logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Segunda-feira, 1º de março de 2010 - Ano 9

Unicap se prepara para participar da campanha “Ficha Limpa”
Por Luana Pimentel 

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu na manhã desta segunda-feira (1º) o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), um dos coordenadores da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. No encontro, foi discutida a participação da Unicap na campanha “Ficha Limpa”.

Participaram da reunião o diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap, Jayme Benvenuto, responsável pelo engajamento da Universidade na campanha; a coordenadora da Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) da Unicap, Maria Rita Holanda; o representante da Fundação Fé e Alegria, Adriano Silveira, e Valter Avellar, funcionário da Coordenação de Tecnologia de Informação (CTI) e responsável pela construção do portal Instituto Humanitas Unicap. Também estavam presentes os assessores do deputado Paulo Rubem, Andrea Farias e Odilon Lima.

O deputado federal, Paulo Rubem, aproveitou a oportunidade para falar do problema da corrupção e da importância de se estimular a população na luta pelos direitos humanos, para que passe a cobrar e a fiscalizar o estado. “Para isso, realizamos palestras, debates e conferências em universidades e instituições, além de produzirmos materiais para a mídia pública”, afirmou. 

Conheça  o Ficha Limpa 

A campanha “Ficha Limpa” foi lançada em abril de 2008 pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) com a intenção de melhorar o perfil dos candidatos a cargos eletivos do país. Partiu de uma iniciativa popular para se averiguar a vida dos políticos antes de se candidatarem.  O projeto, cujo protocolo PLP 518/09, encontra-se vinculado ao PLP 168/93 propõe que seja alterada a Lei Complementar nº 64/90, da Inelegibilidade, que estabelece situações para impedir candidaturas de políticos condenados por crimes graves.

Paulo Rubem, que foi um dos 22 parlamentares a assinar o projeto da ficha limpa, demonstrou descontentamento no que tange o envolvimento da grande mídia na campanha. “A gente esperava que as grandes emissoras de rádio e jornal abraçassem de forma lúcida esse projeto, todavia, eles não mostraram muito interesse.”

De acordo com o parlamentar, a reação da sociedade foi bem diferente e “bastante positiva”, o que o deixa bastante otimista com relação à aprovação do projeto. “A participação de cidadãos comuns nesse projeto deixa a Câmara dos Deputados e o Senado numa saia justa. E já podemos acompanhar essa interação da sociedade. Tanto que já se conseguiu 1,3 milhão de assinaturas propondo a alteração da Lei da Inelegibilidade”. 

Envolvimento das universidades na campanha

O deputado Paulo Rubem declarou que o projeto “Ficha Limpa” tem conseguido pouco envolvimento por parte das universidades. “Alguns cursos específicos, como os de Direito, Economia e Administração, é que promovem debates, seminários e palestras sobre a corrupção de um modo geral, mas não fazem menção à campanha.” 

Ações em vista com a Unicap

Durante a reunião, ainda foram traçadas algumas opções de parceria entre setores da universidade e a campanha. No caso da Astepi, por exemplo, que presta serviços gratuitos a 12 comunidades carentes na área de Direito Civil, foi proposto que se levasse a campanha “Ficha Limpa” para dentro dessas comunidades. “Poderíamos articular as várias ONGs que estão dentro dessas regiões com a finalidade de se levar o projeto para a sociedade. Talvez fosse uma boa opção elaborar cartilhas que explicassem a campanha”, afirmou a professora Maria Rita Holanda.

Foi decidido ainda que se deveria fazer na Universidade uma “jornada de sensibilização”, com palestras de pessoas que já estão envolvidas com órgãos parceiros da campanha, como é o caso do Centro Luiz Freire.

A previsão da Universidade Católica de Pernambuco é de que a jornada aconteça depois do 1º  GQ, na segunda quinzena de abril. Uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira (4) com representantes de núcleos da Unicap e o deputado federal Paulo Rubem. O encontro tem como objetivo definir a programação e as parcerias da campanha “Ficha Limpa” com as representações da Universidade.  

Reitor da Unicap participará nesta quinta-feira da reunião do Conselho Superior da Anec
Por Victor Bastos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, embarca nesta quarta-feira (03) com destino a Brasília, onde participará da reunião do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (Anec). 

