logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Segunda-feira, 15 de março de 2010 - Ano 9

Recife, 15 de março de 2010 Ano 10

Bispo emérito da Paraíba participa de palestra na semana da mulher
Por Diego Ximenes


Na tarde da última quinta-feira (11), a Universidade Católica de Pernambuco recebeu, no auditório G1 do 1º andar do bloco G, a visita do bispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, que participou da palestra “Mulheres Negras: força e resistência”. O evento foi organizado pelo Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-social (Cepir), fazendo parte da 8ª semana da Mulher promovida na Unicap. Dom Zumbi, como é carinhosamente chamado, por se intitular negro de coração e ter um grande apreço e conhecimento sobre a cultura africana, foi recebido no auditório, pelo Reitor da Universidade Católica Padre Pedro Rubens e o coordenador do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (Neabi), Padre Cloves Cabral.

Além da participação do bispo na mesa dos palestrantes, foi convidada a mestra em educação pela Universidade Federal da Paraíba e Yalorixá, Irmã Ceça, a capitã da Polícia Militar de Pernambuco, Verônica Maria da Silva, que é responsável pelo Grupo de Enfrentamento ao Racismo Institucional e o pró-reitor Comunitário da Católica, padre Miguel Martins.

Padre Cloves abriu o diálogo passando a palavra para o Bispo José, que disse estar contente em ser chamado para participar da atividade. “A mulher está muito presente nas organizações em sociedade tomando a frente na causa dos mais necessitados, como na cultura africana ela é a dona do terreiro, aqui, existem mais catequistas mulheres do que homens, em vários bairros é a que organiza a comunidade na briga por direitos, sempre buscando melhorias que venham para o próximo”, afirmou Dom Zumbi, completando que não pode ser negro na cor, mais garantindo que é de raça e de coração, arrancando aplausos do público presente.

Depois do Bispo, a palestra seguiu com a Capitã Verônica, que abordou um pouco sobre o trabalho realizado pelo grupo de enfrentamento racial, que trabalha desde maio de 2009, e combate a homofobia, racismo e qualquer tipo de preconceito com raça, cor e escolha religiosa. O trabalho do Grupo também é ministrar minicurso, voltado para policiais, explicando como devem reagir e orientar o público diversificado. “Já capacitamos mais de 4.600 pessoas, entre praças e oficiais, nos nossos cursos de direitos humanos. Agora estas pessoas trabalham para atender a população, com o devido respeito”, declarou a capitã, para uma platéia com inúmeras oficiais, que tinham participado de um dos cursos de capacitação.

Para completar a mesa, a mestra em educação e sacerdotisa no candomblé, explorou a força e influência que a religião africana influenciou na mulher brasileira, e cantou canções ligadas a religião. Padre Cloves, que foi um dos organizadores do evento, fez uma boa avaliação da palestra em meio a Semana da Mulher. “Durante muitos anos, tentávamos reunir estas mulheres e o Dom Zumbi, só agora com muita persistência conseguimos e valeu muito por todo conhecimento que todos eles puderam nos passar”, contou padre Cloves, satisfeito com o resultado da palestra.

Por Luana Pimentel

Na manhã da última sexta-feira (12), encerrando 8ª edição da Semana da Mulher, a Unicap, junto à Prefeitura do Recife, instrumentalizou a criação de um Fórum de Mulheres. A reunião aconteceu no auditório GI, das 9h às 11h, e teve como público principal, pessoas que integram movimentos a favor dos direitos das mulheres. A discussão girou em torno da mulher no mercado de trabalho.

Representando a Católica estavam o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins e a coordenadora da mesa, Andréa Campos, que também é idealizadora do mais recente Núcleo da Mulher da Unicap. Também compareceram à palestra, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira e a pesquisadora e coordenadora do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, Betânia Ávila.

Padre Miguel Martins iniciou seu discurso dando às boas vindas aos presentes e se mostrou contente com a criação do Fórum na Unicap. “A Semana da Mulher da Universidade Católica tem crescido graças às parcerias que temos firmado. Agora, com a parceria da secretaria, um espaço está sendo dado à discussão e luta das mulheres, que é condizente com a própria vocação da universidade na busca de ser uma instituição comunitária”, defendeu.

De acordo com a secretária Rejane Pereira, esse foi apenas o primeiro dos Fóruns que a Prefeitura pretende organizar durante o ano de 2010. Ela ainda explicou porque considera a Unicap como espaço ideal para se discutir a condição de trabalho das mulheres. “O interessante de se iniciar o debate dentro da universidade é de levar a discussão de gênero para dentro dela, para que os universitários se interessem em explorar o tema.

A pesquisadora Betânia Ávila foi quem deu continuidade a palestra. Ela iniciou relembrando de como se instituiu o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher, data instituída em memória a operárias que foram queimadas dentro de uma fábrica ao reivindicarem por melhores condições de trabalho.

