logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Quarta-feira, 10 de março de 2010 - Ano 9

Graça Araújo faz palestra sobre o papel da mulher na mídia na 8ª Semana da Mulher
Por Luana Pimentel

A 8ª edição da Semana da Mulher está contando com palestrantes que, certamente, ficarão marcados nas mentes dos estudantes, professores e interessados que estão acompanhando o evento. A palestrante da manhã desta quarta-feira (10), com certeza, será uma delas. A apresentadora da TV Jornal, Graça Araújo, veio à Unicap para falar sobre a relação da mulher com a mídia, utilizando a sua experiência profissional como exemplo.

A mesa do debate foi coordenada pela professora Ana Veloso e contou com a presença da representante da União Brasileira de Mulheres, Inamara Melo, como debatedora. O evento aconteceu no auditório G1, no 1º andar do bloco G, das 9h às 11h, e reuniu muitos alunos de Jornalismo, Publicidade, Direito, Teologia, Filosofia, professores e interessado no tema que seria debatido.

Nada como trazer uma representante negra e mulher, referência em jornalismo no estado de Pernambuco, para falar da sua experiência com a mídia. Graça Araújo tem uma história que emociona e motiva a todos, sobretudo, os que pretendem seguir a carreira jornalística. Para iniciar seu discurso, Graça traçou a trajetória de sua vida.

Nascida em Itambé, Zona da Mata Norte de Pernambuco, Graça teve que lidar com o preconceito desde cedo. “Eu conheci o preconceito no berço. Tive muitos irmãos de pais diferentes. Por isso, nós éramos muito misturados. Tinha louro, moreno e negro, que é o meu caso. Minha avó nunca me aceitou por isso.”

Estudou durante toda a vida em escolas públicas e começou a trabalhar quando ainda era criança. “Tinha 11 anos quando comecei a trabalhar. Trabalhava e estudava. Isso foi muito bom pra mim – aprendi bastante. Não sei de onde é que tiraram a ideia de que adolescentes não podem trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Isso é muito importante para o amadurecimento desses jovens”, opinou Graça.

Mais tarde, Graça ingressou em uma faculdade particular, e foi com a poupança que tinha acumulado de seu trabalho, que conseguiu concluir, em 1983, sua formação em jornalismo.

A escolha pelo curso aconteceu depois de trabalhar como secretária de uma revista. “Foi nesse momento que percebi o poder que a comunicação tem. Jornalismo é melhor que medicina. Tem um poder de curar a humanidade.”

De acordo com Graça, no trilhar de sua carreira, não sofreu preconceito por ser negra. “Eu sabia me impor. Quando estava na minha, calada, penso que os que não me conheciam não apostavam muito em mim. Mas tudo mudava quando abria a boca. Falava bem – e me preparei para isso”, afirmou.

A jornalista Graça Araújo também fez questão de fazer sua defesa em prol da exigência do diploma de jornalismo aos que exercem a profissão. “É necessário que nós lutemos contra isso. Os veículos de comunicação têm muito poder e se esse poder voltar às mãos dos grandes empresários, o jornalismo voltará a ser exercido pela elite”, defendeu.

A militante e jornalista Inamara Melo foi quem continuou o debate, homenageando, a princípio, a jornalista Graça Araújo: “Sempre levei muito em conta uma frase do Muniz Sodré, que revela bem o compromisso de Graça Araújo para com a sociedade: Jornalismo é uma arte reflexiva da narração de casos. Carrego com satisfação o título de jornalista, mas não confundo esta função com a gerência empresarial da notícia ou do texto. Jornalismo, para mim, é uma tarefa comprometida com o espírito público (e ativo, transformador de mundo) da filosofia e não com o registro burocrático da atualidade”. (Muniz Sodré)

De acordo com a jornalista Inamara, um dos grandes problemas referentes ao assunto Mídia e Mulher é que os meios de comunicação estão nas mãos de grandes empresários que não se preocupam com a maneira pela qual a mulher é exibida nessas notícias. “Além da detenção e controle dos meios de produção material, a classe dominante também possui o domínio das principais instituições da sociedade e assim o controle sobre os meios de produção mental”, afirmou.

