logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - Ano 9

Reitor recebe visita do secretário de Esportes do Estado
Por Victor Bastos

Foi realizado nesta sexta-feira (26), às 14h30, o primeiro encontro entre a Universidade Católica de Pernambuco e o Governo do Estado sobre a 3ª Conferência Estadual de Esportes. O secretário de Esportes de Pernambuco, George Braga, foi recebido no gabinete da reitoria pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. Também estavam presentes o coordenador de Esportes da Católica, Fernando Lapa, o coordenador do curso de especialização em Administração Esportiva, Sales Vidal, e representando o coordenador do curso superior tecnológico de Gestão em Eventos, Alfredo Sotero, participou do encontro o coordenador do curso superior tecnológico de Jogos Digitais, Breno Carvalho.

O intuito da reunião foi formalizar o convite do Governo do Estado para a Universidade Católica de Pernambuco integrar a Comissão Organizadora da Conferência Estadual, além de promover Conferências Livres. Os eventos organizados pela Unicap terão a proposta de estudar, analisar e desenvolver projetos para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 24 e 25 de abril, ainda sem local definido. Em seguida, o Governo Federal estará promovendo a Conferência Nacional, no início de junho, em Brasília, onde serão definidos os projetos que visam a melhoria no esporte nacional nos próximos dez anos.

Visando a Conferência Estadual, a Universidade Católica de Pernambuco criou uma Comissão de Estudo e Elaboração de Projetos de eventos alusivos à Copa do Mundo de Futebol de 2014. Integram o grupo o coordenador do curso superior tecnológico de Gestão em Eventos, Alfredo Sotero; o coordenador Geral de Extensão, Alcivam Paulo de Oliveira; o coordenador de Esportes da Católica, Fernando Lapa; a assessora do Centro de Ciência e Tecnologia, Isabella Leite Trindade; e a coordenadora do curso de Turismo, Roberta Cajaseiras.

O secretário de Esportes de Pernambuco, George Braga, revelou a satisfação com o andamento da possível parceria. “Queremos produzir as Conferências Livres com os principais atores da sociedade (instituições de ensino superior) para preparar, angariar e discutir ideias para levar para nossa Conferência Estadual. Em seguida, serão eleitos 50 delegados para a Conferência Nacional, em Brasília”, afirmou. Segundo o político, o Brasil vive um momento especial e de muitas vitórias na área esportiva. Vale salientar que o país será sede dos maiores eventos esportivos do mundo nos próximos seis anos.

Para o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, as ações articuladas são cada vez mais presentes e importantes para construção da sociedade. “Nos últimos anos nossa agenda de discussão e realização de parcerias vem crescendo. Por isso, essa conversa com vocês é importante, pois estamos abrindo um fórum, temos que valorizar os desportistas do Brasil”, afirmou.

Secretaria Especial de Esportes de Pernambuco

Criada em 2008, pela atual gestão, a Secretaria Especial de Esportes do Governo do Estado comemora dois anos de existência, sendo o primeiro órgão fundado para tratar especificamente do setor esportivo em Pernambuco. Desde então, o foco da Secretaria é consolidar o incentivo à prática de esportes como hábito constante na vida da população, colaborando com a saúde pública e promovendo inclusão social.

Desde 2003, o secretário George Braga exerce cargos no setor público. Em 2007, começou a atuar na área esportiva como gerente Geral de Esportes de Pernambuco e, no ano seguinte, como secretário Especial de Esportes do Governo do Estado.

Embaixador espanhol ministra minicurso na Católica
Por André Amorim

A Assessoria de Relações Internacionais e o Núcleo de Estudos para a América Latina (Neal) da Universidade Católica de Pernambuco realizaram, na última quinta-feira (26), na sala 510 do bloco A, o minicurso “Segurança energética, alimentar e ecológica na política internacional”. O curso, realizado entre 9h e 12h30, foi ministrado pelo pesquisador voluntário do Neal e embaixador espanhol Fernando Martinez.

As chamadas energias renováveis, ou seja, aquelas capazes de se renovar e, portanto, inesgotáveis, segundo o embaixador, foram intensivamente utilizadas pelo homem até a criação da máquina a vapor. Para ele, a razão pela troca é clara: independência em relação às condições climáticas. No entanto, na década de 1970, as matrizes energéticas que foram trocadas pela máquina de James Watts começaram a ser vistas como alternativas limpas.

Ainda falando sobre a questão energética, o embaixador lembrou como a distribuição geográfica das reservas naturais pode gerar conflitos entre as nações. O petróleo, por exemplo, principal matriz energética mundial, está concentrado, principalmente, no Oriente Médio, uma região politicamente instável, e em países do Leste Europeu. O carvão mineral, por sua vez, tem cerca de 70% de suas reservas localizadas em três países – EUA, China e Rússia.