Apesar de acreditar que ainda existe muita desigualdade entre homens e mulheres, Betânia reconhece que a inserção delas no mercado de trabalho foi fundamental para que se alterasse um pouco o quadro. “Toda violência cometida contra a mulher já não é mais considerada “natural”. Essa “desnaturalização” já foi uma grande conquista.”

Apesar de o movimento feminista ter avançado, existem aspectos que permanecem como estrutura, ideias pré-concebidas e enraizadas numa sociedade ainda considerada por muitos como patriarcal. “A divisão sexual do trabalho atribui às mulheres o trabalho da reprodução da vida, de cuidar da vida e do lar (doméstico). Enquanto que os homens, é que são responsáveis pelo trabalho produtivo, que gera lucro. É importante que se perceba que as mulheres também desempenharam tal trabalho. Desde a Revolução Industrial, por exemplo, as mulheres já estavam trabalhando, mas nunca tiveram reconhecimento por isso”, afirmou Betânia.

A pesquisadora ainda defendeu que o trabalho doméstico deveria ser mais valorizado. “É um trabalho como outro qualquer, sem falar que é imprescindível, visto que mantém a reprodução da vida social. Deveria ser o tipo de trabalho mais valorizado, que lida com os bens mais importantes da vida – os filhos, o lar e a alimentação.”

A coordenadora da mesa, Andréa Campos explicou que o trabalho reprodutivo sempre teve função social e política. “Não é um trabalho apenas natural, no sentido de crescimento e alimentação. Historicamente, sempre foram as mães que alfabetizaram seus filhos. A partir do momento que ela não pôde mais ficar em casa, os filhos passaram a ser educados em escola.”

Outro problema apontado por Betânia diz respeito ao fato de a mulher acumular duas jornadas de trabalho. As domésticas, por exemplo, trabalham aproximadamente 20 horas por dia. Durante um período são remuneradas para cuidar dos lares dos outros, e no outro pra exercer as funções domésticas dentro da própria casa.

“Faltam políticas públicas para apoiar a dupla jornada de trabalho dessas mulheres, que passam o dia inteiro se dedicando aos serviços domésticos. Não se cria nada em favor dessas trabalhadoras porque o trabalho delas não gera lucro para o Estado”, explicou Betânia Ávila.

A coordenadora da mesa, Andréa Campos explicou onde é que o lucro, resultante do trabalho doméstico vai parar. “No bolso dos patrões, claro. Porque será que os empregadores optam por pagar diaristas ou domésticas para fazerem os trabalhos domésticos? Porque sai muito mais barato para eles. Sair para comer em restaurantes e colocar as roupas para serem lavadas em lavanderias são um gasto muito grande. Essa economia, é o lucro que eles obtém, o lucro que, à longo prazo, colabora para que a família viaje, por exemplo.”

A dupla jornada também gera problemas na organização da vida social das domésticas, como explicou a pesquisadora Betânia Ávila. “Toda organização da vida social se faz através do tempo. É essa organização que trás a sincronia do trabalho. Com a dupla jornada, a mulher não tem tempo para si, para se desenvolver como ser humano, para ter os direitos que deveriam ser assegurados a todo cidadão, de lazer e estudo.”

Rejane Pereira concluu a palestra mostrando exemplos de projetos que a Prefeitura tem organizado em favor da luta pela regularização do trabalho das mulheres. Um dos exemplos mencionados pela secretária foi o da Feira Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária de 2010 que aconteceu no dia 6 de março. Ela se reuniu com cerca de 40 artesãs com que já possuem a atividade de feirante como fonte de renda mensal. “O objetivo foi de dar mais visibilidade e fortalecer o trabalho dessas mulheres”, afirmou Rejane.

Ao final da palestra, mulheres da platéia assumiram o microfone e relataram problemas que enfrentam em suas comunidades, com a esperança de que sejam combatidos.

A dona de casa, Rosilda Alves é moradora de Olinda e se mostrou preocupada com jovens e crianças de sua comunidade. “Eu moro em Olinda e um dos problemas que mais me chamam atenção é a questão das drogas. Conheço uma criança de oito anos de pais ausentes que já usa drogas. A mãe já está no quinto marido e nem se preocupa com os filhos. A gente tem de fazer alguma coisa pra mudar a realidade dessa criança.”

Alberjane Farias é integrante do projeto Mulheres da Paz, que enfrenta a violência contra a mulher. Alberjane, que já foi vítima de violência, defendeu o quanto esse espaço de debate é importante para as mulheres. “A partir do momento em que se organiza uma rede na qual a mulher possa se apoiar, os índices de violência vão baixar. As mulheres vão se sentir a vontade para denunciar o agressor. Graças a Deus, hoje estamos tendo voz e espaço na sociedade, para falar o que queremos.”


Cleonice Viana participa do Conselho Municipal da Mulher na comunidade 27 de Abril, UR-10 (Ibura) e falou dos desafios que enfrenta. “Lá na comunidade a gente encontra muito problema, mas o que mais me preocupa é a educação. As mulheres têm inteligência própria, mas precisa-se desenvolver essa inteligência, através do estudo. Elas são analfabetas, e por isso sentem-se oprimidas para se posicionar e defender seus direitos. Se melhorassem a educação lá na 27 de Abril, as mulheres poderiam se juntar e lutar atrás dos próprios direitos”, afirmou.