“Eu costumo dizer que a dor da gente não sai no jornal”, declarou. Inamara ainda explicou que quando a violência de gênero acontece, a mídia não possibilita uma compreensão e interpretação dos acontecimentos pelo público, visto que as grandes empresas de comunicação só estão preocupadas com o lucro.

A professora Ana Veloso, que participou recentemente da Conferência de Comunicação, trouxe para o debate uma experiência que a deixou estarrecida. “Vi presidentes de uma grande empresa de comunicação brasileira afirmarem comprometimento com o direito à comunicação e votarem contra um projeto para a inclusão de programação específica para deficientes visuais e auditivos. Para eles, o que importa, na realidade, não é a audiência de uma minoria deficiente. Eles estão preocupados com o lucro.”

A professora Inamara retomou afirmando que a violência de gênero, quando é veiculada, não ocupa o centro dos debates e sequer existe enquanto realidade social. “Quando o jornal publica notícias em que possibilita a reflexão do leitor, ele não está sendo neutro, ele está adotando uma postura pela superação da violência. E quando ele não inclui na notícia esses elementos, ele também está se posicionando, só que desta vez, pela manutenção da opressão feminina”, afirmou.

Já a jornalista Graça Araújo disse que não tem uma percepção tão negativa da mídia. “A fiscalização da sociedade acontece, principalmente, por meio da mídia. Ela é um quarto poder que, às vezes, pode se tornar primeiro. É melhor com ela do que sem ela. Através dela, podemos lutar contra os preconceitos, as desigualdades e as injustiças do país”, enfatizou.

A coordenadora da mesa, Ana Veloso, concluiu a palestra revelando dados que comprovam o fato de os meios de comunicação estarem concentrados nas mãos de políticos e religiosos. “80% das rádios brasileiras estão nas mãos de políticos e religiosos, enquanto que apenas 20% estão nas mãos de pessoas da área de comunicação.” Além disso, fez elogio à palestrante Graça Araújo. “Ela é um exemplo, uma referência na área da comunicação. Sempre exercendo seu trabalho com muito compromisso e ética. Sem falar que, assim como eu, ganhou o Título de Amiga da Criança. Para mim, não existe título mais importante”, finalizou.

Confira toda a programação:

DIA: 11/03/2010-quinta-feira

Pinel: Assédio Moral e Sexual
Painelistas: Prof. Sérgio Torres - Juiz do Trabalho
Cristina Buarque - Sec. da Mulher do Estado de PE e Karina Vasconcelos – grupo Girassol
Coord. Profª  Mabel Carmona - Economia
Horário: 9h  às 11h
Local: Auditório G II - 1º andar do bl. G 

Palestra: Mulheres Negras Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.Jorge Arruda (Secretário Executivo do CEPIR)
Horário: 15h às 17
Local: Auditório G I - 1º andar do bl. G 

Quinta em Ritmo e Poesia na Católica: Homenagem às mulheres
Participação da Banda 100% Mulher – Maestrina: Carmem Pontes e Poetas Vivos- grupo de teatro alunos da Católica
Horário:17h às 19h
Local: térreo do bl. G
Coordenação: cantora Profª Haidée Camelo e o  pastoralista Gilmar Araujo 

Painel-Compulsão  pelo Consumo x Consumo Sustentável
Painelistas:Profª Graça Ferreira e Profº Moab Acioli
Horário: 18:30 às 20h
Local: Sala multiuso, 1º andar do bl. D
Realização:Curso de Engenharia Civil-CCT
Coord.: Profª Graça Ferreira 

Painel – A Importância da Juventude no Movimento Feminista
Painelistas: Representante da marcha mundial de mulheres
Eduarda Alves - diretora de mulheres da União dos Estudantes de Pernambuco – UEP
Renata Brasileiro - diretora de mulheres do DCE da Católica
Horário: 18:30 às 21:30
Local: aud. CTCH – 1º andar bl B
Coord.DCE/Católica

DIA 12/03/2010- sexta -feira

Fórum de Gênero
Coordenadoria da Mulher - Prefeitura da Cidade do Recife
Horário:9h às 11h
Local: Aud.. G I, 1º andar do bl. G
Coord: Andréa Campos 

Apresentação: Grupos Artísticos das ONGS
Casa de Passagem,
Casa Menina Mulher 
Horário: 14:30 às 15:00
Local: hall bl A - Pracinha
Resp. Profª  Janice Albuquerque 

