logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 - Ano 9

Universidade Católica recebe visita do Reitor da Inholland University
Por André Amorim

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (24), a visita do Reitor da Inholland University, da Holanda, Geert Dales, e do Vice-reitor e responsável pelo departamento de Relações Internacionais, Willem Viets. Os representantes da instituição holandesa foram recepcionados pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, professor Thales Castro. O encontro teve como principal objetivo dar continuidade ao processo de integração já existente entre as duas instituições. Além disso, a ampliação dos convênios, o intercâmbio de professores e a troca de experiências, principalmente sobre intercâmbios com a China, também estiveram na pauta de conversação.

Inicialmente, o Reitor da Inholland University explicou que a formação na instituição holandesa funciona sob quatro pilares básicos: formação de cidadãos humanamente sensíveis; capacitação para uma vivência internacional; compreensão da diversidade cultural e preparação de alunos que sejam empreendedores e, portanto, capazes de criar novos empregos. Thales Castro, em seguida, apresentou a estrutura da Universidade Católica para os representantes da Inholland University. O assessor de Relações Internacionais explicou que a Universidade está dividida em cinco centros, com um total de 29 cursos de graduação, seis mestrados e um doutorado em Psicologia Clínica. Thales ressaltou, ainda, a similaridade entre a filosofia das duas instituições e que, por isso, todos estariam falando a “mesma língua”.

Os representantes da Inholland University também foram recebidos pela Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego, no 8º andar do bloco G4. Durante o percurso eles puderam conhecer o jardim da instituição e a Biblioteca Central da Unicap. A presença de pavões no jardim chamou a atenção e agradou os visitantes. Durante o encontro com a Pró-reitora, foi discutida a possibilidade do intercâmbio de professores tanto na gradação como na pós-graduação. No mês de abril está previsto que a Universidade receberá, por um mês, uma professora do departamento de Francês da Inoholland, que irá lecionar francês na Unicap.

Em seguida, na sala da reitoria, o Reitor, Padre Pedro Rubens, teve uma conversa informal sobre o intercâmbio de estudantes e professores. O Reitor lembrou a ligação histórica entre as duas nações e importantes marcas históricas que ainda existem como, por exemplo, a sinagoga Kahal zur Israel, construída durante a ocupação holandesa no Brasil e símbolo da tolerância religiosa. O Reitor foi presenteado com um quadro e ofereceu aos visitantes um cd do músico e compositor pernambucano Capiba e um livro da exposição “Sopro do Tempo: Patrimônio Nacional em Pernambuco”.

Por fim, às 11h, no Espaço Loyola, o Vice-reitor e responsável pelo departamento de Relações Internacionais, Willem Viets, reuniu-se com estudantes interessados em fazer intercâmbio para apresentar a Inholland e tudo o que a instituição tem para oferecer. Os interessados ficaram sabendo sobre os diversos programas que a universidade oferece, inclusive de cursos intensivos na China.

Durante a visita, o aluno do terceiro período do curso de Psicologia Ronald Petrus, brasileiro naturalizado holandês, compareceu para dar as boas-vindas aos compatriotas e contar sobre sua experiência no Brasil e na Universidade. Morando há cinco anos no país, Petrus pode dar seu depoimento atestando a qualidade da graduação da qual faz parte e da estrutura da Universidade, comprovando o que o Reitor da Inholland University, Geert Dales, disse já ter percebido.

Reitor da Unicap recebe sexta-feira visita do secretário de Esportes do Estado
Por Fernanda Guerra

A 3ª Conferência Estadual de Esportes será a razão da visita do secretário Especial de Esportes do Governo do Estado, George Braga, à Universidade Católica de Pernambuco. Na tarde desta sexta-feira (26), às 14h30, o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, recepcionará, em seu gabinete, o secretário. O encontro contará com a participação do coordenador de Esportes da Católica, Fernando Lapa, e do coordenador do curso de Especialização em Administração Esportiva, Sales Vidal.

A proposta da visita consiste em realizar um convite à Universidade para integrar a Comissão Organizadora de Esportes, responsável pela realização do evento. No entanto, antes de acontecer a terceira edição da estadual, serão realizadas sete conferências regionais, além das municipais – ainda sem quantidade definida. A 3ª Conferência Estadual de Esportes deverá acontecer nos dias 24 e 25 de abril, mas o local que sediará o evento ainda não foi definido.

Criada em 2008, pela atual gestão, a Secretaria Especial de Esportes do Governo do Estado comemora dois anos de existência, sendo o primeiro órgão fundado para tratar especificamente do setor esportivo em Pernambuco. Desde então, o foco da Secretaria é consolidar o incentivo à prática de esportes como hábito constante na vida da população, colaborando com a saúde pública e promovendo inclusão social.

Desde 2003, o secretário George Braga exerce cargos no setor público. Em 2007, começou a atuar na área esportiva como gerente Geral de Esportes de Pernambuco e, no ano seguinte, como secretário Especial de Esportes do Governo do Estado.

Classificados pelo Enem devem ficar atentos à matrícula
Por Luana Pimentel

O resultado do processo seletivo por notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foi divulgado. Os estudantes podem acessar a lista dos classificados no site da Católica (http://www.unicap.br/vestibular) ou conferir o quadro de avisos da Pró-reitoria Acadêmica, no térreo do bloco G.

Os contemplados pelo processo, já devem ficar ligados às datas das matrículas, que acontecerão nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) no 1º andar do bloco G, auditório G1. Três horários foram disponibilizados para os futuros universitários. No dia 25, os candidatos podem comparecer à Católica nos dois turnos: das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h. Sexta-feira, 26, a matrícula acontece apenas de manhã, das 8h30 às 11h.

Na matrícula, os estudantes devem entregar os seguintes documentos, em cópias autenticadas pelo próprio candidato (os originais dos respectivos documentos, isentos de rasuras, deverão estar com o candidato).

  • carteira de identidade;
  • CPF (do próprio candidato);
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de estar em dia com o serviço militar (para os que são maiores de 18 anos e do sexo masculino);
  • título de eleitor (se maior de dezoito anos) e do comprovante do último exercício eleitoral. Aceitar-se-á, também, a apresentação do protocolo do cartório eleitoral como prova de que o vestibulando deu início ao processamento para obtenção do título eleitoral (INCISO VI - Parágrafo 1º – Art. 16-Lei 6091/74);
  • Histórico Escolar (Nível Médio), acompanhado do Certificado de Conclusão do Nível Médio ou de Curso Equivalente;
  • uma fotografia 3x4, de frente, de boa qualidade.

Na ocasião, os alunos também vão receber o requerimento de matrícula e a ficha de compensação para pagamento da parcela da semestralidade. O requerimento de matrícula deverá ser assinado pelo estudante. Caso ele seja menor de idade, o documento deve acompanhar a firma do pai, mãe ou responsável legal. Já os certificados contendo as disciplinas e seus respectivos horários e locais de aulas, serão liberados no dia 1° de março, das 8h30 às 11h ou das 14h às 16h. Em caso de dúvidas, o candidato pode procurar o Setor de Admissão da Diretoria de Gestão Escolar no térreo do bloco R das 9h às 11h ou das 14h às 16h, ou, ainda, pelo telefone 2119-4408. 

Unicap lançará Instituto Humanistas
Por Victor Bastos

Inspirada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Universidade Católica de Pernambuco lançará em breve o portal Instituto Humanistas Unicap. Os responsáveis pelo projeto são Padre Lúcio Flávio, José Maria da Silva Filho Valter Luís de Avellar e Carlos Vieira.

O Instituo Humanistas da Universidade Católica de Pernambuco é um portal voltado para a área de ciências humanas, e tem como principal objetivo apontar novas questões e buscar respostas para os grandes desafios da nossa época, a partir da visão do humanismo social cristão, participando do debate cultural em que se configura a sociedade do futuro.

O portal do Instituo Humanistas oferecerá diversos dispositivos on-line. O atendimento espiritual, onde são trabalhadas as crises espirituais e as inquietações religiosas, é um dos principais serviços que serão prestados.

Coordenador de Jornalismo da CBN e editor da TV Jornal participam de palestra na Unicap
Por Rebeca Kramer

Os professores das disciplinas de Radiojornalismo III e de Telejornalismo III Paulo Fradique e Cláudio Bezerra, respectivamente, promoveram, na noite desta terça-feira (23), na sala 510 do bloco A, um encontro dos alunos de Jornalismo com o coordenador de Produção de Notícias da CBN, Mário Neto, e com o editor de texto do TV Jornal Notícias, Ulisses Brandão.