Para Fernando Martinez, a concentração desses recursos naturais pode intensificar os conflitos já existentes e criar um mundo mais perigoso. “Essas potências vão lutar para conseguir esses recursos que estão se esgotando e, caso não consigam, seus líderes serão ‘castigados’ pela população do país”, disse.

Para encerrar o tópico sobre energia, o embaixador falou sobre um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energia (IEA) com as previsões para o consumo energético até o ano de 2030. Mesmo com a diminuição da demanda de energia por conta da crise econômica mundial, a previsão é que, neste ano, a procura volte a crescer. O consumo em países asiáticos e do Oriente Médio deve impulsionar esse crescimento. O relatório indica, ainda, que as principais matrizes continuarão sendo o petróleo e o carvão.

Em seguida, o embaixador falou sobre as mudanças climáticas e o que tem sido feito pelos países com relação a isso. Mesmo com a crise econômica mundial, em 2009, a concentração de gases na atmosfera não diminuiu. Para tentar reverter ou amenizar os problemas, os líderes mundiais se reuniram, em dezembro do ano passado, em Copenhague, capital da Dinamarca, para buscar soluções.

Depois de duas semanas de debates, a cúpula não formalizou nenhum acordo com validade legal. Para o embaixador, acordos com a participação de todos os países é algo difícil porque, em algum ponto, ele pode ferir a soberania do país. Ele destacou, ainda, o plano de metas voluntárias do Brasil, que prevê uma diminuição do desmatamento da Amazônia em 80% e do Cerrado em 40%. Essas propostas, somadas a outras iniciativas, fariam com que o país reduzisse entre 36,1 e 39,9%.

Por fim, o embaixador falou sobre a segurança alimentar. Para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), segurança alimentar é quando as pessoas têm acesso físico, econômico e social a todos os nutrientes contidos em alimentos de sua refeição. Hoje, ainda segundo a FAO, um bilhão de pessoas no mundo sofre com a fome ou desnutrição. Ele falou, ainda, sobre os desafios que a ONU encontra no enfrentamento do problema. Ao final, o embaixador abriu um espaço para que os alunos pudessem tirar dúvidas. 

Católica vai receber visita do embaixador do Haiti no dia 3

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber na próxima quarta-feira (3) a visita do embaixador do Haiti no Brasil, Hidalbert Pierre-Jean. Ele será recebido às 9h30 pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e pelo assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro.

O encontro terá duração de 40 minutos e, em seguida, o embaixador fará uma visita pelo campus. Além de conhecer a Unicap, o diplomata fará um agradecimento especial à Universidade pela campanha de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos realizada pela Pastoral da Católica para as pessoas afetadas pelo terremoto.

Reitor da Unicap recebe visita da ex-aluna e aviadora Carolina Griz
Por Fernanda Guerra

Entre arte, música e poema, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu quinta-feira (25), durante o Quinta em Ritmo e Poesia, a visita da ex-aluna do curso de História e aviadora, Carolina Griz,

“Você chegou na noite da poesia”, disse o Reitor. Formada em 2002, a aviadora veio passar as férias no Recife e aproveitou para matar as saudades de onde estudou. Filha da professora de Políticas Públicas Educacionais, Fernanda Griz, Carolina ficou impressionada com o evento e com as mudanças que aconteceram na Católica. “Ficou muito iluminado, principalmente, com o sentido poético”, define.

Na infância, quando questionada sobre qual profissão ela iria escolher no futuro, respondia: “se eu fosse homem, queria ser piloto. De acordo com ela, a paixão por aviões veio como herança do pai.

A menina cresceu. O sonho ficou na infância. Fez graduação em História. Atuou como guia de turismo e na área de pesquisa científica, na Sinagoga Kahal Zur Israel. Viveu por cinco anos na Europa, onde fez pós-graduação em Turismo Superior Operativo, na universidade Nouvelle Frontiers.

“Quando trabalhei em bilheteria aérea, vendendo passagens, sempre recebia e-mails referentes a cursos de aviação. Foi, justamente, o momento em que a minha vontade dos tempos de criança voltou”, relata. Desde então, Carolina passou a se interessar novamente pela área, pesquisando sobre o assunto e buscando informações relacionadas aos cursos oferecidos no Brasil. Aproximando-se completamente do sonho de menina: ser aviadora.

Quando voltou ao país, a ex-aluna da Unicap optou por iniciar a futura carreira no Aeroclube Recife. Atualmente, ela reside em São Paulo, onde se especializou ainda mais na profissão. Quando voltar das férias, Carolina pretende fazer um curso de Instrução de Voo, para atuar na área de aviação comercial. 

Quinta em Ritmo e Poesia volta cheio de novidades
Por Diego Ximenes

Está de volta ao térreo do bloco G o projeto semanal que alegra todas as tardes de quinta-feira, o Quinta em Ritmo e Poesia, que teve sua primeira edição do ano, nesta semana. Para começar de forma singular, a coordenadora do curso de Letras, professora Haidée Camelo, que é organizadora do evento, programou o lançamento de dois livros: “Letras em Poesia” e “Sob a Lua e Entre as Flores”, além de uma encenação teatral e muita música para os alunos, professores e funcionários.

