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Recife, 04 de novembro de 2009 - Ano 8

Abertas inscrições para o Vestibular 2010.1 da Católica
Tiago Cisneiros

A grande novidade do Processo Seletivo 2010.1 da Católica é a criação dos cursos tecnológicos de Fotografia, Jogos Digitais, Gestão em Eventos e Gestão em Turismo. Além deles, serão oferecidos 25 cursos de graduação, totalizando 3.240 vagas. As inscrições estão disponíveis no site www.unicap.br, até 1o de dezembro. Os estudantes poderão concorrer com a nota da prova do Vestibular da instituição, que será aplicada no dia 12 de dezembro, ou com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008.

As outras novidades do Processo Seletivo 2010.1 são:

a) os valores diferenciados nas mensalidades dos cursos de Relações Públicas e Ciências Contábeis, a exemplo das nove licenciaturas e de Teologia;

b) a criação de uma nova turma no período da manhã, com 60 vagas, para o curso de Administração;

c) a criação de uma turma no turno da noite, com 60 vagas, para o curso de Publicidade e Propaganda;

d) o oferecimento da formação em Psicologia no turno da noite, na primeira entrada, com 60 vagas;

e) a ampliação do número de vagas para o curso de Engenharia Civil, com uma turma (60 alunos) na segunda entrada para o turno da noite;

f) o aumento de 50 para 60 vagas nas ofertas dos cursos de Relações Públicas e Engenharia Ambiental.

Confira os detalhes dos cursos tecnológicos no quadro abaixo.

Curso

Vagas

Coordenador

Mensalidade

Gestão em Turismo

60

(noite, 1a entrada)

Profa. Roberta Cajaseiras

R$ 350

Fotografia

80

(40 para manhã e 40 para noite, 1a entrada)

Profa. Renata Victor

R$ 550

Gestão em Eventos

100

(50 para manhã, 1a entrada; 50 para tarde, 2a entrada)

Prof. Alfredo Sotero

R$ 350

Jogos Digitais

40

(noite, 1a entrada)

Prof. Breno Carvalho

R$ 450

Os interessados em participar do Vestibular 2010.1 da Católica deverão preencher o formulário de inscrição (disponível no site da Universidade, entre os dias 26 de outubro e 1o de dezembro) e imprimir o boleto para pagamento da taxa de R$ 80,00. A quitação poderá ser realizada em qualquer agência bancária integrada ao Sistema de Compensação Nacional. Caso o pagamento seja feito até o dia 15 de novembro, o candidato receberá um desconto de 25% sobre o valor da taxa, que passará a ser de R$ 60,00.

As provas do Vestibular 2010.1 da Católica serão realizadas no dia 12 de dezembro (sábado), das 8h às 13h, no campus da instituição. Os candidatos deverão se apresentar no local do exame com, no mínimo, uma hora de antecedência, portando um documento de identidade com fotografia e o Cartão de Inscrição. A avaliação abordará os conteúdos previstos no Programa do Vestibular 2008 (disponível no site www.unicap.br/vestibular/), nas disciplinas de Português, Redação, Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol), História, Química, Física, Geografia, Biologia e Matemática. A lista de aprovados será divulgada até o dia 15 de dezembro, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Universidade.

Necessidades especiais

A Católica oferece um tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais. Caso o candidato precise de atendimento específico durante o exame, ele deverá assinalar tal condição na ficha de inscrição do vestibular 2010.1. Após efetuar o pagamento da taxa, o próprio concorrente ou um representante poderá fazer o requerimento da assistência, na sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 4 de dezembro. Neste momento, será solicitada uma comprovação da necessidade especial alegada.

Enem

Além do Vestibular, existe a opção de concorrer às vagas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2006, 2007 ou 2008. Caso não tenha feito a prova escrita do Enem, o interessado poderá utilizar, apenas, a nota da parte objetiva, somando-a à redação proposta pelo Processo Seletivo 2010.1 da Católica.

Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave, das 9h às 12 ou das 13h às 17h, até o dia 3 de dezembro de 2009.  Na ocasião, será requisitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do processo seletivo quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2010.1, exclusivamente, nessa disciplina.

Na prova de redação do Vestibular, serão aceitas as duas ortografias (anterior e posterior à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, em vigor desde 1º de janeiro de 2009).

Cursos

Confira a relação dos cursos oferecidos no Processo Seletivo 2010.1 da Católica, com o respectivo número de vagas.