Mario Neto deu início a sua fala ressaltando a necessidade do encontro dos estudantes, ainda na Universidade, com as pessoas que representam o mercado. “Fui aluno um dia e sei como é importante interagir com os profissionais da área”, falou. Fazendo um resumo de sua experiência dentro do veículo Rádio, Neto comentou ter iniciado no meio em 1990, na Rádio Clube de Pernambuco. “Na época, lembro que eu tinha muita vontade de trabalhar na área. Mas, por eu estar ainda no terceiro período, podia ter encontrado muita dificuldade e, realmente, encontrei. Cheguei na Rádio Clube falando do meu desejo e, logo, eles disseram que eu era muito novo”, relembrou.

No entanto, Mario Neto não desistiu. Comentou não saber, sequer, “segurar um gravador”, mas insistiu. Até que lhe deram uma chance. “Então, eu fui cobrir o evento do novo presidente da Compesa na época e eu estava muito nervoso. No entanto, ao perceber que, devido a sua posse, ele também estava tão ou mais nervoso do que eu, fui me tranqüilizando, especialmente quando ele começou a perguntar a sua assessora as respostas de tudo o que eu perguntava”.

O coordenador de produção de notícias da CBN chegou, ainda, a passar em Administração na Universidade Federal de Pernambuco. Mas, foi no curso de Jornalismo realizado na Católica, onde se realizou profissionalmente. “Trabalhei em produção para televisão e em assessoria, inclusive, mas foi no radiojornalismo onde encontrei tesão e, tudo o que a gente faz com tesão a tendência é que saia bem feito”, disse. Posteriormente, Neto passou pela CBN e pela Rádio Jornal, sendo chamado para coordenar a JC/CBN, desde julho de 2004.

Durante a conversa na Unicap, o jornalista encorajou os alunos a lutarem pelos seus objetivos e enfatizou o fato de que realmente é muito difícil encontrar espaço, hoje, na mídia para trabalhar. “A estrutura do Sistema Jornal do Commercio, por exemplo, é mínima. Até mesmo para produzir matérias fica complicado de pedir que um repórter passe 4 ou 5 dias no Sertão fazendo uma reportagem”, comentou.

Para Mário Neto, o produtor de Rádio se parece com o da TV e do Jornal, no entanto, o Rádio tem suas peculiaridades. Ele comentou, também, com relação à participação do ouvinte nesse mesmo processo de produção, através da sugestão de pautas. “Recebemos pautas por meio de e-mail, telefones, fax e até pelo Messenger. Tem dado muito certo essa ligação com as novas tecnologias”, afirmou.

O jornalista falou ter aberto seu e-mail pessoal – praconversar@hotmail.com - há seis meses, possuindo 600 pessoas que o adicionaram espontaneamente. “Tenho médicos, pessoas de comunidades, representantes de órgãos públicos: todos com seu espaço, querendo já há muito tempo essa comunicação direta com o Rádio ou com quem o representa”, revelou, complementando que outros companheiros de trabalho dizem não compreender como Mário Neto consegue, muitas vezes, falar com 150 janelinhas abertas ao mesmo tempo. “Tem gente que pensa que não sou eu on-line”, brincou.

“O Rádio é fundamental para interagir, tem velocidade e presta serviços”. Para ele, aliando esses três pontos já se conseguiu muita coisa. “Trabalhar com o meio torna-se muito prático. Por exemplo, se um ouvinte está comigo no MSN e diz que está desabando um prédio na sua frente, isso se torna uma pauta imediata que sai com velocidade na Rádio”, explicou.

Mas, o jornalista frisou a importância da objetividade de quem envia alguma informação, mesmo porque ele tem três e-mails para sugestão de pauta e, por dia, pode receber até 180 deles. “É muito interessante quando os programas também são pautados pelos ouvintes que, normalmente, integram as classes A e B, com mais de 25 anos e homens”, informou, contando, ainda, que, por diversas vezes, já recebeu cantadas tanto de homens como de mulheres. “Já fui convidado pra festinhas e bailes. Não que eu não possa ir, mas a gente precisa saber separar as coisas”, enfatizou.

Sobre as vantagens de se trabalhar com o veículo, o jornalista salientou que o Rádio tem uma operacionalidade fácil, se comparado com a televisão, por exemplo, que exige uma maior equipe mesmo porque necessita de imagem. “A internet é muito importante a longa distância. Sobre o Tsunami, na Ásia, recebemos a notícia em primeira mão através da internet, mas, o Rádio é o principal veículo de massa local”, colocou.

Na ocasião, o editor de texto do TV Jornal Notícias, apresentado por Antonio Martins, às 19h15, Ulisses Brandão, comentou um pouco a respeito da rotina de um editor de TV. Diferenciou, também, o trabalho de um editor de texto e de um editor que opera as máquinas.

Ulisses Brandão começou como produtor de Jota Ferreira, no Blitz na Cidade. Revelou gostar de desenvolver projetos especiais dentro da emissora, dado que, normalmente, a prioridade é produzir as pautas do dia a dia. “Eu mesmo me contaminei com o vírus da televisão, de que tanto gosto. Não posso ver aquela luzinha vermelha... Adoro meu trabalho”, contou. Segundo ele, a TV Jornal está comemorando 50 anos de existência em junho deste ano e, no momento, estão trabalhando numa série de reportagens especiais para uma homenagem. “Estamos dividindo esse especial em duas fases. A primeira, com as entrevistas de artistas falando um pouco sobre a TV. Na segunda, estamos trabalhando a reconstituição de alguns programas que fizeram parte da história da emissora”, esclareceu.

Sobre este especial, Brandão comentou das dificuldades em entrevistar alguns artistas, em especial o Rei, Roberto Carlos. “Ninguém conseguia falar com ele. Procurei a assessoria de imprensa dele e a moça me disse que não tinha chance de entrevistarmos ele. Eu insisti muito e, quando não sabia mais como argumentar, ela veio com a possibilidade de participarmos de uma entrevista coletiva que ele daria no seu navio e, lá, poderíamos ver como faríamos. Então, quando mandamos um e-mail para oficializar, perguntaram se éramos da Globo. Resposta negativa, portanto, sem chance de entrevistá-lo”, comentou.

Sem desistir, Ulisses contou que mandou um e-mail pra Globo para ver se eles autorizariam. Disse que Roberto Carlos era lindo e que eu o amava, mas nada. “Disseram para mandar um fax. E, em seguida, perguntaram se nós éramos do SBT. Eu respondi que não, que éramos afiliada, mas o projeto era da TV Jornal, que não tinha nada a ver com o SBT. No final, não conseguimos a entrevista”, lamentou. Mas prosseguiu: “Sem entender bem o porquê, no final da noite, já esperança, fui acessar meu e-mail, quando recebi a informação da assessoria do evento de que havíamos sido autorizados”, disse. “Mas, mesmo assim, a coletiva não era sobre a TV Jornal, era sobre o novo navio de Roberto Carlos. Pra piorar, ainda teríamos somente direito a uma única pergunta. Pensei, meu Deus! Que gancho eu vou pegar pra fazer o Rei falar da TV Jornal?”, questionou-se.

Foi quando Brandão teve a ideia de associar o fato de que Roberto Carlos estaria completando, neste ano, 50 anos de carreira, o mesmo tempo da TV Jornal. “A coletiva atrasou 1h. Eu estava muito nervoso, mas aí a pergunta aconteceu. Pra minha alegria, ele começou a falar que, quando ele veio ao Recife, foi para trabalhar nos projetos da TV Jornal”, revelou, enfatizando a importância de o produtor, função que adquiriu para este projeto, correr atrás de sua fonte e de ter persistência.

Durante sua fala, Brandão relembrou outros projetos que tiveram sua participação, como, por exemplo, de Paulo Freire. “Contamos a vida de um pedagogo pernambucano conhecido mundialmente e que, infelizmente, não muito valorizado aqui. E, então, falamos sobre sua experiência na educação e sua vida através da obra dele”, destacou. O jornalista, formado na Unicap, salientou também projetos sobre a comunidade do Coque, a Via Expressa – que ganhou a Urbana PE- e o Haiti- que concorreu ao Cristina Tavares de Jornalismo. “O estudante de Jornalismo que tem interesse em televisão precisa assisti-la, conhecer os repórteres para aprender a fazê-la”, finalizou.