Ao final da atividade, as mulheres foram embaladas pelo ritmo frenético do frevo, em um arrastão organizado pela Orquestra Lourdinha Nóbrega, que é composta por integrantes do sexo feminino. O grupo começou a tocar dentro do auditório e seguiu até o térreo do Bloco G, onde deram uma volta. As preocupações das mulheres foram colocadas de lado por um tempo e deram lugar a muitos sorrisos e passos de frevo.

Católica inicia temporada 2010 com títulos no tênis de mesa
Por Luana Pimentel 

A Universidade Católica de Pernambuco foi palco da primeira etapa do Rating Estadual promovido pela Federação Pernambucana de Tênis de Mesa (FPETM). A competição aconteceu no último sábado (13), nas dependências da Coordenação de Esportes e Recreação da Unicap. 

O evento atraiu mais de 60 atletas da modalidade, entre eles, estiveram presentes representantes do Sport Clube do Recife, Clube das Águias do Recife, Associação Bongi de Tênis de Mesa e Universidade Católica de Pernambuco. Foram disponibilizadas sete mesas e foram realizados mais de 100 jogos.

A Unicap obteve sua primeira medalha logo pela manhã, graças ao ex-aluno do curso de Economia, Evandro Mora, que conseguiu a terceira colocação entre os homens da 2ª divisão. A segunda conquista masculina também foi de bronze, adquirida pela participação de João Andrade na 3ª divisão.

À tarde o desempenho da Unicap melhorou. A primeira medalha de ouro foi recebida graças a Ruth Melo, filha de uma ex-funcionária. O título foi conquistado pela 2ª divisão feminino.  Um pouco depois, foi a vez da ex-aluna de Química da Unicap fazer bonito. Iara Borba obteve a segunda medalha de ouro na disputa da 1ª divisão feminino, depois de vencer, na final, a atleta do Clube das Águias, Camila Silva. Com a vitória, Iara se aproximou na perseguição pela liderança no Estado.

Finalizando a participação da Unicap na competição, o atleta Francisco Ivo Cavalcanti, aluno do curso de Direito conquistou o segundo lugar na 1ª divisão masculina, desbancando favoritos ao título como o líder do Ranking Estadual, Domingos Sávio. Na final, já um pouco cansado, Ivo não conseguiu vencer Allan Moreira (Central), sendo derrotado por 3x1.

O técnico de tênis de mesa da Católica Paulo Matos garantiu que a temporada de 2010 será bastante competitiva. “O equilíbrio dos jogos mostrou que os atletas estão se preparando para obter melhores resultados”, afirmou. De acordo com Paulo, um dos pontos que precisam ser melhorados é o da preparação física. É preciso muito treino. Apesar de terem iniciado os treinos em fevereiro, os representantes da Universidade Católica ainda precisam se exercitar mais. Dessa maneira, poderão fazer ainda mais bonito na próxima competição, que ocorrerá em abril na cidade de Caruaru e contará com a participação dos melhores mesatenistas de Pernambuco.

Agregar Recursos Humanos seleciona estagiários
Por Victor Bastos

A Ipiranga Produtos de Petróleo S/A está selecionando estagiários de Engenharia Civil e Química. Os estudantes deverão estar, pelo menos, no 6º período e disponibilidade mínima de um ano, para atuar na área técnica e administrativa.

Os interessados em concorrer a vaga de quatro horas diárias e que exige conhecimento em informática, além de oferecer bolsa estágio e outros benefícios, devem enviar o currículo para Agregar Recursos Humanos, localizada na Rua Samuel Campelo, 180, Espinheiro. Outra possibilidade é enviar para o e-mail marcela@agregarh.com.br ou entrar em contato através do telefone/fax (81) 3426-1938 / 3426-4165.

Oportunidade de estágio na área de Recursos Humanos
Por Victor Bastos

A empresa Agregar Recursos Humanos estará selecionado estudantes de Administração, Pedagogia e Relações Públicas para estagiar em uma indústria no segmento de construção civil na área de Recursos Humanos. É necessário estar entre o 4º e o 7º período. Os selecionados receberão uma bolsa estágio, além de benefícios.

Os interessados deverão enviar o currículo para o e-mail rafaela@agregarh.com.br, com o assunto “Estágio RH”.

Congresso Internacional de Cidadania Empresarial acontece no Recife
Por Fernanda Guerra

O objetivo de despertar o foco do empreendedor em investimentos de novos modelos de negócios, com base no desenvolvimento sustentável, é o que norteará o Congresso Internacional de Cidadania Empresarial – Práticas e Inovações sobre Negócios Inclusivos. O evento será realizado nos dias 22 e 23 de abril, no Mar Hotel, localizado no bairro de Boa Viagem, e é uma iniciativa do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania.