Curso

Vagas

Administração

240

Ciências Contábeis

120

Ciências Econômicas

60

Direito

660

Filosofia (licenciatura)

40

História (licenciatura)

120

Jornalismo

120

Letras Português e Espanhol (licenciatura)

60

Letras Português e Inglês (licenciatura)

60

Pedagogia (licenciatura)

60

Publicidade e Propaganda

120

Relações Públicas

60

Serviço Social

60

Teologia (bacharelado)

40

Arquitetura e Urbanismo

60

Ciência da Computação

240

Engenharia Ambiental

60

Engenharia Civil

180

Engenharia Química

60

Física (licenciatura)

60

Matemática (licenciatura)

60

Química (licenciatura)

60

Ciências Biológicas (licenciatura)

120

Fisioterapia

120

Psicologia (formação)

120

Curso tecnológico de Gestão em Turismo

60

Curso tecnológico de Fotografia

80

Curso tecnológico de Gestão em Eventos

100

Curso tecnológico de Jogos Digitais

40

A lista detalhada dos cursos, com as possibilidades de entrada e turno, está publicada no Manual do Candidato, disponível no site www.unicap.br/vestibular

Matrículas

Os aprovados no Processo Seletivo 2010.1 deverão realizar a matrícula nos dias 5 e 6 de janeiro de 2010, nos auditórios G1 e G2, localizados no primeiro andar do bloco G. O dia 7 será reservado para os estudantes retardatários. Confira as datas de divulgação de novos classificados e remanejados e das matrículas correspondentes:

- 8 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 11 e 12 de janeiro: Segunda matrícula no campus da Universidade – auditórios G1 e G2.

- 13 de janeiro: Reservada aos retardatários da segunda matrícula – auditórios G1 e G2.

- 14 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 15 de janeiro: Terceira matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 18 de janeiro: Reservada aos retardatários da terceira matrícula – auditório G2.

- 19 de janeiro: Divulgação da lista de novos classificados e remanejados, no site da Universidade e no térreo do bloco G.

- 20 de janeiro: Quarta matrícula no campus da Universidade – auditório G2.

- 21 de janeiro: Reservada aos retardatários da quarta matrícula – auditório G2.

- 29 de janeiro: Entrega do Certificado de Matrícula aos classificados para a primeira e segunda entrada, nos locais e horários indicados na tabela 10 do Manual do Candidato.

Mais informações

Site: www.unicap.br/vestibular

Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave)

Localização: térreo do bloco A da Católica

Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: (81) 2119 4143

E-mail: coave@unicap.br.

Católica irá formar seminaristas de dioceses pernambucanas
Tiago Cisneiros

A Arquidiocese de Olinda e Recife e as Dioceses de Afogados da Ingazeira, Nazaré da Mata e Palmares irão concentrar o processo de formação dos seminaristas na Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa, que partiu do Arcebispo, Dom Fernando Saburido, abre espaço para que os interessados em se tornarem padres possam cursar Filosofia e Teologia na instituição, a partir do primeiro semestre de 2010.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, a novidade representa a possibilidade de resgatar a tradição do Recife na teologia e na filosofia. “Ao unir forças, pretendemos tornar a cidade um centro de referência na formação do clero, aprimorando, ainda mais, os nossos cursos na área”, destaca.

Para o Reitor, a Universidade, também, ganha força com a chegada dos seminaristas, tanto pelo reconhecimento da qualidade institucional, quanto pelas perspectivas de mudanças e melhorias. “Trata-se de uma notícia muito boa para a Católica, porque revela a visão positiva do nosso trabalho na Arquidiocese de Olinda e Recife e nas Dioceses do estado. Acredito que os dois pontos fundamentais para o surgimento da ideia tenham sido a tradição e o reconhecimento dos nossos cursos no Ministério da Educação”, afirma.

A mudança para o ambiente universitário, avalia Padre Pedro Rubens, contribuirá para a formação dos seminaristas. “Agora, eles vão estudar junto a estudantes das demais áreas do conhecimento, aproximando-se da sociedade, dos lugares tradicionais de formação. Outra característica importante é que estarão em contato com a visão crítica proposta pela Universidade, além de poderem aproveitar a própria qualidade acadêmica dos cursos.”

Para receberem os seminaristas, os cursos de Filosofia e Teologia da Católica terão novidades nos horários e matrizes curriculares. Veja as informações a seguir, na síntese das entrevistas com os respectivos coordenadores, Karl-Heinz Efken e Cláudio Vianney.

Palavra dos coordenadores

Os cursos de Filosofia e Teologia são oferecidos, normalmente, no turno da noite. Devido à chegada dos seminaristas, ganharão uma nova turma, no período da tarde. A mudança deve-se a uma tentativa de adequação à rotina dos futuros estudantes.

Com a criação da turma diurna, o coordenador de Filosofia, Karl-Heinz Efken, pretende reduzir o tempo de graduação para seis semestres (atualmente, são oito). “As aulas à noite terminam ficando um pouco apertadas. Com o turno da tarde, poderemos aproveitar até cinco horários de aula por dia, diminuindo a duração do curso”, argumenta.

No tocante ao conteúdo, não se planejam grandes alterações. Segundo Karl-Heinz, as disciplinas continuarão seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação, adquirindo, apenas, uma orientação de diálogo com a Teologia. “O que se quer na formação dos padres é a conexão entre essas duas áreas do conhecimento.”