Padre Hugo Ara e suas múltiplas facetas
Por Rebeca Kramer

Os dois óculos de grau que ele tem; um para o dia, outro para a noite, enfeitam o rosto levemente arredondado herdado de sua mãe, Felicidade Sejas, a Fili. Com 1.66 m de altura e tipo físico médio, ele começa a contar um pouco de sua vida ao mesmo tempo em que solta mais uma de suas piadas corriqueiras. “Eu poderia estar mais esbelto. Mas, o macarrão com ovo e queijo não me deixa emagrecer”, brinca. Sua vida é, literalmente, uma peça de teatro, onde interpreta vários personagens sem perder a responsabilidade em dar tudo de si para cada um deles. Ele é Assessor Cultural da Unicap, diretor da Escola Superior de Comunicação Audiovisual (Diakonia) e, ainda, Reitor da Catedral San Lorenzo, ambas na Bolívia. Neste palco de dois mundos, dividido entre vários papeis, o ator principal chama-se Padre Hugo Ara.

Nascido em Cochambamba, o boliviano Hugo Ara desde pequeno revelava algumas tendências. “Sempre me interessei pela arte. Gostava de juntar os primos para interpretarmos temas relacionados à Igreja, por exemplo, como peças natalinas”, disse, observando que tudo ocorria com muita produção. Com a forte influência católica de sua família, quando perguntado a partir de que momento ele se tornou intimamente ligado à religião, a resposta veio sem pestanejar, quase como num disparo de bala. “Desde o momento em que fui batizado, com um ano de idade”.

Durante sua vida, a mãe de Padre Hugo, Felicidade Sejas, carinhosamente tratada por Fili, sempre apoiou o filho nos momentos em que ele mais necessitou. “Ela era uma pessoa boníssima”, relembra. O tipo acolhedora e compreensível fez de Fili uma figura memorável na concepção do filho. As fotografias de sua mãe fazem-se presentes impreterivelmente na estante de sua casa e nas escrivaninhas de seus locais de trabalho, o que não esconde a saudade e a necessidade de manter a lembrança viva do afeto materno em sua mente e no coração.

De acordo com Padre Hugo, ele queria ser artista e foi Felicidade Sejas quem mais o encorajou. “No dia de minha colação de grau, quando me formei em literatura, foi uma festa para mim. Fui o orador da minha turma e logo mostrei ao meu pai o diploma para que ele visse que eu estava, sim, me formando, como ele queria que eu o fizesse”, falou. E, então, Padre Hugo, sentindo-se livre e sem dívidas para com seu pai, decidiu investir no seu sonho, no seu dom voltado às artes cênicas. “Aos 20 anos, fui para La Paz com uns artistas bolivianos independentes que encontraram talento em mim”, destacou, comentando também ter integrado o Balé Folclórico antes de ir a La Paz.

Até que, um dia, a diretora do grupo o chamou para uma montagem no Teatro Guaíra, em Curitiba, no Paraná, onde trabalhou com a renomada bailarina Ana Botafogo. Neste momento, segundo palavras dele próprio, ele “teria começado a lembrar das coisas que se passaram na sua vida”. Foi, portanto, num momento de reflexão, que coincidiu com o período em que sua mãe estava doente com câncer, que Padre Hugo retornou a Cochabamba para acompanhá-la e acabou optando pela Companhia de Jesus. “Sou Padre já há 22 anos”, afirmou.

No último dia 21 de fevereiro, Padre Hugo tornou-se Reitor da Catedral San Lorenzo, localizada na Praça 24 de Setembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde funciona o centro administrativo do Cardeal. Além disso, foi ratificado também pelo Cardeal da Bolívia, Julio Terrazas, como Vigário Episcopal para assuntos ligados à Comunicação e Cultura. Já tendo sido Padre na Catedral antes, ele ressaltou a relevância cultural da Catedral, que realiza frequentemente concertos de músicas sacra, barroca e clássica, bem como comemorações cívicas.

Neste período entre os dois momentos em que integrou o corpo de religiosos da Catedral, Padre Hugo Ara foi pároco, por dois anos, da Igreja da Macarena, também em Santa Cruz de La Sierra. Segundo uma das 15 senhoras que fazem parte da organização das missas junto com Padre Hugo, Mirreille Navarro, ele pode ser traduzido como uma pessoa “muito exata, detalhista e organizada, que quer ver sempre as pessoas bem”. Para ela, Padre Hugo teria “reavivado” a Igreja e sente muita tristeza com sua partida para a Catedral. “A Paróquia da Macarena, antes de Padre Hugo, estava sempre fechada, quase morrendo. Não havia atividades e as pessoas perdiam o interesse”, relatou.

Ainda segundo Mirreille Navarro, o soerguimento da Igreja e o aparecimento dos quase 300 fieis deve-se a gestos simples, como ao fato de Padre Hugo ir cumprimentar um por um ao final da missa na parte de fora da Paróquia. “Não duvido nada que possamos perder muitas pessoas com a sua saída”, desabafou, explicando que antes de Padre Hugo, o outro Padre, que atuou por 10 anos como religioso responsável, não procurava as pessoas e nem se deixava estar presente para elas. “Entre outras perdas, estarão as do Coral Cantares, que canta todo o domingo treinado pelo Padre Hugo”, salientou.

O casal argentino representante da Tapaware na Bolívia Alicia Peralta e Julio Peralta, amigos de Padre Hugo Ara há 5 anos, quando ele atuou, pela primeira vez, da Catedral San Lorenzo, resumiram o amigo como “um personagem muito nobre, cheio de boas intenções e alegrias”. Segundo Alicia Peralta, Padre Hugo, por estar na condição de religioso, precisa manter um perfil mais retraído, quando, na verdade, ele faz a típica figura espontânea e cheia de vida que não consegue disfarçar o seu brilho interior. “Eu digo a ele que ele precisa se soltar mais, porque não deve nada a ninguém e ele é uma grande pessoa, cheia de qualidades”, externou.

Na Escola Superior de Comunicação Audiovisual (Diakonia), Padre Hugo, que é o diretor geral, buscou implementar a metodologia das metáforas de um amigo peruano agnóstico. Segundo o coordenador pedagógico, Juan Manuel, tudo o que fosse desenvolvido enquanto projeto de ensino dentro da faculdade deveria estar inserido num contexto temático específico.

Segundo Padre Hugo Ara, a opção por esta metodologia específica reflete a necessidade de aproximar a realidade de uma geração quase que indissociável das novas tecnologias, a exemplo das imagens televisivas, também às teorias. “Por isso mesmo enfatizamos o conteúdo, como questões sobre ética, direitos humanos e dignidade”, mencionou. Ainda de acordo com ele, o amplo curso de comunicação oferecido pela Diakonia, que engloba conhecimentos na área de cinema, jornalismo impresso, televisão e de rádio, é fundamental para criar nos alunos a capacidade de desenvolver atividades multifuncionais. “Aliando as teorias e o ensino técnico, nossa intenção é fazer, sobretudo, com que o estudante boliviano tenha autoestima e aprenda a valorizar sua cultura”, disse.

Mas, Padre Hugo Ara não ocupa, tão somente, cargos burocráticos na Diakonia, preside missas diárias ou celebra matrimônios. Ele também é mestre dentro da sala de aula. Para a professora de comunicação da Diakonia Viviana Gamarra, com o respaldo de quem pode dizer que foi aluna de mestrado de Pedro Almodóvar, na Espanha, Padre Hugo foi definido por ela como “um gênio”. Gamarra, além de conviver com Padre Hugo como amiga e como colega de trabalho, também foi sua aluna na Diakonia.

Padre Hugo Ara marca não somente pela sua funcionalidade enquanto docente, administrador ou representante religioso. Sua figura está intrinsecamente conectada ao espírito artístico que carrega sempre consigo e que influi fortemente nos seus atos e decisões. Não se quer, neste momento, rememorar um Padre Hugo artista dos palcos de teatro. Mas, colocá-lo, desta vez, no patamar de dono de uma voz vibrante e que contagia a todos. Com muita afinação, ele consagrou-se por cantar peças desafiadoras sob o ponto de vista de dificuldade vocal, como produções da Broadway.

No ano de 2009, foi lançado na Universidade Católica de Pernambuco o seu segundo álbum, intitulado Por Amor. Com 16 faixas, a produção, que reflete a sensibilidade de alguém bastante antenado tanto na cultura latina como na brasileira, segue um repertório bastante tocante. Cada pessoa tem uma trilha sonora que descreve sua biografia e a música seria um momento de releitura de vida que deseja eternizar. Para Padre Hugo, o CD foi o resultado de uma filosofia de existência que, junto a reflexões, foi revertido para uma forma específica de expressão cultural, no caso, a música. “A Bíblia diz que o amor é uma luz da vida e que fomos criados por amor. E nós, sacerdotes, descobrimos que esse sentimento é fundamental”, argumentou. E complementou: “Amor é utopia, é o motor para fazer avançar nossa humanidade”.

