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Quinta-feira, 11 de março de 2010 - Ano 9

Semana da Mulher discute assédio moral e sexual
Por Luana Pimentel

Na manhã desta quinta-feira (11), o auditório G2, que tem capacidade para receber 450 pessoas sentadas, ficou lotado. O espaço, localizado no 1º andar do bloco G, foi palco de uma palestra do juiz do Trabalho e professor da Unicap, Sérgio Torres, sobre o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. 

O Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, que estava coordenando a mesa, deu às boas- vindas aos presentes e, antes de passar a palavra para o professor Sérgio, exibiu um vídeo produzido pelos alunos do curso superior tecnológico de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Fotos que ressaltavam a beleza e vaidade da mulher como mães, artistas, trabalhadoras, esposas, religiosas. As imagens deram um toque diferenciado ao quarto dia da Semana da Mulher.

O professor Sérgio Torres se sentiu tão à vontade com o público, em sua maioria composto por estudantes do curso de Direito, que optou em descer do palco e dar a palestra mais de perto, interagindo bastante com os presentes. “É um prazer enorme estar aqui, participando de um evento como a Semana da Mulher. Acho que o tema tem relação com o trabalho que desenvolvo na Justiça do Trabalho, visto que já fiz muitos despachos sobre assédios, principalmente os de caráter moral,” iniciou.

Sérgio afirmou que o assédio pode atingir tanto as mulheres como os homens. “Muito provavelmente um de vocês já passou por uma situação de assédio, seja como assediado ou assediante. Na infância, por exemplo, o assédio pode acontecer entre irmãos, quando o mais velho chantagia o mais novo, para que, em troca, ele o obedeça.”

O assédio é um problema que diz respeito à dignidade da pessoa humana. O inciso III do art. 1º da Constituição Brasileira de 1988 é que dá base judicial para o tema. “Tudo orbita em torno do fundamento de se respeitar a dignidade do outro”. Para que um ato seja classificado como assédio moral, é necessário que ele se repita, enquanto que uma pessoa pode ser vítima de um constrangimento sexual por um ato único.

O professor identificou um problema presente no artigo 216-A do Código Penal Brasileiro, no que diz respeito ao assédio sexual. Isso porque, de acordo com esse código, o assédio sexual só acontece pela hierarquia de ascendência, isto é, de agentes que ocupam cargos superiores contra os de cargos inferiores. Além disso, o artigo ainda restringe que esse tipo específico de violência só acontece no ambiente de trabalho. “O Legislador brasileiro ainda não disciplinou adequadamente o assédio moral e o sexual. Hoje em dia, o assédio sexual pode acontecer em qualquer ambiente e não necessariamente por hierarquia de ascendência; Uma pessoa que ocupe um cargo inferior pode sim praticar esse tipo de assédio contra uma de cargo superior ou, ainda, com a atuação de terceiros”, explicou.

Você sabia que o empregador tem de se responsabilizar por qualquer assédio sofrido por um de seus empregados, mesmo que não esteja envolvido diretamente com o caso? Foi exatamente o que o juiz Sérgio afirmou diversas vezes durante seu discurso, utilizando sempre a legislação como base. Um dos exemplos dados por Sérgio foi o seguinte: “Se você tem uma empregada na sua casa e ela, por acaso, agredir moralmente uma outra pessoa e esta última se sentir atingida, você pode ser responsabilizado pelo ato dela. Todo empregador responde objetivamente sobre assédio moral e sexual cometido por um de seus empregados dentro do ambiente de trabalho. O artigo 933 do Código Civil trata dessa questão.” 

Por fim, Sérgio explicou em que situação de assédio compete à Justiça do Trabalho interferir. “A Justiça do Trabalho tem competência para processar ações indenizatórias fundadas na responsabilidade civil do empregador. Os demais casos podem ser resolvidos na Justiça Comum.”