Na programação, palestrantes e painelistas, vindos do Brasil, Costa Rica, Estados Unidos e Argentina, irão apresentar práticas experimentais e soluções inovadoras de empreendimentos sustentáveis. Debates sobre modelos de gestão que visam a junção de lucro e transformação social também farão parte da programação.

Entre os palestrantes confirmados, estão o norte-americano Stwart Hart e o brasileiro economista Luiz Ros. Além de ser mestre em Gerenciamento Ambiental e Ph.D em Planejamento e Estratégia, Stwart Hart é presidente e fundador da Empresa para um Mundo Sustentável, consultor de diversas empresas e um dos pesquisadores mundiais mais conceituados para falar sobre as implicações do desenvolvimento sustentável.

Já o economista Luiz Ros é mestre em Economia, Relações Internacionais e Economia Ambiental e é o responsável pelo desenvolvimento do setor de Oportunidades para a Maioria (OM) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington. A sua função primordial é criar maneiras de inclusão da população de baixa renda no mercado consumidor.

O congresso é direcionado a pessoas da área de Planejamento Estratégico, Marketing, Recursos Humanos, Responsabilidade Social, Administrativa, Financeira, Comunicação Corporativa, Operações, Gestão, Atendimento ao Consumidor, Ambiental, Relações com o Mercado, Qualidade, Assuntos Corporativos; a dirigentes de empresas privadas; gestores do setor público e a empreendedores de negócios sociais.

Serviço:
Dias do Congresso: 22 e 23 abril
Local: Mar Hotel – Rua Barão de Souza Leão, 451, Boa Viagem
Informações: (81) 3241.8055 ou acesse o link www.congressoacaoempresarial.org.br

Reitor da Católica cumpre agenda de compromissos no Rio de Janeiro
Por Fernanda Guerra

Nesta terça-feira (16), o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, embarca em uma viagem destinada ao Rio de Janeiro para cumprir agenda de atividades, que se estenderá até sexta-feira (20). O primeiro compromisso será uma reunião com a Diretoria Nacional do Fé e Alegria, da qual o Reitor é membro. A Católica é a única universidade do Brasil que possui parceria direta com o projeto.

Em seguida, Padre Pedro Rubens e o Pró-reitor comunitário, Padre Miguel, comparecerão a uma audiência no Consulado do México, com a finalidade de tirar o visto para o México. No mês de abril, o país sediará o Encontro de Reitores de todas as universidades jesuítas no mundo, que ambos irão participar.

Na pauta de atividades, também consta uma visita institucional à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que será realizada com o Padre Miguel e o coordenador do curso de Teologia, professor Cláudio Vianney. Dentro da programação da visita, estão inclusas reuniões cujo intuito é analisar a questão de intercâmbio e outros projetos comuns entre as instituições, além de audiências com o reitor da universidade, professor Padre Jesus Hortal Sánchez.

Outro compromisso será a audiência marcada com o Provincial do Brasil, Padre Carlos Palácio. Padre Pedro Rubens é vice-presidente da Associação de Universidades Jesuítas da América Latina (Ausjal), portanto, tem como responsabilidade articular as Instituições de Ensino Superior (IES) jesuítas do Brasil. Além disso, projetos e parcerias em pauta para o segundo mandato, com instituições nacionais e internacionais, serão apresentados.

Para finalizar o roteiro de compromissos, o Reitor participará de uma reunião nacional com os presentes Provinciais do Brasil e visitará a Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina (CPAL).

Curso de Economia vai promover seminário sobre agricultura familiar
Por Diego Ximenes

No dia 19 de março, vai ser realizado o 1º Seminário sobre Agricultura Familiar da Universidade Católica de Pernambuco, organizado pelos professores do curso de Economia Mauricio Pereira e Cynthia Carvalho, juntamente com os alunos do 5º e 7º períodos da graduação Rafael Silveira e Maisa França. A partir deste encontro, estão programados outros seminários, a cada três semanas, abordando outras vertentes em relação ao assunto, na sala 401 do bloco G da Católica.

Neste primeiro encontro estará em pauta a discussão sobre o conceito e a importância da agricultura familiar, além dos motivos pelos quais cresce tanto no Brasil, já que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) esse tipo de agricultura é responsável pela produção de 66% dos alimentos produzidos no Brasil, sendo marcada por possuir uma alta produtividade, com um baixo capital.

Todos os dados que serão apresentados no seminário foram fruto de uma pesquisa de extensão realizada na Católica. Os estudos de base foram feitos na cidade de Camaragibe, em reservas agrícolas onde várias famílias tiravam o sustento da terra. “Destes estudos, veio à formação de um núcleo centrado nas pesquisas, para discutir sobre essa forma econômica que paira no Brasil, e que vamos expor o apanhado nos seminários”, explicou o estudante de Economia Rafael Silveira.

Os interessados em participar, devem enviar o nome completo com número da matrícula e telefone para contato para o e-mail: neaf_@hotmail.com, para outras informações: (81) 8609 2980 ou 8727 6162.