O livro “Letras em Poesia” é uma coletânea, reunida pela coordenadora, com 34 poemas de 12 alunos que já passaram pelo curso de Letras da Católica. “Todos os escritores que estão neste livro são muito talentosos, e esses trabalhos mereciam ser divulgados, então veio a ideia do livro”, afirmou a professora Haidée. Já “Sob a Lua e Entre as Flores” é um livro da ex-aluna de Letras, Rosália Cristina, com poesias que tratam de vários temas subjetivos.

“Este livro foi uma gestação de 15 anos, um parto de 2 meses e uma concepção de uma  vida inteira”,afirma Rosália, fazendo analogia ao tempo que levou escrevendo o livro, com intervalos para reflexões e a produção dele, que acontece desde dezembro. Os livros podem ser encontrados na livraria Fasa, que fica no térreo do bloco A, ao preço de R$ 10. Toda renda vai ser destinada a financiar outras publicações, dentro da Universidade.

Mas a tarde não foi somente de espaço para os livros, houve interpretação e muita música. A primeira apresentação da tarde foi do grupo teatral “Coletivo Grão Comum”, representado pelo ator Arthur Canavarro e os músicos convidados Felipe Travassos e Hugo Rioli. Na ocasião, o ator fez uma interpretação do poema Maremundo, de Luís da Costa Pinheiro, que é citado no livro “Geografia dos Mitos Brasileiros”, do escritor Luís da Câmara Cascudo. A apresentação é um monólogo onde o personagem é um pescador que fala sobre sua relação com o mar. Ao fim da encenação, o cantor Neto Lisboa subiu ao palco cantando e tocando o melhor da música popular brasileira.

O Quinta em Ritmo e Poesia voltou, com força e mais espaço para o teatro, dança e música de qualidade”, disse a professora Haidée. Na próxima quinta, o projeto continua, a partir das 17h.

Unicap realiza Exposição do Centenário de Morte de Joaquim Nabuco
Por Fernanda Guerra

A literatura foi um dos caminhos encontrados pelo abolicionista e monarquista Joaquim Nabuco em sua luta contra a escravidão. Portanto, como não poderia deixar de ser, a Universidade Católica de Pernambuco realiza a Exposição do Centenário de Morte de Joaquim Nabuco, no hall da Biblioteca.

A cronologia de sua vida; obras de sua autoria; biografias inspiradas em sua trajetória e trecho da reportagem especial veiculada pela Revista Continente, na edição do mês de janeiro, são alguns dos conteúdos disponibilizados aos visitantes, em homenagem ao centenário de sua morte.

Nascido em 1849, na cidade do Recife, Joaquim Nabuco foi um dos grandes defensores das causas abolicionistas. Em 1869, o então estudante foi transferido de São Paulo para o Recife, onde estudou na Faculdade de Direito do Recife. Já nesse ano, chocou a população local ao defender um escravo negro, que havia assassinado o seu senhor.

O ano de 1878 foi o início de sua luta contra a escravidão – dez anos antes da Lei Áurea. Em 1905, tornou-se o embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. Em 1910, faleceu, deixando um legado de obras como O Abolicionismo, Balmaceda, Minha Formação e Campanha Abolicionista no Recife.

Curso de plantas medicinais atrai profissionais de diversas áreas
Por Luana Pimentel e Fernanda Guerra

Nos dias 23, 25 e 26 desta semana, a Universidade Católica de Pernambuco promoveu o curso de plantas medicinais no Laboratório de Arqueologia. As aulas foram ministradas pela coordenadora do Museu de Arqueologia, professora Maria do Carmo Costa.

“O objetivo do curso foi orientar as pessoas para o uso adequado de plantas medicinais, desmistificando a ideia de que planta natural não faz mal”, resume Maria do Carmo.

Ao todo, 38 pessoas de diferentes profissões participaram do curso. Veterinário, psicólogo, biólogos, farmacêuticos e pessoas de comunidades, por três dias, reuniram-se movidos pela curiosidade de saber os conteúdos que permeiam o universo de plantas medicinais.

A primeira aula do curso foi reservada para conteúdos históricos, como o relato das primeiras plantas utilizadas em pesquisas científicas. Em seguida, houve espaço para a comparação do uso de plantas medicinais orientais e ocidentais; esclarecimentos relacionados aos tratamentos; resultado de pesquisas; fases do cultivo e os efeitos tóxicos.

Depoimentos:

Renata Guimarães, Psicóloga

“Eu fiquei sabendo do curso pelo jornal. Sempre tive vontade de trabalhar com plantas e, nesse curso, a gente aprende muito, tanto no que diz respeito às funções medicinais que elas apresentam quanto a como preparar remédios a partir dos vegetais.”

