A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 12 de junho de 2008 Ano 7

Curso de Filosofia forma professores para ensinos Fundamental e Médio
Por Anna Salustiano

Ajudar o aluno a compreender as grandes obras filosóficas, aprender a argumentar coerentemente e se comunicar de forma compreensível são algumas das preocupações que os professores de Filosofia da Universidade Católica têm na formação do corpo discente.

O licenciado em Filosofia é o profissional capaz de articular o diálogo interdisciplinar e refletir criticamente sobre a realidade. Além de estar habilitado para atuar nos ensinos Fundamental e Médio, seu campo de atuação se estende ao assessoramento de empresas e organizações na compreensão da complexidade dos temas atuais.

Dividido em disciplinas epistemológicas, antropologia e ética, o curso da Universidade que tem como coordenador há dez anos o professor Karl Heinz, que busca a articulação da Filosofia com outras áreas de conhecimento. “Introduzimos o aluno à Universidade. Depois, ele se adequa a ao ensino e a pesquisa para se tornar sujeito autônomo e protagonista da própria formação”, comentou Karl.

O curso tem em média 100 alunos distribuídos no turno da noite. E a turma é bem variada, garante o professor Karl. "Temos muitos jovens, médicos, pessoas da área jurídica, que procuram estudar filosofia para aperfeiçoar a profissão”.

Segundo o coordenador, o curso perpassa todos os componentes curriculares, tendo em vista que a proposta da Universidade é formar cidadãos íntegros. Por isso, os eixos mais trabalhados são os da ética e da antropologia.

Filosofia oferece a oportunidade de aplicar esses conhecimentos em estágios, extensão e na realização de pesquisas na área. O aluno de Filosofia da Católica participa de grupos de estudos, que realizam reunião periódica para pesquisa ligada a obras de um filósofo de destaque na história ou campo específico do saber humano.

E todo mês os discentes da área e de outros cursos assistem a palestras com professores e pesquisadores num evento chamado de Filosofia Aberta. Além dessas atividades, tem também o Projeto de Iniciação Científica (Pibic) e minicursos. O professor Karl garante que “para o próximo ano, a Universidade vai reiniciar o curso de bacharelado para os profissionais que querem ser professores, mas também pesquisadores. Em agosto, vamos ter uma especialização em História da Filosofia. Até agora temos 34 inscritos”.  

O curso de licenciatura em Filosofia tem duração de 4 anos e custa R$ 350,44.

Curso de Fisioterapia realiza oficina de massoterapia
Por Lucélia Brito

O curso de Fisioterapia da Católica realizou na manhã desta quinta-feira (12), nas salas 502 e 505 do bloco G4, uma Oficina de Massoterapia, com diversas técnicas de relaxamento e massagem.

Aberta ao público, a oficina faz parte da avaliação prática da disciplina Massoterapia, ministrada pelo professor Marcos André. Os alunos do 5º período do curso podiam aplicar técnicas como aromaterapia, reflexologia podal, shantala e até mesmo uma massagem própria para gestantes.

Os alunos Maria Elisa, Helena Cabral, Raphaela Marinho, Deisy Sarinho, Rafael Cordeiro, Edson Barros, Dayvson França, Catarina Alcântara e Maria Taciana formavam um dos grupos mais animados com a oficina. Entre várias atividades, eles aplicavam a aromaterapia, técnica que utiliza essências de plantas para equilibrar o corpo e a mente. “As pessoas acreditam que a aromaterapia é feita apenas através de inalação, mas não é bem assim. Ela também pode ser realizada com escalda-pés, gargarejo e absorção pela pele”, afirmou Maria Elisa.

O grupo também aplicou a massagem para gestantes, criada para equilibrar e conscientizar as futuras mães a respeito das mudanças no seu corpo.  “É bom lembrar que esse tipo de massagem é contra-indicado até o terceiro mês de gestação, pois pode induzir um aborto”, disse Rafael Cordeiro. As sessões de massagens foram realizadas gratuitamente.

Recife vai sediar XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte
Com informações da Assesoria de Imprensa do evento

Em ano de Olimpíada, a capital pernambucana foi escolhida para sediar um dos mais importantes eventos que trata de medicina e esportes. De 6 a 9 de agosto, acontecerá o XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, no Mar Hotel, em Boa Viagem. O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte, com a realização da Sociedade Pernambucana da Medicina do Esporte, e vai reunir profissionais renomados para tratar de uma especialidade voltada não só para esportistas olímpicos, mas para crianças, jovens, adultos e idosos auxiliando na prevenção de doenças.

Com o tema "Medicina do Esporte – Da Promoção da Saúde ao Esporte Olímpico", o evento irá tratar de: Esportes de Praia, Exercícios em Academias, Obesidade em crianças e adolescentes, Futebol Profissional, Traumas Ortopédicos em Atletas e outros assuntos que envolvem a importância da especialidade. A expectativa dos organizadores é reunir um público de 700 pessoas entre fisioterapeutas, nutricionistas, professores de educação física, médicos, estudantes de medicina e de enfermagem.

No primeiro dia do Congresso, será realizada a prova escrita para obtenção do Título de Especialista em Medicina Esportiva. A prova tem caráter eliminatório e é direcionada para médicos que fizeram a especialização em Medicina do Esporte, mas ainda não têm o título de especialista reconhecido pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina. O evento também está aceitando a inscrição de trabalhos científicos sobre o tema realizado por qualquer profissional da área de saúde. O prazo para a inscrição dos trabalhos é até o dia 27/06 e pode ser feita pelo email: cejemeventos@cejem.com.br.

Já as inscrições para o XX Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte também já estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.medicinadoesporte.org.br. Mais informações no telefone 3465.8594. 

Inscrições para 21 cursos de pós-graduação da Católica vão até sexta-feira
Por Anne Mendes

Hoje o mercado de trabalho exige cada vez mais do profissional, e procurar uma especialização é uma boa alternativa para se qualificar e atualizar os conhecimentos. Por isso, estão abertas as inscrições para 21 cursos de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco.

Arte e Educação; Ciência Política, Estudos Cinematográficos, Psicologia nas Organizações, Ensino da Matemática são apenas algumas das especializações oferecidas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de junho, na Secretaria das Especializações, no bloco J da Universidade, localizado na Rua Nunes Machado, 42. Mais informações pelo fone 2119.4134 ou no site www.unicap.br.

 

.: Outras Notícias :.

     
03/06/2008   Mestrados da Católica têm projetos aprovados pela Capes
03/06/2008   Projeto Horizonte realiza festa junina
03/06/2008   Professor debate sobre Mudanças Contábeis
03/06/2008   Fórum Inter-religioso debate bruxaria
03/06/2008   Revista Jus Civitatis recebe artigos para publicação
02/06/2008   Alunos de Direito simulam julgamento do caso Isabella
02/06/2008   Heitor Villa-Lobos é homenageado
02/06/2008   Cursos de Publicidade e de Jornalismo apresentarão trabalhos nesta quarta-feira
02/06/2008   "A sociedade e os ecossistemas aquáticos" é tema do Quinta na Química
02/06/2008   Católica divulga edital de abertura de inscrição para o Mestrado em Engenharia Civil
02/06/2008   Oportunidade de estágio para estudantes de Ciências da Computação


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000