Segundo Padre Hugo, o CD visou expandir fronteiras uma vez que interpreta tanto músicas em espanhol como em português. “Já que eu sou integrante de uma Universidade, nada melhor do que escolher músicas para o Universo”, destacou.

Segundo o estudante de Jornalismo da Unicap Tércio Amaral que, durante o mês de janeiro de 2010 estudou Radiojornalismo na Diakonia com os também alunos da Católica Rebeca Kramer, Diego Ximenes e André Amorim, Padre Hugo tanto em sala de aula como no dia a dia é milimetricamente planejado. “Conheci Padre Hugo Ara durante o Festival de Primavera, que comemorava o conceito quatro da Unicap. Lembro bem quando, posteriormente, eu cobri a apresentação do CD Por Amor e eu tinha uma visão burocrática dele, que, aliás, era uma percepção errônea. Pois, Padre Hugo não gosta de burocracia”, esclareceu.

Tércio relembrou como as apresentações do Festival eram pontuais. “Tinha hora para começar e hora para terminar. A mesma organização eu percebi na Bolívia. Ele assistia a vários filmes, seriados e novelas e ainda tinha tempo para realizar missas, conversas com fieis, dirigir a Diakonia e ter as reuniões com o Cardeal. É uma rotina de quem sabe organizar o tempo”, opinou.

Desde que chegou à Universidade Católica, em maio de 2008, a convite do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, com quem estudou Teologia em Minas Gerais, Padre Hugo encontra na concentração e na objetividade a saída para passar seis meses na Bolívia e seis meses no Brasil. E, mesmo assim, operar nos dois mundos. No momento, está em seu país de origem, mas, no próximo semestre, deve retornar ao Brasil para exercer suas funções mais de perto e “impulsionar os eventos culturais dentro da Unicap”.

Não é só pelo carisma e pelo bom humor que Padre Hugo encanta tanto os fieis quanto alunos e amigos. Como gosta muito de pregar a palavra e o faz, habilidosamente, por meio de suas homilias nas missas, Padre Hugo defende a compreensão e a prática pluricultural da religião de outros povos. “O Estado moderno defende a ideia do Estado laico, mas você não pode ser cristão em casa e na rua abrir mão de sua fé. E que não esqueçamos a diferença entre religião e religiosidade. A primeira são códigos e normas para expressar a fé. A segunda, por outro lado, é a maneira com que ela é vivida”.

Coordenadora de graduação da Unicap participa de reunião sobre Ano Nacional Joaquim Nabuco
Por Victor Bastos

A coordenadora de graduação da Universidade Católica de Pernambuco, professora Verônica Brayner, participou na manhã desta terça-feira (23), na Fundação Joaquim Nabuco, da reunião para discutir a programação do dia 11 de março, data que marcará o início oficial do Ano Nacional Joaquim Nabuco.

A reunião foi realizada com os representantes de cada instituição que faz parte da Comissão Estadual do Ano Nacional Joaquim Nabuco.

Instituições que fazem parte da comissão pernambucana:

  • Fundação Joaquim Nabuco
  • Academia Brasileira de Letras
  • Universidade Católica de Pernambuco
  • Universidade Federal de Pernambuco
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Universidade de Pernambuco
  • Maurício de Nassau
  • Governo do Estado
  • Secretaria de Educação
  • Fundarpe
  • Assembléia Legislativa de Pernambuco
  • Prefeituras de:
  • Recife
  • Olinda
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Joaquim Naubuco

A Universidade Católica de Pernambuco estará promovendo uma programação especial, independente das demais, para comemorar o Ano Nacional Joaquim Nabuco.

Confira as propostas da comemoração pela Universidade Católica de Pernambuco:

Na área da Política

  • Realização de minicurso “Joaquim Nabuco: diplomata” sobre a diplomacia do pernambucano enquanto embaixador em Washington e sobre a elevação do escritório de legação ao status de embaixada em 11 de março de 2009. Este minicurso seria ministrado pelo Prof. Thales Castro e seria aberto aos estudantes da Unicap e ao público externo
  • Lançamento do livro do embaixador Fernando Martinez em maio de 2009 “Manual de Introdução aos Processos de Integração da América Latina e Caribe” culminando com outro minicurso sobre “O legado histórico, o panamericanismo e a integração regional latino-americana”, ministrado pelo embaixador
  • Organização do tradicional seminário internacional do Neal de periodicidade anual em outubro de 2010 com o tema envolvendo “Nabuco e a diplomacia brasileira contemporânea: debates e transformações”
  • Realização com o pesquisador do Neal, Prof. Karl Heinz, de uma nova jornada de debates em finais do primeiro semestre de 2010 sobre tema envolvendo questões sociais e filosóficas na América Latina e suas atualizações concernentes ao papel do pensador social Joaquim Nabuco
  • Negociação para formalização, no âmbito da Asserint, de convênio com a Fundaj ao longo do primeiro semestre de 2010 para ampliar o raio de pesquisas, intercâmbio e publicações conjuntas multidisciplinares envolvendo toda a Católica e a Fundaj.

Na área do Direito   

  • Concurso de oratória entre os alunos de direito envolvendo os discursos de Joaquim Nabuco.
  • Capacitação interna: lançamento do “Ano Joaquim Nabuco” para os professores orientadores de TCC, do curso de Direito, com a finalidade fazê-los estimularem a produção de monografias sobre o homenageado, esclarecendo aos professores a atualidade do valor e das causas de Joaquim Nabuco.
  • Seminário Joaquim Nabuco de Estudos Interdisciplinares.

Na área de Comunicação e Artes  

  • Concurso ou gincana com escolas particulares nas áreas de fotografia, literatura/ redação, poemas/ poesias, desenho/ cartaz, sobre temáticas que fizeram parte da vida de Nabuco
  • Jogo Digital, usando ferramentas, como Comunidade no Orkut. Colocaríamos regras do jogo e os objetivos de cada etapa do processo. Equipes formadas por alunos “selecionados pelos professores das escolas particulares” para desenvolverem trabalhos num blog criado por eles. A comunidade do orkut seria o mentor desse jogo virtual (estilo gincana), sob coordenação do curso tecnológico de Jogos Digitais
  • Semana de filmes de arte com parceria da própria Fundação Joaquim Nabuco, algo que o Cineclube Revezes vem fazendo
  • Concurso fotográfico ou exposições fotográficas na universidade, sob coordenação do curso tecnológico de Fotografia
  • Peça teatral, através do Tucap

Inserção de algumas temáticas em Eventos Institucionais: 

  • Semana de Integração
  • Semana da Mulher
  • Semana da Primavera
  • Semana da Consciência Negra

Participe da enquete do MEC e contribua para o avanço da educação no Brasil
Por Victor Bastos

O Portal do Aluno da Universidade Católica de Pernambuco está com uma enquete sobre “raça/cor” para o Censo Educação do Ensino Superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento serve para a coleta de dados para o planejamento educacional do país.

Assim que acessar o “Portal”, o estudante da Unicap verá no lado direito da tela uma arte com os dizeres “URGENTE- clique e participe – Censo do MEC”.

Vale ressaltar que a enquete se resume a uma única pergunta. Logo, o estudante dará a sua contribuição de maneira rápida e objetiva, valorizando a democracia e apoiando o avanço da educação no país.

Quinta em ritmo e poesia recomeça nesta quinta-feira
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco tem o prazer de informar que pelo terceiro ano consecutivo o hall do bloco G receberá o projeto “Quinta em ritmo e poesia”. Nesta quinta-feira (25), às 17h, o evento contará com o lançamento de uma coletânea de poemas escritos pelos alunos do curso de Letras. Em seguida, haverá uma apresentação teatral, com a performance de Arthur Canavarro e, para finalizar, os estudantes farão a tradicional apresentação musical.

A coordenadora do “Quinta em ritmo e poesia”, professora Haidée Camelo, falou sobre a sua satisfação na renovação do projeto. “Já vamos para nosso terceiro ano. Eu acho que servindo para dar um ar de cultura para a academia, pois trabalhamos o artístico-musical e o poético”, explicou.

Para finalizar a noite, os familiares e amigos dos poetas serão recebidos, às 19h, no Salão Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco, localizado no primeiro andar do bloco G.

