logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Sexta-feira, 12 de março de 2010 - Ano 9

Reitor participa de abertura oficial do Ano Joaquim Nabuco
Por Victor Bastos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou nesta quinta-feira (11), no campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, da abertura do Ano Joaquim Nabuco. O presidente da Fundaj, Fernando Lyra, fez o discurso oficial da cerimônia. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também prestigiou o evento. A Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, e o Assessor de Relações Internacionais da Unicap, Thales Castro, também estavam presentes.

A cerimônia foi iniciada com o Hino Nacional. Em seguida, o presidente da Fundaj, Fernando Lyra, discursou demonstrando a satisfação com a realização do evento. “É de elevada significação para o Brasil atual, o estabelecimento do ano Nacional Joaquim Nabuco, cuja programação de atividades, temos a satisfação de dar início em Pernambuco, com esta celebração, em nome da Comissão Estadual do Ano Nacional Joaquim Nabuco”, afirmou.

Fernando Lyra ainda destacou a importância de prestar homenagens a pessoas que deixaram a sua marca na sociedade. “É muito raro, cem anos depois da morte de um pensador e de um homem de ação, que as suas ideias, as suas propostas e as suas posturas ainda possam servir de alimento à reflexão em torno dos desafios do presente. Este é o caso de Joaquim Nabuco, o nosso homenageado”, explicou o presidente da Fundaj.

Após a palavra do presidente da Fundaj, a Massangana Multimídia, responsável pela produção audiovisual da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, exibiu dois vídeos de 60 segundos cada, sobre o patrono. Seguindo a programação, aconteceu um momento inter-religioso. Líderes religiosos das igrejas Anglicana e Católica, da Federação Espírita Pernambucana e das religiões Judaica e de Matriz Africana discursaram no auditório.

Para finalizar o evento, a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música realizou uma apresentação. Regidos pelo maestro Duda, os jovens tocaram músicas regionais, como o maracatu e forró, além de clássicos de Heitor Villa-Lobos.

Comissão Estadual do Ano Nacional Joaquim Nabuco:

  • Academia Brasileira de Letras (ABL)
  • Aliança Francesa do Recife (AFR)
  • Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe)
  • Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)
  • Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de PE (Fundarpe)
  • Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
  • Fundação Gilberto Freyre
  • Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP)
  • Museu do Estado de Pernambuco
  • Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife
  • Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade de Jaboatão dos Guararapes
  • Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho
  • Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda
  • Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
  • Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Clique aqui e confira a programação do Ano Nacional Joaquim Nabuco

Professor Newton Cabral lança segunda-feira livro sobre a história do surgimento da Unicap

A história da primeira escola superior católica do Norte e Nordeste do país, ligada à Companhia de Jesus, é narrada e analisada no livro "Memórias de um cotidiano escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956", que será lançado no dia 15 de março, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, da Unicap. A obra é de autoria do professor e pesquisador da Católica Newton Darwin de Andrade Cabral.

Em 212 páginas, o professor Newton Cabral relata o surgimento da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, em 1943, instituição que deu origem à Unicap. O período pesquisado vai até os primeiros dias de janeiro de 1957, quando se encerrou o primeiro reitorado da Universidade, que teve como reitor padre Francisco Tavares de Bragança. O referido jesuíta hoje dá nome ao espaço cultural localizado no campus.

O autor revela que a Católica teve origem simples, modesta, “quase paupérrima”, embora, ao longo do tempo, tenha-se transformado na potência educacional que é. “Os pioneiros eram obstinados. Movidos pela mística da Companhia e conscientes do relevante papel que a instituição viria a ter, pareciam vislumbrar o crescimento da obra que era iniciada”. 

O estudo partiu da dissertação defendida pelo professor em 1993, no programa de Pós-graduação em História, da UFPE, que é a base do livro. “Naquela época, não havia acesso fácil a computador. Escrevíamos usando máquina de datilografia. Resolvi digitar todo o texto e aproveitei para atualizar os dados a partir de livros que foram publicados depois da dissertação”, explica. 

Memórias de um cotidiano escolar apresenta tabelas, fotos de época, índice onomástico, além de 25 depoimentos de pessoas que ajudaram a construir o início da história da Católica:.ex-alunos, ex-professores e a ex-secretária do primeiro reitor, que foi, posteriormente, secretária do arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Camara. Alguns depoentes já faleceram. Todo o conteúdo da obra buscou responder a uma pergunta que sintetiza o objetivo maior da pesquisa empreendida: “A instituição católica que surgiu em Pernambuco, correspondeu ao que a Igreja, na época, esperava de suas instituições de ensino superior?”

Aspectos do cotidiano do Recife são também resgatados, bem como são analisadas nuances dos contextos político e eclesial da cidade. Quanto a esse último, o livro ainda analisa incidências do processo de romanização da Igreja Católica na Unicap. Tal movimento surgiu a partir do pontificado do Papa Pio IX e consistiu no incentivo de um modelo eclesiástico cujos traços essenciais eram “a espiritualidade centrada nos sacramentos, o senso de hierarquia eclesial e a doutrinação”. O entendimento da romanização ajuda a responder à questão central que o pesquisador propôs.    

O prefácio do livro foi escrito pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins de Oliveira Filho, SJ e a orelha, pela Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego.

Serviço

Lançamento do livro Memórias de um Cotidiano Escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956.
Dia 15 de março, 19h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B.

Professor italiano faz palestra na Católica no dia 17

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e o Centro de Ciências Jurídicas da Católica irão promover, no dia 17 de março, palestra com o Prof. Dr. Leonardo Pasquali, da Universidade de Pisa. Ele irá falar sobre “A tutela supranacional dos direitos humanos na Europa”. O evento será realizado no auditório G1, às 9h. Mais informações pelo fone 2119.4220.