O coordenador considera importante a opção de formar seminaristas em um ambiente universitário, como meio de oferecer amplitude na experiência de vida. “Aqui, eles poderão dialogar, trocar ideias, conviver com alunos de outras áreas, se envolver com a multiplicidade de cursos e eventos de pesquisa e extensão. Depois, nas paróquias e pastorais, vão precisar dessa vivência para guiar a diversidade de opiniões e interesses”, observa.

O curso de Filosofia da Católica receberá seminaristas de Olinda e Recife, Afogados da Ingazeira e Nazaré da Mata. Além desses municípios, a graduação em Teologia terá estudantes de Palmares e do Instituto Sede Sapiencia.

O curso de Teologia não sofrerá mudanças no tempo de duração, mantendo-se os oito semestres regulares, tanto no turno da tarde, quanto no período noturno. Por outro lado, apresentará modificações nas disciplinas e conteúdos. Para elaborar a nova matriz curricular, formou-se uma comissão, composta pelo coordenador da graduação, professor Cláudio Vianney, e pelos representantes do Instituto Sede Sapiencia, Frei Sales, e do Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife, Padre Cícero.

A nova matriz curricular, de acordo com o professor Cláudio Vianney, seguirá não somente as diretrizes do Ministério da Educação, mas também aquelas propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. “A orientação da CNBB não trabalha em cima de disciplinas específicas, mas, sim, de campos, ideias e eixos temáticos”, esclarece.

Para o coordenador, a acolhida dos seminaristas pela Católica pode ser encarada como um passo de crescimento para os cursos de Filosofia e Teologia. “Passaremos a ter mais alunos e nos tornaremos uma referência, ainda, maior em Pernambuco. A nossa ideia é ampliar esse reconhecimento para o Nordeste e o Brasil”, revela.

Sobre os benefícios aos seminaristas, opinou: “Com a mudança, eles terão a vantagem de aproveitar a estrutura da Católica. Estou certo de que isso vai melhorar a sua formação, graças ao convívio com pessoas de outras áreas e rotinas diferentes”. Vianney defendeu, ainda, que a academia é um lugar tradicional para o estudo da Teologia, recordando que as universidades surgiram, na Idade Média, a partir dos cursos da área.

Estudantes da Católica entram na disputa para a fase final do Volkswagen Route 2009
Tiago Cisneiros

Da Católica, saíram três dos 17 projetos aprovados na primeira fase do concurso cultural e acadêmico “180 dias para mudar o mundo”, promovido pela Volkswagen Brasil. Os estudantes do curso de Jornalismo Arjuna Joaquim e Leonardo Burgos são os autores de “Carro limpo, mundo lindo”. Já os trabalhos “Psicoecologia: sustentabilidade ecoeficiente” e “Suprema: Sucatear pela Promoção da Reciclabilidade dos Materiais” foram elaborados, respectivamente, pelas alunas Iracema Patrícia de Lima (graduação em Psicologia) e Catarina Barbosa Albuquerque (Ciências Biológicas). 

Nesta quarta-feira (4), o Boletim Unicap entrou em contato com Catarina Barbosa Albuquerque, 24 anos, estudante do sétimo período do curso de Ciências Biológicas. Confira as principais informações.

O projeto “Suprema: Sucatear pela Promoção da Reciclabilidade dos Materiais” busca incentivar o processo de reciclagem nas empresas. “Nesse campo, não existe a prática de fazer material artesanal com os restos da produção. Por isso, procuramos elaborar uma proposta contra o desperdício, principalmente na indústria automobilística”, explicou Catarina. O foco deve-se a um dos requisitos do concurso: o da possível aplicação da proposta pela Volskwagen (ver mais na continuação da reportagem, abaixo do intertítulo “Entenda o concurso”).

Segundo a estudante, a ideia central do projeto é educar os funcionários a reutilizar os materiais da produção (papel, plástico, sucata em geral), através de cursos de capacitação. “A intenção é que essas pessoas façam esse trabalho, sem a necessidade da ajuda de terceiros. Por aí, vemos muitos programas voltados para a comunidade, mas são raros os que se destinam às empresas.”

Catarina Barbosa pretende promover a reutilização dos materiais, sobretudo, para a produção artesanal. Transformando a ideia em prática, montou o mascote da proposta, também chamado “Suprema”, com garrafas PET e peças de carro. A imagem do boneco (que tem cerca de 30 centímetros) acompanhou a proposta do trabalho, enviada à Volkswagen na forma de slides. O documento consistia, ainda, na exposição dos objetivos, possíveis resultados e cronograma de atividades.

Estar entre os aprovados na primeira seleção foi uma surpresa para Catarina, que só conseguiu fazer a pré-inscrição na véspera do último dia de prazo. A inscrição foi, ainda, pior, com a submissão do projeto às 21h30 da data final. “Demorei muito para confeccionar o mascote e, por isso, só pude apresentar o trabalho no final da noite. Cheguei a pensar, inclusive, que não daria tempo”, admitiu.