Painel: Retrospectiva Histórica do Centenário do 8 de março 
Painelistas: Virgínia Barros – Presidente da UEP,  Sílvia Camurça- SOS Corpo e Márcia Ramos (União Brasileira de Mulheres)
Coord.: Profª Zuleica Dantas
Horário: 15:00h às 18:00
Local: auditório GII, 1º andar do bl. G 

Apresentação do Maracatu Tambores d’Olorum – Fundação Fé e Alegria
Horário:18h às 19h
Local: saída: térreo do bl. G ao bl A
Resp: Ana Cecília Soares  

SHOW ARTÍSTICO E HOMENAGENS
Grupo Mandacaru e  Interpoética
Recital de Música e Poemas
Profª  e Cantora Haidée Camelo e grupos especiais
Local: Teatro, 1º andar do bl. B
Horário: 19h30 às 21h30
Coord.: Núcleo da Mulher e
Equipe de Trabalho da VIII SMC
Realização: Núcleo da Mulher, Pró-reitoria Comunitária, Centros e Pastoral 

OUTRAS ATIVIDADES DURANTE A SEMANA

EXPOSIÇÃO- Mulher Negra: Força e Resistência
Responsável: Comitê  Estadual de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CEPIR)
Coord.: Jorge Arruda (Secretário do CEPIR)
Local: Pracinha  e hall do bl. A 

OFICINA - Mulheres na “rede” - dicas de uso da internet para economia e geração de renda
Horário: 14h às 17h
Local:Biblioteca, sala de multimeios
Ministrante: Ana Beatriz Nascimento 

OFICINELÂNDIA II -  Cuidar da beleza  com economia
Horário:14h  às 16h30
Responsáveis: Ana Lúcia Trigueiro Matoso - BC e Raíssa (curso Direito)
Oficinas: bijuteria, tenerife, emborrachado,
garrafa pet
Local: sala 012 térreo bl A (univerão) 

MINI-CURSO
Tema: Protagonismo da Mulher nas Comunidades Cristãs Primitivas
Responsável:Profº João Luiz Correia e Maristela Velozo
Horário:16:30-18:30h
Local:sala 824,  8º  andar,   bl B 

MINI-CURSO
A Mulher e a  Economia de Comunhão
Responsável: Prof. Jorge Cândido
Horário:16:30-18:30h
Local: Sala 207, 2º andar, bl. B 

Mais informações:
- Fones: (81) 2119 4238 e (81) 2110 4146
- Pastoral da Católica: sala 014, localizada no térreo do bloco A da Universidade.
- Pró-reitoria Comunitária: sala 003, localizada no térreo do bloco B da Universidade.

Semana da Mulher promove palestra sobre adolescência
Por Diego Ximenes

Na tarde desta terça-feira (09) aconteceu a palestra “Adolescência e Gênero”, ministrada pela professora do curso de Psicologia, Mariel Rocha Lyra, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). O evento faz parte da programação da 8° Semana da Mulher na Universidade Católica de Pernambuco.

No início da palestra, a professora abordou algumas conquistas das mulheres desde a revolução industrial. Ela lembrou um pouco dos tempos difíceis vividos pelo sexo feminino, até um momento de revolta e luta por igualdade de direitos e espaço político.

A professora Mariel ainda abordou os efeitos da sociedade de consumo sobre os jovens, que querem tudo de maneira rápida, valendo o exemplo que a moda forneça ao público feminino. “A mulher adolescente faz luto ao corpo infantil e põe em cena um corpo que se vende. Com o corpo, gera lucro vendendo a moda e produtos diversos e até estimulando a sexualidade como uma mercadoria”, ressaltou a professora.

Mariel falou também sobre as conseqüências do consumismo para o público infantil. “Hoje as crianças veem muitas horas de TV, onde se estimula o consumo dos produtos em excesso. Quando uma criança vê um comercial de brinquedo, pode até ter o produto, mas só vai estar satisfeita se conseguir toda uma coleção, não se fartando. Isso é culpa também de uma falta de limites dos pais em relação aos filhos”, afirmou a professora, preocupada com a ausência dos pais na vida dos filhos. “Eles procuram suprir essa falta dando presentes”, criticou.