Neal promoverá minicurso sobre “Segurança energética, alimentar e ecológica na política internacional” nesta quinta-feira
Por Victor Bastos

A Assessoria Internacional e o Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) da Católica promoverão nesta quinta-feira (25) um minicurso sobre “Segurança energética, alimentar e ecológica na política internacional”. A aula será ministrada na sala 510 do bloco A, das 9h às 12h50, pelo pesquisador voluntário do Neal, embaixador Fernando Martinez (Espanha).

O minicurso, que será aberto aos alunos e público em geral, é gratuito. Os interessados deverão se inscrever pelos e-mails thales@unicap.br e ou asserint@unicap.br. Outras informações na Assessoria Internacional (Asserint) da Universidade Católica de Pernambuco, localizada na sala 212 do bloco da Reitoria, ou através dos telefones 2119-4220 e/ou 2119-4110.

A aula contará como quatro horas de atividades complementares, com ata de presença.

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti
Por Daniel França e Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco está arrecadando donativos a serem repassados às vítimas do terremoto que devastou grande parte do Haiti no dia 12 de janeiro. O país localizado no Caribe é o mais pobre da América Latina. A campanha está sendo feita em parceria com a Cáritas, entidade da Igreja Católica que atua pelos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A instituição é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, água, roupas e toalhas. O material deve ser entregue em dois postos de coleta: na Divisão de Ação Pastoral, localizada no térreo do bloco A, ou na Pró-reitoria Comunitária, Procom, situada no térreo do bloco B. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h30 às 18h.

A Universidade Católica de Pernambuco ganhou mais um parceiro para a arrecadação dos donativos e para a campanha de sensibilização de ajuda às vítimas do o Haiti. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicap se juntou à iniciativa, que já arrecadou mais de 500 kg de alimentos e duas toneladas de roupas, além de uma quantidade de brinquedos ainda não contabilizada.

Integrante da diretoria de comunicação do DCE Unicap, a estudante de jornalismo do 2º período, Maria Cardoso, explicou a importância da iniciativa. “A ideia da gente é justamente que o pessoal perceba que deve ajudar mesmo após a tragédia, pois o Haiti é um país pobre. Temos que fazer mais trabalhos humanitários”, afirmou.

Maria Cardoso contou que, por se tratar de uma instituição comunitária, a Unicap foi a parceira ideal para tirar a ideia do papel. “São pessoas que precisam de ajuda, por isso que a gente recorreu à Pastoral. Já faz um tempo que aconteceu a tragédia, mas as pessoas ainda não têm nada, é preciso trabalhar essa perspectiva. O DCE viu que uma universidade tão grande como a Católica, que já trabalha mais esse lado humanitário, pode fazer mais”, disse a estudante.

O coordenador da Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Antônio Mota, lembrou da importância na continuação da campanha para ajudar as vítimas do Haiti. “Neste tempo de quaresma é importante se aproximar das pessoas mais carentes, praticando solidariedade e partilha. Devemos deixar o egoísmo de lado, e acolher mais quem está sofrendo”, explicou. Padre Mota lembrou que as inscrições para voluntários seguem na Pastoral da Unicap.

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia
Por Victor Bastos

A revista Fotografe Melhor e a Sony do Brasil estão promovendo a 3ª edição do Concurso Universitário Sony-Fotografe. O concurso tem o objetivo de revelar jovens talentos da fotografia brasileira. Para se inscrever, os interessados devem enviar até três fotos relacionados ao tema “Meu olhar sobre o Brasil”.

Os três primeiros colocados serão premiados com câmeras profissionais digitais da Sony com objetivas, flash, entre outros equipamentos, além de uma assinatura da revista Fotografe Melhor.

Os estudantes devem comprovar a matrícula em qualquer curso universitário, de graduação ou pós-graduação. As inscrições vão até o dia 31 de março. As fotografias podem ser digitais, de filme negativo ou positivo, e as imagens deverão ser enviadas via Correios, com as imagens impressas em papel fotográfico no tamanho mínimo de 15x21 cm e máximo de 20x25 cm.

Outras informações, o regulamento completo e a ficha de inscrição estão na revista Fotografe Melhor ou no site www.concursouniversitario.com.br. No portal também podem ser conferidas as fotos das edições anteriores e dicas de fotografia atualizadas semanalmente.

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio da Unicap
Por Diego Ximenes

Estão abertas até o dia 5 de março as inscrições para o programa de intercâmbio estudantil 2010.2 da Universidade Católica. Os interessados devem ter coeficiente de rendimento do curso igual ou acima de 7, ter cursado todas as disciplinas do 1º ciclo, conhecer o idioma da universidade anfitriã e não ter reprovação.

Na próxima quinta-feira (25), às 10h, e na sexta-feira (26), às 16h, haverá uma reunião informativa, no térreo do bloco G4, na sala 005, para esclarecer as dúvidas dos alunos, fornecer informações sobre as universidades conveniadas com a Católica, explicar o processo de tramitação e exibir o vídeo sobre os alunos que já participaram do intercâmbio e as experiências adquiridas na viagem.

Para se inscrever no programa, o interessado deve apresentar duas fotos 3X4 com fundo em branco, duas cartas de intenção (particular) endereçada à Unicap, uma carta de intenção (particular) endereçada à Universidade onde se pretende estudar, cópia do certificado do idioma do país desejado e, caso seja necessário, uma cópia do passaporte. Para outras informações: 2119 4298 ou intercambio@unicap.br.

Oportunidade de estudos no Canadá
Com informações da Embaixada do Canadá

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Em sua etapa anterior, lançada em abril de 2009, o programa contemplou 117 bolsistas brasileiros em diversas áreas, como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais.

O prazo para as inscrições encerra-se em 16 de abril de 2010 e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante. São elegíveis os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira. Uma lista de acordos acadêmicos institucionais está disponível no site http://oraweb.aucc.ca/showcue.html.

Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.500 dólares canadenses por 4 meses e $10.000 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e $1.200 dólares mensais para manutenção.

Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Os alunos de graduação deverão iniciar seus estudos no Canadá até a primeira semana de janeiro de 2011 e os alunos de mestrado e doutorado até 15 de março de 2011. Uma relação dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de Universidades e Faculdades do Canadá: http://oraweb.aucc.ca/dcu_e.html e no site da Associação das Faculdades Comunitárias do Canadá: www.accc.ca para cursos técnicos de nível superior.

Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site www.scholarships.gc.ca.

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes
Por Victor Bastos

A Clínica Escola da Universidade Católica de Pernambuco, Corpore Sano, promoverá aulas de hidroterapia para gestantes. Os atendimentos serão realizados pelas professoras Valéria Passos e Teresa Vieira, além do professor Eduardo Vasconcelos.

Poderão participar das aulas na Corpore Sano mulheres que estão entre o quarto e o sétimo mês de gestação. Os atendimentos serão realizados na piscina térmica da Clínica Escola da Unicap, na qual cada turma terá entre cinco e dez gestantes. A hidroterapia contribui para uma gestação mais saudável e alívio dos desconfortos físicos da gravidez.

Para se inscrever, as interessadas deverão entrar em contato com a Corpore Sano através do telefone 2119-4490, e agendar uma consulta.

Confira os horários disponíveis para a formação de novas turmas:
Segunda-feira – 13h às 17h
Quarta-feira – 7h30 às 10h

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco abriu as inscrições para o programa “Universidade não tem idade”. No período 2010.1, entre março e junho, serão oferecidos 17 minicursos nas mais diversas áreas de estudo e conhecimento. Os interessados em participar dos minicursos podem se inscrever através do site da Universidade Católica de Pernambuco www.unicap.br.

O programa “Universidade não tem idade” tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, em nível de extensão, com as aulas voltadas para temáticas atuais. Outra proposta é promover a interação entre a Unicap e a sociedade, provocando um compromisso ético-cidadão por meio da socialização do conhecimento.

Criado para atender pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar seus conhecimentos e obter capacitação em áreas específicas, o programa “Universidade não tem idade” também atende as necessidades peculiares de outras áreas da educação, como profissionais, educadores, formadores e estudantes. Outras informações através dos telefones da Pró-reitoria Comunitária 2119-4140 ou 2119-4146.