Católica promove no dia 23 seminário sobre o PDI 2011-2016

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, convida funcionários e técnicos para participarem do seminário “Construindo o PDI-Unicap 2011-2016: na visão da comunidade técnico-administrativa”. O evento marcará o início das atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unicap. As sessões irão ocorrer no dia 23 de março, das 9h às 12h, e em 30 de março, das 14h às 17h, no auditório G1.

Durante o seminário serão apresentados elementos da trajetória do PDI 2006-2011 e colhidos subsídios para a elaboração do PDI 2011-2016. Estão programadas atividades individuais e coletivas. O objetivo do seminário é obter ideias que auxiliem na construção do Plano de Desenvolvimento da Católica. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4125

Movimento oferece estágio para alunos de Administração
Por Victor Bastos

A grife de moda internacional Movimento está selecionando estudantes de Administração ou Relações Internacionais para estagiar na empresa. O aluno deverá estar entre o 3º e o 6º período, e é necessário conhecimento em excel avançado e fluência em inglês.

A carga horária é de seis horas diárias e a bolsa auxílio é de um salário mínimo, mais seguro de vida, benefício de alimentação e passagem. Os interessados deverão enviar o currículo até o dia 16 para wanessa@movimento.com.br ou ligar para o telefone (81) 3338-1840.

Inscrições abertas para o 2° Encontro Nacional de Integração de Universitários Brasileiros
Por Lílith Perboire

A Associação Universitária Internacional (AUI) promoverá de 16 a 26 de julho, em São Paulo, o 2° Encontro Nacional de Integração de Universitários Brasileiros. Na ocasião, serão realizadas atividades acadêmicas de integração comunitária e social, além de lazer e cultura, objetivando o reconhecimento da riqueza da diversidade regional no enfrentamento dos desafios do desenvolvimento nacional.

A AUI é uma entidade civil brasileira sem fins lucrativos. É formada por ex-bolsistas que entre 1962 e 1971 participaram de um programa de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com foco nos temas sociais, políticos e econômicos do Brasil e da América Latina.

Os candidatos que desejam participar do processo seletivo deverão estar cursando as duas últimas séries do curso, e necessitam ter interesse e motivação sobre as questões nacionais, no âmbito social, político e econômico. Na seleção serão selecionados três universitários de cada um dos Estados em que a AUI tem Conselho Regional. Pernambuco é um deles.

Os interessados devem se inscrever pelo site da AUI (www.aui.org.br), até o dia 31 de março, com preenchimento de currículo, além de enviar uma foto e texto de sua autoria sobre o tema “O Brasil no século XXI” para o e-mail aui@aui.org.br.

Universidade Católica de Pernambuco oferece minicursos de catequese
Por Fernanda Guerra

Inclusos no programa Universidade não tem idade, os minicursos Catequese Bíblica e Catequese (à distância) são duas opções oferecidas aos interessados em adquirir e aprimorar conhecimentos relacionados ao campo teológico. Ambos pretendem saciar as pessoas que desejam obter uma formação cristã ou que sejam envolvidas com o trabalho de catecismo em comunidades e paróquias da Igreja Católica.

O Catequese Bíblica será ministrado pelo Padre Cláudio Sartori. A proposta é promover a introdução aos fundamentos e atualidades da Catequese nas Sagradas Escrituras. As aulas vão ser realizadas nas sextas-feiras, entre 19 de março a 2 de julho, no térreo do bloco B, no Espaço Loyola, das 14h às 16h. Como atividade complementar, a carga horária será de 30h/a. O valor será R$ 57,00.

De acordo com o coordenador do programa, professor João Luiz, a Igreja tem feito um esforço contínuo para oferecer uma formação adequada e atualizada aos cristãos, em meio aos desafios do tempo atual. “Essa formação é contínua, ou seja, para crianças, jovens e adultos. Ela abrange todas as fases da vida, buscando corresponder às necessidades das pessoas ao longo de sua existência”, comenta o coordenador, ao ressaltar a importância da realização dos dois minicursos.

O Catequese (à distância) irá mais além, pois não se restringirá aos fundamentos da Bíblia, buscando ampliar os ensinamentos teológicos da Catequese. As aulas serão ministradas pelo professor da Unicap e da Fafire, Luiz Gomes de Moura. O período de realização será do dia 10 de abril a 12 de junho, na sala virtual do sistema Teleduc da Universidade. O valor será R$ 40,00 e a carga horária total será de 35 h/a .

As inscrições podem ser feitas até a véspera do início das aulas dos minicursos, no site da Católica ou no térreo do bloco B, na Pró-reitoria Comunitária, das 9h às 11h e das 14h às 16h. O pagamento do boleto deve ser efetuado em qualquer agência bancária ou em casa lotérica.