Confira toda a programação:

DIA 12/03/2010- sexta -feira

Fórum de Gênero
Coordenadoria da Mulher - Prefeitura da Cidade do Recife
Horário:9h às 11h
Local: Aud.. G I, 1º andar do bl. G
Coord: Andréa Campos 

Apresentação: Grupos Artísticos das ONGS
Casa de Passagem,
Casa Menina Mulher 
Horário: 14:30 às 15:00
Local: hall bl A - Pracinha
Resp. Profª  Janice Albuquerque 

Painel: Retrospectiva Histórica do Centenário do 8 de março 
Painelistas: Virgínia Barros – Presidente da UEP,  Sílvia Camurça- SOS Corpo e Márcia Ramos (União Brasileira de Mulheres)
Coord.: Profª Zuleica Dantas
Horário: 15:00h às 18:00
Local: auditório GII, 1º andar do bl. G 

Apresentação do Maracatu Tambores d’Olorum – Fundação Fé e Alegria
Horário:18h às 19h
Local: saída: térreo do bl. G ao bl A
Resp: Ana Cecília Soares  

SHOW ARTÍSTICO E HOMENAGENS
Grupo Mandacaru e  Interpoética
Recital de Música e Poemas
Profª  e Cantora Haidée Camelo e grupos especiais
Local: Teatro, 1º andar do bl. B
Horário: 19h30 às 21h30
Coord.: Núcleo da Mulher e
Equipe de Trabalho da VIII SMC
Realização: Núcleo da Mulher, Pró-reitoria Comunitária, Centros e Pastoral 

OUTRAS ATIVIDADES DURANTE A SEMANA

EXPOSIÇÃO- Mulher Negra: Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.: Jorge Arruda (Secretário do CEPIR)
Local: Pracinha  e hall do bl. A 

OFICINA - Mulheres na “rede” - dicas de uso da internet para economia e geração de renda
Horário: 14h às 17h
Local:Biblioteca, sala de multimeios
Ministrante: Ana Beatriz Nascimento 

OFICINELÂNDIA II -  Cuidar da beleza  com economia
Horário:14h  às 16h30
Responsáveis: Ana Lúcia Trigueiro Matoso - BC e Raíssa (curso Direito)
Oficinas: bijuteria, tenerife, emborrachado,
garrafa pet
Local: sala 012 térreo bl A (univerão) 

MINI-CURSO
Tema: Protagonismo da Mulher nas Comunidades Cristãs Primitivas
Responsável:Profº João Luiz Correia e Maristela Velozo
Horário:16:30-18:30h
Local:sala 824,  8º  andar,   bl B 

MINI-CURSO
A Mulher e a  Economia de Comunhão
Responsável: Prof. Jorge Cândido
Horário:16:30-18:30h
Local: Sala 207, 2º andar, bl. B 

Mais informações:
- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146
- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.
- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.

Unicap pretende celebrar convênio com a Spelman College
Por Luana Pimentel

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu, na última quarta-feira (10) pela manhã, a visita de três professoras da tradicional Spelman College, localizada em Atlanta, nos Estados Unidos.

As visitantes foram recepcionadas pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins; pelo assessor de Relações Internacionais, Thales Castro; pelo coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas da Unicap (Neabi), Padre Clóvis; pelo coordenador da Pastoral da Universidade, Padre Mota; pelo secretário-executivo de Promoção da Igualdade Étnico-racial de Pernambuco, Jorge Arruda; e pelo professor e Companheiro das Américas, Alex Sandro Gomes.

Os Companheiros das Américas têm por objetivo unir cidadãos de setores diferenciados para que identifiquem preocupações comuns e encontrem soluções. O estado de Pernambuco, inclusive, é parceiro da Geórgia nessa campanha.

A visita teve como finalidade travar um convênio com a Spelman College, uma faculdade tradicional para mulheres e, predominantemente negras.  De acordo com o assessor de Relações Internacionais, Thales Castro, o objetivo seria trazer alunas negras para terem uma experiência na Unicap. “Pretendemos trazer no período de 2011 um grupo de 10-20 estudantes negras dos Estados Unidos, para um programa educacional de verão”, explicou.

Quatro pontos principais foram discutidos para esse programa educacional. Oferecer às pessoas do grupo um curso de língua portuguesa, de nível iniciante; disponibilizar um curso de história e cultura brasileiras; proporcionar excursões com o objetivo de se aprofundar a cultura local (e possibilidade de participação em serviços comunitários), além de tentar proporcionar hospedagem a essas alunas: no campus universitário ou em residências de famílias.

O Pró-reitor Comunitário enfatizou que a proposta converge com os princípios da Universidade Católica de Pernambuco e que há grandes possibilidades de que o convênio seja firmado. Vale ressaltar que não foi à toa que a Unicap agendou a reunião com as representantes da Spelman College na Semana da Mulher. “A reunião foi, intencionalmente, marcada durante a homenagem da Unicap às mulheres. Para nós, trazer essas estudantes negras é um coroamento da importância de um evento como a Semana da Mulher”, afirmou. 