A Associação Nacional de Educação Católica é presidida pelo Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. O Conselho é o órgão deliberativo da Anec, que atualmente reúne 372 mantenedoras e 892 instituições mantidas na área de ensino superior, básico e médio e entidades assistenciais. No total, são 18 universidades, 11 centros universitários, 16 faculdades, 1.400 instituições de ensino fundamental e médio, que reúnem cerca de 1,2 milhão de alunos e 80 mil professores e funcionários.

Jornalista Graça Araújo faz palestra na Católica no dia 10 de março
Por André Amorim

A jornalista Graça Araújo fará, no dia 10 de março, às 9h, no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco, a palestra “Mulher e Mídia”. Além da âncora da TV Jornal, participam, também, como debatedoras a jornalista e representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, professora Ana Veloso, e a representante da União Brasileira de Mulheres, Inamara Melo. A coordenação da mesa ficará a cargo da jornalista responsável pela Assessoria de Comunicação da Unicap (Assecom), Paula Losada.

A palestra “Mulher e Mídia” faz parte da programação da VII Semana da Mulher que, neste ano, tem como tema “Mulher Cultivando uma Economia a Serviço da Vida”. Para conferir a programação completa basta acessar o site http://www.unicap.br/eventos/mulher.

Católica vai receber visita do embaixador do Haiti nesta quarta-feira

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber nesta quarta-feira (3) a visita do embaixador do Haiti no Brasil, Hidalbert Pierre-Jean. Ele será recebido às 9h30 pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e pelo assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro.

O encontro terá duração de 40 minutos e, em seguida, o embaixador fará uma visita pelo campus. Além de conhecer a Unicap, o diplomata fará um agradecimento especial à Universidade pela campanha de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos realizada pela Pastoral da Católica para as pessoas afetadas pelo terremoto.

Assessor de Relações Internacionais vai participar de seminário no Itamaraty

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais e coordenador do Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco, Prof Dr. Thales Castro, irá participar do II Seminário sobre Pesquisas em Relações Econômicas Internacionais, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão e com o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. O evento será realizado no dia 4 de março, na Sala San Tiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O seminário tem como objetivo dar seguimento à reflexão sobre a conjuntura e as tendências das relações econômicas internacionais e os desafios e oportunidades que se apresentam ao Brasil e com base nas pesquisas e trabalhos conduzidos nas principais instituições de pesquisa brasileiras.

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove palestra na sexta-feira
Por André Amorim

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco promoverá, na próxima sexta-feira (05), a partir das 14h, na sala multiuso do 1º andar do bloco D, uma palestra com os arquitetos da Norte-Oficina de Criação, Bruno Lima e Chico Rocha.

O evento faz parte de uma iniciativa do curso em realizar, todos os meses, palestras com profissionais da área.

Fé e Alegria promove reunião entre estagiários
Por Diego Ximenes

Começou na tarde desta segunda-feira (1º) a reunião de inicio do ano letivo da Fundação Fé e Alegria do Brasil em Pernambuco. O encontro, que acontece durante as tardes desta semana, na sala 410 do bloco B, é organizado pela coordenação do projeto, e tem a finalidade de promover a integração de todos os estagiários do Fé e Alegria.

Cerca de 40 estagiários participaram do primeiro de dia de reunião. Todos eles estão ligados a algum programa da entidade, como o Projeto Horizonte, Amigos do Saber, Apoio Pedagógico e Jovens Aprendizes.

Na tarde desta segunda-feira, depois de uma explanação sobre o projeto, o coordenador da formação humana do Fé e Alegria, Adriano Silveira, propôs uma atividade prática para estimular a criatividade e a participação de todos, buscando o entrosamento e a troca de saberes dos estagiários. Com cartolinas, muita cola, revistas e jornais, eles se dividiram em grupos e, através de recortes, contaram como está a situação socioeconômica do Brasil.

Com cartazes já prontos em mãos, discutiram a melhor forma do país chegar a um índice de boa educação, uma maneira clara sobre o que está acontecendo na área da política nacional e como estimular a leitura, entre jovens e crianças, já que o Brasil tem uma média de dois livros lidos por cada jovem no ano, número bem menor do que países como Colômbia, onde se lê 5 livros, e Argentina onde a população tem uma média de 7 publicações lidas por ano.

“Com essa reunião, pretendemos integrar os estagiários à melhor forma de lecionar os jovens e explorar a visão crítica, pois dentro da sala, eles também serão formadores de opinião” explicou Adriano, em relação ao debate político nas apresentações do primeiro dia de encontro.