Maracatu abre inscrições para área de percussão e cortejo real
Por Diego Ximenes

A Fundação Fé e Alegria do Brasil em Pernambuco está com inscrições abertas até o dia 9 de abril para as oficinas de percussão e dança popular. Os interessados devem procurar a secretaria da fundação, no 5º andar do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Os interessados devem ser estudantes da rede pública de ensino, ter entre 14 e 18 anos e apresentar uma cópia dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula ou do histórico escolar, além de uma foto 3X4. As oficinas terão início no dia 10 de abril. Para outras informações: 2119.4448 ou 88632938.

Já o maracatu Tambores D’Olorum está com as inscrições abertas para percussão e cortejo real. As inscrições começam no sábado, dia 10 de abril, no horário das 13h às 15h, na sede do grupo, situada no antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da República, que fica ao lado do Teatro de Santa Isabel.

As aulas para percussionista estão previstas, também, para o sábado (10) e o ensaio do cortejo irá ser iniciado em setembro. Para conhecer mais sobre o maracatu Tambores D’ Olorum, é só acessar o site: www.maracatutamboresdolorum.blogspot.com. Mais informações sobre o projeto pelo fone 8863.2938 ou 9437.932.

Prorrogadas as inscrições para MBA em Planejamento e Gestão Ambiental
Por Victor Bastos

Foram prorrogadas as inscrições para o MBA em Planejamento e Gestão Ambiental. Os interessados poderão se inscrever até o dia 5 de abril no portal da Universidade Católica de Pernambuco. As aulas serão iniciadas em maio.

Cine-Filosofia divulga programação do primeiro semestre
Por Fernanda Guerra

O curso de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco dará início neste semestre ao Cine-Filosofia. Coordenado pelos professores Ricardo Pinho e Martha Perrusi, o intuito do projeto é mostrar a estreita relação entre Filosofia e Cinema, estimulando a discussão dos filmes exibidos a partir de um olhar construído por conhecimentos filosóficos. A análise de produtos cinematográficos pretende ir além da restrição habitual dos campos de entretenimento e cultural.

O Cine-Filosofia vai explorar aspectos da dimensão epistêmica e cognitiva, uma vez que o cinema transforma a problemática humana em conteúdo cinematográfico. Em quatro dias, a sétima arte irá se tornar um mecanismo pedagógico, o qual vai incitar os espectadores a interpretarem e elaborarem uma argumentação para sustentar a respectiva interpretação. Esse trabalho atingirá as diversas áreas da Filosofia, como ética, política, estética, teoria do conhecimento, antropologia, lógica, entre outras.

Segundo os organizadores do projeto, a iniciativa visa conquistar, no público, o interesse pela Filosofia e estabelecer condições para que o cinema seja visto como “forma artística promotora de uma ‘nova’ forma de construção colaborativa de conhecimento”. Há, portanto, a criação de uma tríade, formada pelo diálogo entre Filosofia e Cinema, movido por intuitos pedagógicos e educacionais. Confira, abaixo, a programação:

Dia 18-03-2010 - Quinta–Feira - 15h30. Filme: Sócrates. (Direção: Roberto Rossellini). Filme trata dos últimos episódios da vida de Sócrates (condenação e execução), retratando principalmente o Sócrates Político. Destaque para os diálogos retirados de Platão. Filme realizado num momento especialmente fértil no contexto do cinema italiano, com direção de um de seus grandes mestres (Rossellini). Filme que oferece uma interessante interface de diálogo (principalmente com a disciplina Filosofia Antiga).

Dia 18-03-2010 - Quinta–Feira - 18h30. Filme: Blade Runner: o Caçador de Andróides: (Direção: Ridley Scott – 1982). Filme de ação, que engendra uma intensa reflexão filosófica acerca da questão da identidade humana. Ficção científica que aborda possíveis desdobramentos do capitalismo hiper-tardio no que diz respeito às contradições sociais. Entre outros assuntos, retrata criticamente a relação do trabalho numa sociedade que sucumbe aos anseios tecnicistas. Filme com amplo espectro para ser explorado do ponto de vista de uma leitura filosófica por tratar de temas como tempo, memória e morte.

Dia 30-03-2010 - Terça-Feira – 15h30 e 18h30 – Filme: Waking Life (Direção: Richard Linklater). Animação que retrata um jovem imerso no universo onírico. Após não conseguir acordar de um sonho, o protagonista funde realidade com o mundo dos sonhos, passando a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário. Waking Life traz longas seqüências de diálogos versando sobre os vários estados da consciência humana.

Dia 03-05-2010 - Segunda-feira – 15h30 e 18h30 - Filme: Amor à Morte (Direção: Alain Resnais, 1984). Drama que nos mostra mais que uma simples história de amor. Filme que toca com profundidade alguns temas propriamente humanos, entre eles a religiosidade, os relacionamentos e a questão da morte.

Dia 04-06-2010 - Sexta-Feira - 15h30 e 18h30. Filme: O Cangaceiro (Direção: Lima Barreto, 1953). Consagrado filme brasileiro que deu ao cinema brasileiro projeção mundial, “O Cangaceiro” recria o Universo sertanejo com sua atmosfera árida e repleta de contradições a partir de diálogos de Rachel de Queiroz. Nesse memorável filme somos remetidos aos valores nordestinos não apenas por no que diz respeito ao cangaço, mas principalmente por retratar os valores próprios dessa região (com destaque para “olé muié rendeira” na voz da atriz Vanja Orico).