Curso de Teologia promove segunda-feira seminário de prática pastoral

O curso de Teologia da Católica irá promover segunda-feira (15), às 17h30, no auditório do CTCH, o seminário de prática pastoral, com o tema “A assembleia de pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife”. Os palestrantes serão os professores Sérgio Vasconcelos e Drance Elias.

Grupo de dança da ONG Casa Menina Mulher se apresenta no último dia da Semana da Muher
Por Lilith Perboire

A última tarde da Semana da Mulher terminou em grande estilo com a apresentação cultural das garotas da Casa Menina Mulher. Ao todo 21 crianças e adolescentes chamaram atenção das pessoas que passavam no hall do bloco G com muito afoxé, samba de roda, maracatu, maculelê e percussão.

A Casa Menina Mulher é uma organização não governamental que atua na complementação escolar e qualificação profissional de meninas que moram em bairros do Recife como Água Fria, Coelhos, Boa Vista, Santo Antônio e São José. Participam do projeto, 60 garotas com idades entre 10 e 16 anos.

O objetivo da entidade é oferecer apoio humanitário às condições dessas adolescentes que faziam da rua seu espaço de sobrevivência. Fundado por duas ex-alunas da Católica, a instituição foi consolidando o trabalho educativo, atuando no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, através de ações preventivas de arte, educação e projetos que promovem a inclusão social do público atendido. 

Para a professora responsável pela apresentação, Janice Albuquerque, o show mostrou a “integração da sociedade, além de valorizar a cultura afro-brasileira e todo o potencial que as meninas precisam mostrar para todos nós”.

A coordenadora da Semana da Mulher, Irmã Rosário, enfatizou a integração proporcionada pela Semana da Mulher. “Quando trazemos pessoas de fora da Universidade, estamos cumprindo com o objetivo da Semana, que é compartilhar e concretizar saberes”, finalizou a Irmã Rosário.

 

Para a integrante Bruna Maxine foi maravilhoso se apresentar na Católica. “Com o grupo aprendo muita coisa interessante que vou usar no meu futuro, além de ser um passatempo. ‘Me’ apresentar hoje na Católica foi bom para mostrar nosso trabalho e nossa cultura”, concluiu a estudante.

 

 

 

 

 

 

 

A dançarina Rebeca Correia disse ter adorado mostrar todas as coreografias aprendidas em um ano de ensaios. “Se apresentar aqui foi muito bom, porque muita gente precisa conhecer a cultura afro. Amei estar aqui”, finalizou Rebeca.

 

 

 

 

 

 

Quinta em Ritmo e Poesia homenageia o Dia Internacional das Mulheres
Por Fernanda Guerra

O Quinta em Ritmo e Poesia adaptou sua programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na quinta-feira (11), às 17h, uma apresentação especial foi realizada com a participação da Orquestra 100% Mulher e de grupos de teatros da Católica. Organizado pela coordenadora do curso de Letras, Haidée Camelo, e pelo pastoralista Gilmar Araújo, o evento chamou a atenção de estudantes, professores, funcionários e visitantes que, ao passarem pelo hall do bloco G, paravam para acompanhar as atrações.

A Orquestra 100% Mulher abriu o evento com uma sonoridade forte e mesclada. Em 2003, o grupo nasceu devido à carência de oportunidades para mulheres no cenário musical. “Nós estudamos música e não tínhamos onde tocar. Geralmente, as orquestras só dão espaço aos homens. Por isso, saímos à procura de musicistas mulheres para compor o grupo”, conta a Maestrina Carmem Pontes.

De acordo com ela, um obstáculo foi encontrado: a falta de pessoas do sexo feminino ligadas à cena musical. A procura até chegou a englobar viagens aos municípios do interior do Estado. O resultado foi a formação da orquestra por 22 mulheres, realizando a primeira apresentação oficial em 2004.

Trompete, trombone, saxofone, guitarra, bateria e percussão. Todos os instrumentos tocados apenas pelo gênero feminino. O repertório inclui músicas dos cantores Marrom Brasileiro e Reginaldo Rossi e canções tradicionais de frevo. O show despertou no público uma precoce saudade do Carnaval.

O Brasil é Pagu

O grupo de teatro formado por alunos da Universidade Católica de Pernambuco, Poetas Vivos, foi a segunda atração do dia. A apresentação sintetizou, brevemente, a história de uma das personagens femininas mais marcantes da história do Brasil. A vida de Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu, foi encenada por jovens atores que colocaram em cena momentos de sua trajetória, como o relacionamento com Oswald de Andrade, a luta em prol do Partido Comunista Brasileiro, a censura ao jornal O Homem do Povo – o qual colaborou com a seção “A Mulher do Povo” – e também a tortura sofrida durante a  prisão.

“Pagu viveu, morreu, mas está viva em qualquer mulher brasileira. Viva Pagu! O Brasil é Pagu!” As palavras finalizaram a apresentação, e os aplausos demonstraram a satisfação do público.

Desabafo

Uma mulher deitada se levanta e pronuncia as seguintes palavras: nascer, crescer, reproduzir, morrer. Esse foi o início da última apresentação do evento. Um sketch, curta peça de aproximadamente 15 minutos, foi elaborado pelo grupo Atua Cia do Teatro. O texto foi composto por poucas palavras e frases, mas a quantidade foi necessária para o grupo demonstrar o objetivo da peça.

