A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 27 de junho de 2008 Ano 7

Católica participa da rodada de negócios da Amcham

A Universidade Católica de Pernambuco participou, na manhã de hoje (27), da Rodada de Negócios da Câmara Americana de Comércio (Amcham). O encontro aconteceu no restaurante Boi Preto. Representada pelo Pró-reitor Administrativo, o professor Luciano Pinheiro, a Unicap esteve ao lado de seis instituições-âncoras da área de Ensino Superior e abriu o evento. Outras 42 empresas filiadas à Amcham, dos mais variados segmentos, apresentaram seus serviços às faculdades e universidades convidadas.

A dinâmica do evento chamou a atenção dos participantes. Num primeiro momento, representantes das sete instituições de Ensino Superior convidadas fizeram uma rápida explanação sobre a estrutura e os cursos disponíveis. A Católica destacou suas 29 graduações e seus 26 cursos de pós-graduação, entre eles três MBA´s, seis mestrados e 17 especializações. Além das suas quatro clínicas-escolas, 115 laboratórios, duas agências experimentais e a sua biblioteca, considerada uma das maiores e melhores do Estado. A rede de intercâmbio com mais de 200 universidades ao redor do mundo também foi mostrada ao público. Cada apresentação durou, em média, cinco minutos.  

Em seguida, cada 'âncora' ocupou uma mesa para receber seis filiados da Amcham. Cada representante tinha dois minutos para expor suas idéias e fazer propostas. O tempo era cronometrado num telão e, quando se esgotava, o grupo se deslocava para outra mesa. Logo depois, chegava outro grupo com igual número de participantes e assim sucessivamente. Ao todo foram oito rodadas. Ao final do encontro, a Católica manteve contato com 42 empresas. Um dos principais objetivos da Rodada de Negócios é promover o chamado network entre gestores.

Inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 6 de julho

As inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 6 de julho. Estão sendo oferecidas 360 vagas nos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito, Fisioterapia, História, Publicidade e Propaganda e Teologia. Metade das vagas de cada graduação será destinada aos candidatos que quiserem concorrer com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2007. Quem não for aprovado com a nota do Enem, poderá fazer as provas tradicionais, que acontecem no dia 12 de julho. A inscrição custa R$ 80,00 e deverá ser feita pelo www.unicap.br.

Os melhores colocados no Vestibular tradicional serão beneficiados com bolsas-prêmio. O primeiro colocado de cada curso terá direito a um desconto de 100% na matrícula, já o segundo lugar de cada graduação terá 75% de abatimento na primeira semestralidade. Para os terceiros lugares, o desconto será de 50%. No valor das demais parcelas da semestralidade, o bônus será de 25% para os três melhores colocados de cada curso.

A Católica é uma das maiores instituições de ensino superior do Nordeste e está vinculada a uma rede internacional de mais de 200 Universidades Católicas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.  A Unicap dispõe de uma estrutura formada por 115 laboratórios, salas de aula, auditórios e quatro clínicas-escola, equipados com o que há de mais moderno. A Católica também investe em pesquisa e seus alunos contam com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que estimula a formação de jovens cientistas.

O aprendizado é reforçado por uma das melhores e maiores bibliotecas da região. Totalmente informatizada e climatizada, a Biblioteca Central oferece um acervo com mais de 141 mil títulos e quase 429 mil exemplares. Os alunos da Católica podem fazer parte também de grupos culturais e equipes esportivas, além de desenvolver atividades sociais. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4143.

Os estudantes matriculados na Católica contam com vários programas de bolsa de estudo e financiamento. 

1 – BOLSA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: Programa criado para atender ao aluno carente, que deseja concluir o curso de nível superior em que esteja matriculado. Concede uma redução de 25% nas mensalidades aos alunos cuja carência tenha sido comprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br. 

2 – BOLSA PRÊMIO: É destinada aos alunos classificados através do vestibular nos 1º, 2º e 3º lugares, em cada curso de graduação. Os classificados em 1º lugar recebem uma bolsa de 100% na 1ª parcela; já os classificados em 2º lugar têm direito a uma bolsa de 75% na 1ª parcela e os classificados em 3º lugar recebem uma bolsa de 50% na 1ª parcela. Nas demais parcelas esses alunos terão desconto de 25%. 

3 – PROUNI (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. São requisitos para obtenção do benefício: o exame do Enem e a Inscrição no ProUni. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site: www.mec.gov.br/prouni. 