A estudante contou, ainda, que vibrou bastante ao ver o projeto entre os 17 selecionados e que, agora, parte para a segunda fase com “as melhores expectativas possíveis”. Embora considere a aprovação inicial um grande passo, ela alimenta a esperança de chegar a uma das cinco melhores posições e, assim, conquistar um financiamento para colocar a proposta em prática.

A Católica dá uma ajuda 

A ideia de elaborar o projeto surgiu com a experiência de Catarina como estagiária voluntária no Laboratório de Zoologia da Católica, localizado no segundo andar do bloco A. Ela desenvolve, ao lado da professora Goretti Sônia-Silva, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, um trabalho de estímulo à reutilização de materiais na comunidade de pescadores de Porto de Galinhas e arredores, no Litoral Sul de Pernambuco. “Queremos descobrir o que eles usam no mar e como podem limpar o meio ambiente, buscando, no ‘lixo’ das praias, novas possibilidades de produção e renda”, explicou.

A experiência na área fez com que Catarina ministrasse oficinas de reciclagem no Católica In 2009, evento em que estudantes do Ensino Médio podem conhecer a estrutura e os cursos oferecidos pela Universidade. “Como gosto e trabalho com isso, sentei com a professora Goretti para pensar em algo diferente, que ajudasse o meio ambiente e as empresas.” A participação da educadora, aliás, foi além da orientação do projeto: teve muita mão na massa. “Nós trabalhamos juntas todo o tempo. Tínhamos as ideias, pesquisávamos as referências... Desenvolvendo o trabalho lado a lado, sempre”, contou a estudante.

Entenda o concurso

O concurso “180 dias para mudar o mundo” é destinado a qualquer universitário brasileiro, com mais de 18 anos de idade e interessado em apresentar trabalhos com propostas de ações em prol da sustentabilidade. A disputa integra o projeto Volkswagen Route 2009, que envolve, ainda, a realização de shows, palestras e atividades de lazer nas dez instituições participantes.

Os participantes do concurso submeteram projetos de planejamento sustentável, juntamente com um professor orientador ligado à respectiva universidade. Os trabalhos deveriam relacionar-se com, ao menos, um dos sete objetivos da sustentabilidade, listados a seguir:

  1. Minimizar a intensidade de materiais dos bens e serviços;
  2. Minimizar a intensidade energética de bens e serviços;
  3. Minimizar a dispersão dos tóxicos;
  4. Fomentar a reciclabilidade dos materiais;
  5. Maximizar a utilização sustentável de recursos renováveis;
  6. Estender a durabilidade dos produtos;
  7. Promover a educação dos consumidores para um uso mais racional dos recursos naturais e energéticos.

As propostas deveriam, ainda, estar pautadas pela praticabilidade, isto é, a possibilidade de serem colocadas em prática pela Volkswagen. Os trabalhos aprovados na primeira fase passarão, agora, por uma nova etapa de seleção, realizada por representantes da Volskwagen e da empresa Decidindo Marketing e Relacionamento. Os cinco melhores projetos serão divulgados até 11 de novembro. No dia 19, o site www.vw.com.br/route/ informará o nome do vencedor (ou da equipe vencedora) do concurso, que, também, será contatado por telefone e e-mail.

O autor (ou autores) e o orientador do melhor projeto, assim como o coordenador do concurso na respectiva universidade, serão premiados com uma viagem para a Alemanha, entre os dias 8 e 17 de janeiro de 2010. O pacote inclui visitas a Berlim, Potsdam, Wolfsburg, Munique e Salzburgo.

Mais informações, pelo site www.vw.com.br/route/ .

A nova Lei das Sociedades Anônimas é debatida no 2º Ciclo de Palestras Contábeis
Rebeca Kramer

A Lei das Sociedades Anônimas (Lei das S/A) é um tema emergente da contabilidade e que tem sua importância no fato de ser a lei maior de regulamentação da área”. Ao justificar a relevância do tema escolhido para dar início ao 2º Ciclo de Palestras Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Barbosa, trouxe para o auditório G2 da instituição, na noite desta terça-feira (3), o professor da Universidade de São Paulo e pós-doutor em contabilidade pela Kansas University José Carlos Marion.  

Na ocasião, os livros da Editora Atlas Análise das demonstrações contábeis, de José Carlos Marion, e Finanças Corporativas e Mercados, de co-autoria do professor da Unicap Adilson Celestino de Lima, estavam sendo entregues aos alunos inscritos na palestra que pagaram o preço de R$62. Segundo o supervisor regional de Marketing da Editora Augusto Franco, a Atlas é a maior editora contábil do Brasil desde a introdução dos conteúdos da área nos livros na década de 40. A parceria estabelecida entre ela e o curso de Ciências Contábeis da Católica, segundo comentou Franco, “é relevante porque a Universidade é uma grande difusora de conhecimento de cultura e a Atlas é importante nesse processo por ser a mãe da contabilidade”, explicou. 

