economia tributária.

Serviço:
Data: 31 de março de 2010
Horário: 8h às 12h
Valor: R$ 30,00
Vagas: 60
Local: Sala Multiuso do CCS (Sala 510, 5º andar do bloco A)

Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba seleciona estudantes brasileiros
Por Luana Pimentel

A Universidade Católica de Pernambuco está apoiando, junto a outras instituições brasileiras, o processo seletivo que pretende levar estudantes brasileiros para se especializar em Cuba. Os cursos serão realizados na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de los Baños, localizada a 40km da capital Havana.

Inscrições

Os candidatos devem optar por uma das sete especializações oferecidas pela EICTV: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. No Nordeste, as inscrições podem ser feitas através do site www.página 21.com.br, no qual os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o e-mail eictv@pagina21.com.br até o dia 10 de março.

Perfil do candidato

O curso terá duração de três anos e está previsto que se inicie em setembro deste ano e se prolongue até julho de 2013. Para participar da seleção, o candidato deve:

1) Ter nacionalidade brasileira.

2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).

3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).

4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).

5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.

6) Apresentar seu currículo impresso.

7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.

9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.

11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).

12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.

13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Todos os documentos e materiais requeridos serão recolhidos no dia 12/03, antes dos exames escritos.

Processo Seletivo

As provas escritas serão aplicadas a partir das 8h da manhã no dia 12 de março em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA. No Recife, os exames acontecerão na sala 008 do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco, que está localizado na Rua Nunes Machado, 42 (antes da Igreja da Soledade). Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis estudantes, que vão integrar um grupo de 40 pessoas de todo o mundo, principalmente, da América Latina.

Cada candidato terá de responder a duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra que corresponde à especialização pela qual optou. Os que forem aprovados nos exames escritos serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que indicará os melhores estudantes de cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo (14). O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.  

Matrícula

Após serem selecionados, os estudantes devem pagar a matrícula, que tem um custo de cinco mil euros por ano. O pagamento pode ser à vista no mês de setembro ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros poderão contar com o apoio do Ministério da Cultura, que pagará parte do valor por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressarem no curso vão ter direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Em casos de dúvidas, os candidatos podem ligar para a Página 21 que, há quatro anos, organiza a seleção aqui no Recife. O telefone da empresa é o (81) 3421-7180. Existe também a opção de enviar um e-mail para eictv@pagina21.com.br, ou, ainda, de acessar o site da empresa: www.pagina21.com.br.

Ex-aluna da Católica promove passeio para a Paixão de Cristo 2010
Por Fernanda Guerra

A ex-aluna de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco Sônia Rabelo está promovendo o passeio destinado ao Espetáculo da Paixão de Cristo 2010, em Nova Jerusalém, no dia 31 de março. A saída será no Recanto do Picuí, no Derby, às 7h30. O retorno será após o término do evento. O valor é de R$ 40.

Dentro do roteiro da viagem, está incluída uma parada no Pólo de Compras de Caruaru. Os interessados podem reservar suas vagas através dos telefones (81) 3221.0310/ 8897.5537/ 9993.9313.

Madrigal Marlos Nobre fará recital preparativo da Semana Santa
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco e o Madrigal Marlos Nobre convidam a comunidade pernambucana para o recital preparativo da Semana Santa. A apresentação será realizada no dia 31 de março, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Na ocasião, a obra “Stabat Mater”, de Giam Battista Pergolesi, será interpretada por Adriana Lara (soprano) e Belani Medrado Segunda (mezzo-soprano).

Coordenador do curso de Direito lança livro no dia 22
Por Fernanda Guerra

Uma obra construída a partir de uma análise aprofundada sobre a organização dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo no plano estadual.  De autoria do coordenador do curso de Direito da Universidade Católica Pernambuco, professor Marcelo Labanca, o livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF será lançado no dia 22 de março, às 19h, no auditório G2 da Unicap. 

Na noite de lançamento, será realizada uma palestra com a apresentação dos conteúdos presentes na obra. Resultado de sua tese de doutorado, finalizado em 2008, o estudo foi atualizado no ano passado e está sendo publicado em parceria pelas editoras Elsevier e Campus Jurídico. Segundo Labanca, o livro é destinado a estudantes e profissionais da área jurídica.

“No Brasil, a descentralização do poder é muito frágil. O país centraliza muito o poder e isso compromete o fortalecimento da democracia”, aponta. Por esse caminho, o professor elaborou um estudo impregnado de argumentações em torno do assunto. O autor apresenta análises sobre a autonomia dos Estados-membros da União e uma abordagem que identifica a medida a qualos poderes estaduais copiam a estrutura de poderes federais. Além disso, uma listagem de normas constitucionais reproduzidas obrigatoriamente nas constituições estaduais também integra a obra.

Desde 2002, Marcelo Labanca atua na Católica. Além de coordenador do curso de Direito, ele é professor da graduação e do mestrado em Direito e procurador do Banco Central.

Serviço

Lançamento do livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF
Dia: 22/03/2010
Horário: 19h
Local: Auditório G2 da Unicap

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