4 – FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES): O programa de Financiamento do Ensino Superior foi criado pelo MEC em 1999, em substituição ao Creduc. É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Esse financiamento é reembolsável após a conclusão do curso. Maiores informações no site: www3.caixa.gov.br/fies.  

5 - CRÉDITO EDUCATIVO CATÓLICA: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo aos alunos matriculado que apresentem dificuldades de se manterem nos cursos de graduação. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

6 - BOLSA PARA FUNCIONÁRIOS E DEPENDENTES: O benefício é concedido aos funcionários e professores da Católica, bem como a seus respectivos dependentes diretos (filhos e cônjugues). Aqueles com carga horária de 40 horas semanais têm direito a bolsa integral na mensalidade dos cursos de graduação. Já os funcionários que trabalham até 34 horas têm desconto de 75% no valor da mensalidade e os professores, de 50%.

7 - PROGRAMA FIDELIDADE: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade para quem tem dependentes matriculados na Católica. Esse é o objetivo do Programa Fidelidade Unicap, instituído no mês de outubro e que será aplicado já a partir do período letivo 2008.1. O benefício vai contemplar os alunos que comprovarem dependência fiscal perante os pais, tutores ou avós, conforme disposto na legislação do Imposto Sobre a Renda. O incentivo é válido somente a partir do segundo irmão matriculado, desde que o mesmo não possua bolsa ou financiamento estudantil de qualquer tipo. A redução do Programa Fidelidade Unicap é concedida já a partir da segunda parcela da mensalidade.

Univerão oferece 21 cursos durante as férias
Por Lucélia Brito

Abrindo mais um canal com a sociedade, a Universidade Católica de Pernambuco irá oferecer, no mês de julho, 21 cursos de extensão no Programa Univerão 2008.2. A Católica espera receber pessoas interessadas na atualização de seus conhecimentos, no encontro ou reencontro com o espaço acadêmico. As inscrições podem ser feitas na sala 302 do bloco G4, das 12h30 às 16h e das 17h às 20h30. Mais informações pelo telefone 2119-4242 e pelo site www.unicap.br/univerao.

Abaixo, conheça um pouco dos cursos oferecidos:

ADOLESCÊNCIA: UMA CONSTRUÇÃO PSICOSSOCIAL

Para tecer reflexões pertinentes à adolescência enquanto construção psicossocial, o curso traz no conteúdo programático, entre outros assuntos,  a construção do conceito de adolescência e os aspectos socioculturais do fenômeno adolescência. Público-alvo: profissionais da área de educação e estudantes e profissionais de Psicologia.

CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS

Capacita para a função de cuidador de idosos e/ou multiplicadores, com o intuito de manter o idoso o mais independente e ativo possível, dentro de seu contexto familiar e social, respeitando suas limitações e facilitando o seu desempenho funcional. Público-alvo: professores, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

COMO FALAR BEM EM PÚBLICO

O curso aperfeiçoa o falar em público, desenvolvendo as potencialidades da expressão verbal. Os alunos desenvolvem a habilidade de entonação vocal e melhoram a respiração e a coordenação pneumofonoarticulatória. Público-alvo: estudantes de fonoaudiologia e profissionais que utilizam a voz.

CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO NAS TÉCNICAS DE LUVAS E VARAS

Estimula a criatividade com o teatro de bonecos e cria novas formas de utilização do teatro de bonecos em sala de aula e consultórios. Os alunos aprendem a confeccionar e manipular bonecos, além de desenvolver a postura e a voz para o teatro de bonecos. Público-alvo: professores, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, estudantes e pessoas interessadas na arte do teatro de bonecos. 

CONSTRUINDO PLANILHAS COM EXCEL

O curso proporciona uma maior produtividade em trabalhos de manipulação de dados numéricos, utilizando as ferramentas da planilha eletrônica Microsoft Excel, podendo, assim, gerar relatórios, elaborar gráficos e criar bancos de dados. Público-alvo: todos os interessados.

COREL DRAW PARA INICIANTES

Capacita o participante a utilizar as principais ferramentas e opções do “Corel Draw” formando figuras, logotipos e desenhos vetoriais de nível profissional. Público-alvo: todos os interessados.

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES JAVA (BÁSICO) COM XML

O aluno é capacitado no desenvolvimento de sistemas em Java com potencialidades do XML. Público-alvo: estudantes da área de Exatas, programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos, profissionais em geral do mercado de TI.