No fim do evento, o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, pediu a palavra, agradecendo a presença do público e já planejando os eventos do próximo ano. “Em 2011, a Universidade Católica vai estar comemorando 60 anos, e queremos melhorar as festividades da 9ª Semana da Mulher. Então, peço a ajuda de vocês para avaliarem e divulgarem nossas palestras, a fim de que o evento, com o passar do tempo, fique cada vez melhor”, ressaltou.

Debate discute questões sobre o espaço da mulher no campo profissional
Por Fernanda Guerra

Na terça-feira (9), um debate sobre a situação vivida pela mulher na sociedade atual foi realizado na sala 510, do bloco A. O encontro foi mediado pela integrante do Grupo Curumim, Paula Viana, e contou com a participação da representante do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) em Pernambuco, Nataly Queiroz, da professora da Rede Mulher & Democracia, Isabel Santos, além de estudantes do curso de Jornalismo.

Promovido pela professora de Jornalismo, Ana Veloso, o debate abriu horizontes para discussão sobre o momento atual em que vivem as mulheres, mais especificamente no âmbito profissional. Um dos assuntos abordados foi sobre o restrito espaço conquistado pelo sexo feminino nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, que prejudica a representação da mulher na política e, consequentemente, a luta pelos direitos humanos do gênero.

A professora Isabel Santos trouxe um panorama histórico da participação da mulher no poder parlamentar e da luta do movimento feminista. “Apesar de nós mulheres já ocuparmos o espaço público, não nos livramos do lugar doméstico e privado. Essa dupla jornada ainda é nossa”, enfatiza Isabel, estimulando os alunos presentes: “Vamos dividir nossa luta, história e verdades”. Já no poder Judiciário, foi constatada a mudança do acesso da mulher em cargos públicos, devido à existência de concursos públicos, que impedem a discriminação.

A representante do Unifem levantou temas que abordaram a submissão da mulher, a perpetuação de valores machistas pela mídia e a questão de como a imagem da mulher é veiculada pelos veículos de comunicação. De acordo com Nataly, não são apenas as mulheres oprimidas na sociedade machista. “Os homens também sofrem com isso. Eles não podem chorar, nem temer”, exemplifica.

A mediadora do debate e representante do Grupo Curumim, Paula Viana, apresentou aspectos do tema em torno da saúde. “Essas desigualdades prejudicam a saúde”, afirma. “Muitas vezes, a mulher recebe o diagnóstico de TPM, quando na verdade ela está tendo um infarto”, aponta. Para ela, a escolha do tema e das pessoas convidadas ao debate foi excelente, devido à quantidade de informações vindas de diferentes lugares.

Reitor da Católica lança livro e trata da criação do Fé e Alegria em João Pessoa
Por Fernanda Guerra

Nesta quarta-feira (10), o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, viajou para cumprir agenda de compromissos na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Lá, ele compareceu a dois eventos no Juniorado, casa de formação dos Jesuítas. O primeiro foi o lançamento do livro de sua autoria O Rosto Plural da Fé, lançado pela editora Loyola, em 2008 – publicação da primeira parte de sua tese de doutorado.

O segundo compromisso foi para tratar de uma agenda de criação do projeto Fé e Alegria, em João Pessoa, que será baseado na experiência realizada aqui no Recife. A partir da inauguração, o Nordeste será a região que mais expandiu o projeto, concentrando seis núcleos, em um total de 15 filiais espalhadas no Brasil. 

Católica firma convênio com o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Regional Pernambuco
Por Fernanda Guerra

A Universidade Católica de Pernambuco firmou parceria com o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia - Regional Pernambuco (Sinaenco-PE). Em reunião realizada no fim da tarde de terça-feira (9), no gabinete da Reitoria, o convênio foi assinado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, e pelo presidente do Sinaenco-PE, Abel Oliveira. Na ocasião, estavam presentes também o representante da Sinaenco Nacional, Antônio Rolim, o vice-presidente do Sinaenco-PE, Ilo Leite, os integrantes do sindicato Ana Cláudia, Luiz Alberto Teixeira e Luiz Neves e a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Católica, Arminda Saconi.

Através do Instituto de Qualificação do Sinaenco-PE, coordenado pela gerente Ana Cláudia, a parceria permite a realização de cursos de extensão e pós-graduação que qualifiquem os profissionais da área de Arquitetura e Engenharia. “O foco é construirmos um vínculo forte com a Católica. Muitas vezes, o profissional chega ao mercado de trabalho sem estar preparado para atuar. Por isso, devemos capacitar e qualificar esses profissionais com cursos de especialização”, explica o presidente Abel de Oliveira, resumindo o objetivo principal do convênio.