Na tarde desta terça-feira, o encontro continua abordando o ideal institucional do Fé e Alegria com um conceito educacional, e com outras atividades práticas.

Fórum Inter-religioso promove debate sobre a “Religião do Eterno”
Por André Amorim Com informações do blog de Ciências da Religião da Unicap

O Fórum Inter-religioso da Universidade Católica de Pernambuco promoverá, na próxima segunda-feira (08), a partir das 17h, na sala 311 do bloco B, um encontro para debater a “Religião do Eterno”, criada por Cícero Farias, no Vale do Catimbau. Em 1999, com a morte do criador da religião, instaurou-se uma crise que pode estar dando origem a uma nova religião.

É no Vale do Catimbau, localizado a 285km do Recife, entre o Agreste e o Sertão de Pernambuco, que surgiu, em 1976, a chamada “Religião do Eterno”. O líder do movimento, Cícero Farias, mais conhecido como “Meu Rei”, teria recebido a missão divina de fundar um novo paraíso na terra. Desde então, mais de 30 famílias vivem na fazenda Porto Seguro seguindo as “leis cósmicas”.

8ª Semana da Mulher começa no dia 8 de março
Por Lílith Perboire

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Católica de Pernambuco promove entre os dias 8 a 12 de março a 8ª Semana da Mulher. O tema deste ano é: “Mulher cultivando uma economia sustentável a serviço da vida”, que faz uma alusão à Campanha da Fraternidade, que tem como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Durante toda a semana vão acontecer palestras, apresentações culturais, exposição, minicursos e mesas-redondas.

A 8ª Semana da Mulher é uma iniciativa da Pró-reitoria Comunitária da Católica, com o apoio da Pastoral e dos centros da Universidade.  O evento pretende debater uma economia que promova o desenvolvimento amplo sem exclusão social, além de fazer um alerta ao consumo atendendo às demandas da sociedade, efetivando o compromisso social da Católica. A participação em toda a programação da Semana da Mulher é gratuita e aberta ao público.

A abertura do evento será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, na segunda-feira (8), às 9h, no auditório G-2. Em seguida, haverá uma palestra com a participação da secretária estadual da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque e a deputada estadual Elina Carneiro.

Confira toda a programação:

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.DIA 08/03/2010-segunda-feira

ABERTURA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DA MULHER- PE
Magnífico Reitor Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, SJ.
Pe. Miguel de Oliveira Martins Filho, SJ – Pró-Reitor Comunitário/Católica
Palestrantes: Cristina Buarque - Sec. da Mulher do Estado de PE e Elina Carneiro - Deputada Estadual
Horário: 9h às 11h
Local:  auditório GII,1º andar bl G
Coord. Andréa Campos
*Animação inicial: Música e Dança- CAC
Coord.: Genilson e Ana Cecília Soares 

HOMENAGEM  ÀS  MULHERES- Apresentação cultural - grupo capoeira e percussão do Espaço Criança Esperança  Olinda.
Horário: 9h às 10h
Local: Católica- térreo bl G frente a CGES
Coord.:Kátia Pintor 

Exposição: Mulher Negra Força e Resistência
Local:Hall do bl A
Horário: 15h
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.: Jorge Arruda (Secretário Executivo do CEPIR) 

Celebração Eucarística
Horário:18h às 19h
Local: Capela do Campus
Resp. Equipe de Liturgia da Pastoral e  Maristela Velozo 
Espaço Cultura Feminina
Recital com Cida Pedrosa (autora do livro “As filhas de Lilith”)
Horário:18:30 às 20h
Mesa de autógrafo
Local: Hall do Bloco G 

Painel- A Participação da Mulher na Economia Solidária como Fator de Desenvolvimento Sustentável
Participantes: Secretaria da Economia Popular Solidária da PCR
Grupo Mulher Maravilha e Casa da Mulher do Nordeste
Coord.: Prof. Janice Albuquerque
Horário: 18:30h às 21:30h
Local: Auditório GI, 1º  andar do bl. G

DIA 09/03/2010-terça-feira

Palestra- O papel da mulher na economia e na política brasileira
Palestrante: Luciana Santos 
Secretária de Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco
Horário: 9h  às 11h
Local: Auditório GII, 1º  andar do bl. G
Coord.: Profª Maria da Graça Xavier Ferreira
Animação   inicial: MPB  CAC
Coord.: Percy  