Em forma de desabafo, o uso do nariz de palhaço das personagens contribuiu para desenvolver uma crítica ao preconceito sofrido pelas mulheres, chegando a comparar o Dia Internacional das Mulheres como um dia de misericórdia.

No mês de abril, o grupo irá oferecer oficinas de teatros aos alunos da Universidade Católica de Pernambuco.

Curso de Economia vai promover seminário sobre agricultura familiar
Por Diego Ximenes

No dia 19 de março, vai ser realizado o 1º Seminário sobre Agricultura Familiar da Universidade Católica de Pernambuco, organizado pelos professores do curso de Economia Mauricio Pereira e Cynthia Carvalho, juntamente com os alunos do 5º e 7º períodos da graduação Rafael Silveira e Maisa França. A partir deste encontro, estão programados outros seminários, a cada três semanas, abordando outras vertentes em relação ao assunto, na sala 401 do bloco G da Católica.

Neste primeiro encontro estará em pauta a discussão sobre o conceito e a importância da agricultura familiar, além dos motivos pelos quais cresce tanto no Brasil, já que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) esse tipo de agricultura é responsável pela produção de 66% dos alimentos produzidos no Brasil, sendo marcada por possuir uma alta produtividade, com um baixo capital.

Todos os dados que serão apresentados no seminário foram fruto de uma pesquisa de extensão realizada na Católica. Os estudos de base foram feitos na cidade de Camaragibe, em reservas agrícolas onde várias famílias tiravam o sustento da terra. “Destes estudos, veio à formação de um núcleo centrado nas pesquisas, para discutir sobre essa forma econômica que paira no Brasil, e que vamos expor o apanhado nos seminários”, explicou o estudante de Economia Rafael Silveira.

Os interessados em participar, devem enviar o nome completo com número da matrícula e telefone para contato para o e-mail: neaf_@hotmail.com, para outras informações: (81) 8609 2980 ou 8727 6162.

Biólogo defende dissertação de mestrado sobre poluição do Rio Capibaribe com uso de cálculo matemático
Por Fernanda Guerra

O aluno de mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Universidade Católica de Pernambuco Ridelson Tavares de Melo defendeu dissertação de mestrado com o tema Modelos Matemáticos para Dispersão de Poluentes: análise temporal da dispersão de esgotos descartados em trechos urbanos do Rio Capibaribe, sob orientação do professor da Universidade Católica de Pernambuco, Emerson Alexandre de Oliveira Lima. A banca examinadora foi formada pelo Prof. Dr. Sérgio Murilo da Católica, e pelo Prof  Dr. Carlos Costa Dantas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ridelson se formou nos cursos de Biologia e Odontologia, ambos na Universidade de Pernambuco (UPE), e fez especialização em Biologia na UFPE. A escolha do tema de mestrado está relacionada à paixão pela matemática desde cedo. “Sempre gostei muito de cálculo. Meus professores diziam que eu deveria fazer o curso de Matemática. Então, optei por esse tema”, explicou.

Atualmente, ele é diretor da Escola Estadual Nelson Chaves, localizada na cidade de Camaragibe. A falta de tempo disponível para elaborar a dissertação foi uma das dificuldades encontradas. “A minha formação não é matemática. Eu tive que partir do início. Por isso, fiz curso para poder compreender o que está acontecendo.”

O aluno introduziu o assunto exibindo imagens do Rio Capibaribe e contextualizando as alterações sofridas devido à área imobiliária que o contorna. O momento também serviu para enfatizar a importância da água. O rio banha 39 municípios e é responsável pela sobrevivência da população de comunidades ribeirinhas. “A cada ano diminui a quantidade de alimentos retirados por essa população, devido ao nível de poluição”, afirma.

Durante a apresentação, foram explicadas as ferramentas de cálculos utilizadas, como as equações e ilustração de gráficos, e também a delimitação da análise de pontos de dispersão de poluentes no rio, restringindo à margem e ao comprimento. Na conclusão, foi constatada que a prevenção é uma das formas ideais de tratar a problemática ambiental. “Com tanta informação, não podemos esperar que uma catástrofe aconteça para tomarmos uma atitude”, conclui, ressaltando sua vontade em expandir o assunto para uma tese de doutorado.

A importância do assunto como estudo interdisciplinar foi ressaltada pelo Prof. Dr. Carlos Costa Dantas. A dissertação envolveu assuntos do meio-ambiente, da matemática e informática. De acordo com o professor, a temática vai além das visões poéticas sobre o rio, citando como exemplo o poema Cão sem Plumas do poeta João Cabral de Melo Neto. “Permite conhecer o rio através de informações quantitativas”, pontua.

O Prof. Dr. Sérgio Murilo criticou a ausência de projetos implantados por gestões públicas, embarcando, para comparar e exemplificar, na área de educação. “Ninguém quer construir uma biblioteca e uma área de lazer em cada bairro da cidade, mesmo sabendo que isso contribuiria para o desenvolvimento da população local”, enfatizou.

Esforçado foi a palavra mencionada pelos dois professores da banca para descrever o aluno. Além de ter sido aprovado, Ridelson teve o mérito e o esforço devidamente reconhecidos pelos presentes. “Não é fácil trabalhar e fazer mestrado simultaneamente. Eu sei o que é isso”, reconhece o professor Sérgio Murilo.

CIEE e Senad premiam monografias sobre questão das drogas
Com informações da Assessoria de Comunicação do CIEE

Estão abertas as inscrições para o 9º Concurso Nacional para Universitários sobre Drogas, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Trata-se de um concurso de monografias, que pretende gerar reflexões e estudos sobre o tema “O que passa pela sua cabeça quando o assunto é crack?”, estimulando ações de prevenção ao uso de drogas entre estudantes. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, sendo R$ 6 mil para o primeiro lugar; R$ 4 mil para o segundo, e R$ 3 mil para o terceiro.