Confira a programação 2010.1:

1. Espiritualidade cristã hoje
Professor: Pe.Antonio Raimundo Sousa Mota
Objetivo: Aprofundar estudos sobre a Espiritualidade Cristã, desde as suas origens à sua pertinência nos dias atuais.
Carga horária: 21 h/a
Período de realização: Quintas-feiras, de 18/03 a 17/06
Horário: 14h às 15h30
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B
Vagas*: 50
Valor: R$ 52,00

2. Música Sacra
Professor: Pe. Sílvio Lúcio Milanez de Medeiros
Objetivo: Introduzir à cultura da Música Sacra: Canto Gregoriano, Polifonia e Canto Litúrgico Moderno
Carga horária: 21 h/a
Período de realização: Quintas-feiras, de 18/03 a 17/06
Horário: 16h às 17h30
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B
Vagas*: 50
Valor: R$ 40,00

3. Catequese Bíblica
Professor: Cláudio Sartori
Objetivo: Introdução aos fundamentos e atualidade da Catequese à luz das Sagradas Escrituras
Carga horária: 30 h/a
Período de realização: Sextas-feiras, de 19/03 a 18/06/10
Horário: 14h às 16h
Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B
Vagas*: 50
Valor: R$57,00

4. Cartas Paulinas: aos Tessalonicenses e Coríntios
Professor: Cláudio Vianney Malzoni
Objetivo: Estudar as Cartas de Paulo aos Tessalonicenses e aos Coríntios, a partir da exegese bíblica contextualizada.
Carga horária: 12 h/a
Período de realização: Sábados, dias 10, 17, 24/04 e 08/05/10
Horário: 8h às 11h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
Vagas*: 50
Valor: R$ 23,00

5. Cartas Paulinas: Filipenses e Gálatas
Professor: João Luiz Correia Júnior
Objetivo: Estudar Filipenses e Gálatas, à luz da exegese literária e do contexto sócio-cultural em que o texto foi escrito.
Carga horária: 12 h/a
Período de realização: Sábados, dias 15, 22, 29/05 e 05/06/10
Horário: 8h às 11h
Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B
Vagas*: 50
Valor: R$ 23,00

6. Curso de Catequese (à distância)
EAD – ENSINO À DISTÂNCIA (TELEDUC)
Professor: Luiz Gomes de Moura
Objetivo: Introdução aos fundamentos bíblicos e teológicos da Catequese
Carga horária: 20 h/a
Período de realização: de 20/03 a 29/05/10
Sala Virtual do TELEDUC DA UNICAP
Vagas*: 80
Valor: R$ 40,00

7. Eleições 2010: Análise de conjuntura política
Professor: Thales Cavalcanti Castro
Objetivo: Apresentar estudos críticos sobre a conjuntura política regional e nacional, tendo em vista as Eleições 2010.
Carga horária: 12 h/a
Período de realização: Quartas-feiras, dias 17, 24, 31/03 e 07/04/10
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
Vagas*: 30
Valor: R$ 50,00

8. História da África – um olhar antes da Copa do Mundo, na África do Sul
Professora: Zuleica Dantas Pereira Campos
Objetivo: Apresentar estudos críticos – do ponto de vista da História - sobre Continente Africano.
Carga horária: 12 h/a
Período de realização: Terças-feiras, dias 06, 13, 20 e 27 de abril
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
Vagas*: 30
Valor: R$ 50,00

9. Economia para Jornalistas
Professora: Mabel Jacqueline Carmona de Campos
Objetivo: Orientar estudos atuais na área da Economia, voltada para pessoas que atuam no setor da comunicação social e demais interessados na temática.
Carga horária: 12 h/a
Período de realização: Quartas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26/05/10
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
Vagas*: 30
Valor: R$ 50,00

10. Filosofia contemporânea
Professor: Karl Heinz Efken
Objetivo: Estudar temas que são pertinentes à Filosofia contemporânea
Carga horária: 12 h/a
Período de realização: terças-feiras, dias 08, 15, 22 e 29/06/10
Horário: 9h às 12h
Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
Vagas*: 30
Valor: R$ 50,00

11. Inglês para idosos
Professoras: Lígia Rodrigues Vieira, Clélia Reis Geha, Elizabeth Angélica Siqueira, Regina Celeste P. Meira Lins
Objetivo: Manter a mente aguçada a partir do estudo do inglês
Carga horária: 10 h/a
Período de realização: quartas-feiras, de março a julho
Horário: 16h30 às 17h30
Sala: 304 do bloco B
Vagas*: 30
Valor: R$ 20,00

12. Aspectos Jurídicos das novas relações familiares
Professor: Maria Rita Holanda
Objetivo: Propor uma releitura de parâmetros legais no novo contexto do Estado Social Democrático de Direito, que devem priorizar a inclusão e proteção da pessoa humana face aos inúmeros conflitos sociais de natureza familiar.
Carga horária: 15 h/a
Período de realização: Quintas-feiras, dias 06, 13, 20, e 27 de maio
Horários: 06, 13 e 20 de maio, das 18h às 22h; dia 27, das 18h às 20h.
Sala: ASTEPI - Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração – Rua Afonso Pena - 249
Vagas*: 30
Valor: R$ 67,00

13. Cárcere e Direitos Humanos
Professor: Karina Nogueira Vasconcelos
Objetivo: Discutir os problemas atuais que envolvem o tratamento humano no sistema prisional brasileiro.
Carga horária: 15 h/a
Período de realização: Segundas-feiras, dias 03, 10, 17, 24 e 31 de maio
Horário: 14h às 17h
Sala: 102 do bloco G da Católica
Vagas*: 30
Valor: R$ 62,00

14. Excelência no atendimento ao cliente
Professor: Marinalva da Silva
Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos nas áreas de gestão de pessoas e atendimento ao cliente, através do auto conhecimento e do desenvolvimento de habilidades interpessoais.
Carga horária: 15 h/a
Período de realização: Quartas-feiras, dias 05, 12, 19, 26 de maior e 02 de junho
Horário: 17h às 20h
Sala: 102 do bloco G da Católica
Vagas*: 30 R$
Valor: 50,00

15. Religião e Saúde: abordagem do ponto de vista psicológico
Professor: Moab Duarte Acioli
Objetivo: Apresentar estudos, no âmbito da Psicologia, sobre a contribuição da espiritualidade e da fé para a saúde.
Carga horária: 15 h/a
Período de realização: Quartas-feiras, dias 17, 24, 31 de março, 07 e 14 de abril
Horário: 17h às 20h
Sala: 305 do GIV – Espaço Executivo
Vagas*: 30
Valor: R$ 62,00

16. Religião e Saúde: abordagem do ponto de vista bíblico-teológico
Professor: João Luiz Correia Júnior
Objetivo: Apresentar pesquisas recentes na área dos Estudos Bíblicos e da Teologia, sobre a cura por meio da fé.
Carga horária: 15 h/a
Período de realização: Quartas-feiras, dias 28 de abril, 05, 12,19 e 26 de maio
Horário: 17h às 20h
Sala: 305 do GIV – Espaço Executivo
Vagas*: 30
Valor: R$ 62,00

17. Religião e Saúde: abordagem do ponto de vista sociológico
Professor: Drance Elias
Objetivo: Apresentar estudo crítico sobre o consumo religioso como superação da dor.
Carga horária: 15 h/a
Período de realização: Terças-feiras, dias 01, 08, 15, 22 e 29 de junho
Horário: 17h às 20h
Sala: 305 do GIV – Espaço Executivo
Vagas*: 30
Valor: R$ 62,00

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo
Por Victor Bastos

Já estão abertas as inscrições para os jornalistas e estudantes de Jornalismo interessados em participar dos cursos de extensão que serão oferecidos neste primeiro semestre de 2010 pela Universidade Católica de Pernambuco, através do programa “Universidade não tem idade”, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco.

Os interessados já podem se inscrever através do site www.unicap.br. Outras informações através dos telefones da Pró-reitoria Comunitária 2119-4140 ou 2119-4146.

