A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 3 de junho de 2008 Ano 7

Mestrados da Católica têm projetos aprovados pela Capes
Por Glaucio Alves

Os mestrados em Direito e em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco tiveram projetos aprovados para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes). O Procad tem o objetivo de fortalecer os programas de pós-graduações em diversas instituições do país por meio de parcerias com programas mais consolidados.

O projeto do Mestrado em Direito da Católica - Judicialização da política: para uma demarcação do processo de domesticação do "político" pela jurisdição constitucional no Brasil – será desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Já o projeto do Mestrado em Ciências da Religião – Religiosidade popular e poder no nordeste oriental do Brasil: alteridade e intolerância – contará com a parceria do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

O Procad visa a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa de média duração. O programa também apóia missões de estudos e missões de pesquisa e docência envolvendo grupos de diferentes instituições do país. Deste modo, possibilita o intercâmbio de estudantes, orientadores e docentes dos programas de pós-graduação envolvidos no projeto.

De acordo com informações do site da Capes, o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica terá duração de quatro anos e o investimento anual será de R$ 12 milhões para todo o país. Confira no endereço www.capes.gov.br/editais/resultados todos os resultados dos editais e seleções feitas pelo órgão.

Projeto Horizonte realiza festa junina
Por Anne Mendes

A batida da zabumba, o toque do triângulo e o som de sanfona animaram a comemoração de São João do Projeto Horizonte da Universidade Católica de Pernambuco, que aconteceu na tarde desta terça-feira (3). O projeto trabalha com a inclusão digital de alunos portadores de necessidades especiais, sobretudo com Síndrome de Down.

Integrantes do projeto, pais, acompanhantes e alunos da Universidade participaram do evento que, além de muito forró, teve comida típica, sorteio de balaios, quadrilha e apresentação da Companhia de Dança do Colégio Nova Olinda, que mostrou as coreografias dos espetáculos “Culturarte: a arte da nossa gente”; “Coreografia de expressão contemporânea”; “Contemporert” e “Pernambuco, cultura sem igual”.

“Estamos comemorando o São João nessa festa que já acontece pelo segundo ano. O objetivo principal dessa festividade é colaborar na integração deles”, afirmou a coordenadora do projeto, Tânia Nery.

Diego e Pedro Henrique, dois dos mais de 100 integrantes do projeto, aproveitaram bastante, até participaram da apresentação da banda MPB Unicap, um tocando o triângulo e outro a gaita. Além dessa participação especial, os alunos colaboraram na organização do evento. A quadra, por exemplo, localizada ao lado do bloco A da Universidade, que estava toda decorada por bandeirolas e balões, foi ornamentada por eles.

“O clima de uma festa como essa é demais. Num ambiente como esse eles evoluem. É tudo de bom vê-los se integrando”, comentou Marluce Salustiano, acompanhante de um dos integrantes do projeto.

Professor debate sobre Mudanças Contábeis
Por Anna Salustiano

O professor de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Marcelo Cavalcanti, autor do livroMudanças Contábeis na Lei Societária, esteve na Universidade Católica na noite desta segunda-feira (2) para realizar palestra sobre as alterações na lei nº 11.638 de 28 de dezembro de 2007.

Assim que os alunos chegavam ao auditório G2, recebiam o livro. O auditório ficou lotado. Na mesa, ao lado de Marcelo, estava o vice-presidente técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Mitimasa Jinzenji. Ele fez questão de simplificar: “As demonstrações antes da lei eram feitas de acordo com os padrões Brasil, só que os investidores querem saber onde vão investir. A lei busca a convergência”.

Seguindo o raciocínio, os investidores depois que analisam os balanços terão segurança que essas demonstrações foram elaboradas dentro dos padrões internacionais, o que reduz o custo Brasil. “A lei é abrangente nesse sentido. E específica porque os aspectos pontuais obrigam as empresas a se adequar às normas”, opinou Marcelo. Ele ainda completa: “As imperfeições são pouquíssimas.”