Funcionários da Católica convidados para seminário que discutirá o PDI 2011-2016

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, convida funcionários e técnicospara participarem do seminário “Construindo o PDI-Unicap 2011-2016: na visão da comunidade técnico-administrativa”. O evento marcará o início das atividades de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unicap. As sessões irão ocorrer no dia 23 de março, das 9h às 12h, e em 30 de março, das 14h às 17h, no auditório G1.

Durante o seminário serão apresentados elementos da trajetória do PDI 2006-2011 e colhidos subsídios para a elaboração do PDI 2011-2016. Estão programadas atividades individuais e coletivas. O objetivo do seminário é obter ideias que auxiliem na construção do Plano de Desenvolvimento da Católica. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4110.

Alunos de fotografia realizam exposição de fotos no Paço Alfândega
Por Lílith Perboire

Mesmo fazendo o primeiro período do curso de fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, alguns alunos já se destacam na área. Dois estudantes, Daniel Fonseca e Raíssa Moraes, irão fazer sua segunda exposição de foto, “Recife: A Veneza Brasileira”. O evento começa a partir desta sexta-feira (12) e vai até o dia 21 de março, no segundo piso do Shopping Paço Alfândega.

Será a segunda vez que os universitários e um grupo de 14 pessoas do Senac vão expor suas fotografias. A primeira exposição, com o mesmo tema, foi realizada em dezembro de 2009 no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Devido ao grande sucesso, eles foram convidados para realizarem uma nova exposição no mall em homenagem ao aniversário do Recife. O tema foi escolhido propositalmente para fazer um paralelo entre as semelhanças da Veneza italiana com o nosso Recife.

 

Daniel Fonseca já trabalha na área há um ano, mas diz que o curso está acrescentando muito na sua carreira. “Essa exposição é muito válida, já estou me promovendo no mercado. Com o curso sei que terei bons resultados e essa exposição será, apenas, o começo”, concluiu o estudante.

 

 

 

 

 

 

Raíssa está muito confiante no sucesso da exposição. “Minhas expectativas são as melhores possíveis porque estaremos comemorando o aniversário do Recife e provavelmente grandes nomes estarão por lá”, disse a estudante. Para montar a exposição os 16 fotógrafos passaram um mês fotografando todo o Recife. O resultado é um vasto arquivo com fotos de pontes e rios da cidade.

 

 

 

Serviço:

A exposição é aberta ao público e a entrada é franca.
Local: Shopping Paço Alfândega
Rua Alfândega, 35 bairro do Recife, 2º piso
Data: 12 a 21 de março de 2010.

Sectma abre inscrições para a 1ª Conferência Estadual de C,T&I
Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) está com inscrições abertas para a 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também estão abertas as inscrições para os dois últimos seminários temáticos que antecederão a Conferência e acontecerão nos 16 de março (UFRPE/Recife) e 18 de março (Caruaru). Os interessados em participar do evento, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), deverão clicar no baner localizado no lado esquerdo da página principal do hotsite da Secretaria, preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail: cecti@sectma.pe.gov.br. Você também pode acompanhar notícias pelo site www.sectma.pe.gov.br/cecti e pelo twiter: www.twitter.com/cecti.

As inscrições deverão ser confirmadas momentos antes da abertura da CECTI, que acontece às 9h do dia 25 de março, no Centro de Convenções da UFPE. A organização do evento irá confirmar as inscrições, realizar novas inscrições e entregar o material da CECTI, no horário das 8h às 9h.

Com o tema Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, a Conferência abordará temas como fomento à inovação, interiorização do conhecimento, divulgação e popularização da ciência, energias limpas, mudanças climáticas, tecnologias portadoras de futuro, entre outros.

A abertura da CECTI contará com palestras da economista Tânia Bacelar, que abordará o tema principal da Conferência; e do cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Silvio Meira. Na ocasião, os participantes irão integrar grupos de debates para discutir propostas que farão parte de um documento a ser encaminhado à IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

No dia 26, a CECTI acontecerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPE. Os participantes poderão assistir às palestras da doutora Mayana Katz, professora titular de genética humana do departamento de biologia da Universidade de São Paulo; e do professor e pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, Abraham Sicsú. Em seguida, ocorrerão debates de grupos.

Seminários Temáticos

Como forma de interiorizar os debates em torno dos assuntos a serem abordados na 1ª CECTI, a Sectma preparou uma agenda com quatro seminários, sendo dois deles no Agreste e Sertão do Estado. Os participantes desses encontros irão discutir todos os temas que farão parte da CECTI, além de fazer proposições a serem levadas em debate na Conferência.