Na opinião do Reitor, a importância do acordo com o Sindicato consiste no estímulo do estudo permanente. “Estudar é um investimento da família. Queremos preparar pessoas que sejam protagonistas nas mudanças do mercado e não só formar profissionais que se adaptem a ele”, afirma.

Em 2008, foi realizada a primeira edição do Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para Arquitetura e Engenharia Sustentáveis (Citaes). Neste ano, entre os dias 6 a 9 de abril, no Centro de Convenções, será promovida a segunda edição. Desta vez, o encontro vai contar com a presença de especialistas para discutir o tema Cidades Sustentáveis. “O intuito do Congresso é quebrar as barreiras da sustentabilidade e mostrar a importância de planejar. O planejamento é essencial. Precisamos divulgar isso”, ressalta o vice-presidente, Ilo Leite.

A programação será composta por palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos.Durante o evento, três pilares serão abordados: tendências, o qual fará uma análise das novas tecnológicas desenvolvidas; atualidades, com o destaque das tecnologias adaptadas a nossa realidade; e resgates, mostrando o potencial de tecnologias ultrapassadas. Na reunião, a professora Arminda Saconi foi convidada para participar da programação, apresentando o tema de um estudo realizado sobre a água.

Os interessados em participar do congresso podem se inscrever pelo site www.citaes.com.br.

Aluno do curso de Fotografia da Católica é premiado
Por Fernanda Guerra

O aluno do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco e repórter fotográfico do Jornal do Commercio, Alexandre Severo, faturou o primeiro lugar da categoria foto, da segunda edição do Prêmio Mestre Salustiano do Turismo de Pernambuco.

Esse é o segundo prêmio que a fotografia intitulada O pequeno vaqueiro II recebe. No ano passado, ela foi vencedora do Prêmio Marc Ferrez 2009, do Sesc do Distrito Federal. A imagem é resultado de um trabalho realizado pelo fotógrafo durante a Missa do Vaqueiro, em 2008, na cidade de Serrita, no Sertão de Pernambuco.

V:\Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2010\03_MARÇO\Alexandre Severo\imagem pequeno vaqueiro II.gif

Iniciada pelo Padre João Câncio, com o apoio do rei do baião Luiz Gonzaga e do poeta Pedro Bandeira, a primeira celebração da Missa do Vaqueiro aconteceu no ano de 1971. Há quase 40 anos, tradicionalmente no terceiro domingo do mês de agosto, a celebração é realizada em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, primo do cantor que foi assassinado brutalmente.

O evento é uma das principais manifestações culturais do Estado de Pernambuco e vem atraindo as lentes das câmeras do fotógrafo há alguns anos. De acordo com ele, esse trabalho ainda não tem um fim específico. Mas as premiações já resultaram um sentido concreto.

Há seis anos, Alexandre Severo passou a ter estreito contato com o universo fotográfico. Ele trabalhava na área de webdesign e convivia com amigos fotógrafos. Surgiu, então, uma curiosidade sobre o uso da imagem como ferramenta de trabalho e, por meio de livros e internet, passou a fazer pesquisas a respeito do assunto.

Já fotografando há um tempo, o aluno fez o primeiro curso de fotografia avançada com a coordenadora do curso de Fotografia da Católica, Renata Victor. “A formação do fotógrafo vai além de cursos, da técnica, de livros e pesquisa. É um conjunto de fatores que leva o profissional a se tornar um fotógrafo”, explica. Segundo Severo, tornar-se um profissional da área é um trabalho de longa caminhada. Atualmente, ele está fazendo o curso tecnológico de Fotografia da Católica.

O aluno cita um pensamento de um renomado fotógrafo de São Paulo, Pedro Martinelli, que afirmava que só podia se denominar fotógrafo depois de dez anos, mesmo tendo realizado muita coisa. Ele concorda. Mas há de convir que Alexandre Severo, antes mesmo de completar esse tempo determinado, está realizando um trabalho bastante conceituado até então.

Para acompanhar a arte do profissional, clique aqui.