O professor Marion, na sua fala, ministrou diversos pontos que norteiam a Nova Lei das Sociedades Anônimas, que, numa explanação simplista poderia ser definida “na mudança de lei que fez com que a contabilidade deixasse de ser regional e brasileira e passasse a ser internacional”. Segundo Marion, “até então, a ciência tinha, apenas, características brasileiras, mas, foi ajustada a fim de ser globalizada em harmonia com outros países”. “O estudo das S/A é importante devido à polêmica que causa por conta de suas especificidades”, disse. 

 “A contabilidade não é a profissão do futuro, mas do presente”. Com essa frase, Marion partiu para a argumentação de que o Brasil seria um país que vem sendo alvo de grandes investimentos, ao ponto de impedir a entrada de dólares no país caso não seja paga uma tributação. “A criação de obstáculos para os investidores no país pode gerar, até, uma dificuldade de exportação”, inferiu, exclamando como imaginar que o Brasil poderia, um dia, criar obstáculos de entrada de dólares no país.  

Nas palavras do professor, a contabilidade teria “passado a ter seu lugar ao sol e a profissão está brilhando”. “Eu mesmo não conheço nenhum contador desempregado”, declarou, afirmando que a contabilidade outrora tupiniquim teria concedido espaço a uma contabilidade internacional-harmonizada com outros países. A título de informação, Marion trouxe os dados de que existem cerca de 400.000 contabilistas no país, 67.000 escritórios individuais e sociedades e 1.000 escolas superiores de contabilidade no Brasil. 

Segundo o professor, há três anos, 70 empresas abriram para o capital estrangeiro. E, portanto, seria imprescindível haver uma valorização dessa situação, afinal, a abertura comercial traria uma imagem positiva do país para o mundo. Seria o Brasil passando de país devedor a credor com reserva alta de dólar. “Esse é um momento especial tanto para a democracia no Brasil como para a sua economia contábil. Os países que são mais fortes democraticamente têm fortes aspectos contábeis”, expôs. Antigamente, pontuou o contabilista, o Brasil vivia, ainda, uma economia instável, o que traria descrédito para a contabilidade. “A própria inflação costuma mascarar os lucros que se têm. Assim, todos esses aspectos desencadeariam numa convergência para as normas internacionais da contabilidade”.  

Uma outra questão colocada pelo convidado foi o fim de um ciclo de Leis que duraram 68 anos. Primeiramente, a Lei 2627/40, a qual dispõe das sociedades por ações. Segundo Marion, uma proposta que olhava mais do que tudo para os donos de empresas: o chamado modelo europeu. Depois, com o modelo americano da Lei 6404/76, a qual privilegiava o acionista e não mais “as meia dúzias de donos de empresas”. Então, com a Lei 11638/07, “houve a inserção de um modelo que não era nem mais americano, nem mais europeu. Era, portanto, internacional - aberto para o mundo”. De acordo com a explanação do professor, esta última Lei, junto com a medida provisória 449 (do ano de 2008, quando se entendeu que havia a necessidade de alguns ajustes e aspectos tributários da Lei) e a Lei 11941 (a qual consolidou a provisória, em maio de 2009) integrariam as três fases distintas da Nova Lei das Sociedades Anônimas.  

Em suma, ao analisar o capitalismo mundial, desde meados da década de 70 quando foi promulgada a lei das S/A brasileira, até os dias atuais, o professor observou as transformações da Lei como naturais na tentativa de se adaptar às necessidades do mercado e das empresas. A década de 90, mesmo, teria sido importante em questão de mudanças. Afinal, o país teria vivido uma abertura comercial sem precedentes e modificado substancialmente seu modelo de industrialização, passando por um intenso processo de privatizações. “Assim, a reforma contábil ficou para mais tarde. Mais precisamente para o século seguinte”, frisou. 

Ao introduzir para os presentes a necessidade de uma lei moderna para a contabilidade, o professor divulgou o decreto nº 6.976 de 7 de outubro de 2009, o qual dispõe sobre o sistema de contabilidade Federal. “O decreto tem, entre outras medidas, o objetivo de promover a padronização e a consolidação das contas nacionais”, contou. Para Marion, a contabilidade não é mais sinônima de um monte de papeis. Mas, a arte de bem informar para todos o viés, desde o econômico até o social. Segundo comentários de Marion, a necessidade de harmonização é uma consequência inevitável de um mundo menos polarizado e que sofreu profundas modificações no fim do século 20. “A expansão sem precedentes das transações e relações internacionais, a chamada globalização, trouxe a reflexão sobre a necessidade de um idioma contábil comum, um conjunto de princípios contábeis genuinamente internacionais”, relatou.  