O primeiro encontro acontece no dia 3 de março, no Auditório da Faculdade de Administração da UPE e terá entre seus temas a Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico; Fomento à Inovação; e Inovação Tecnológica e o Sistema de Saúde. O município de Petrolina receberá o seu seminário no dia 10 de março, no Instituto Federal do Sertão, e irá debater, entre outros assuntos, o Sistema Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação: Desafios Institucionais; Interiorização do Conhecimento; Fomento à Ciência Básica; e Divulgação e Popularização da Ciência.

No dia 16 de março, acontecerá o terceiro seminário, no auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na ocasião, serão discutidos temas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Energias Limpas; e Tecnologias Portadoras de Futuro Aplicadas aos APL’s. Já no dia 18 de março, o seminário aporta no Centro Tecnológico da Moda, em Caruaru. Lá, o assunto principal é a Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Também serão debatidos os temas: Tecnologias Ambientais; Contribuição da Ciência e Tecnologia para Educação; e Interiorização do Conhecimento. 

Irão participar dos seminários nomes como o do presidente do Porto Digital, Francisco Saboya; pesquisador da Fiocruz, André Furtado; presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Pesquisa de Pernambuco (Facepe), Diogo Simões; diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão; diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Fernando Jucá; o coordenador de Articulação Industrial da Fiepe, Antônio Sotero; o diretor técnico da Hemobrás, Luiz Amorim; o reitor da UFPE, Amaro Lins; entre outros.

Mais informações
www.sectma.pe.gov.br/cecti
www.twitter.com/cecti

Inscrições para minicursos da SBPC Regional vão até o dia 02 de abril
Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional do Semiárido

Estão abertas até o próximo dia 2 de abril as inscrições para os minicursos que serão realizados durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Regional), em Mossoró (RN). O evento acontece de 14 a 16 de abril, nas instalações da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

No total, serão oferecidas 43 opções de minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio). Os temas são bem diversos e abrangem desde didática em sala de aula até assuntos específicos, como a biodiversidade de invertebrados em manguezais do Semiárido. Para participar, é necessário se inscrever no evento mediante pagamento de taxa de R$ 15,00, na página eletrônica www.sbpcnet.org.br/mossoro/home. Depois, basta escolher o minicurso desejado na lista disponível no site, acessando o menu “Módulo dos Inscritos”.

As vagas são limitadas e seu preenchimento obedecerá à ordem de inscrição. Todos os 43 minicursos serão realizados durante o evento, diariamente, das 8h00 às 10h00, e de forma simultânea. Por isso, cada inscrito no evento poderá participar de apenas um dos minicursos.

Com o tema central “Água e Desenvolvimento no Semiárido” a SBPC Regional é dirigida para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas. Trata-se do 38º evento de caráter regional que a SBPC realiza no país, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na região. A palestra de abertura será proferida pelo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, às 19h do dia 13 de abril, no Expocenter (Campus da UFERSA). Mais informações pelo fone:(55 83) 2101-6409.

CNPq concede reajuste e amplia o número de bolsas
Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq

O anúncio foi feito ontem terça-feira (9) pelo presidente do CNPq, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, durante reunião da Diretoria Executiva da agência. O reajuste médio foi da ordem de 21%, com destaque para a bolsa de pós-doutorado, que passou de R$ 2.218,56 para R$ 3.200,00, um acréscimo de 44% (ver tabela abaixo). As bolsas de Iniciação Científica (IC) foram as mais beneficiadas no quantitativo: passaram de 29 para 43 mil, um incremento substancial de 14 mil bolsas, ou cerca de 48%.

Aragão disse que o CNPq trabalha este ano com um cenário de 90 mil bolsas, incluindo todas as modalidades. Atualmente são cerca de 72 mil. Contribuirão também para esse aumento as novas concessões, a partir deste mês, de bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - que passarão das atuais cerca de 12 mil para mais de 14 mil - e de mestrado e doutorado, com 1.800 novas concessões.

Nem todas as modalidades de bolsas tiveram seus valores reajustados. Segundo o presidente do CNPq, foram contempladas agora apenas aquelas que não tiveram reajustes na última revisão dos valores, feita em 2008, caso das bolsas de Iniciação Científica, Apoio Técnico, Pós-Doutorado, Pós-Doutorado Sênior e Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

O incremento no número das bolsas de Iniciação Científica se dá em um momento em que o país dedica especial atenção ao setor de ciência, tecnologia e inovação, que este ano foi contemplado com o maior orçamento federal de sua história, mais de R$ 7 bilhões. As bolsas de IC têm papel estratégico na formação de pesquisadores qualificados, pois são com elas que os professores procuram d espertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação e ensino médio. Estudos já comprovaram que o estudante que é iniciado muito cedo no mundo da ciência reduz o tempo de titulação no mestrado e doutorado.