Inscrições para acesso ao estacionamento serão realizadas nos dias 29 e 30 de março
Por Lílith Perboire

Os alunos interessados em garantir acesso ao estacionamento da Católica poderão se inscrever nos dias 29 e 30 de março, das 8h30 às 20h30, no auditório G-2 da Universidade (primeiro andar do bloco G). Na ocasião, os estudantes cadastrados receberão um adesivo, no caso dos proprietários de veículos, e uma carteira de autorização para motociclistas.

Os documentos necessários para os alunos efetuarem a inscrição são:

1. A carteira de identidade original

2. Original e cópia do certificado de propriedade do veículo (CRV).

Caso esteja vinculado ao nome do cônjuge, pai, mãe, irmão ou empregador do aluno, será exigida uma procuração ou declaração com firma reconhecida em cartório, autorizando o uso do automóvel.

 Se o veículo pertencer a alguma empresa, a procuração ou declaração deverá estar acompanhada de cópia do contrato social, a fim de se verificar a regularidade da representação.

Para os alunos que já são usuários do estacionamento no período 2009.2, é necessária a renovação do vínculo. Confira os documentos solicitados:

1. A carteira de identidade original

2. Original do certificado de propriedade do veículo.

O acesso do veículo ao estacionamento só será permitido com o adesivo colado no vidro dianteiro. No caso das motocicletas, o condutor deverá apresentar a carteira de autorização referente à inscrição como usuário.

O estacionamento da Universidade Católica de Pernambuco fica localizado na Rua Almeida Cunha, em frente à entrada do bloco G. O espaço possui 350 vagas de carro e 40 de motos. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 22h30, e aos sábados, das 6h30 às 13h.

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti
Por Daniel França e Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco está arrecadando donativos a serem repassados às vítimas do terremoto que devastou grande parte do Haiti no dia 12 de janeiro. O país localizado no Caribe é o mais pobre da América Latina. A campanha está sendo feita em parceria com a Cáritas, entidade da Igreja Católica que atua pelos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A instituição é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, água, roupas e toalhas. O material deve ser entregue em dois postos de coleta: na Divisão de Ação Pastoral, localizada no térreo do bloco A, ou na Pró-reitoria Comunitária, Procom, situada no térreo do bloco B. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h30 às 18h.

A Universidade Católica de Pernambuco ganhou mais um parceiro para a arrecadação dos donativos e para a campanha de sensibilização de ajuda às vítimas do o Haiti. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicap se juntou à iniciativa, que já arrecadou mais de 500 kg de alimentos e duas toneladas de roupas, além de uma quantidade de brinquedos ainda não contabilizada.

Integrante da diretoria de comunicação do DCE Unicap, a estudante de jornalismo do 2º período, Maria Cardoso, explicou a importância da iniciativa. “A ideia da gente é justamente que o pessoal perceba que deve ajudar mesmo após a tragédia, pois o Haiti é um país pobre. Temos que fazer mais trabalhos humanitários”, afirmou.

Maria Cardoso contou que, por se tratar de uma instituição comunitária, a Unicap foi a parceira ideal para tirar a ideia do papel. “São pessoas que precisam de ajuda, por isso que a gente recorreu à Pastoral. Já faz um tempo que aconteceu a tragédia, mas as pessoas ainda não têm nada, é preciso trabalhar essa perspectiva. O DCE viu que uma universidade tão grande como a Católica, que já trabalha mais esse lado humanitário, pode fazer mais”, disse a estudante.

O coordenador da Pastoral da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Antônio Mota, lembrou da importância na continuação da campanha para ajudar as vítimas do Haiti. “Neste tempo de quaresma é importante se aproximar das pessoas mais carentes, praticando solidariedade e partilha. Devemos deixar o egoísmo de lado, e acolher mais quem está sofrendo”, explicou. Padre Mota lembrou que as inscrições para voluntários seguem na Pastoral da Unicap.

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia
Por Victor Bastos

A revista Fotografe Melhor e a Sony do Brasil estão promovendo a 3ª edição do Concurso Universitário Sony-Fotografe. O concurso tem o objetivo de revelar jovens talentos da fotografia brasileira. Para se inscrever, os interessados devem enviar até três fotos relacionados ao tema “Meu olhar sobre o Brasil”.

Os três primeiros colocados serão premiados com câmeras profissionais digitais da Sony com objetivas, flash, entre outros equipamentos, além de uma assinatura da revista Fotografe Melhor.

Os estudantes devem comprovar a matrícula em qualquer curso universitário, de graduação ou pós-graduação. As inscrições vão até o dia 31 de março. As fotografias podem ser digitais, de filme negativo ou positivo, e as imagens deverão ser enviadas via Correios, com as imagens impressas em papel fotográfico no tamanho mínimo de 15x21 cm e máximo de 20x25 cm.