O projeto da Nova Lei das Sociedades Anônimas consistiu em promover, como já  dito, a adequação dos padrões contábeis brasileiros ao cenário internacional. “Proveio da lei a facilitação da interpretação por parte dos usuários leigos”. Com isso acontecendo, a realidade brasileira se tornou outra, a exemplo da extinção do leasing oudo aluguel. “Uma empresa aérea como a Gol poderia ter aviões leasados. Mas, pela contabilidade anterior, esses aviões não apareceriam como ativos”, ressaltou. Ainda para Marion, a nova lei imprimiu maior transparência aos bens que, se comprados corretamente, não deixariam dúvidas. “Houve a extinção de lucros acumulados que ainda não tiveram destinação por parte das empresas”, pontuou.

E continuou: “O conceito do que seja um ativo permanente, no Brasil, sempre esteve fortemente impregnado de legalismo, ou seja, ativo seria algo que seria propriedade da empresa. Portanto, nessa concepção, um ativo para ser reconhecido deve ter sua propriedade legalmente atribuída à empresa”. Com essa explanação, o palestrante intencionou afirmar que a concepção mais moderna de ativo está muito mais vinculada ao recurso capaz de gerar benefício futuro e, nesse cenário, a propriedade legal passaria a ser menos relevante. “Então, se não é propriedade a característica mais relevante para a classificação de um recurso como ativo, o que seria?”, questionou.

Para Marion, a própria dona de casa trabalha com fluxo de caixa por mais simplista que seja. Além disso, opera orçamentos na administração de ativos os quais podem ser bons ou ruins. “Até mesmo uma pessoa que tem um sítio ou casa de praia, ela tem ativos que geram despesas, mas com características de passivos. Hoje, vivemos essa realidade”, comentou.

O palestrante, por outro lado, colocou a possibilidade da pessoa humana como sendo ativos, ou seja, bens. “Na época dos escravos, eles eram considerados ativos”, relembrou. De acordo com Marion, os donos das empresas encaram os empregados como propriedades da empresa, no sentido de que devem ser incluídos no patamar de avaliação de bens humanos de uma empresa. “Acontece que, ao serem contabilizadas, às empresas não são integrados os valores simbólicos e de produção do homem”, argumentou.

Começa a III Semana de Informática da Católica
Tércio Amaral

Para onde vão as informações de seu cartão de crédito? Existem empresas que trabalham diariamente para que seu computador melhore o desempenho? Computação é uma ciência? Esses e outros questionamentos tomam conta da III Semana de Informática da Católica. Na noite desta terça-feira (3), foi realizada a solenidade de abertura no auditório G1, conduzida pelo diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, professor José Orlando, e pela coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Ana Eliza. Estiveram presentes, ainda, a coordenadora geral de Graduação, professora Aline Grego, e a coordenadora de Pesquisa, professora Arminda Saconi. O evento, que terá palestras, minicursos e exposições, nos turnos da tarde e da noite até sexta-feira (6), promete movimentar a vida acadêmica da Unicap. “Vamos ter nesses quatro dias uma semana intensa de atividades”, declarou a coordenadora Ana Eliza.

Segundo Ana Eliza, a III Semana de Informática foi “feita pelos alunos e para os alunos”, e destacou: “Por isso, é importante a participação de todos”. A professora Aline Grego afirmou que o evento não é apenas uma importante “forma de atualização”, mas também “uma oportunidade de trocas de experiências de pesquisadores, alunos e professores. Existem ex-alunos que estão no mestrado e estão participando do encontro”, disse. A professora da disciplina “Inglês Aplicado à Informática”, Lígia Rodrigues Vieira, disse que o evento é uma “excelente oportunidade” de troca de aprendizagem entre ela e os alunos. “Eu entro com o conhecimento do inglês e eles me mostram o mundo da informática”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, foi realizada a mesa-redonda "Desafios da computação para a próxima década”. Estiveram presentes os professores Tiago Alessandro Ferreira e Francisco Luís dos Santos e o pesquisador Adrian Lucena Arnaud. Cada participante teve 20 minutos para exposição de ideias. A coordenação da mesa e dos debates foi conduzida pelo professor Sérgio Murilo Maciel Fernandes. “A mesa-redonda vai começar por ordem de chegada”, afirmou brincando Sério Murilo, passando em seguida a palavra para Tiago Alessandro Ferreira.

Mesa-redonda “Desafios da Computação para a próxima década”

Atualmente, existe um debate frequente entre a esfera pública e a população para a ampliação do acesso aos meios digitais, tanto na área de computadores ou mesmo os benefícios gerados pela informatização de banco de dados. O professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco Tiago Alessandro Ferreira alertou que não basta ter o acesso. Em relação à inclusão digital, ele frisou que “é um problema nosso. O primeiro passo é ter o acesso. Mas isso não basta. Depois, é saber entender o que está sendo processado”. Entretanto, é necessário planejar esse crescimento e também buscar novas formas de conhecimento na Ciência da Computação. “A integração aumenta a intensidade da área. O computador, por sua parte, é mais rápido e mais denso”, mas alertou: “Em contrapartida, consome mais energia. Esse seria um dos problemas da tecnologia”, disse.