 

 

 

Fátima Caio, Psicóloga

“Acho importante saber um pouco mais sobre as funções medicinais que as plantas podem apresentar. O curso, além de ter me proporcionado informações científicas e técnicas, também mostrou um lado mais prático. Não gosto de usar esses remédios alopáticos, que são vendidos em farmácia, prefiro utilizar os naturais. Agora que aprendemos com o curso a manipular plantas para fins medicinais da maneira certa, pretendo deixar de lado os remédios de  farmácia.”

Jéssica Martins, artista plástica

“Sempre me interessei em saber mais sobre as funções medicinais que as plantas têm. Até já pensei em cultivar plantas em casa, mas não tinha orientação para isso. Eu, como a maioria das pessoas não conheço de fato o poder que as plantas possuem. Precisamos saber manipulá-las da maneira correta se quisermos usufruir do poder medicinal que elas apresentam. Por mais que seja um elemento natural, algumas plantas são tóxicas e podem provocar um efeito contrário ao usuário. A professora Maria do Carmo é bastante capaz para falar do assunto, sempre entusiasmando a todos e estimulando os alunos a aproveitarem da maneira correta os poderes medicinais da natureza. Agora que aprendi como manipular e usufruir desses poderes, já estou certa de que quero fazer minha própria horta. Gostei tanto do curso que se fizessem uma continuação dele, certamente, participaria.”

8ª Semana da Mulher começa no dia 8 de março
Por Lílith Perboire

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Católica de Pernambuco promove entre os dias 8 a 12 de março a 8ª Semana da Mulher. O tema deste ano é: “Mulher cultivando uma economia sustentável a serviço da vida”, que faz uma alusão à Campanha da Fraternidade, que tem como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Durante toda a semana vão acontecer palestras, apresentações culturais, exposição, minicursos e mesas-redondas.

A 8ª Semana da Mulher é uma iniciativa da Pró-reitoria Comunitária da Católica, com o apoio da Pastoral e dos centros da Universidade.  O evento pretende debater uma economia que promova o desenvolvimento amplo sem exclusão social, além de fazer um alerta ao consumo atendendo às demandas da sociedade, efetivando o compromisso social da Católica. A participação em toda a programação da Semana da Mulher é gratuita e aberta ao público.

A abertura do evento será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, na segunda-feira (8), às 9h, no auditório G-2. Em seguida, haverá uma palestra com a participação da secretária estadual da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque e a deputada estadual Elina Carneiro.

Confira toda a programação:

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.DIA 08/03/2010-segunda-feira

ABERTURA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DA MULHER- PE
Magnífico Reitor Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, SJ.
Pe. Miguel de Oliveira Martins Filho, SJ – Pró-Reitor Comunitário/Católica
Palestrantes: Cristina Buarque - Sec. da Mulher do Estado de PE e Elina Carneiro - Deputada Estadual
Horário: 9h às 11h
Local:  auditório GII,1º andar bl G
Coord. Andréa Campos
*Animação inicial: Música e Dança- CAC
Coord.: Genilson e Ana Cecília Soares 

HOMENAGEM  ÀS  MULHERES- Apresentação cultural - grupo capoeira e percussão do Espaço Criança Esperança  Olinda.
Horário: 9h às 10h
Local: Católica- térreo bl G frente a CGES
Coord.:Kátia Pintor 

Exposição: Mulher Negra Força e Resistência
Local:Hall do bl A
Horário: 15h
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.: Jorge Arruda (Secretário Executivo do CEPIR) 

Celebração Eucarística
Horário:18h às 19h
Local: Capela do Campus
Resp. Equipe de Liturgia da Pastoral e  Maristela Velozo 
Espaço Cultura Feminina
Recital com Cida Pedrosa (autora do livro “As filhas de Lilith”)
Horário:18:30 às 20h
Mesa de autógrafo
Local: Hall do Bloco G 

Painel- A Participação da Mulher na Economia Solidária como Fator de Desenvolvimento Sustentável
Participantes: Secretaria da Economia Popular Solidária da PCR
Grupo Mulher Maravilha e Casa da Mulher do Nordeste
Coord.: Prof. Janice Albuquerque
Horário: 18:30h às 21:30h
Local: Auditório GI, 1º  andar do bl. G

DIA 09/03/2010-terça-feira

Palestra- O papel da mulher na economia e na política brasileira
Palestrante: Luciana Santos 
Secretária de Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco
Horário: 9h  às 11h
Local: Auditório GII, 1º  andar do bl. G
Coord.: Profª Maria da Graça Xavier Ferreira
Animação   inicial: MPB  CAC
Coord.: Percy  

Palestra: Adolescência e Gênero
Palestrante: Profª Mariel Rocha P. Lyra
Local: auditório do CTCH, 1º andar do bl. B
Horário: 15:00 às 17:00
Coord.: Curso de Psicologia 