Os trabalhos, que poderão ter no máximo três autores, deverão ser entregues ou enviados à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Esplanada dos Ministérios – Bloco “A” – 5° Andar – Sala 526 CEP 70.050-907- Brasília – DF), até o dia 23 de abril, via carta registrada ou Sedex. No cabeçalho do envelope, a primeira informação deve ser: “VII Concurso Nacional para Universitários sobre o Tema Drogas”. Poderão participar apenas estudantes do ensino superior, de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. Está vedada a participação de funcionários do CIEE, da Senad, de membros da comissão julgadora e da assessoria de órgãos parceiros e apoiadores do evento, bem como de seus parentes. Autores premiados no ano anterior não poderão ser premiados nesta edição.

O participante deverá, obrigatoriamente, preencher a ficha de inscrição disponível nos sites do Observatório Brasileiro de Informações Sobre Drogas (Obido) (www.obid.senad.gov.br), da Senad (www.senad.gov.br) e do CIEE (www.ciee.org.br) – onde também consta o regulamento -, e anexá-la à monografia. Mais informações pelo fone (11) 3040-6525/6526 ou pelo www.ciee.org.br

Católica promove no dia 23 seminário sobre o PDI 2011-2016

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, convida funcionários e técnicospara participarem do seminário “Construindo o PDI-Unicap 2011-2016: na visão da comunidade técnico-administrativa”. O evento marcará o início das atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unicap. As sessões irão ocorrer no dia 23 de março, das 9h às 12h, e em 30 de março, das 14h às 17h, no auditório G1.

Durante o seminário serão apresentados elementos da trajetória do PDI 2006-2011 e colhidos subsídios para a elaboração do PDI 2011-2016. Estão programadas atividades individuais e coletivas. O objetivo do seminário é obter ideias que auxiliem na construção do Plano de Desenvolvimento da Católica. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4110.

Alunos de fotografia realizam exposição de fotos no Paço Alfândega
Por Lílith Perboire

Mesmo fazendo o primeiro período do curso de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, alguns alunos já se destacam na área. Dois estudantes, Daniel Fonseca e Raíssa Moraes, irão fazer sua segunda exposição de foto, “Recife: A Veneza Brasileira”. O evento prossegue até o dia 21 de março, no segundo piso do Shopping Paço Alfândega.

Será a segunda vez que os universitários e um grupo de 14 pessoas do Senac vão expor suas fotografias. A primeira exposição, com o mesmo tema, foi realizada em dezembro de 2009 no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Devido ao grande sucesso, eles foram convidados para realizarem uma nova exposição no mall em homenagem ao aniversário do Recife. O tema foi escolhido propositalmente para fazer um paralelo entre as semelhanças da Veneza italiana com o nosso Recife.

 

Daniel Fonseca já trabalha na área há um ano, mas diz que o curso está acrescentando muito na sua carreira. “Essa exposição é muito válida, já estou me promovendo no mercado. Com o curso sei que terei bons resultados e essa exposição será, apenas, o começo”, concluiu o estudante.

 

 

 

 

 

 

Raíssa está muito confiante no sucesso da exposição. “Minhas expectativas são as melhores possíveis porque estaremos comemorando o aniversário do Recife e provavelmente grandes nomes estarão por lá”, disse a estudante. Para montar a exposição os 16 fotógrafos passaram um mês fotografando todo o Recife. O resultado é um vasto arquivo com fotos de pontes e rios da cidade.

 

 

 

Serviço:

A exposição é aberta ao público e a entrada é franca.
Local: Shopping Paço Alfândega
Rua Alfândega, 35 bairro do Recife, 2º piso
Data: 12 a 21 de março de 2010.

Sectma abre inscrições para a 1ª Conferência Estadual de C,T&I
Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) está com inscrições abertas para a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estão abertas as inscrições para os dois últimos seminários temáticos que antecederão a Conferência e acontecerão nos 16 de março (UFRPE/Recife) e 18 de março (Caruaru). Os interessados em participar do evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), deverão clicar no baner localizado no lado esquerdo da página principal do hotsite da Secretaria, preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. Você também pode acompanhar notícias pelo site www.sectma.pe.gov.br/cecti e pelo twiter: www.twitter.com/cecti.

As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura da CECTI, que acontece às 9h do dia 25 de março, no Centro de Convenções da UFPE. A organização do evento irá confirmar as inscrições, realizar novas inscrições e entregar o material da CECTI, no horário das 8h às 9h.

Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, a Conferência abordará temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

A abertura da CECTI contará com palestras da economista Tânia Bacelar, que abordará o tema principal da Conferência; e do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira. Na ocasião, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

No dia 26, a CECTI acontecerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Os participantes poderão assistir às palestras da doutora Mayana Katz, professora titular de genética humana do departamento de biologia da Universidade de São Paulo; e do professor e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, Abraham Sicsú. Em seguida, ocorrerão debates de grupos.

Seminários Temáticos

Como forma de interiorizar os debates em torno dos assuntos a serem abordados na 1ª CECTI, a Sectma preparou uma agenda com quatro seminários, sendo dois deles no Agreste e Sertão do Estado. Os participantes desses encontros irão discutir todos os temas que farão parte da CECTI, além de fazer proposições a serem levadas em debate na Conferência.