Engenheira russa realizou palestra na Unicap
Por Victor Bastos

Os estudantes dos cursos de Ciência da Computação e do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais tiveram na terça-feira (09) a oportunidade de assistir a uma palestra com a engenheira da área de Controle de Sistemas e Profª Drª Eugênia Savelieva. A apresentação com o tema Opposite Side of Programming or When all Bugs are Shallow aconteceu no anfiteatro do terceiro andar do bloco G4 da Universidade Católica de Pernambuco, das 17h às 19h. O evento foi organizado pelas professoras da Unicap Alexandra Salgueiro e Ana Eliza Lopes Moura.

Eugênia Savelieva trabalha na companhia americana Emerson, com sede em São Petersburgo, na função de Gerente de Processo. Ela iniciou a palestra introduzindo a cultura da Rússia e de sua cidade natal, São Petersburgo. Em seguida, contou sua trajetória profissional, além de sua graduação na St-Petersburg State Polytechnal University.

Durante a palestra foram abordados os requisitos para o desenvolvimento de processo dos softwares (SW Development Process), ressaltados os custos, as etapas de testes, a verificação e a validação onde os erros denominados de BUGs são muito explorados.

Segundo a coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, professora Alexandra Salgueiro, o evento atingiu o objetivo. “A palestra foi muito importante para transmitir conhecimento em tecnologia de ponta e para os estudantes conhecerem a realidade do mercado atual”, explicou.

Curso de Ciências Contábeis oferece curso sobre Imposto de Renda Pessoa Física
Por Fernanda Guerra

O professor de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco Israel Ferreira de Lima ministrará o curso Imposto de Renda Pessoa Física DIRPF 2010 – Aspectos Gerais e Instruções de Preenchimento das Fichas, no dia 31 de março, das 8h às 12h, na sala 510, 5º andar do bloco A. O valor do curso será de R$ 30 e a quantidade de vagas disponíveis será de 60 pessoas.

Procurando atingir profissionais da área de Contabilidade, incluindo os contribuintes em geral e os alunos, o objetivo é oferecer orientação sobre normas gerais de tributação de Imposto de Renda de pessoa física e disponibilizar instrução para o preenchimento correto da Declaração de Ajuste Anual, a fim de evitar erros de preenchimento causadores de penalidades e de conceder uma possível economia tributária.

Serviço:
Data: 31 de março de 2010
Horário: 8h às 12h
Valor: R$ 30,00
Vagas: 60
Local: Sala Multiuso do CCS (Sala 510, 5º andar do bloco A)

Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba seleciona estudantes brasileiros
Por Luana Pimentel

A Universidade Católica de Pernambuco está apoiando, junto a outras instituições brasileiras, o processo seletivo que pretende levar estudantes brasileiros para se especializar em Cuba. Os cursos serão realizados na Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de los Baños, localizada a 40km da capital Havana.

Inscrições

Os candidatos devem optar por uma das sete especializações oferecidas pela EICTV: Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. No Nordeste, as inscrições podem ser feitas através do site www.página 21.com.br, no qual os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la para o e-mail eictv@pagina21.com.br até o dia 10 de março.

Perfil do candidato

O curso terá duração de três anos e está previsto que se inicie em setembro deste ano e se prolongue até julho de 2013. Para participar da seleção, o candidato deve:

1) Ter nacionalidade brasileira.

2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).

3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).

4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).

5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.

6) Apresentar seu currículo impresso.

7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.

8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.

9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.

11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).

12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.

13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Todos os documentos e materiais requeridos serão recolhidos no dia 12/03, antes dos exames escritos.

Processo Seletivo

As provas escritas serão aplicadas a partir das 8h da manhã no dia 12 de março em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA. No Recife, os exames acontecerão na sala 008 do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco, que está localizado na Rua Nunes Machado, 42 (antes da Igreja da Soledade). Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis estudantes, que vão integrar um grupo de 40 pessoas de todo o mundo, principalmente, da América Latina.

Cada candidato terá de responder a duas provas escritas: uma de conhecimentos gerais e outra que corresponde à especialização pela qual optou. Os que forem aprovados nos exames escritos serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que indicará os melhores estudantes de cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo (14). O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.  