Painel: Contribuição da Mulher no Processo de Humanização do Mundo
Participantes: Professores do CTCH
Horário:18:30 às 21:30h
Local: Auditório GI, 1º andar do bl. G
Coord: Profª Maria do Carmo Motta  

Painel: Saúde e Prevenção da Mulher”
Paula Viana – Grupo Curumim
Participação do DCE da Católica
Horário: 18:30 às 21:30
Local: Auditório GI, 1º andar do bl. G
Coord.: Profª Elizabeth Siqueira 
Espaço Cultura Feminina

Atração cultural apresentada pelo grupo de teatro de alunos da Católica:Os Poetas Vivos
Horário:18h às 18:30
Local: Hall do Bloco G 
Cine Gramadinho
Horário: 16h às 18:30h
Local: Jardim (em frente à Biblioteca)
Coord. DCE /Católica 

DIA:10/03/2010- quarta -feira 

Palestra: Mulher e Mídia
Palestrante: Jornalista Graça Araújo
Debatedoras:
Jornalista Stela Maris - Professora da Católica Jornalista Inamara Melo – União Brasileira de Mulheres
Coordenação: Paula Losada
Horário: 9h às 11h
Local: auditório GI, 1º andar do bl. G 

Painel – Violência contra a Mulher no Século XXI
Painelistas:
Representante da União Brasileira de Mulheres (UBM)
Rejane Bezerra -  Secretária de Mulheres da Cidade do Recife
Coord: Andréa Campos – Profª da Católica
Horário: 15h às 18h
Local: Auditório G II - 1º andar do bl. G 

Palestra: Educação e Gênero – relato de uma experiência no Spelman College
Profª Terezinha Galvão
Coord.: Profª Elizabeth Siqueira
Horário: 18:30 às 19:30
Local: aud. CTCH – 1º andar bl B 

Painel: Movimentos Contemporâneos de Mulheres em Pernambuco
Pe. Ferdinand Azevedo,SJ
Prof. Católica, historiador e pesquisador
Edla  Noronha (Coord. do Movimento das Mulheres contra o Desemprego)
Coord.  Profª Elizabeth Siqueira
Horário:19:30 às 21:30h
Local: aud. CTCH - 1º andar bl B

DIA:11/03/2010-quinta-feira

Pinel: Assédio Moral e Sexual
Painelistas: Prof. Sérgio Torres - Juiz do Trabalho
Cristina Buarque - Sec. da Mulher do Estado de PE e Karina Vasconcelos – grupo Girassol
Coord. Profª  Mabel Carmona - Economia
Horário: 9h  às 11h
Local: Auditório G II - 1º andar do bl. G 

Palestra: Mulheres Negras Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.Jorge Arruda (Secretário Executivo do CEPIR)
Horário: 15h às 17
Local: Auditório G I - 1º andar do bl. G 

Quinta em Ritmo e Poesia na Católica: Homenagem às mulheres
Participação da Banda 100% Mulher – Maestrina: Carmem Pontes e Poetas Vivos- grupo de teatro alunos da Católica
Horário:17h às 19h
Local: térreo do bl. G
Coordenação: cantora Profª Haidée Camelo e o  pastoralista Gilmar Araujo 

Painel-Compulsão  pelo Consumo x Consumo Sustentável
Painelistas:Profª Graça Ferreira e Profº Moab Acioli
Horário: 18:30 às 20h
Local: Sala multiuso, 1º andar do bl. D
Realização:Curso de Engenharia Civil-CCT
Coord.: Profª Graça Ferreira 

Painel – A Importância da Juventude no Movimento Feminista
Painelistas: Representante da marcha mundial de mulheres
Eduarda Alves - diretora de mulheres da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP
Renata Brasileiro - diretora de mulheres do DCE da Católica
Horário: 18:30 às 21:30
Local: aud. CTCH – 1º andar bl B
Coord.DCE/Católica

DIA 12/03/2010- sexta -feira

Fórum de Gênero
Coordenadoria da Mulher - Prefeitura da Cidade do Recife
Horário:9h às 11h
Local: Aud.. G I, 1º andar do bl. G
Coord: Andréa Campos 

Apresentação: Grupos Artísticos das ONGS
Casa de Passagem,
Casa Menina Mulher 
Horário: 14:30 às 15:00
Local: hall bl A - Pracinha
Resp. Profª  Janice Albuquerque 

Painel: Retrospectiva Histórica do Centenário do 8 de março 
Painelistas: Virgínia Barros – Presidente da UEP,  Sílvia Camurça- SOS Corpo e Márcia Ramos (União Brasileira de Mulheres)
Coord.: Profª Zuleica Dantas
Horário: 15:00h às 18:00
Local: auditório GII, 1º andar do bl. G 

Apresentação do Maracatu Tambores d’Olorum – Fundação Fé e Alegria
Horário:18h às 19h
Local: saída: térreo do bl. G ao bl A
Resp: Ana Cecília Soares  