Palestra: Adolescência e Gênero
Palestrante: Profª Mariel Rocha P. Lyra
Local: auditório do CTCH, 1º andar do bl. B
Horário: 15:00 às 17:00
Coord.: Curso de Psicologia 

Painel: Contribuição da Mulher no Processo de Humanização do Mundo
Participantes: Professores do CTCH
Horário:18:30 às 21:30h
Local: Auditório GI, 1º andar do bl. G
Coord: Profª Maria do Carmo Motta  

Painel: Saúde e Prevenção da Mulher”
Paula Viana – Grupo Curumim
Participação do DCE da Católica
Horário: 18:30 às 21:30
Local: Auditório GI, 1º andar do bl. G
Coord.: Profª Elizabeth Siqueira 
Espaço Cultura Feminina

Atração cultural apresentada pelo grupo de teatro de alunos da Católica:Os Poetas Vivos
Horário:18h às 18:30
Local: Hall do Bloco G 
Cine Gramadinho
Horário: 16h às 18:30h
Local: Jardim (em frente à Biblioteca)
Coord. DCE /Católica 

DIA:10/03/2010- quarta -feira 

Palestra: Mulher e Mídia
Palestrante: Jornalista Graça Araújo
Debatedoras:
Jornalista Stela Maris - Professora da Católica Jornalista Inamara Melo – União Brasileira de Mulheres
Coordenação: Paula Losada
Horário: 9h às 11h
Local: auditório GI, 1º andar do bl. G 

Painel – Violência contra a Mulher no Século XXI
Painelistas:
Representante da União Brasileira de Mulheres (UBM)
Rejane Bezerra -  Secretária de Mulheres da Cidade do Recife
Coord: Andréa Campos – Profª da Católica
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório G II - 1º andar do bl. G 

Palestra: Educação e Gênero – relato de uma experiência no Spelman College
Profª Terezinha Galvão
Coord.: Profª Elizabeth Siqueira
Horário: 18:30 às 19:30
Local: aud. CTCH – 1º andar bl B 

Painel: Movimentos Contemporâneos de Mulheres em Pernambuco
Pe. Ferdinand Azevedo,SJ
Prof. Católica, historiador e pesquisador
Edla  Noronha (Coord. do Movimento das Mulheres contra o Desemprego)
Coord.  Profª Elizabeth Siqueira
Horário:19:30 às 21:30h
Local: aud. CTCH - 1º andar bl B

DIA:11/03/2010-quinta-feira

Pinel: Assédio Moral e Sexual
Painelistas: Prof. Sérgio Torres - Juiz do Trabalho
Cristina Buarque - Sec. da Mulher do Estado de PE e Karina Vasconcelos – grupo Girassol
Coord. Profª  Mabel Carmona - Economia
Horário: 9h  às 11h
Local: Auditório G II - 1º andar do bl. G 

Palestra: Mulheres Negras Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.Jorge Arruda (Secretário Executivo do CEPIR)
Horário: 15h às 17
Local: Auditório G I - 1º andar do bl. G 

Quinta em Ritmo e Poesia na Católica: Homenagem às mulheres
Participação da Banda 100% Mulher – Maestrina: Carmem Pontes e Poetas Vivos- grupo de teatro alunos da Católica
Horário:17h às 19h
Local: térreo do bl. G
Coordenação: cantora Profª Haidée Camelo e o  pastoralista Gilmar Araujo 

Painel-Compulsão  pelo Consumo x Consumo Sustentável
Painelistas:Profª Graça Ferreira e Profº Moab Acioli
Horário: 18:30 às 20h
Local: Sala multiuso, 1º andar do bl. D
Realização:Curso de Engenharia Civil-CCT
Coord.: Profª Graça Ferreira 

Painel – A Importância da Juventude no Movimento Feminista
Painelistas: Representante da marcha mundial de mulheres
Eduarda Alves - diretora de mulheres da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP
Renata Brasileiro - diretora de mulheres do DCE da Católica
Horário: 18:30 às 21:30
Local: aud. CTCH – 1º andar bl B
Coord.DCE/Católica

DIA 12/03/2010- sexta -feira

Fórum de Gênero
Coordenadoria da Mulher - Prefeitura da Cidade do Recife
Horário:9h às 11h
Local: Aud.. G I, 1º andar do bl. G
Coord: Andréa Campos 