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES PARA WEB COM ASP.NET E C#

O curso transmite a programadores C# e a desenvolvedores Web iniciantes os fundamentos de implementação de aplicações Web, utilizando a plataforma .NET. Público-alvo: estudantes e profissionais da área de TI interessados  no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.

DESENVOLVENDO GAMES E APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS USANDO A PLATAFORMA J2ME (JAVA2 MICRO EDITION)

Apresenta os recursos oferecidos pela plataforma J2ME para o desenvolvimento de softwares dirigidos a dispositivos móveis e treina os alunos no uso dessas ferramentas. Público-alvo: estudantes e profissionais da área de TI interessados em desenvolver games e aplicativos para o mercado mobile.

DESENVOLVENDO SITES DINÂMICOS USANDO PHP E AJAX

Trata de conhecimentos e habilidades fundamentais para desenvolver aplicações para web com a linguagem PHP, utilizando os banco de dados MySQL, a tecnologia Ajax e  conceitos de WEB. Público-alvo: profissionais (webmaster, webdesigners e consultores de TI ) e estudantes que desejam iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em PHP e Ajax.

EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

O participante aprende a identificar os contornos sociais da fabricação dos sujeitos pós-modernos, refletindo sobre a produção das diferenças de gênero, sexo e sexualidade no contexto escolar, utilizando, para isso, as perspectivas pós-estruturalistas. Público-alvo: estudantes e profissionais de psicologia, pedagogia e áreas afins

EFICÁCIA DO TRABALHO EM EQUIPE: COMPETÊNCIAS E RESULTADOS

Proporciona aos participantes uma visão atualizada sobre métodos e estratégias utilizadas na construção da equipe de trabalho, estimulando o autogerenciamento, a motivação e o comprometimento dos colaboradores dentro da estrutura organizacional. Público-alvo: professores, gerentes, instrutores de treinamento, facilitadores, líderes, chefias, administradores, supervisores, psicólogos, pedagogos, estudantes de psicologia, pedagogia, de administração e pessoas que trabalham e desenvolvem equipes.

GRUPO DE ESTUDOS NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO

O curso capacita profissionais para o estudo das alterações do joelho, capacitando seus integrantes em todos os aspectos patológicos e terapêuticos voltados a essa articulação. O participante ainda é atualizado a respeito das afecções do joelho, através de estudos aprofundados, permitindo a otimização na terapêutica preventiva e reabilitadora dos pacientes. Público-alvo: alunos e profissionais em Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e afins.

INTERPRETAÇÃO INTEGRADA DAS NORMAS ISO 9001:2000 E PBQP-H NÍVEL A SIAC

Informa sobre aspectos a serem considerados no processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em empresas de serviços e obras da Construção Civil e orientar os participantes sobre o atendimento aos requisitos normativos. Público-alvo: pessoas interessadas na interpretação dos requisitos do sistema da qualidade, bem como áreas de interface.

INTRODUÇÃO Á LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÂO C#

O participante conhece os conceitos básicos de desenvolvimento na plataforma .Net usando a linguagem C#.  Público-alvo: estudantes e profissionais de TI.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL E FISCALIZAÇÃO

Orienta e informa os participantes sobre a aplicação e cumprimento da legislação ambiental. Público-alvo: pessoas interessadas em conhecer a legislação referente à área ambiental

MARKETING PESSOAL EM PROCESSOS SELETIVOS

Capacita os participantes quanto à melhor utilização das estratégias de “Marketing Pessoal” para processos seletivos. Público-alvo: todos os interessados.

PECULIARIDADES DOS ATENDIMENTOS CLÍNICO E INSTITUCIONAL AO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E RISCO SOCIAL

Discute especificidades do atendimento a adolescentes que se encontram em situação de violência e risco social, problematizando estratégias de intervenção clínica e institucional nesse contexto de vulnerabilidade social. Público-alvo: estudantes e profissionais de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia e educadores sociais.

PROBLEMAS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NAS PRÁTICAS CLÍNICAS E EDUCACIONAIS

Realiza diferentes abordagens referentes aos problemas de atenção e hiperatividade nas práticas clínicas e educacionais na atualidade, além de relacionar o aumento de “problemas de atenção” e “hiperatividade” a questões próprias ao modo de vida contemporrâneo. Público-alvo: educadores , psicólogos e profissionais de áreas afins.

PSICODINÂMICA DO TRABALHO

O participante conhece as implicações causadas pela organização do trabalho e os processos de subjetivação manifestos nas vivências de sofrimento mental do trabalhador e quais estratégias podem ser utilizadas para evitar o sofrimento. Público-alvo: estudantes e profissionais de Psicologia, Serviço Social, Administração e áreas afins.