O primeiro encontro acontece no dia 3 de março, no Auditório da Faculdade de Administração da UPE e terá entre seus temas a Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico; Fomento à Inovação; e Inovação Tecnológica e o Sistema de Saúde. O município de Petrolina receberá o seu seminário no dia 10 de março, no Instituto Federal do Sertão, e irá debater, entre outros assuntos, o Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação: Desafios Institucionais; Interiorização do Conhecimento; Fomento à Ciência Básica; e Divulgação e Popularização da Ciência.

No dia 16 de março, acontecerá o terceiro seminário, no auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na ocasião, serão discutidos temas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Energias Limpas; e Tecnologias Portadoras de Futuro Aplicadas aos APL’s. Já no dia 18 de março, o seminário aporta no Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru. Lá, o assunto principal é a Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Também serão debatidos os temas: Tecnologias Ambientais; Contribuição da Ciência e Tecnologia para Educação; e Interiorização do Conhecimento. 

Irão participar dos seminários nomes como o do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; pesquisador da Fiocruz, André Furtado; presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão; diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Fernando Jucá; o coordenador de Articulação Industrial da Fiepe, Antônio Sotero; o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim; o reitor da UFPE, Amaro Lins; entre outros.

Mais informações
www.sectma.pe.gov.br/cecti
www.twitter.com/cecti

Inscrições para minicursos da SBPC Regional vão até o dia 02 de abril
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional do Semiárido

Estão abertas até o próximo dia 2 de abril as inscrições para os minicursos que serão realizados durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Regional), em Mossoró (RN). O evento acontece de 14 a 16 de abril, nas instalações da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

No total, serão oferecidas 43 opções de minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio). Os temas são bem diversos e abrangem desde didática em sala de aula até assuntos específicos, como a biodiversidade de invertebrados em manguezais do Semiárido. Para participar, é necessário se inscrever no evento mediante pagamento de taxa de R$ 15,00, na página eletrônica www.sbpcnet.org.br/mossoro/home. Depois, basta escolher o minicurso desejado na lista disponível no site, acessando o menu “Módulo dos Inscritos”.

As vagas são limitadas e seu preenchimento obedecerá à ordem de inscrição. Todos os 43 minicursos serão realizados durante o evento, diariamente, das 8h00 às 10h00, e de forma simultânea. Por isso, cada inscrito no evento poderá participar de apenas um dos minicursos.

Com o tema central “Água e Desenvolvimento no Semiárido” a SBPC Regional é dirigida para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas. Trata-se do 38º evento de caráter regional que a SBPC realiza no país, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na região. A palestra de abertura será proferida pelo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, às 19h do dia 13 de abril, no Expocenter (Campus da UFERSA). Mais informações pelo fone:(55 83) 2101-6409.

CNPq concede reajuste e amplia o número de bolsas
Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq

O anúncio foi feito ontem terça-feira (9) pelo presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, durante reunião da Diretoria Executiva da agência. O reajuste médio foi da ordem de 21%, com destaque para a bolsa de pós-doutorado, que passou de R$ 2.218,56 para R$ 3.200,00, um acréscimo de 44% (ver tabela abaixo). As bolsas de Iniciação Científica (IC) foram as mais beneficiadas no quantitativo: passaram de 29 para 43 mil, um incremento substancial de 14 mil bolsas, ou cerca de 48%.

Aragão disse que o CNPq trabalha este ano com um cenário de 90 mil bolsas, incluindo todas as modalidades. Atualmente são cerca de 72 mil. Contribuirão também para esse aumento as novas concessões, a partir deste mês, de bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - que passarão das atuais cerca de 12 mil para mais de 14 mil - e de mestrado e doutorado, com 1.800 novas concessões.

Nem todas as modalidades de bolsas tiveram seus valores reajustados. Segundo o presidente do CNPq, foram contempladas agora apenas aquelas que não tiveram reajustes na última revisão dos valores, feita em 2008, caso das bolsas de Iniciação Científica, Apoio Técnico, Pós-Doutorado, Pós-Doutorado Sênior e Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

O incremento no número das bolsas de Iniciação Científica se dá em um momento em que o país dedica especial atenção ao setor de ciência, tecnologia e inovação, que este ano foi contemplado com o maior orçamento federal de sua história, mais de R$ 7 bilhões. As bolsas de IC têm papel estratégico na formação de pesquisadores qualificados, pois são com elas que os professores procuram d espertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e ensino médio. Estudos já comprovaram que o estudante que é iniciado muito cedo no mundo da ciência reduz o tempo de titulação no mestrado e doutorado.

As bolsas de IC contemplam três categorias de estudantes: de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado (PIBIC); de estudantes do ensino técnico e superior para o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação (PIBITI); e de estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas (IC Júnior). Para conhecer todas as modalidades de bolsas do CNPq acesse http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm .

QUADRO DE REAJUSTE DAS BOLSAS
A partir de 01/março/2010

MODALIDADE - DE PARA - % REAJUSTE

IC e PIBITI  - 300,00 360,00 - 20%
Apoio Técnico - NS - 483,01 550,00 - 14%
Apoio Técnico - NM - 300,00 400,00 - 33%
Pós-Doutorado - 2.218,56 3.200,00 - 44%
Pós-Doutorado Sênior - 3.000,00 4.000,00 - 33%
PQ-1A - 1.254,00 1.500,00 - 20%
PQ-1B - 1.185,00 1.400,00 - 18%
PQ-1C - 1.116,00 1.300,00 - 16%
PQ-1D - 1.011,00 1.200,00 - 19%
PQ-2 - 976,00 1.100,00 - 13%
DT-1A - 1.254,00 1.500,00 - 20%
DT-1B - 1.185,00 1.400,00 - 18%
DT-1C - 1.116,00 1.300,00 - 16%
DT-1D - 1.011,00 1.200,00 - 19%
DT-2 - 976,00 1.100,00 - 13%

Movimento oferece estágio para alunos de Administração
Por Victor Bastos

A grife de moda internacional Movimento está selecionando estudantes de Administração ou Relações Internacionais para estagiar na empresa. O aluno deverá estar entre o 3º e o 6º período, e é necessário conhecimento em excel avançado e fluência em inglês.