Confira os cursos que serão oferecidos:

Eleições 2010: Análise de conjuntura política

  • Professor: Thales Cavalcanti Castro
  • Objetivo: Apresentar estudos críticos sobre a conjuntura política regional e nacional, tendo em vista as Eleições 2010.
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: Quartas-feiras, dias 17, 24, 31/03 e 07/04/10
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00


    História da África – um olhar antes da Copa do Mundo, na África do Sul
  • Professora: Zuleica Dantas Pereira Campos
  • Objetivo: Apresentar estudos críticos – do ponto de vista da História - sobre Continente Africano.
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: Terças-feiras, dias 06, 13, 20 e 27 de abril
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00


Economia para Jornalistas

  • Professora: Mabel Jacqueline Carmona de Campos
  • Objetivo: Orientar estudos atuais na área da Economia, voltada para pessoas que atuam no setor da comunicação social e demais interessados na temática.
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: Quartas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26/05/10
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00


Filosofia contemporânea

  • Professor: Karl Heinz Efken
  • Objetivo: Estudar temas que são pertinentes à Filosofia contemporânea
  • Carga horária: 12 h/a
  • Período de realização: terças-feiras, dias 08, 15, 22 e 29/06/10
  • Horário: 9h às 12h
  • Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B
  • Vagas*: 30
  • Valor: R$ 50,00

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília
Por Victor Bastos

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Unicap, Profª Drª Cristina Brito Dias, participará em Brasília, nos dias 24 e 25 de março, da Reunião Anual da Coordenação da Área de Psicologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Criada em 11 de julho de 1951, pelo Decreto nº 29.741, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), antiga Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem o objetivo de expandir e consolidar – quantidade e qualidade - a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.

As atividades da Capes podem ser definidas em quatro vertentes, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu
  • acesso e divulgação da produção científica
  • investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior
  • promoção da cooperação científica internacional

Os dirigentes da CAPES:

  • Anísio Teixeira - 1952 a 1964
  • Susana Gonçalves - 1964 a 1966
  • Gastão Dias Velloso - 1966
  • Mário Werneck de Almeida Lima - 1967 a 1968
  • Nelson Afonso do Valle Silva - 1969
  • Jéferson Andrade Machado de Góis Soares - 1969
  • Celso Barroso Leite - 1970 a 1974
  • Darcy Closs - 1974 a 1979
  • Cláudio de Moura Castro - 1979 a 1982
  • Edson Machado de Sousa - 1982 a 1989
  • José Ubyrajara Alves - 1989 a 1990
  • Eunice Ribeiro Durham - 1990 a 1991
  • Sandoval Carneiro Júnior - 1991 a 1992
  • Eunice Ribeiro Durham - 1992
  • Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - 1992
  • Maria Andréa Loyola - 1992 a 1994
  • Eunice Ribeiro Durham - 1995
  • Abílio Afonso Baeta Neves - 1995 a 2003
  • Carlos Roberto Jamil Cury - 2003
  • Marcel Bursztyn - 2004
  • Jorge Almeida Guimarães – atual

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica
Por Ana Luíza Madeiro

A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Instituto Cervantes, está com uma proposta de formar turmas de espanhol na própria instituição. A ideia é trazer um professor do Instituto Cervantes, nativo, credenciado e reconhecido pelo governo espanhol, para dar aulas na Universidade. Para isso, devem ser formadas turmas de, no mínimo, 10 alunos e, no máximo, 15.

“O espanhol é uma língua oficial das Nações Unidas, uma das três mais faladas do mundo e que tem uma importância comercial inequívoca. Por tudo isso, oferece uma projeção para o aluno muito grande em termos de mercado. Ter essa aula na Católica é prático, cômodo e bastante interessante”, afirma o assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro.

A ideia faz parte de uma proposta ainda maior, da própria Universidade: promover a chamada “Vila das Nações”. O objetivo é ampliar outras demandas, incluindo várias línguas estrangeiras na instituição. A importância gira em torno de se ter um ensino qualificado da língua estrangeira, além de conhecer a cultura de outros países e trocar experiências com pessoas que têm o mesmo interesse em aprender línguas.

O Instituto Cervantes oferece 25% de desconto nas mensalidades para alunos, professores e funcionários da Católica interessados em aprender a língua espanhola. Os títulos de Diploma Espanhol de Língua Estrangeira (D.E.L.E) emitidos pelo Instituto Cervantes são reconhecidos para cursos no exterior, estudos de pós-graduação e concessão de bolsas.

Os interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Relações Internacionais da Unicap pelo fone 2119-4220. Falar com o professor Thales Castro. Outras informações pelo telefone (81) 3334- 0450 ou pelo www.recife.cervantes.es. O Instituto Cervantes no Recife está localizado na Avenida Agamenon Magalhães, 4.535, no bairro do Derby.

Livro conta a história do surgimento da Unicap

A história da primeira escola superior católica do Norte e Nordeste do país, ligada à Companhia de Jesus, é narrada e analisada no livro Memórias de um cotidiano escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956, que será lançado no dia 15 de março, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, da Unicap. A obra é de autoria do professor e pesquisador da Católica Newton Darwin de Andrade Cabral.

Em 212 páginas, o professor Newton Cabral relata o surgimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, em 1943, instituição que deu origem à Unicap. O período pesquisado vai até os primeiros dias de janeiro de 1957, quando se encerrou o primeiro reitorado da Universidade, que teve como reitor padre Francisco Tavares de Bragança. O referido jesuíta hoje dá nome ao espaço cultural localizado no campus. 

O autor revela que a Católica teve origem simples, modesta, “quase paupérrima”, embora, ao longo do tempo, tenha-se transformado na potência educacional que é. “Os pioneiros eram obstinados. Movidos pela mística da Companhia e conscientes do relevante papel que a instituição viria a ter, pareciam vislumbrar o crescimento da obra que era iniciada”.  

O estudo partiu da dissertação defendida pelo professor em 1993, no programa de Pós-graduação em História, da UFPE, que é a base do livro. “Naquela época, não havia acesso fácil a computador. Escrevíamos usando máquina de datilografia. Resolvi digitar todo o texto e aproveitei para atualizar os dados a partir de livros que foram publicados depois de a dissertação ter sido defendida”, explica.  

Memórias de um cotidiano escolar apresenta tabelas, fotos de época, índice onomástico, além de 25 depoimentos de pessoas que ajudaram a construir o início da história da Católica:.ex-alunos, ex-professores e a ex-secretária do primeiro reitor, que foi, posteriormente, secretária do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara. Alguns depoentes já faleceram. Todo o conteúdo da obra buscou responder a uma pergunta que sintetiza o objetivo maior da pesquisa empreendida: A instituição católica que surgiu em Pernambuco, correspondeu ao que a Igreja, na época, esperava de suas instituições de ensino superior?” 

Aspectos do cotidiano do Recife são também resgatados, bem como são analisadas nuances dos contextos político e eclesial da cidade. Quanto a esse último, o livro ainda analisa incidências do processo de romanização da Igreja Católica na Unicap. Tal movimento surgiu a partir do pontificado do Papa Pio IX e consistiu no incentivo de um modelo eclesiástico cujos traços essenciais eram “a espiritualidade centrada nos sacramentos, o senso de hierarquia eclesial e a doutrinação”. O entendimento da romanização ajuda a responder à questão central que o pesquisador propôs.     

O prefácio do livro foi escrito pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins de Oliveira Filho, SJ e a orelha, pela Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego.

Serviço

Lançamento do livro Memórias de um Cotidiano Escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956.

Dia 15 de março, 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B.

Professor de Jornalismo é selecionado como bolsista oficial para o treinamento no Japão
Por Rebeca Kramer

O professor do curso de Jornalismo da Unicap Ricardo Mello foi selecionado como bolsista oficial para o treinamento Promotion of Health – Local Development and Healthy Municipalities, que será realizado no Japão, no período de 22 de fevereiro a 16 de março de 2010. Junto com ele, irá também a professora da Universidade Federal de Pernambuco Solange Coutinho e a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco Maria Luíza Pires.

Segundo o professor Ricardo Mello, que é consultor de Comunicação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o convite para a participação do treinamento ocorreu devido a um projeto chamado Programa Município Saudável em parceria com o Núcleo de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco. “A agência Japan Internacional Cooperation (Jica) participou do projeto em Pernambuco e continuou parceria, realizando treinamentos ligados a essa área, os quais têm se multiplicado em países da América Latina”, explicou.

Os treinamentos oferecidos regularmente pela Jica têm por objetivo solucionar questões de países em desenvolvimento,tornando-se responsável por promover uma troca de conhecimentos entre Japão e outros países, especialmente no que concerne à capacitação dos recursos humanos. Todo o ano, o Governo Japonês oferece ao Brasil cerca de 400 cursos, dentre os quais são selecionados aproximadamente 100 cursos de interesse.

De acordo com o professor Ricardo Mello, este treinamento específico no qual está inserido é focado no desenvolvimento local e na promoção da saúde, temas comumente trabalhados por ele. “O curso volta-se para uma política da comunicação, no sentido de que estou tentando me utilizar da comunicação alternativa como uma forma de efetivar esses meus estudos”, enfatizou. Uma vez no Japão, Mello relatou que os estudantes farão pesquisas de campo para conhecer as cidades e trabalharão questões do meio ambiente, como o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida. E, a partir disso, tentará aplicar tudo o que for aprendido lá mesmo. “Será muito interessante conhecer a experiência japonesa in loco, levando também para eles o estágio atual do que a gente vem desenvolvendo por aqui”, contou.