TECNOLOGIA PET

Proporciona aos participantes uma visão da tecnologia utilizada para produção e transformação de poliésteres, com ênfase no PET.  O conteúdo programático aborda desde os processos de polimerização do PET até as aplicações industriais. Público-alvo: estudantes e profissionais de química, engenheira química e engenheira de materiais envolvidos com produção, transformação ou reciclagem de PET. Profissionais das indústrias de síntese e transformação de plásticos.

6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade será em agosto
Por Lucélia Brito

A 6a. Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (6ª SIUCS) será realizada entre os dias 25 e 29 de agosto, com o tema “Um olhar sobre a Cidade”. A programação é diversificada, com oficinas, seminários, jornadas, palestras, debates, minicursos, exposições, lançamentos de livros e atrações artístico-culturais.

Na sexta edição da Semana de Integração, a Católica busca o estreitamento das relações com ONG’s, instituições estatais, empresas e todos os setores que estruturam a vida em sociedade, da política à economia, da arte à ciência, da organização comunitária ao mundo empresarial. Às vésperas das eleições municipais, a Universidade espera possibilitar durante a 6ª SIUCS um diálogo voltado para a construção de uma sociedade mais justa e de uma cidade onde possamos viver com mais tranqüilidade.

O tema "Um olhar sobre a cidade" foi escolhido para materializar de forma solene a relação de compromisso da Católica com a sociedade e em especial com a cidade do Recife. O olhar da Católica é a manifestação de quem admira, de quem respeita e se interessa pela cidade na qual se encontra. É também o olhar que Dom Helder Câmara trazia consigo e apresentava em seu programa diário de rádio: um olhar de quem quer cuidar, de quem zela pelo outro e pela cidade.

As inscrições para a 6ª SIUCS e a programação completa estão disponíveis no site http://www.unicap.br/siucs.

Plantas Medicinais serão tema de minicurso
Por Anne Mendes

Nas férias, atividades para ocupar o tempo não vão faltar. A Universidade Católica de Pernambuco tem uma extensa programação para o mês de julho. Entre elas o minicurso “Plantas Medicinais: da Pré-história aos Tempos Modernos”, que acontecerá de 28 a 30 de julho.

Hoje, mesmo com todos os medicamentos existentes, as ervas tidas como medicinais ainda são procuradas para tratamento. Através das aulas, os participantes poderão conhecer a flora medicinal brasileira e as respectivas funções de cada planta, das que vêm sendo utilizadas desde os tempos pré-históricos até hoje.

As inscrições devem ser realizadas no Laboratório de Arqueologia da Unicap, localizado no 2º andar do bloco G. Com o investimento de R$ 20,00, valor da inscrição, o participante terá direito a visitação do Museu de Arqueologia, material para as aulas práticas e certificado de participação.

Informações pelo telefone (81) 2119.4192.

Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica
Por Anne Mendes

Quais os hábitos alimentares da pré-história brasileira? Para responder essa pergunta o Laboratório de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco organizou um curso sobre esse tema.

De 9 a 11 de julho os hábitos alimentares poderão ser entendidos através da visualização de adornos e esqueletos de grupos humanos que habitaram a Furna do Estrago, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, Pernambuco.

Para garantir a participação no curso é necessário investir R$ 20,00 no ato da inscrição, que garantirá uma visita ao Museu de Arqueologia da Unicap, material para as aulas práticas e um certificado de participação. As aulas acontecerão no turno da manhã, a partir das 8h no Laboratório de Arqueologia.

Informações pelo telefone (81) 2119.4192.

 

.: Outras Notícias :.

     
17/06/2008   Atleta de basquete da Católica é um exemplo
17/06/2008   Aluna de Cabo Verde defende dissertação na Católica
17/06/2008   Papel da imprensa é debatido na transposição do Rio São Francisco

17/06/2008

  Cônsul peruano visita a Católica
17/06/2008   Católica sedia 3º Ciclo de Palestras do Fórum de Direitos Humanos do Recife
17/06/2008   CCT antecipa São João
17/06/2008   Inscrições para cursos de pós-graduação vão até o dia 20
17/06/2008   Abertas inscrições para Bacharelado em Teologia
17/06/2008   Inscrições para o Vestibular 2008.2 vão até o dia 30
17/06/2008   Católica está com inscrições abertas para admissão extravestibular
     


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000