SHOW ARTÍSTICO E HOMENAGENS
Grupo Mandacaru e  Interpoética
Recital de Música e Poemas
Profª  e Cantora Haidée Camelo e grupos especiais
Local: Teatro, 1º andar do bl. B
Horário: 19h30 às 21h30
Coord.: Núcleo da Mulher e
Equipe de Trabalho da VIII SMC
Realização: Núcleo da Mulher, Pró-reitoria Comunitária, Centros e Pastoral 

OUTRAS ATIVIDADES DURANTE A SEMANA

EXPOSIÇÃO- Mulher Negra: Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.: Jorge Arruda (Secretário do CEPIR)
Local: Pracinha  e hall do bl. A 

OFICINA - Mulheres na “rede” - dicas de uso da internet para economia e geração de renda
Horário: 14h às 17h
Local:Biblioteca, sala de multimeios
Ministrante: Ana Beatriz Nascimento 

OFICINELÂNDIA II -  Cuidar da beleza  com economia
Horário:14h  às 16h30
Responsáveis: Ana Lúcia Trigueiro Matoso - BC e Raíssa (curso Direito)
Oficinas: bijuteria, tenerife, emborrachado,
garrafa pet
Local: sala 012 térreo bl A (univerão) 

MINI-CURSO
Tema: Protagonismo da Mulher nas Comunidades Cristãs Primitivas
Responsável:Profº João Luiz Correia e Maristela Velozo
Horário:16:30-18:30h
Local:sala 824,  8º  andar,   bl B 

MINI-CURSO
A Mulher e a  Economia de Comunhão
Responsável: Prof. Jorge Cândido
Horário:16:30-18:30h
Local: Sala 207, 2º andar, bl. B 

Mais informações:
- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146
- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.
- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.

Inscrições para acesso ao estacionamento começam nos dias 29 e 30 de março
Por Lílith Perboire

Os alunos interessados em garantir acesso ao estacionamento da Católica poderão se inscrever nos dias 29 e 30 de março, das 8h30 às 20h30, no auditório G-2 da Universidade (primeiro andar do bloco G). Na ocasião, os estudantes cadastrados receberão um adesivo, no caso dos proprietários de veículos, e uma carteira de autorização para motociclistas.

Os documentos necessários para os alunos efetuarem a inscrição são:

  1. A carteira de identidade original
  2. Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).

Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.

 Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.

Para os alunos que já são usuários do estacionamento no período 2009.2, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:

  1. A carteira de identidade original
  2. Original do certificado de propriedade do veículo.

O acesso do veículo ao estacionamento só será permitido com o adesivo colado no vidro dianteiro. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário.

O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco fica localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. O espaço possui 350 vagas de carro e 40 de motos. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h.

Alunas de arquitetura recebem menção honrosa do IAB/PE
Por Diego Ximenes

As alunas do 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica Lilianne Dantas, 22, e Aline Lopes, 26, receberam, na noite da última segunda-feira (22), uma menção honrosa do Instituto de Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB/PE), no teatro da Fundação Joaquim Nabuco. O instituto promoveu um concurso para profissionais e estudantes de arquitetura, premiando os melhores projetos arquitetônicos. Foi uma premiação que não acontecia a mais de trinta anos em Pernambuco.

Para a volta do concurso, os organizadores propuseram que os trabalhos girassem em torno de um estudo preliminar sobre a casa de Borsoi. Falecido no ano passado, Acácio Gil Borsoi nasceu no Rio de Janeiro, mas adotou o Recife como lugar para morar e trabalhar. Aqui, foi professor e responsável pela reformulação do curso de arquitetura no Estado. Borsoi foi autor de grandes projetos, como o interior do Palácio da Guanabara, o restaurante Assírio e o Teatro Municipal, todos do Rio.

Com o apoio da professora Ana Luisa Rolim, que foi a orientadora do projeto, as estudantes criaram uma edificação flutuante à beira do Rio Capibaribe que, segundo elas, não resultaria em nenhum problema ambiental. “Como Borsoi era um apaixonado por Olinda, Recife e os rios que passavam pela cidade, pensamos em alguma coisa que fosse um cartão postal, no meio do rio, bem na divisa das duas cidades, algo que segue as ideias do grande profissional que ele foi”, afirmou Lilianne.

O projeto apresentado tem estrutura modernista, com traçados que unem técnicas construtivas e fisionomia arquitetônica contemporâneas às principais características utilizadas pelo arquiteto Borsoi, em sua produtiva carreira. Na formação da ideia, ele sempre desenhava com leveza e criatividade, fato que cativou as alunas a projetarem seus trabalhos na água, com tom de inovação e tradição arquitetônica cultural.