Segundo Marcelo, todas as vezes que muda um princípio contábil tem que colocar ativos e passivos no processo. Ao fim da palestra, os alunos se dirigiram ao Salão Receptivo, para que Marcelo autografasse o livro Mudanças Contábeis na Lei Societária. A palestra foi uma parceria da Universidade com a editora Atlas, Unicap Junior, coordenação do curso de Ciências Contábeis e Centro de Ciências Sociais. O evento contou como atividade complementar.

Fórum Inter-religioso debate bruxaria
Por Lucélia Brito

Iniciativa do curso de Teologia, o Fórum Inter-religioso da Universidade Católica de Pernambuco promoverá, na próxima segunda-feira (9), um debate sobre bruxaria. O encontro vai acontecer a partir das 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Católica (CTCH), no 1° andar do bloco B. Serão discutidos temas como wicca (religião neopagã, com bases na bruxaria européia) e paganismo.

Há um ano e meio, a Católica realiza sessões do Fórum Inter-religioso. São encontros mensais, nos quais representantes de diversas tradições falam a respeito da própria crença, trocando conhecimentos e exercitando a tolerância cultural.

Mais informações pelo telefone 2119-4171 ou no site:http://www.unicap.br/observatorio/pages/forum.htm

Revista Jus Civitatis recebe artigos para publicação
Por Lucélia Brito

O Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco convida pesquisadores nacionais e estrangeiros a submeterem artigos para o número Julho – Dezembro de 2008 da Revista Jus Civitatis. Os artigos podem ser enviados até o dia 20 de julho de 2008.

A Revista  Jus Civitatis possui periodicidade semestral e pode ser acessada através do endereço eletrônico  http://www.juscivitatis.br.  A publicação busca contribuir para ampliar as possibilidades de pesquisa científica no campo do Direito. 

O próximo número da revista publicará artigos que reflitam a respeito do tema central “Direito, Processo e Cidadania”. A prioridade é para artigos que tratem de temáticas como Dogmática Processual de Resultados, Direito Tributário e Prática Forense, Jurisdição Constitucional, Democracia e Constitucionalização de Direitos.

A solicitação de colaborações está disponível no site http://www.unicap.br/pos/mestrado.htm

 

.: Outras Notícias :.

30/05/2008   O consumo da carne foi tema do 2º Encontro de Conscientização Ambiental
30/05/2008   Atividades do Diálogos entre arte e público se encerram na Católica
30/05/2008   Sistema prisional no Brasil é tema de palestra
30/05/2008   Católica promove XIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
30/05/2008   Abertas as inscrições para Prêmio de Jornalismo Universitário
29/05/2008   Capitalismo na periferia é debatido na Católica
29/05/2008   Direito promove palestra sobre violência e sistema prisional
29/05/2008   Começa o 3º Encontro Diálogos entre Artes e Público
29/05/2008   CCS e Pastoral realizam Café Ético junino
29/05/2008   Unicap Junior retoma as atividades
29/05/2008   Professor de Jornalismo participará de debate sobre ética na comunicação
29/05/2008   Projeto de Relações Públicas apresenta novos artistas pernambucanos


Boletim Unicap

:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 
 

JULHO

Inscrições abertas - Univerão oferece 21 cursos durante as férias

1 - O destino do jornal é tema de debate no ciclo de palestras Vivendo o Jornalismo

1 e 2 - Fiocruz irá promover seminário sobre uso de tecnologia

até 4 - Jornalismo e Moda é tema de oficina

até 6 - Inscrições para o Vestibular 2008.2

7 até 11 - História do Cinema Brasileiro é tema de oficina

9 até 11 - Hábitos alimentares da pré-história serão tema de curso na Católica

14 até 18 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

17 e 18 - Mestrados da Católica abrirão inscrição para alunos especiais

21 até 25 - Museu de Arqueologia prepara cursos de férias

28 até 30 - Plantas Medicinais serão tema de minicurso

AGOSTO

19 até 21 - Católica sediará 1º Seminário Internacional de Ciências da Religião

25 até 29 - 6ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade

 
     
     
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000