Com dois doutorados, o primeiro em Física na Universidade de São Paulo (USP) e o segundo em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tiago Alessandro atua ainda em áreas como séries temporais e previsão. Ele apresentou, durante os trabalhos da mesa-redonda, as pesquisas das sociedades, organismos e institutos brasileiros e internacionais a respeito do crescimento da informatização. Foram destacadas a Association for Computing Machinery – ACM, e a Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Nessas entidades há uma espécie de planejamento e mesmo previsão do que acontecerá com o mundo digital no futuro. “Na SBC, eles fazem previsões, de cinco em cinco anos, pensando em dez anos para frente. Nesses estudos, por exemplo, podemos citar os impactos na transição do silício para as novas tecnologias, entre 2006 a 2016”, relatou.

Em meio à plateia do auditório G1, Tiago Alessandro levantou polêmicas, como os conceitos e definições no campo científico.  “Computação é uma ciência?”, perguntou. E, ao mesmo tempo, respondeu categoricamente: “Sim. Eu vejo que sim para o desenvolvimento de computadores. Sim, para a manipulação de informações”. Para ele, no futuro, as demais ciências terão a necessidade do conhecimento em informática no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos. “Todo cientista terá de ser adepto da computação”, afirmou. Entretanto, esses “Componentes Multidisciplinares” da área de Computação precisariam ser superados em virtude da deficiência na formação da docência e o ensino superior. “As necessidades multidisciplinares” seriam a “adequação do corpo docente para a realização da ponte entre Ciência da Computação com as demais ciências”, defendeu.

A experiência do mercado de trabalho esteve presente na mesa com o pesquisador Adrian Lucena Arnaud. Com Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele atua como diretor de Tecnologia da NeuroTech Tecnologia da Informação. Com experiência em metodologia e técnicas da computação, Adrian Arnaud analisou a dificuldade no gerenciamento de banco de dados. Foram citados grandes portais da internet, como o Amazon, que atualmente conta em sua lista mais de 50 milhões de clientes. E, sites de entretenimento, a exemplo do Youtube, que chega a ter, por dia, 65 mil vídeos adicionados. Outros domínios da internet também surpreendem pela quantidade de acessos, como o site de pesquisa Google, com 91 milhões de buscas, diariamente, representando 50% no mercado do setor.

Adrian Arnaud frisou que esse crescimento de banco de dados se associa ao aprimoramento das técnicas da computação. “Os processadores estão cada vez mais rápidos e mais baratos. A capacidade dos HDs dobra, praticamente, a cada ano”, falou. Essa maior capacidade de armazenamento fez com que algumas empresas não desperdiçassem informações de seus clientes. “Eles estão guardando esses dados? Não, eles vendem para outras empresas essas informações”, ratificou. Essa realidade se acentua com a integração das empresas aos bancos de dados, a exemplo dos cartões de crédito, que armazenam informações do consumo e podem identificar o perfil do consumidor pelo histórico de compras. “No passado, tomávamos decisões baseados na nossa intuição e experiência. Hoje, o nome do jogo são dados”, declarou.

A apresentação da mesa-redonda foi encerrada pelo professor da Católica Francisco Luiz dos Santos. “Eu sou o único da mesa que não sou da área de computação. Mas, posso dizer que a física precisa muito da computação e a computação precisa muito da física”. Ele pautou sua análise em temas como a física e a história, computadores depois do silício, computadores ópticos e quânticos. “A primeira máquina, que entendemos hoje como computador, era mecânica”, observou em analogia aos componentes físicos dos computadores. Com Mestrado e Doutorado em polímeros condutores em eletricidade, Francisco Luiz dos Santos ampliou o debate de temas interdisciplinares entre a Física e a Ciência da Computação. “Num sistema quântico, não temos a certeza se a energia ficará na ilha ou vai circular pelas paredes. A física entra aí na análise de probabilidade”, finalizou.

Começa a Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Diego Ximenes

O primeiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes foi aberta, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), com duas palestras, que ajudaram o público a conhecer os direitos do trabalhador, bem como a ter uma boa postura e evitar problemas nas articulações.

A primeira apresentação foi do professor de Processo do Trabalho e Práticas Judiciárias Trabalhistas da Católica, José Mauro Picasso, que abordou as Legislações Trabalhistas. A palestra foi organizada pela Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi) da Unicap. O professor falou sobre a historia do direito trabalhista, dos direitos civis, e de questões de aposentadoria a partir da aparição da Consolidação das Leis Trabalhistas ( CLT) em 1943, e como conseguiu um amadurecimento com a vinda da Constituição Federal de 1988.

 Ainda houve espaço para discutir os benefícios das leis de segurança do trabalho que, segundo o palestrante, são as questões onde existe grande problema de conscientizar parte dos trabalhadores brasileiros. “As pessoas que mexem com trabalhos perigosos, poucas delas sabem que tem direito a um capacete e roupas especiais, é preciso que elas tenham noção da ameaça que enfrentam e corram atrás de mudanças para a melhor garantia do exercício da atividade e da vida”, concluiu o professor.