A carga horária é de seis horas diárias e a bolsa auxílio é de um salário mínimo, mais seguro de vida, benefício de alimentação e passagem. Os interessados deverão enviar o currículo até o dia 16 para wanessa@movimento.com.br ou ligar para o telefone (81) 3338-1840.

Curso de Ciências Contábeis oferece curso sobre Imposto de Renda Pessoa Física
Por Fernanda Guerra

O professor de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Israel Ferreira de Lima ministrará o curso Imposto de Renda Pessoa Física DIRPF 2010 – Aspectos Gerais e Instruções de Preenchimento das Fichas, no dia 31 de março, das 8h às 12h, na sala 510, 5º andar do bloco A. O valor do curso será de R$ 30 e a quantidade de vagas disponíveis será de 60 pessoas.

Procurando atingir profissionais da área de Contabilidade, incluindo os contribuintes em geral e os alunos, o objetivo é oferecer orientação sobre normas gerais de tributação de Imposto de Renda de pessoa física e disponibilizar instrução para o preenchimento correto da Declaração de Ajuste Anual, a fim de evitar erros de preenchimento causadores de penalidades e de conceder uma possível economia tributária.

Serviço:
Data: 31 de março de 2010
Horário: 8h às 12h
Valor: R$ 30,00
Vagas: 60
Local: Sala Multiuso do CCS (Sala 510, 5º andar do bloco A)

Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba seleciona estudantes brasileiros
Por Luana Pimentel

A Universidade Católica de Pernambuco está apoiando, junto a outras instituições brasileiras, o processo seletivo que pretende levar estudantes brasileiros para se especializar em Cuba. Os cursos serão realizados na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de los Baños, localizada a 40km da capital Havana.

Inscrições

Os candidatos devem optar por uma das sete especializações oferecidas pela EICTV: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. No Nordeste, as inscrições podem ser feitas através do site www.página 21.com.br, no qual os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o e-mail eictv@pagina21.com.br até o dia 10 de março.

Perfil do candidato

O curso terá duração de três anos e está previsto que se inicie em setembro deste ano e se prolongue até julho de 2013. Para participar da seleção, o candidato deve:

1) Ter nacionalidade brasileira.

2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).

3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).

4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).

5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.

6) Apresentar seu currículo impresso.

7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.

9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.

11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).

12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.

13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Todos os documentos e materiais requeridos serão recolhidos no dia 12/03, antes dos exames escritos.

Processo Seletivo

As provas escritas serão aplicadas a partir das 8h da manhã no dia 12 de março em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA. No Recife, os exames acontecerão na sala 008 do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco, que está localizado na Rua Nunes Machado, 42 (antes da Igreja da Soledade). Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis estudantes, que vão integrar um grupo de 40 pessoas de todo o mundo, principalmente, da América Latina.

Cada candidato terá de responder a duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra que corresponde à especialização pela qual optou. Os que forem aprovados nos exames escritos serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que indicará os melhores estudantes de cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo (14). O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.  

Matrícula

Após serem selecionados, os estudantes devem pagar a matrícula, que tem um custo de cinco mil euros por ano. O pagamento pode ser à vista no mês de setembro ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros poderão contar com o apoio do Ministério da Cultura, que pagará parte do valor por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressarem no curso vão ter direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Em casos de dúvidas, os candidatos podem ligar para a Página 21 que, há quatro anos, organiza a seleção aqui no Recife. O telefone da empresa é o (81) 3421-7180. Existe também a opção de enviar um e-mail para eictv@pagina21.com.br, ou, ainda, de acessar o site da empresa: www.pagina21.com.br.

Ex-aluna da Católica promove passeio para a Paixão de Cristo 2010
Por Fernanda Guerra

A ex-aluna de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco Sônia Rabelo está promovendo o passeio destinado ao Espetáculo da Paixão de Cristo 2010, em Nova Jerusalém, no dia 31 de março. A saída será no Recanto do Picuí, no Derby, às 7h30. O retorno será após o término do evento. O valor é de R$ 40.

Dentro do roteiro da viagem, está incluída uma parada no Pólo de Compras de Caruaru. Os interessados podem reservar suas vagas através dos telefones (81) 3221.0310/ 8897.5537/ 9993.9313.

Madrigal Marlos Nobre fará recital preparativo da Semana Santa
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco e o Madrigal Marlos Nobre convidam a comunidade pernambucana para o recital preparativo da Semana Santa. A apresentação será realizada no dia 31 de março, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Na ocasião, a obra “Stabat Mater”, de Giam Battista Pergolesi, será interpretada por Adriana Lara (soprano) e Belani Medrado Segunda (mezzo-soprano).

Coordenador do curso de Direito lança livro no dia 22
Por Fernanda Guerra

Uma obra construída a partir de uma análise aprofundada sobre a organização dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo no plano estadual.  De autoria do coordenador do curso de Direito da Universidade Católica Pernambuco, professor Marcelo Labanca, o livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF será lançado no dia 22 de março, às 19h, no auditório G2 da Unicap. 