Matrícula

Após serem selecionados, os estudantes devem pagar a matrícula, que tem um custo de cinco mil euros por ano. O pagamento pode ser à vista no mês de setembro ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros poderão contar com o apoio do Ministério da Cultura, que pagará parte do valor por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressarem no curso vão ter direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Em casos de dúvidas, os candidatos podem ligar para a Página 21 que, há quatro anos, organiza a seleção aqui no Recife. O telefone da empresa é o (81) 3421-7180. Existe também a opção de enviar um e-mail para eictv@pagina21.com.br, ou, ainda, de acessar o site da empresa: www.pagina21.com.br.

Ex-aluna da Católica promove passeio para a Paixão de Cristo 2010
Por Fernanda Guerra

A ex-aluna de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco Sônia Rabelo está promovendo o passeio destinado ao Espetáculo da Paixão de Cristo 2010, em Nova Jerusalém, no dia 31 de março. A saída será no Recanto do Picuí, no Derby, às 7h30. O retorno será após o término do evento. O valor é de R$ 40.

Dentro do roteiro da viagem, está incluída uma parada no Pólo de Compras de Caruaru. Os interessados podem reservar suas vagas através dos telefones (81) 3221.0310/ 8897.5537/ 9993.9313.

“Quinta na Química” retoma atividades nesta quinta-feira
Por Victor Bastos

A primeira palestra da programação 2010 do “Quinta na Química” terá início esta semana, no dia 11. Apresentação na sala 606 do bloco D, às 17h, ficará por conta do engenheiro químico Hilário Jorge Bezerra de Lima Filho, e terá como tema “Fluidodinâmica Computacional: Fundamentos e Aplicações”.

Abertura oficial do Ano Joaquim Nabuco começa nesta quinta-feira
Por Lílith Perboire

A abertura oficial do Ano Nacional de Joaquim Nabuco em Pernambuco será nesta quinta-feira (11), às 16h, na Fundação Joaquim Nabuco. Na ocasião, haverá um momento inter-religioso, além da apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. Todos os eventos visam destacar a importância histórica deste grande líder.

No dia 15 de junho de 2009 foi promulgada a Lei Federal nº 11. 946, que instituiu o ano de 2010 como Ano Nacional Joaquim Nabuco. Durante o mês estão acontecendo vários eventos para marcar o centenário de morte do escritor, diplomata, pensador, político e abolicionista, o pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo.

Instituições que fazem parte da comissão pernambucana:

  • Fundação Joaquim Nabuco
  • Academia Brasileira de Letras
  • Universidade Católica de Pernambuco
  • Universidade Federal de Pernambuco
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Universidade de Pernambuco
  • Maurício de Nassau
  • Governo do Estado
  • Secretaria de Educação
  • Fundarpe
  • Assembleia Legislativa de Pernambuco
  • Prefeituras de:
  • Recife
  • Olinda
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Joaquim Nabuco

Serviço:

Dia: 11 de março de 2010
Hora: 16h
Local: Auditório Benício Dias, na Fundação Joaquim Nabuco, Avenida 17 de Agosto 2187, Casa Forte.

Madrigal Marlos Nobre fará recital preparativo da Semana Santa
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco e o Madrigal Marlos Nobre convidam a comunidade pernambucana para o recital preparativo da Semana Santa. A apresentação será realizada no dia 31 de março, às 20h, na Igreja Nossa Senhora da Piedade.

Na ocasião, a obra “Stabat Mater”, de Giam Battista Pergolesi, será interpretada por Adriana Lara (soprano) e Belani Medrado Segunda (mezzo-soprano).

Coordenador do curso de Direito lança livro no dia 22
Por Fernanda Guerra

Uma obra construída a partir de uma análise aprofundada sobre a organização dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo no plano estadual.  De autoria do coordenador do curso de Direito da Universidade Católica Pernambuco, professor Marcelo Labanca, o livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF será lançado no dia 22 de março, às 19h, no auditório G2 da Unicap. 

Na noite de lançamento, será realizada uma palestra com a apresentação dos conteúdos presentes na obra. Resultado de sua tese de doutorado, finalizado em 2008, o estudo foi atualizado no ano passado e está sendo publicado em parceria pelas editoras Elsevier e Campus Jurídico. Segundo Labanca, o livro é destinado a estudantes e profissionais da área jurídica.