 Segundo Lilianne, para que todo o trabalho ficasse pronto e fosse entregue no prazo correto, foi preciso muita pesquisa, motivação dos professores e algumas horas de sono perdidas, mas tudo foi bem recompensado com a menção honrosa e o certificado do Instituto. “Muitas vezes pensamos em desistir, mas com o apoio da professora Ana Luisa, seus conselhos, o incentivo dos amigos e muito trabalho, conseguimos nos destacar frente a vários estudantes que concorriam conosco. Todo trabalho valeu muito a pena”, enfatizou a aluna, orgulhosa do resultado.

Agora, tanto Lilliane quanto Aline voltam as atenções para a conclusão do curso com um bom trabalho, já que estão no último período. “Depois da menção honrosa, tanto eu como Aline, queremos fazer um bom trabalho de graduação, queremos nos formar na metade deste ano, sem esquecer de outros concursos que podemos participar”, falou Lilianne.

Museu de Arqueologia promove minicurso Megafauna do Pleistoceno
Por Fernanda Guerra

Uma viagem por assuntos geológicos. O início do universo; os movimentos realizados pela Terra, repercutidos nas constantes alterações climáticas; o surgimento da vida e a extinção de espécies. Os temas serão abordados no minicurso Megafauna do Pleistoceno, que será promovido pelo Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco, nos dias 9 e 11 de março, das 8h às 12h, na sala 106 do bloco G.

O foco principal do minicurso será uma abordagem aprofundada sobre as espécies de animais gigantes, habitantes do mundo no período do pleistoceno – entre 1,8 milhão a 11.000 anos atrás – e dos seus descendentes atuais.  

Em dois dias, os participantes vão ter contato com conceitos de evolução e com uma outra visão sobre as mudanças do planeta, mostrando que nem sempre o homem é o verdadeiro culpado do desgaste mundial.

As inscrições custam R$ 20,00 e devem ser feitas na Fasa Gráfica. O minicurso será coordenado pela professora Drª Maria do Carmo Costa e terá a apresentação de Joana Paula e Wagner Oliveira.

Mais informações pelo telefone 2119.4192.

TRE-PE seleciona estagiários de Ciência da Computação e Sistemas de Informação
Por Fernanda Guerra

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) abriu seleção de estágio para os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Para concorrer à vaga, é preciso que o candidato já tenha cursado a metade da graduação.

Os estudantes interessados devem apresentar o currículo e o histórico escolar na Coordenação Geral de Estágio da Unicap, até o dia 10 de março.

A bolsa oferecida é R$ 520, além de auxílio-transporte. A carga horária é de 20h semanais, no turno da tarde. O contrato terá duração de um ano, mas poderá ser renovado por mais um.

Informações pelo telefone 4009-9538, com Marco Antonio Capella ou Lídia Trigueiro.

Unicap lançará Instituto Humanitas
Por Victor Bastos

Inspirada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Universidade Católica de Pernambuco lançará em breve o portal Instituto Humanitas Unicap. Os responsáveis pelo projeto são Padre Lúcio Flávio, José Maria da Silva Filho Valter Luís de Avellar e Carlos Vieira.

O Instituo Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco é um portal voltado para a área de ciências humanas, e tem como principal objetivo apontar novas questões e buscar respostas para os grandes desafios da nossa época, a partir da visão do humanismo social cristão, participando do debate cultural em que se configura a sociedade do futuro.

O portal do Instituo Humanitas oferecerá diversos dispositivos on-line. O atendimento espiritual, onde são trabalhadas as crises espirituais e as inquietações religiosas, é um dos principais serviços que serão prestados.

Participe da enquete do MEC e contribua para o avanço da educação no Brasil
Por Victor Bastos

O Portal do Aluno da Universidade Católica de Pernambuco está com uma enquete sobre “raça/cor” para o Censo Educação do Ensino Superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento serve para a coleta de dados para o planejamento educacional do país.

Assim que acessar o “Portal”, o estudante da Unicap verá no lado direito da tela uma arte com os dizeres “URGENTE- clique e participe – Censo do MEC”.

Vale ressaltar que a enquete se resume a uma única pergunta. Logo, o estudante dará a sua contribuição de maneira rápida e objetiva, valorizando a democracia e apoiando o avanço da educação no país.

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti
Por Daniel França e Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco está arrecadando donativos a serem repassados às vítimas do terremoto que devastou grande parte do Haiti no dia 12 de janeiro. O país localizado no Caribe é o mais pobre da América Latina. A campanha está sendo feita em parceria com a Cáritas, entidade da Igreja Católica que atua pelos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A instituição é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, água, roupas e toalhas. O material deve ser entregue em dois postos de coleta: na Divisão de Ação Pastoral, localizada no térreo do bloco A, ou na Pró-reitoria Comunitária, Procom, situada no térreo do bloco B. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h30 às 18h.

A Universidade Católica de Pernambuco ganhou mais um parceiro para a arrecadação dos donativos e para a campanha de sensibilização de ajuda às vítimas do o Haiti. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicap se juntou à iniciativa, que já arrecadou mais de 500 kg de alimentos e duas toneladas de roupas, além de uma quantidade de brinquedos ainda não contabilizada.