Apresentação: Grupos Artísticos das ONGS
Casa de Passagem,
Casa Menina Mulher 
Horário: 14:30 às 15:00
Local: hall bl A - Pracinha
Resp. Profª  Janice Albuquerque 

Painel: Retrospectiva Histórica do Centenário do 8 de março 
Painelistas: Virgínia Barros – Presidente da UEP,  Sílvia Camurça- SOS Corpo e Márcia Ramos (União Brasileira de Mulheres)
Coord.: Profª Zuleica Dantas
Horário: 15:00h às 18:00
Local: auditório GII, 1º andar do bl. G 

Apresentação do Maracatu Tambores d’Olorum – Fundação Fé e Alegria
Horário:18h às 19h
Local: saída: térreo do bl. G ao bl A
Resp: Ana Cecília Soares  

SHOW ARTÍSTICO E HOMENAGENS
Grupo Mandacaru e  Interpoética
Recital de Música e Poemas
Profª  e Cantora Haidée Camelo e grupos especiais
Local: Teatro, 1º andar do bl. B
Horário: 19h30 às 21h30
Coord.: Núcleo da Mulher e
Equipe de Trabalho da VIII SMC
Realização: Núcleo da Mulher, Pró-reitoria Comunitária, Centros e Pastoral 

OUTRAS ATIVIDADES DURANTE A SEMANA

EXPOSIÇÃO- Mulher Negra: Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.: Jorge Arruda (Secretário do CEPIR)
Local: Pracinha  e hall do bl. A 

OFICINA - Mulheres na “rede” - dicas de uso da internet para economia e geração de renda
Horário: 14h às 17h
Local:Biblioteca, sala de multimeios
Ministrante: Ana Beatriz Nascimento 

OFICINELÂNDIA II -  Cuidar da beleza  com economia
Horário:14h  às 16h30
Responsáveis: Ana Lúcia Trigueiro Matoso - BC e Raíssa (curso Direito)
Oficinas: bijuteria, tenerife, emborrachado,
garrafa pet
Local: sala 012 térreo bl A (univerão) 

MINI-CURSO
Tema: Protagonismo da Mulher nas Comunidades Cristãs Primitivas
Responsável:Profº João Luiz Correia e Maristela Velozo
Horário:16:30-18:30h
Local:sala 824,  8º  andar,   bl B 

MINI-CURSO
A Mulher e a  Economia de Comunhão
Responsável: Prof. Jorge Cândido
Horário:16:30-18:30h
Local: Sala 207, 2º andar, bl. B 

Mais informações:
- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146
- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.
- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.

Museu de Arqueologia promove minicurso Megafauna do Pleistoceno
Por Fernanda Guerra

Uma viagem por assuntos geológicos. O início do universo; os movimentos realizados pela Terra, repercutidos nas constantes alterações climáticas; o surgimento da vida e a extinção de espécies. Os temas serão abordados no minicurso Megafauna do Pleistoceno, que será promovido pelo Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, nos dias 9 e 11 de março, das 8h às 12h, na sala 106 do bloco G.

O foco principal do minicurso será uma abordagem aprofundada sobre as espécies de animais gigantes, habitantes do mundo no período do pleistoceno – entre 1,8 milhão a 11.000 anos atrás – e dos seus descendentes atuais.  

Em dois dias, os participantes vão ter contato com conceitos de evolução e com uma outra visão sobre as mudanças do planeta, mostrando que nem sempre o homem é o verdadeiro culpado do desgaste mundial.

As inscrições custam R$ 20,00 e devem ser feitas na Fasa Gráfica. O minicurso será coordenado pela professora Drª Maria do Carmo Costa e terá a apresentação de Joana Paula e Wagner Oliveira.

Mais informações pelo telefone 2119.4192.

Professor da Unicap terá capítulo no livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Por Victor Bastos

O Prof. Dr. Emanuel Ferreira Leite, que leciona no curso de Administração da Universidade Católica de Pernambuco, será responsável por um capítulo do livro Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. O livro será publicado pela editora Atlas e estará nas livrarias a partir da próxima semana.