As bolsas de IC contemplam três categorias de estudantes: de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado (PIBIC); de estudantes do ensino técnico e superior para o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação (PIBITI); e de estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas (IC Júnior). Para conhecer todas as modalidades de bolsas do CNPq acesse http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm .

QUADRO DE REAJUSTE DAS BOLSAS
A partir de 01/março/2010

MODALIDADE - DE PARA - % REAJUSTE

IC e PIBITI  - 300,00 360,00 - 20%
Apoio Técnico - NS - 483,01 550,00 - 14%
Apoio Técnico - NM - 300,00 400,00 - 33%
Pós-Doutorado - 2.218,56 3.200,00 - 44%
Pós-Doutorado Sênior - 3.000,00 4.000,00 - 33%
PQ-1A - 1.254,00 1.500,00 - 20%
PQ-1B - 1.185,00 1.400,00 - 18%
PQ-1C - 1.116,00 1.300,00 - 16%
PQ-1D - 1.011,00 1.200,00 - 19%
PQ-2 - 976,00 1.100,00 - 13%
DT-1A - 1.254,00 1.500,00 - 20%
DT-1B - 1.185,00 1.400,00 - 18%
DT-1C - 1.116,00 1.300,00 - 16%
DT-1D - 1.011,00 1.200,00 - 19%
DT-2 - 976,00 1.100,00 - 13%

Movimento oferece estágio para alunos de Administração
Por Victor Bastos

A grife de moda internacional Movimento está selecionando estudantes de Administração ou Relações Internacionais para estagiar na empresa. O aluno deverá estar entre o 3º e o 6º período, e é necessário conhecimento em excel avançado e fluência em inglês.

A carga horária é de seis horas diárias e a bolsa auxílio é de um salário mínimo, mais seguro de vida, benefício de alimentação e passagem. Os interessados deverão enviar o currículo até o dia 16 para wanessa@movimento.com.br ou ligar para o telefone (81) 3338-1840.

Curso de Ciências Contábeis oferece curso sobre Imposto de Renda Pessoa Física
Por Fernanda Guerra

O professor de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Israel Ferreira de Lima ministrará o curso Imposto de Renda Pessoa Física DIRPF 2010 – Aspectos Gerais e Instruções de Preenchimento das Fichas, no dia 31 de março, das 8h às 12h, na sala 510, 5º andar do bloco A. O valor do curso será de R$ 30 e a quantidade de vagas disponíveis será de 60 pessoas.

Procurando atingir profissionais da área de Contabilidade, incluindo os contribuintes em geral e os alunos, o objetivo é oferecer orientação sobre normas gerais de tributação de Imposto de Renda de pessoa física e disponibilizar instrução para o preenchimento correto da Declaração de Ajuste Anual, a fim de evitar erros de preenchimento causadores de penalidades e de conceder uma possível economia tributária.

Serviço:
Data: 31 de março de 2010
Horário: 8h às 12h
Valor: R$ 30,00
Vagas: 60
Local: Sala Multiuso do CCS (Sala 510, 5º andar do bloco A)

Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba seleciona estudantes brasileiros
Por Luana Pimentel

A Universidade Católica de Pernambuco está apoiando, junto a outras instituições brasileiras, o processo seletivo que pretende levar estudantes brasileiros para se especializar em Cuba. Os cursos serão realizados na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de los Baños, localizada a 40km da capital Havana.

Inscrições

Os candidatos devem optar por uma das sete especializações oferecidas pela EICTV: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. No Nordeste, as inscrições podem ser feitas através do site www.página 21.com.br, no qual os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o e-mail eictv@pagina21.com.br até o dia 10 de março.

Perfil do candidato

O curso terá duração de três anos e está previsto que se inicie em setembro deste ano e se prolongue até julho de 2013. Para participar da seleção, o candidato deve:

1) Ter nacionalidade brasileira.

2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).

3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).

4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).

5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.

6) Apresentar seu currículo impresso.

7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.

9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.

11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).

12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.

13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Todos os documentos e materiais requeridos serão recolhidos no dia 12/03, antes dos exames escritos.