Integrante da diretoria de comunicação do DCE Unicap, a estudante de jornalismo do 2º período, Maria Cardoso, explicou a importância da iniciativa. “A ideia da gente é justamente que o pessoal perceba que deve ajudar mesmo após a tragédia, pois o Haiti é um país pobre. Temos que fazer mais trabalhos humanitários”, afirmou.

Maria Cardoso contou que, por se tratar de uma instituição comunitária, a Unicap foi a parceira ideal para tirar a ideia do papel. “São pessoas que precisam de ajuda, por isso que a gente recorreu à Pastoral. Já faz um tempo que aconteceu a tragédia, mas as pessoas ainda não têm nada, é preciso trabalhar essa perspectiva. O DCE viu que uma universidade tão grande como a Católica, que já trabalha mais esse lado humanitário, pode fazer mais”, disse a estudante.

O coordenador da Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Antônio Mota, lembrou da importância na continuação da campanha para ajudar as vítimas do Haiti. “Neste tempo de quaresma é importante se aproximar das pessoas mais carentes, praticando solidariedade e partilha. Devemos deixar o egoísmo de lado, e acolher mais quem está sofrendo”, explicou. Padre Mota lembrou que as inscrições para voluntários seguem na Pastoral da Unicap.

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia
Por Victor Bastos

A revista Fotografe Melhor e a Sony do Brasil estão promovendo a 3ª edição do Concurso Universitário Sony-Fotografe. O concurso tem o objetivo de revelar jovens talentos da fotografia brasileira. Para se inscrever, os interessados devem enviar até três fotos relacionados ao tema “Meu olhar sobre o Brasil”.

Os três primeiros colocados serão premiados com câmeras profissionais digitais da Sony com objetivas, flash, entre outros equipamentos, além de uma assinatura da revista Fotografe Melhor.

Os estudantes devem comprovar a matrícula em qualquer curso universitário, de graduação ou pós-graduação. As inscrições vão até o dia 31 de março. As fotografias podem ser digitais, de filme negativo ou positivo, e as imagens deverão ser enviadas via Correios, com as imagens impressas em papel fotográfico no tamanho mínimo de 15x21 cm e máximo de 20x25 cm.

Outras informações, o regulamento completo e a ficha de inscrição estão na revista Fotografe Melhor ou no site www.concursouniversitario.com.br. No portal também podem ser conferidas as fotos das edições anteriores e dicas de fotografia atualizadas semanalmente.

Oportunidade de estudos no Canadá
Com informações da Embaixada do Canadá

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Em sua etapa anterior, lançada em abril de 2009, o programa contemplou 117 bolsistas brasileiros em diversas áreas, como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais.

O prazo para as inscrições encerra-se em 16 de abril de 2010 e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante. São elegíveis os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira. Uma lista de acordos acadêmicos institucionais está disponível no site http://oraweb.aucc.ca/showcue.html.

Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.500 dólares canadenses por 4 meses e $10.000 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e $1.200 dólares mensais para manutenção.

Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Os alunos de graduação deverão iniciar seus estudos no Canadá até a primeira semana de janeiro de 2011 e os alunos de mestrado e doutorado até 15 de março de 2011. Uma relação dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de Universidades e Faculdades do Canadá: http://oraweb.aucc.ca/dcu_e.html e no site da Associação das Faculdades Comunitárias do Canadá: www.accc.ca para cursos técnicos de nível superior.

Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site www.scholarships.gc.ca.

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes
Por Victor Bastos

A Clínica Escola da Universidade Católica de Pernambuco, Corpore Sano, promoverá aulas de hidroterapia para gestantes. Os atendimentos serão realizados pelas professoras Valéria Passos e Teresa Vieira, além do professor Eduardo Vasconcelos.

Poderão participar das aulas na Corpore Sano mulheres que estão entre o quarto e o sétimo mês de gestação. Os atendimentos serão realizados na piscina térmica da Clínica Escola da Unicap, na qual cada turma terá entre cinco e dez gestantes. A hidroterapia contribui para uma gestação mais saudável e alívio dos desconfortos físicos da gravidez.

Para se inscrever, as interessadas deverão entrar em contato com a Corpore Sano através do telefone 2119-4490, e agendar uma consulta.

Confira os horários disponíveis para a formação de novas turmas:
Segunda-feira – 13h às 17h
Quarta-feira – 7h30 às 10h

-----------------------------------------------------------------

Confira mais notícias >

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica

Livro conta a história do surgimento da Unicap

Curso de Fotografia promove 1º concurso

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010

Unicap e British and American firmam convênio

Assessor de Relações Internacionais vai participar de seminário no Itamaraty

Ministério Público do Trabalho seleciona estagiário de jornalismo

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas para oficinas

-----------------------------------------------------------------

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000