 

 

 

Abertas as inscrições para 6º Concurso de Monografia CBTU 2010
Por Victor Bastos

Estudantes que estão nos dois últimos anos de graduação ou com diploma de curso superior poderão se inscrever no 6ª Concurso de Monografia – A Cidade nos Trilhos 2010. A edição deste ano terá como tema “O transporte de passageiros sobre trilhos como instrumento estruturador da dinâmica das cidades e indutor do desenvolvimento urbano”.

Os candidatos poderão se inscrever com trabalhos individuais ou em grupo. O concurso tem o objetivo de estimular a pesquisa na área de transporte urbano, reconhecendo as tarefas de qualidade técnica e de aplicabilidade no setor de transporte.

Os cinco primeiros colocados serão contemplados com certificado, publicação da monografia e participação no XXIV Anpet – Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte, que será realizado no Rio de Janeiro em novembro de 2010, com passagens e hospedagens incluídas na premiação.

Os três principais trabalhos também receberão uma premiação em dinheiro. O primeiro lugar ganhará R$ 10 mil; o segundo R$ 6 mil; e R$ 3 mil para o terceiro.

Os interessados deverão se inscrever através do site www.cbtu.gov.br. A ficha de inscrição, assim como o regulamento 2010 estão no portal CBTU, e deverá ser preenchida e enviada até o dia 1º de agosto. Outras informações através do e-mail monografia@cbtu.gov.br ou imprensa@cbtu.gov.br ou pelo telefone (21) 2575-3174.

Inscrições para acesso ao estacionamento serão realizadas nos dias 29 e 30 de março
Por Lílith Perboire

Os alunos interessados em garantir acesso ao estacionamento da Católica poderão se inscrever nos dias 29 e 30 de março, das 8h30 às 20h30, no auditório G-2 da Universidade (primeiro andar do bloco G). Na ocasião, os estudantes cadastrados receberão um adesivo, no caso dos proprietários de veículos, e uma carteira de autorização para motociclistas.

Os documentos necessários para os alunos efetuarem a inscrição são:

  1. A carteira de identidade original
  2. Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).

Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.

 Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.

Para os alunos que já são usuários do estacionamento no período 2009.2, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:

  1. A carteira de identidade original
  2. Original do certificado de propriedade do veículo.

O acesso do veículo ao estacionamento só será permitido com o adesivo colado no vidro dianteiro. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário.

O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco fica localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. O espaço possui 350 vagas de carro e 40 de motos. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h.

TRE-PE seleciona estagiários de Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Por Fernanda Guerra

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) abriu seleção de estágio para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Para concorrer à vaga, é preciso que o candidato já tenha cursado a metade da graduação.

Os estudantes interessados devem apresentar o currículo e o histórico escolar na Coordenação Geral de Estágio da Unicap, até o dia 10 de março.

A bolsa oferecida é R$ 520, além de auxílio-transporte. A carga horária é de 20h semanais, no turno da tarde. O contrato terá duração de um ano, mas poderá ser renovado por mais um.

Informações pelo telefone 4009-9538, com Marco Antonio Capella ou Lídia Trigueiro.

Participe da enquete do MEC e contribua para o avanço da educação no Brasil
Por Victor Bastos

O Portal do Aluno da Universidade Católica de Pernambuco está com uma enquete sobre “raça/cor” para o Censo Educação do Ensino Superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento serve para a coleta de dados para o planejamento educacional do país.

Assim que acessar o “Portal”, o estudante da Unicap verá no lado direito da tela uma arte com os dizeres “URGENTE- clique e participe – Censo do MEC”.

Vale ressaltar que a enquete se resume a uma única pergunta. Logo, o estudante dará a sua contribuição de maneira rápida e objetiva, valorizando a democracia e apoiando o avanço da educação no país.

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio da Unicap
Por Diego Ximenes

Estão abertas até o dia 5 de março as inscrições para o programa de intercâmbio estudantil 2010.2 da Universidade Católica. Os interessados devem ter coeficiente de rendimento do curso igual ou acima de 7, ter cursado todas as disciplinas do 1º ciclo, conhecer o idioma da universidade anfitriã e não ter reprovação.

Para se inscrever no programa, o interessado deve apresentar duas fotos 3X4 com fundo em branco, duas cartas de intenção (particular) endereçada à Unicap, uma carta de intenção (particular) endereçada à Universidade onde se pretende estudar, cópia do certificado do idioma do país desejado e, caso seja necessário, uma cópia do passaporte. Para outras informações: 2119 4298 ou intercambio@unicap.br.