Processo Seletivo

As provas escritas serão aplicadas a partir das 8h da manhã no dia 12 de março em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA. No Recife, os exames acontecerão na sala 008 do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco, que está localizado na Rua Nunes Machado, 42 (antes da Igreja da Soledade). Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis estudantes, que vão integrar um grupo de 40 pessoas de todo o mundo, principalmente, da América Latina.

Cada candidato terá de responder a duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra que corresponde à especialização pela qual optou. Os que forem aprovados nos exames escritos serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que indicará os melhores estudantes de cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo (14). O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.  

Matrícula

Após serem selecionados, os estudantes devem pagar a matrícula, que tem um custo de cinco mil euros por ano. O pagamento pode ser à vista no mês de setembro ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros poderão contar com o apoio do Ministério da Cultura, que pagará parte do valor por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressarem no curso vão ter direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Em casos de dúvidas, os candidatos podem ligar para a Página 21 que, há quatro anos, organiza a seleção aqui no Recife. O telefone da empresa é o (81) 3421-7180. Existe também a opção de enviar um e-mail para eictv@pagina21.com.br, ou, ainda, de acessar o site da empresa: www.pagina21.com.br.

Ex-aluna da Católica promove passeio para a Paixão de Cristo 2010
Por Fernanda Guerra

A ex-aluna de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco Sônia Rabelo está promovendo o passeio destinado ao Espetáculo da Paixão de Cristo 2010, em Nova Jerusalém, no dia 31 de março. A saída será no Recanto do Picuí, no Derby, às 7h30. O retorno será após o término do evento. O valor é de R$ 40.

Dentro do roteiro da viagem, está incluída uma parada no Pólo de Compras de Caruaru. Os interessados podem reservar suas vagas através dos telefones (81) 3221.0310/ 8897.5537/ 9993.9313.

Madrigal Marlos Nobre fará recital preparativo da Semana Santa
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco e o Madrigal Marlos Nobre convidam a comunidade pernambucana para o recital preparativo da Semana Santa. A apresentação será realizada no dia 31 de março, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Na ocasião, a obra “Stabat Mater”, de Giam Battista Pergolesi, será interpretada por Adriana Lara (soprano) e Belani Medrado Segunda (mezzo-soprano).

Coordenador do curso de Direito lança livro no dia 22
Por Fernanda Guerra

Uma obra construída a partir de uma análise aprofundada sobre a organização dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo no plano estadual.  De autoria do coordenador do curso de Direito da Universidade Católica Pernambuco, professor Marcelo Labanca, o livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF será lançado no dia 22 de março, às 19h, no auditório G2 da Unicap. 

Na noite de lançamento, será realizada uma palestra com a apresentação dos conteúdos presentes na obra. Resultado de sua tese de doutorado, finalizado em 2008, o estudo foi atualizado no ano passado e está sendo publicado em parceria pelas editoras Elsevier e Campus Jurídico. Segundo Labanca, o livro é destinado a estudantes e profissionais da área jurídica.

“No Brasil, a descentralização do poder é muito frágil. O país centraliza muito o poder e isso compromete o fortalecimento da democracia”, aponta. Por esse caminho, o professor elaborou um estudo impregnado de argumentações em torno do assunto. O autor apresenta análises sobre a autonomia dos Estados-membros da União e uma abordagem que identifica a medida a qualos poderes estaduais copiam a estrutura de poderes federais. Além disso, uma listagem de normas constitucionais reproduzidas obrigatoriamente nas constituições estaduais também integra a obra.

Desde 2002, Marcelo Labanca atua na Católica. Além de coordenador do curso de Direito, ele é professor da graduação e do mestrado em Direito e procurador do Banco Central.

Serviço

Lançamento do livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF
Dia: 22/03/2010
Horário: 19h
Local: Auditório G2 da Unicap

Assecom seleciona estagiário de Ciência da Computação

A Assessoria de Comunicação da Católica abriu seleção de estágio para o curso de Ciência da Computação. Para concorrer à vaga, é preciso que o candidato esteja cursando o 4º período e tenha conhecimento básico de Programação e saiba trabalhar com os programas Dreamweaver e Adobe Photoshop.

Os estudantes interessados devem enviar, por e-mail, o currículo para sitecatolica@gmail.com, com o seguinte assunto: VAGA DE ESTÁGIO.

 

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Prorrogadas as inscrições para MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Cine-Filosofia divulga programação do primeiro semestre

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Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia

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Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010

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Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
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