Outras informações, o regulamento completo e a ficha de inscrição estão na revista Fotografe Melhor ou no site www.concursouniversitario.com.br. No portal também podem ser conferidas as fotos das edições anteriores e dicas de fotografia atualizadas semanalmente.

Oportunidade de estudos no Canadá
Com informações da Embaixada do Canadá

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá.

O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Em sua etapa anterior, lançada em abril de 2009, o programa contemplou 117 bolsistas brasileiros em diversas áreas, como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais.

O prazo para as inscrições encerra-se em 16 de abril de 2010 e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante. São elegíveis os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira. Uma lista de acordos acadêmicos institucionais está disponível no site http://oraweb.aucc.ca/showcue.html.

Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.500 dólares canadenses por 4 meses e $10.000 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e $1.200 dólares mensais para manutenção.

Além disso, alguns dos bolsistas poderão participar de uma viagem de estudos que tem o objetivo de proporcionar um panorama do regime de governança, da prática empresarial e da sociedade civil em áreas prioritárias para o Canadá.

Os alunos de graduação deverão iniciar seus estudos no Canadá até a primeira semana de janeiro de 2011 e os alunos de mestrado e doutorado até 15 de março de 2011. Uma relação dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de Universidades e Faculdades do Canadá: http://oraweb.aucc.ca/dcu_e.html e no site da Associação das Faculdades Comunitárias do Canadá: www.accc.ca para cursos técnicos de nível superior.

Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site www.scholarships.gc.ca.

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes
Por Victor Bastos

A Clínica Escola da Universidade Católica de Pernambuco, Corpore Sano, promoverá aulas de hidroterapia para gestantes. Os atendimentos serão realizados pelas professoras Valéria Passos e Teresa Vieira, além do professor Eduardo Vasconcelos.

Poderão participar das aulas na Corpore Sano mulheres que estão entre o quarto e o sétimo mês de gestação. Os atendimentos serão realizados na piscina térmica da Clínica Escola da Unicap, na qual cada turma terá entre cinco e dez gestantes. A hidroterapia contribui para uma gestação mais saudável e alívio dos desconfortos físicos da gravidez.

Para se inscrever, as interessadas deverão entrar em contato com a Corpore Sano através do telefone 2119-4490, e agendar uma consulta.

Confira os horários disponíveis para a formação de novas turmas:

Segunda-feira – 13h às 17h
Quarta-feira – 7h30 às 10h

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília
Por Victor Bastos

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Unicap, Profª Drª Cristina Brito Dias, participará em Brasília, nos dias 24 e 25 de março, da Reunião Anual da Coordenação da Área de Psicologia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Criada em 11 de julho de 1951, pelo Decreto nº 29.741, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), antiga Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tem o objetivo de expandir e consolidar – quantidade e qualidade - a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.
As atividades da Capes podem ser definidas em quatro vertentes, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:
• avaliação da pós-graduação stricto sensu
• acesso e divulgação da produção científica
• investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior
• promoção da cooperação científica internacional
Os dirigentes da CAPES:

• Anísio Teixeira - 1952 a 1964
• Susana Gonçalves - 1964 a 1966
• Gastão Dias Velloso - 1966
• Mário Werneck de Almeida Lima - 1967 a 1968
• Nelson Afonso do Valle Silva - 1969
• Jéferson Andrade Machado de Góis Soares - 1969
• Celso Barroso Leite - 1970 a 1974
• Darcy Closs - 1974 a 1979
• Cláudio de Moura Castro - 1979 a 1982
• Edson Machado de Sousa - 1982 a 1989
• José Ubyrajara Alves - 1989 a 1990
• Eunice Ribeiro Durham - 1990 a 1991
• Sandoval Carneiro Júnior - 1991 a 1992
• Eunice Ribeiro Durham - 1992
• Rodolfo Joaquim Pinto da Luz - 1992
• Maria Andréa Loyola - 1992 a 1994
• Eunice Ribeiro Durham - 1995
• Abílio Afonso Baeta Neves - 1995 a 2003
• Carlos Roberto Jamil Cury - 2003
• Marcel Bursztyn - 2004
• Jorge Almeida Guimarães – atual

-----------------------------------------------------------------

Confira mais notícias >

Inscrições abertas para o 2° Encontro Nacional de Integração de Universitários Brasileiros

Universidade Católica de Pernambuco oferece minicursos de catequese

Fé e Alegria e Maracatu Tambores D'Olorum abrem inscrições para oficinas  

Ministério Público Militar seleciona estagiário do curso de Administração de Empresas

Prorrogadas as inscrições para MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Cine-Filosofia divulga programação do primeiro semestre

Inscrições para acesso ao estacionamento serão realizadas nos dias 29 e 30 de março

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia

Oportunidade de estudos no Canadá

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010

-----------------------------------------------------------------

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Diego Ximenes,  Fernanda Guerra, Lilith Perboire, Luna Pimentel e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000