Já a segunda palestra, com a professora de Fisioterapia e mestranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica, Ana Karolina Barbosa, trouxe a questão da Postura no Trabalho e como o mau modo de sentar, andar e exercitar pode atrapalhar o cotidiano e causar enfermidades em todo o corpo.

A professora focou a apresentação na maneira mais prática de evitar tensões musculares no lugar de trabalho e como prevenir complicações na estrutura óssea da coluna.

 “A postura correta contribui com a boa aparência, pose, e até dá mais confiança para qualquer pessoa. Mas para conseguir isso, é preciso uma mudança no estilo de vida, tem que ser contínuo, não só no ambiente de trabalho”, destacou a palestrante, defensora da ideia de que a postura tem que ser cuidada em todas as horas.

Ainda segundo Ana Karolina, se o local de trabalho possuir uma adequação ergonômica, ou seja, uma boa condição de exercício da atividade, como: assentos confortáveis e com suporte nas costas, componentes rotatórios, para evitar movimentos indevidos da coluna e o individuo também se ajudar usando sapatos confortáveis, ele vai estar longe de dores lombares e ficar mais próximo dos benefícios fisiológicos.

                A Semana Interna de Prevenção de Acidentes continua nesta quinta-feira(5) com mais duas palestras, “Cuidados com o aparelho Vocal” e “ Exercícios Posturais”.

Professor da Católica fala sobre bullying em entrevista para a TV Globo
André Amorim

O professor do curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Brito concedeu uma entrevista à jornalista Mônica Silveira, que foi exibida, na tarde desta quarta-feira (4), numa matéria veiculada no Jornal Hoje, da Rede Globo. A expressão bullying, derivada da palavra valentão em inglês, bully, é um termo que descreve o assédio praticado, seja físico ou psicológico, por alunos contra colegas.
 
A matéria em questão falou sobre um jogo, vendido nos camelôs do Recife, que estimulava a prática do bullying. Para o professor Carlos Brito, esse tipo de jogo funciona como um estímulo à cultura da violência. “Vivemos em uma sociedade em que a perversão é o prazer em ver o sofrimento do outro”, disse. Para evitar que a violência dentro das salas de aula aumente, um projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco prevê a inclusão do combate ao bullying.
 
O professor Carlos Brito, que há três anos atende crianças e adolescentes que enfrentam esse problema, atualmente atende quatro pacientes que sofrem com o bullying. Sobre a lei que está tramitando na Assembleia, o professor acredita que mais importante ainda seja a discussão do tema, desde cedo, juntamente com a família. Além disso, ele destaca uma abordagem mais efetiva junto com as crianças e adolescentes.
 
O professor explica que o bullying não acontece somente entre crianças e adolescentes. “De uma forma geral, nas relações entre adultos nós enxergamos essa prática. O que acontece entre crianças e adolescentes seria uma denúncia precoce do que acontece nas relações das sociedades contemporâneas”, disse.
 

Em fase final de conclusão do trabalho “A Intervenção do Psicólogo Clínico Frente ao Uso Precoce e Sistemático de Bebidas Alcoólicas em Adolescentes Jovens”, o professor Carlos Brito revela que em 2010 deve iniciar um trabalho abordando a temática do bullying.

Ex-alunos e ex-professores do Colégio Nóbrega terão encontro neste sábado
Victor Bastos

Será realizado neste sábado (7) o III Encontro de ex-alunos e ex-professores do Colégio Nóbrega. Este ano, a festividade irá ocorrer às 11h30 e mais uma vez será na Estação Guaiamum. O restaurante fica localizado na Rua Xavier Marques, n° 257, atrás do Colégio Damas, e próximo da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro dos Aflitos. O cartão de consumo será individual.

O intuito do evento é fazer com que os antigos amigos, colegas, professores e funcionários se reencontrem e possam relembrar os momentos vividos no antigo colégio. Segundo Luís Eduardo Travassos Bandeira, é necessária a colaboração de todos. “Se você ainda tem contato com sua turma, ou sabe como localizar, avise sobre a festa. É uma excelente oportunidade de rever ex-colegas”, afirmou o ex-aluno e gestor do encontro.
 
A novidade deste ano será a apresentação de um ex-professor de física da instituição, Fernando Araújo, com um ilustre ex-aluno, o jornalista esportivo Léo Medrado. Eles irão aproveitar o ambiente aberto do local para fazer um show de “voz e violão” na festa.

Outras informações com o gestor do III Encontro de ex-alunos e ex-professores do antigo Colégio Nóbrega, Luís Eduardo, através do telefone 9996-8807 ou 8888-8007.

Unicap realiza Fórum Inter-religioso
Victor Bastos

Será realizado na próxima segunda-feira (9), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Universidade Católica de Pernambuco, localizado no 1º andar do bloco B, mais um encontro do Fórum Inter-religioso. Desta vez, o assunto em debate será o Islamismo. Mais informações pelo telefone 2119-4171 ou pelo site www.unicap.br/observatorio.

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