Na noite de lançamento, será realizada uma palestra com a apresentação dos conteúdos presentes na obra. Resultado de sua tese de doutorado, finalizado em 2008, o estudo foi atualizado no ano passado e está sendo publicado em parceria pelas editoras Elsevier e Campus Jurídico. Segundo Labanca, o livro é destinado a estudantes e profissionais da área jurídica.

“No Brasil, a descentralização do poder é muito frágil. O país centraliza muito o poder e isso compromete o fortalecimento da democracia”, aponta. Por esse caminho, o professor elaborou um estudo impregnado de argumentações em torno do assunto. O autor apresenta análises sobre a autonomia dos Estados-membros da União e uma abordagem que identifica a medida a qualos poderes estaduais copiam a estrutura de poderes federais. Além disso, uma listagem de normas constitucionais reproduzidas obrigatoriamente nas constituições estaduais também integra a obra.

Desde 2002, Marcelo Labanca atua na Católica. Além de coordenador do curso de Direito, ele é professor da graduação e do mestrado em Direito e procurador do Banco Central.

Serviço

Lançamento do livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF
Dia: 22/03/2010
Horário: 19h
Local: Auditório G2 da Unicap

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1
por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco abriu as inscrições para o programa “Universidade não tem idade”. No período 2010.1, entre março e junho, serão oferecidos 17 minicursos nas mais diversas áreas de estudo e conhecimento. Os interessados em participar dos minicursos podem se inscrever através do site da Universidade Católica de Pernambuco www.unicap.br.

O programa “Universidade não tem idade” tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, em nível de extensão, com as aulas voltadas para temáticas atuais. Outra proposta é promover a interação entre a Unicap e a sociedade, provocando um compromisso ético-cidadão por meio da socialização do conhecimento.

Criado para atender pessoas que desejam retomar os estudos buscando atualizar-se, aprofundar seus conhecimentos e obter capacitação em áreas específicas, o programa “Universidade não tem idade” também atende as necessidades peculiares de outras áreas da educação, como profissionais, educadores, formadores e estudantes. Outras informações através dos telefones da Pró-reitoria Comunitária 2119-4140 ou 2119-4146.

Confira a programação 2010.1:

1. Espiritualidade cristã hoje

Professor: Pe.Antonio Raimundo Sousa Mota

Objetivo: Aprofundar estudos sobre a Espiritualidade Cristã, desde as suas origens à sua pertinência nos dias atuais.

Carga horária: 21 h/a

Período de realização: Quintas-feiras, de 18/03 a 17/06

Horário: 14h às 15h30

Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Vagas*: 50

Valor: R$ 52,00


2. Música Sacra

Professor: Pe. Sílvio Lúcio Milanez de Medeiros

Objetivo: Introduzir à cultura da Música Sacra: Canto Gregoriano, Polifonia e Canto Litúrgico Moderno

Carga horária: 21 h/a

Período de realização: Quintas-feiras, de 18/03 a 17/06

Horário: 16h às 17h30

Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Vagas*: 50

Valor: R$ 40,00


3. Catequese Bíblica

Professor: Cláudio Sartori

Objetivo: Introdução aos fundamentos e atualidade da Catequese à luz das Sagradas Escrituras

Carga horária: 30 h/a

Período de realização: Sextas-feiras, de 19/03 a 18/06/10

Horário: 14h às 16h

Sala: Espaço Loyola – térreo do Bloco B

Vagas*: 50

Valor: R$57,00


4. Cartas Paulinas: aos Tessalonicenses e Coríntios

Professor: Cláudio Vianney Malzoni

Objetivo: Estudar as Cartas de Paulo aos Tessalonicenses e aos Coríntios, a partir da exegese bíblica contextualizada.

Carga horária: 12 h/a

Período de realização: Sábados, dias 10, 17, 24/04 e 08/05/10

Horário: 8h às 11h

Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Vagas*: 50

Valor: R$ 23,00


5. Cartas Paulinas: Filipenses e Gálatas

Professor: João Luiz Correia Júnior

Objetivo: Estudar Filipenses e Gálatas, à luz da exegese literária e do contexto sócio-cultural em que o texto foi escrito.

Carga horária: 12 h/a

Período de realização: Sábados, dias 15, 22, 29/05 e 05/06/10

Horário: 8h às 11h

Sala: Espaço Loyola - térreo do Bloco B

Vagas*: 50

Valor: R$ 23,00


6. Curso de Catequese (à distância)

EAD – ENSINO À DISTÂNCIA (TELEDUC)

Professor: Luiz Gomes de Moura

Objetivo: Introdução aos fundamentos bíblicos e teológicos da Catequese

Carga horária: 20 h/a

Período de realização: de 20/03 a 29/05/10

Sala Virtual do TELEDUC DA UNICAP

Vagas*: 80

Valor: R$ 40,00


7. Eleições 2010: Análise de conjuntura política

Professor: Thales Cavalcanti Castro

Objetivo: Apresentar estudos críticos sobre a conjuntura política regional e nacional, tendo em vista as Eleições 2010.

Carga horária: 12 h/a

Período de realização: Quartas-feiras, dias 17, 24, 31/03 e 07/04/10

Horário: 9h às 12h

Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B

Vagas*: 30

Valor: R$ 50,00


8. História da África – um olhar antes da Copa do Mundo, na África do Sul

Professora: Zuleica Dantas Pereira Campos

Objetivo: Apresentar estudos críticos – do ponto de vista da História - sobre Continente Africano.