Conselho de Justiça Federal vai promover seminário nos dias 11 e 12 de março
Por André Amorim

O Centro de Estudos Jurídicos do Conselho da Justiça Federal, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região promoverão, nos dias 11 e 12 de março, o Seminário Ministro Aliomar Baleeiro.

A abertura será realizada pelo Corregedor Geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Jurídicos, ministro Francisco Falcão, às 15h. Em seguida, às 15h30, será realizada uma conferência sobre Lei Complementar Tributária com o desembargador aposentado do Tribunal Regional Federal, professor Hugo de Brito Machado. A mesa de abertura será presidida pelo Ministro César Asfora Rocha, Presidente do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Veja a programação completa:

Dia 12/3/2010

9h30 - Tema: A Responsabilidade tributária do sócio
Conferencista: Ministra Eliana Calmon (STJ)
Presidente da mesa: Ministro Herman Benjamin, Superior Tribunal de Justiça.
10h30 - Tema: Aspectos polêmicos do recurso especial
Conferencista: Ministro Teori Albino Zavascki (STJ)
Presidente da mesa: Ministro Sidinei Beneti (STJ)
15h - Tema: Tutela de urgência
Conferencista: Ministro
Presidente da mesa: Ministro Castro Meira (STJ)
16h30 - Tema: Os desafios do Direito Público
Conferencista: Presidente da Corte Suprema de Justiça da
Argentina, professor Ricardo Lorenzetti
Presidente da mesa: Ministro Napoleão Nunes Maia Filho (STJ)
17h30 - Tema: Aliomar Baleeiro e o STF

Conferencista: Ministro Francisco Rezek - Ministro do Supremo Tribunal Federal por duas ocasiões, Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil (1990-1992) e Juiz da Corte internacional de Justiça

Presidente da mesa: Desembargador Luiz Alberto Gurgel, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

As inscrições podem ser realizadas até a próxima quarta-feira (03) no site www.justicafederal.jus.br.

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti
Por Daniel França e Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco está arrecadando donativos a serem repassados às vítimas do terremoto que devastou grande parte do Haiti no dia 12 de janeiro. O país localizado no Caribe é o mais pobre da América Latina. A campanha está sendo feita em parceria com a Cáritas, entidade da Igreja Católica que atua pelos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A instituição é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, água, roupas e toalhas. O material deve ser entregue em dois postos de coleta: na Divisão de Ação Pastoral, localizada no térreo do bloco A, ou na Pró-reitoria Comunitária, Procom, situada no térreo do bloco B. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h30 às 18h.

A Universidade Católica de Pernambuco ganhou mais um parceiro para a arrecadação dos donativos e para a campanha de sensibilização de ajuda às vítimas do o Haiti. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicap se juntou à iniciativa, que já arrecadou mais de 500 kg de alimentos e duas toneladas de roupas, além de uma quantidade de brinquedos ainda não contabilizada.

Integrante da diretoria de comunicação do DCE Unicap, a estudante de jornalismo do 2º período, Maria Cardoso, explicou a importância da iniciativa. “A ideia da gente é justamente que o pessoal perceba que deve ajudar mesmo após a tragédia, pois o Haiti é um país pobre. Temos que fazer mais trabalhos humanitários”, afirmou.

Maria Cardoso contou que, por se tratar de uma instituição comunitária, a Unicap foi a parceira ideal para tirar a ideia do papel. “São pessoas que precisam de ajuda, por isso que a gente recorreu à Pastoral. Já faz um tempo que aconteceu a tragédia, mas as pessoas ainda não têm nada, é preciso trabalhar essa perspectiva. O DCE viu que uma universidade tão grande como a Católica, que já trabalha mais esse lado humanitário, pode fazer mais”, disse a estudante.

O coordenador da Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Antônio Mota, lembrou da importância na continuação da campanha para ajudar as vítimas do Haiti. “Neste tempo de quaresma é importante se aproximar das pessoas mais carentes, praticando solidariedade e partilha. Devemos deixar o egoísmo de lado, e acolher mais quem está sofrendo”, explicou. Padre Mota lembrou que as inscrições para voluntários seguem na Pastoral da Unicap.

 

-----------------------------------------------------------------

Confira mais notícias >

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia

Oportunidade de estudos no Canadá

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica

Livro conta a história do surgimento da Unicap

Curso de Fotografia promove 1º concurso

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010

-----------------------------------------------------------------

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000