“No Brasil, a descentralização do poder é muito frágil. O país centraliza muito o poder e isso compromete o fortalecimento da democracia”, aponta. Por esse caminho, o professor elaborou um estudo impregnado de argumentações em torno do assunto. O autor apresenta análises sobre a autonomia dos Estados-membros da União e uma abordagem que identifica a medida a qualos poderes estaduais copiam a estrutura de poderes federais. Além disso, uma listagem de normas constitucionais reproduzidas obrigatoriamente nas constituições estaduais também integra a obra.

Desde 2002, Marcelo Labanca atua na Católica. Além de coordenador do curso de Direito, ele é professor da graduação e do mestrado em Direito e procurador do Banco Central.

Serviço

Lançamento do livro Jurisdição Constitucional e Federação – O princípio da simetria na jurisprudência do STF
Dia: 22/03/2010
Horário: 19h
Local: Auditório G2 da Unicap

Aluna de fotografia realiza exposição de fotos no Paço Alfândega
Por Lílith Perboire

Cansada de trabalhar numa empresa de engenharia e com vontade de quebrar o preconceito de que fotografia não é profissão, a estudante do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco Raissa Moraes já conseguiu se destacar no meio. Entre os dias 12 e 21 de março, ela vai participar da exposição “Recife: A Veneza Brasileira”, que acontece no segundo piso do Shopping Paço Alfândega.

Será a segunda vez que Raíssa e um grupo de 15 pessoas do Senac vão expor suas fotografias. A primeira exposição, com o mesmo tema, foi realizada em dezembro de 2009 no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Devido ao grande sucesso, o grupo foi convidado para realizar uma nova exposição no Paço Alfândega em homenagem ao aniversário do Recife. O tema foi escolhido propositalmente para fazer um paralelo entre as semelhanças da Veneza italiana com o nosso Recife.

Raíssa está muito confiante no sucesso da exposição. “Minhas expectativas são as melhores possíveis porque estaremos comemorando o aniversário do Recife e provavelmente grandes nomes estarão por lá”, disse a estudante. Para montar a exposição os 16 fotógrafos passaram um mês fotografando todo o Recife. O resultado é um vasto arquivo com fotos de pontes e rios da cidade.

Serviço:

A exposição é aberta ao público e a entrada é franca.
Local: Shopping Paço Alfândega
Rua Alfândega, 35 bairro do Recife, 2º piso
Data: 12 a 21 de março de 2010

Assecom seleciona estagiário de Ciência da Computação

A Assessoria de Comunicação da Católica abriu seleção de estágio para o curso de Ciência da Computação. Para concorrer à vaga, é preciso que o candidato esteja cursando o 4º período e tenha conhecimento básico de Programação e saiba trabalhar com os programas Dreamweaver e Adobe Photoshop.

Os estudantes interessados, que precisam ter disponibilidade para trabalhar pela manhã e não usufruir de nenhum benefício como bolsa ou crédito educativo, devem enviar, por e-mail, o currículo para sitecatolica@gmail.com, com o seguinte assunto: VAGA DE ESTÁGIO.

 

-----------------------------------------------------------------

Confira mais notícias >

Inscrições abertas para o 2° Encontro Nacional de Integração de Universitários Brasileiros

Universidade Católica de Pernambuco oferece minicursos de catequese

Fé e Alegria e Maracatu Tambores D'Olorum abrem inscrições para oficinas  

Ministério Público Militar seleciona estagiário do curso de Administração de Empresas

Prorrogadas as inscrições para MBA em Planejamento e Gestão Ambiental

Cine-Filosofia divulga programação do primeiro semestre

Inscrições para acesso ao estacionamento serão realizadas nos dias 29 e 30 de março

Conselho de Justiça Federal vai promover seminário nos dias 11 e 12 de março

Católica segue arrecadando donativos para vítimas do Haiti

Sony e revista Fotografe Melhor promovem 3º Concurso Universitário de Fotografia

Oportunidade de estudos no Canadá

Unicap promoverá aulas de hidroterapia para gestantes

Abertas as inscrições para o programa Universidade não tem idade 2010.1

Católica promoverá cursos de extensão para jornalistas e alunos de jornalismo

Professora de Psicologia participará da Reunião Anual da Capes em Brasília

Instituto Cervantes vai oferecer curso de espanhol na Católica

Católica sediará o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo em 2010

-----------------------------------------------------------------

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000