Carga horária: 12 h/a

Período de realização: Terças-feiras, dias 06, 13, 20 e 27 de abril

Horário: 9h às 12h

Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B

Vagas*: 30

Valor: R$ 50,00


9. Economia para Jornalistas

Professora: Mabel Jacqueline Carmona de Campos

Objetivo: Orientar estudos atuais na área da Economia, voltada para pessoas que atuam no setor da comunicação social e demais interessados na temática.

Carga horária: 12 h/a

Período de realização: Quartas-feiras, dias 05, 12, 19 e 26/05/10

Horário: 9h às 12h

Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B

Vagas*: 30

Valor: R$ 50,00


10. Filosofia contemporânea

Professor: Karl Heinz Efken

Objetivo: Estudar temas que são pertinentes à Filosofia contemporânea

Carga horária: 12 h/a

Período de realização: terças-feiras, dias 08, 15, 22 e 29/06/10

Horário: 9h às 12h

Sala: Auditório CTCH – 1º andar do Bloco B

Vagas*: 30

Valor: R$ 50,00


11. Inglês para idosos

Professoras: Lígia Rodrigues Vieira, Clélia Reis Geha, Elizabeth Angélica Siqueira, Regina Celeste P. Meira Lins

Objetivo: Manter a mente aguçada a partir do estudo do inglês

Carga horária: 10 h/a

Período de realização: quartas-feiras, de março a julho

Horário: 16h30 às 17h30

Sala: 304 do bloco B

Vagas*: 30

Valor: R$ 20,00


12. Aspectos Jurídicos das novas relações familiares

Professor: Maria Rita Holanda

Objetivo: Propor uma releitura de parâmetros legais no novo contexto do Estado Social Democrático de Direito, que devem priorizar a inclusão e proteção da pessoa humana face aos inúmeros conflitos sociais de natureza familiar.

Carga horária: 15 h/a

Período de realização: Quintas-feiras, dias 06, 13, 20, e 27 de maio

Horários: 06, 13 e 20 de maio, das 18h às 22h; dia 27, das 18h às 20h.

Sala: ASTEPI - Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração – Rua Afonso Pena - 249

Vagas*: 30

Valor: R$ 67,00


13. Cárcere e Direitos Humanos

Professor: Karina Nogueira Vasconcelos

Objetivo: Discutir os problemas atuais que envolvem o tratamento humano no sistema prisional brasileiro.

Carga horária: 15 h/a

Período de realização: Segundas-feiras, dias 03, 10, 17, 24 e 31 de maio

Horário: 14h às 17h

Sala: 102 do bloco G da Católica

Vagas*: 30

Valor: R$ 62,00


14. Excelência no atendimento ao cliente

Professor: Marinalva da Silva

Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos nas áreas de gestão de pessoas e atendimento ao cliente, através do auto conhecimento e do desenvolvimento de habilidades interpessoais.

Carga horária: 15 h/a

Período de realização: Quartas-feiras, dias 05, 12, 19, 26 de maior e 02 de junho

Horário: 17h às 20h

Sala: 102 do bloco G da Católica

Vagas*: 30 R$

Valor: 50,00


15. Religião e Saúde: abordagem do ponto de vista psicológico

Professor: Moab Duarte Acioli

Objetivo: Apresentar estudos, no âmbito da Psicologia, sobre a contribuição da espiritualidade e da fé para a saúde.

Carga horária: 15 h/a

Período de realização: Quartas-feiras, dias 17, 24, 31 de março, 07 e 14 de abril

Horário: 17h às 20h

Sala: 305 do GIV – Espaço Executivo

Vagas*: 30

Valor: R$ 62,00


16. Religião e Saúde: abordagem do ponto de vista bíblico-teológico

Professor: João Luiz Correia Júnior

Objetivo: Apresentar pesquisas recentes na área dos Estudos Bíblicos e da Teologia, sobre a cura por meio da fé.

Carga horária: 15 h/a

Período de realização: Quartas-feiras, dias 28 de abril, 05, 12,19 e 26 de maio

Horário: 17h às 20h

Sala: 305 do GIV – Espaço Executivo

Vagas*: 30

Valor: R$ 62,00


17. Religião e Saúde: abordagem do ponto de vista sociológico

Professor: Drance Elias

Objetivo: Apresentar estudo crítico sobre o consumo religioso como superação da dor.

Carga horária: 15 h/a

Período de realização: Terças-feiras, dias 01, 08, 15, 22 e 29 de junho

Horário: 17h às 20h

Sala: 305 do GIV – Espaço Executivo

Vagas*: 30

Valor: R$ 62,00

Assecom seleciona estagiário de Ciência da Computação

A Assessoria de Comunicação da Católica abriu seleção de estágio para o curso de Ciência da Computação. Para concorrer à vaga, é preciso que o candidato esteja cursando o 4º período e tenha conhecimento básico de Programação e saiba trabalhar com os programas Dreamweaver e Adobe Photoshop.

Os estudantes interessados devem enviar, por e-mail, o currículo para sitecatolica@gmail.com, com o seguinte assunto: VAGA DE ESTÁGIO.

 

-----------------------------------------------------------------

Confira mais notícias >

Inscrições abertas para o 2° Encontro Nacional de Integração de Universitários Brasileiros

Universidade Católica de Pernambuco oferece minicursos de catequese

Fé e Alegria e Maracatu Tambores D'Olorum abrem inscrições para oficinas  

Ministério Público Militar seleciona estagiário do curso de Administração de Empresas

Prorrogadas as inscrições para MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Cine-Filosofia divulga programação do primeiro semestre

Inscrições para acesso ao estacionamento serão realizadas nos dias 29 e 30 de março

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia

Oportunidade de estudos no Canadá

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010

-----------------------------------------------------------------

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000