Sobre o treinamento, Ricardo Mello observou que o idioma não será um obstáculo, visto que o curso vai dispor de traduções para o português. “Ao que me consta, a gente entrega o material um pouco antes e a versão japonês ou inglês, devidamente traduzidas por um profissional, será repassada para o público”, explicou. E prosseguiu: “A cultura é completamente diferente da nossa. Um outro mundo. Por isso mesmo, seremos recebidos por um guia. Afinal, Japão é todo um rito. Como todos são muito sérios e organizados, é todo um cuidado de passarem para a gente as informações previamente, como, por exemplo, que cidades serão visitadas e todo o roteiro”.

O professor afirmou que os seminários serão apresentados sempre na perspectiva do Governo do Estado e da Unicap. “Espero que o programa avance. Tenho o sonho de fazer com que a Universidade participe ativamente”, ressaltou, dizendo que a intenção é concretizar este desejo pelo viés da comunicação. “Espero que seja bem-sucedida a troca de experiências. Enfrentar um frio de final de inverno de 0 a 8 graus vai requerer muito agasalho. Espero encontrar calor humano também”, brincou.

Espaço Criança Esperança abre inscrições para estágio na área de informática
Por Diego Ximenes

O Espaço Criança Esperança de Olinda (Eceo) está com inscrições abertas para estágio na área de Informática. Os candidatos interessados devem ser alunos (as) de graduação em Ciências da Computação ou outros cursos relacionados à informática, a partir do 4º período. Além disso, ter habilidade para trabalhar com crianças e jovens, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O objetivo do estágio é ministrar aulas de informática básica, com uma carga horária de 20h semanais e remuneração de R$350 mais auxilio passagem de R$ 117,60. Os currículos devem ser enviados no período de 22 de fevereiro até o final da tarde do dia 5 de março para o e-mail: extensao@unicap.br. Os selecionados receberão o convite para a entrevista por meio de telefone ou e-mail. Mais informações pelo fone 2119.4242.

Curso de Fotografia promove 1º concurso
Por Victor Bastos

O curso de graduação em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco está promovendo o 1º Concurso Fotográfico. O tema escolhido para a primeira edição foi “O Carnaval Pernambucano”, e tem o objetivo de difundir as imagens da cultura pernambucana e estimular o ato de fotografar. As inscrições vão até o dia 28, e o resultado final será divulgado no dia 3 de março.

O concurso será realizado entre os alunos do curso de graduação em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. Cada estudante poderá inscrever até três fotografias inéditas. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição que se encontra no Laboratório de Fotografia da Católica, localizado no térreo do bloco G, na sala 002.

Os três primeiros colocados serão escolhidos através de um júri composto por três professores da Unicap, e receberão uma premiação. Os vencedores terão suas fotos divulgadas no site da Universidade Católica de Pernambuco (www.unicap.br) e, posteriormente, todas as fotos farão parte de uma exposição.

As imagens deverão ser digitais ou analógicas impressas em papel fosco com margem, no tamanho 15x21cm. As fotos poderão ser coloridas ou em preto e branco, e no verso de cada uma deverão constar etiquetas adesivas com o número da inscrição.

Não serão aceitas imagens com montagem, manipulação digital ou com teor que seja considerado discriminatório ou ofensivo. Fotografias que tenham em destaque uma determinada pessoa só serão aceitas com a autorização do uso da imagem do retratado.

Todas as fotografias deverão ser feitas no estado de Pernambuco, e entregues dentro de um envelope com uma cópia do comprovante de inscrição.

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010
Por Ana Luíza Madeiro

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar de 21 a 23 de abril o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que este ano tem como tema “O Ensino do Jornalismo: Novas Diretrizes e Novos Cenários Jurídicos, Profissionais, Tecnológicos e Econômicos”. O evento marcará o início das comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da Unicap, que serão completados em 2011.

Diversas atividades, entre mesas-redondas, colóquios e apresentações de grupos de pesquisa, mobilizarão professores, profissionais da área e estudantes de todo o país interessados em debater o passado, o presente e o futuro do Jornalismo. O encontro reunirá, ainda, convidados internacionais durante o Colóquio Ibero-Americano, que também integra a programação.   

Para mais informações, clique aqui.

Unicap e British and American firmam convênio
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco e o curso de idiomas British and American estão promovendo um convênio que beneficiará os funcionários, professores, cônjuges e dependentes legais, e alunos da Unicap. A parceria tem o objetivo de conceder bolsas parciais ou descontos no valor das parcelas mensais para o curso da língua inglesa.

A British and American está oferecendo bolsas parciais ou descontos de 40% até 60% sobre o valor das mensalidades do curso da língua inglesa.

Mais informações pelo fone 2119.4142.

Assessor de Relações Internacionais vai participar de seminário no Itamaraty

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais e coordenador do Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco, Prof Dr. Thales Castro, irá participar do II Seminário sobre Pesquisas em Relações Econômicas Internacionais, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão e com o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. O evento será realizado no dia 4 de março, na Sala San Tiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O seminário tem como objetivo dar seguimento à reflexão sobre a conjuntura e as tendências das relações econômicas internacionais e os desafios e oportunidades que se apresentam ao Brasil e com base nas pesquisas e trabalhos conduzidos nas principais instituições de pesquisa brasileiras,

Museu de Arqueologia vai oferecer minicurso sobre a megafauna do pleistoceno

Laboratório e Museu de Arqueologia da Unicap vão promover o minicurso “Megafauna do Pleistoceno”, entre os dias 2 e 4 de março. As aulas serão realizadas das 8h às 12h, na sala 106 do bloco G. As inscrições custam R$ 20,00 e devem ser feitas na Fasa Gráfica. O minicurso tem a coordenação da Profª Drª Maria do Carmo Costa e apresentação de Joana Paula e Wagner Oliveira. Mais informações pelo fone 2119.4192.

Ministério Público do Trabalho seleciona estagiário de jornalismo
Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT

A Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região seleciona estagiário de jornalismo para assessoria de comunicação. Apenas uma vaga está disponível. Os estudantes interessados em concorrer devem ter cursado mais da metade do curso. As inscrições podem ser feitas a partir da segunda-feira, dia 8, na sede da entidade, na rua Quarenta e Oito, 600, Espinheiro. Para se inscrever é preciso que o candidato apresente cópias do histórico escolar, documento de identidade e CPF, além de uma foto 3x4.

O processo de seleção terá duas etapas. A primeira consiste na aplicação de prova objetiva, em que serão cobrados conhecimentos de língua portuguesa, atualidades e noções sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho, e subjetiva, com foco em redação jornalística. A segunda, e última, é uma entrevista. A prova acontece no dia 28 de fevereiro. A entrevista entre os dias 11 e 12 de março. A bolsa oferecida é de R$ 760. A carga horária diária é de quatro horas.

Clique aqui para mais informações >

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas para oficinas
Por Lílith Perboire

O Espaço Criança Esperança Olinda (ECEO) abriu vagas para oficinas. Os interessados devem realizar a matrícula de 1º a 11 e 18 a 26 de fevereiro, de 8h às 12h e 13h às 16h no ECEO com toda documentação exigida.

As vagas são destinadas para estudantes de escola pública ou para bolsista integral em escola privada. É preciso ainda ter renda familiar de até três salários e residir no bairro de Rio Doce ou Ilha Santana. As oficinas começam no dia 1º de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensão@unicap.br ou pelo fone (81) 2119 4242.

 Oficinas e Vagas disponibilizadas em 2010 pelo ECEO :

OFICINAS

Nº  VAGAS

DIAS

Voleibol

120

Terça e Quinta

Handebol

200

Segunda e Quarta

Natação

150

Terça e Quinta

Hidroginástica

60

Terça e Quinta

Basquete

75

Segunda e Quarta

Futebol de Campo

105

Segunda e Quarta

Karatê 

60

Terça e Quinta

Percussão 

120

Segunda e Quarta

Capoeira

120

Terça e Quinta

Teatro

120

Terça e Quinta

Informática Básica

135

Segunda e Quarta /Terça e Quinta

Pré-vestibular(*)

280

Segunda a sexta

Jovem Aprendiz(*)

20

Segunda a sexta

Computação Gráfica

15

Terça , Quinta e Sexta

 

Confira mais notícias >

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000